Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Chandler

A Companhia do Corpo

Publicações recomendadas

Citação de Peplin, há 56 minutos:

Em termos de alimentação estás a ir pelo bom caminho parece-me. Eu andei a ler um pouco mais em relação à questão alimentar e nutricional e mudei alguns hábitos e alimentos na minha dieta. Essencialmente tento não fugir muito disto:

Pequeno-almoço:
- Pão integral com queijo, perna de frango/peru, marmelada ou ovo mexido
- Iogurte grego ou kefir com aveia, muesli (cuidado com o muesli, ir para o simples e ter atenção à quantidade de açúcar), frutos secos, frutos vermelhos ou mel
- Batido de banana ou manga, aveia, frutos secos e mel
- Sumo natural ou leite não animal
- Frutas variadas (normalmente no meu caso, banana, manga, kiwi ou uvas)

Pré-corrida:
- Banana
- Sumo de beterraba
- Barra energética (atenção à quantidade de açúcar e fibra)
- Café

Pós-corrida:
- Água
- Bebida isotónica caseira (água, sumo de limão, açúcar mascavado e sal) para corridas superiores a 45 minutos
- Banana, melão, kiwi ou frutos vermelhos
- Nozes ou frutos secos variados

Snacks:
- Frutos secos
- Barras de cereais (atenção à quantidade de açúcar)
- Bolachas marinheiras ou cream cracker (as de arroz e milho também são uma boa opção, mas não gosto)
- Frutas variadas (normalmente as que citei anteriormente)
- Iogurte líquido
- Ovo cozido

Refeições:
- Carnes brancas 
- Peixes mais gordos (atum, salmão, sardinha, cavala ou pescada)
- Tofu
- Massa
- Arroz (tenho optado algumas vezes pelo integral)
- Ovo
- Batata doce
- Espinafres
- Brócolos
- Couve-flor
- Leguminosas

consegues dizer que quantidades fazes nessa bebida isotónica ou já é tudo a olho?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Peplin, há 1 hora:

Em termos de alimentação estás a ir pelo bom caminho parece-me. Eu andei a ler um pouco mais em relação à questão alimentar e nutricional e mudei alguns hábitos e alimentos na minha dieta. Essencialmente tento não fugir muito disto:

Pequeno-almoço:
- Pão integral com queijo, perna de frango/peru, marmelada ou ovo mexido
- Iogurte grego ou kefir com aveia, muesli (cuidado com o muesli, ir para o simples e ter atenção à quantidade de açúcar), frutos secos, frutos vermelhos ou mel
- Batido de banana ou manga, aveia, frutos secos e mel
- Sumo natural ou leite não animal
- Frutas variadas (normalmente no meu caso, banana, manga, kiwi ou uvas)

Pré-corrida:
- Banana
- Sumo de beterraba
- Barra energética (atenção à quantidade de açúcar e fibra)
- Café

Pós-corrida:
- Água
- Bebida isotónica caseira (água, sumo de limão, açúcar mascavado e sal) para corridas superiores a 45 minutos
- Banana, melão, kiwi ou frutos vermelhos
- Nozes ou frutos secos variados

Snacks:
- Frutos secos
- Barras de cereais (atenção à quantidade de açúcar)
- Bolachas marinheiras ou cream cracker (as de arroz e milho também são uma boa opção, mas não gosto)
- Frutas variadas (normalmente as que citei anteriormente)
- Iogurte líquido
- Ovo cozido

Refeições:
- Carnes brancas 
- Peixes mais gordos (atum, salmão, sardinha, cavala ou pescada)
- Tofu
- Massa
- Arroz (tenho optado algumas vezes pelo integral)
- Ovo
- Batata doce
- Espinafres
- Brócolos
- Couve-flor
- Leguminosas

Também entrei na bandwagon do sumo de beterraba. Mas atenção que convém beber cerca de 1 hora e meia antes da corrida e em caso de provas, começar a beber diariamente 3 dias antes. Não levas a bebida isotónica contigo? Vou começar a fazer isso também para corridas longas, os géis são caros.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 1 hora:

consegues dizer que quantidades fazes nessa bebida isotónica ou já é tudo a olho?

Normalmente faço para 2 copos:

- 500 ml de água
- 50 ml de sumo de limão
- 1 colher de chá de açúcar mascavado
- 1 colher de café de sal não refinado

Consoante o tempo de corrida e a perda por suor ajusto a quantidade de sal, por exemplo no Verão em corridas de 1 hora vou às 2 colheres.

Citação de Su1, há 30 minutos:

Também entrei na bandwagon do sumo de beterraba. Mas atenção que convém beber cerca de 1 hora e meia antes da corrida e em caso de provas, começar a beber diariamente 3 dias antes. Não levas a bebida isotónica contigo? Vou começar a fazer isso também para corridas longas, os géis são caros.

A bem da verdade ainda só fiz um par de vezes e confesso que bebi se calhar 45 minutos a 1 hora antes.

Nop, das duas uma, ou costumo preparar previamente e bebo mal chego a casa ou preparo quando chego. Para me acompanhar na corrida ou não levo nada se for uma corrida abaixo dos 45 minutos ou levo um gel ou um puré de fruta acima dos 45 minutos.

EDIT: Para o intra-corrida ainda estou para experimentar os cubos de marmelada, também me parecem uma boa opção e são mais baratos que os géis.

Editado por Peplin
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Peplin, há 14 minutos:

Normalmente faço para 2 copos:

- 500 ml de água
- 50 ml de sumo de limão
- 1 colher de chá de açúcar mascavado
- 1 colher de café de sal não refinado

Consoante o tempo de corrida e a perda por suor ajusto a quantidade de sal, por exemplo no Verão em corridas de 1 hora vou às 2 colheres.

A bem da verdade ainda só fiz um par de vezes e confesso que bebi se calhar 45 minutos a 1 hora antes.

Nop, das duas uma, ou costumo preparar previamente e bebo mal chego a casa ou preparo quando chego. Para me acompanhar na corrida ou não levo nada se for uma corrida abaixo dos 45 minutos ou levo um gel ou um puré de fruta acima dos 45 minutos.

EDIT: Para o intra-corrida ainda estou para experimentar os cubos de marmelada, também me parecem uma boa opção e são mais baratos que os géis.

E a outra pergunta que queria fazer, bebe-se bem ou é de fazer cara feia?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 50 minutos:

E a outra pergunta que queria fazer, bebe-se bem ou é de fazer cara feia?

Para o meu gosto, bebe-se muito bem! Podes sempre trocar o limão pela laranja por exemplo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Também podes por um pouco de mel, se ajudar no sabor.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu compro isotonico em pó na HSN e tomo, mas apenas em treinos longos. Não acho que justifique em treinos normais. Ah e como pós treino, sempre proteína para ajudar na recuperação.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Subscrevi o plano de poupança da hsn. Já como assim estou sempre a mandar vir cenas de lá

Citação de Immobile, Em 30/10/2025 at 13:39:

Eu compro isotonico em pó na HSN e tomo, mas apenas em treinos longos. Não acho que justifique em treinos normais. Ah e como pós treino, sempre proteína para ajudar na recuperação.

É os Evolytes?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ubebado, há 5 horas:

Subscrevi o plano de poupança da hsn. Já como assim estou sempre a mandar vir cenas de lá

É os Evolytes?

Evotonic

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Immobile, há 3 minutos:

Evotonic

Bem me parecia que essa quantidade de proteina era estranho

Dextrina cíclica altamente ramificada, isomaltulose**, frutose cristalina, dextrose monoidratada, caseína hidrolisada (leite), L-leucina*, malato de magnésio, acidificante (ácido cítrico), L-isoleucina*, L-valina*, cloreto de sódio, citrato de sódio, aromas naturais, regulador de acidez (fosfatos de potássio), aroma.

Para isotônico sugiro o da Prozis, é top

https://www.prozis.com/pt/pt/prozis/energy-isocarb-isotonic-drink-800-g?ot=GAPTSS&utm_campaign=GAPTSSSupplementsTierB&campaignid=23192313119&adgroupid=186317909174&keyword=&placement=&utm_source=PRZGAPT&gad_source=1&gad_campaignid=23192313119&gbraid=0AAAAAD5wztwtr3o2b1cxFPGGIDKL4xjIT&gclid=Cj0KCQjw35bIBhDqARIsAGjd-cYdSFrT-QsoOzkSgJAQe04KaWEe5wpnteacXUUff-Vrvz_yg9PrI4gaAgIIEALw_wcB&label=TlVUMDAvMTQzOTYxMDAzNQ%3D%3D

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 31 minutos:

Bem me parecia que essa quantidade de proteina era estranho

Dextrina cíclica altamente ramificada, isomaltulose**, frutose cristalina, dextrose monoidratada, caseína hidrolisada (leite), L-leucina*, malato de magnésio, acidificante (ácido cítrico), L-isoleucina*, L-valina*, cloreto de sódio, citrato de sódio, aromas naturais, regulador de acidez (fosfatos de potássio), aroma.

Para isotônico sugiro o da Prozis, é top

https://www.prozis.com/pt/pt/prozis/energy-isocarb-isotonic-drink-800-g?ot=GAPTSS&utm_campaign=GAPTSSSupplementsTierB&campaignid=23192313119&adgroupid=186317909174&keyword=&placement=&utm_source=PRZGAPT&gad_source=1&gad_campaignid=23192313119&gbraid=0AAAAAD5wztwtr3o2b1cxFPGGIDKL4xjIT&gclid=Cj0KCQjw35bIBhDqARIsAGjd-cYdSFrT-QsoOzkSgJAQe04KaWEe5wpnteacXUUff-Vrvz_yg9PrI4gaAgIIEALw_wcB&label=TlVUMDAvMTQzOTYxMDAzNQ%3D%3D

esse da prozis fica caro porque a dose é 20 gramas para esse quantidade de eletrólitos 

por acaso antes do treino tenho tomado um preparado com creatina l citrulina sal e bicarbonato de sódio mas tou a pensar juntar uns eletrólitos. Para além disso normalmente como uns hidratos tipo fruta

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ubebado, Em 01/11/2025 at 20:02:

esse da prozis fica caro porque a dose é 20 gramas para esse quantidade de eletrólitos 

por acaso antes do treino tenho tomado um preparado com creatina l citrulina sal e bicarbonato de sódio mas tou a pensar juntar uns eletrólitos. Para além disso normalmente como uns hidratos tipo fruta

Eu não olhei a valores, olhei para as composições.

Não sei até que ponto esse suplemento da hsn, visto que leva caseína, pode fazer com que haja uma digestão mais lenta, e para o caso do @Immobile, que suponho ser correr, não vá ser assim tão boa opção. Mas isto é tudo muito teste e ver o que funciona melhor no nosso corpo. 

Eu gosto muito desse da Prozis, tomava eletrólitos no ginásio, ia treinar em jejum mal acordava.

Editado por BrunoCardoso
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Immobile, Em 29/10/2025 at 13:10:

Tenho também as Evo SL, são muito boas, mas vão durar pouco parece-me. Tenho uma Adios Pro 3, Asics Metaspeed Tokyo, NovaBlast 5, MagicSpeed 4. Não aconselho a comprares nada barato, vais deitar dinheiro para o lixo. Usa as SL para tudo e siga.
A menos que vás a algum outlet da vida e saques tipo umas Novablast 3 ou 4 por 70-80€, que seria um milagre.

Relativamente aos treinadores: foram recomendações de amigos que já têm muitos anos disto. Só mudei de treinador para ter estimulos e treinos diferentes. São abordagens diferentes e isso faz-me sair da minha zona de conforto e evoluir mais. Pagava 35€, agora pago 25€.

btw fica aqui o meu strava: https://www.strava.com/athletes/140197950

Tenho umas EVO SL e vou ter que as despachar. Reconheço as suas qualidades e são realmente muito boas, simplesmente acabam por causar bolhas (mesmo com vaselina/creme anti fricção) e causam-me sensação de canelite e etc - tentei dar oportunidade mas não são para mim i guess.

Tenho umas Nimbus 25 que comprei em outlet a 98€ o ano passado e comprei agora umas Novablast 5 (a edição Tokyo só mesmo pela colorway a rondar os 133€) - diria que vão ser um bocadinho mais responsivas, para velocidade e dias de prova.

Edit: Fica aqui também https://strava.app.link/TwfNdhDCZXb

Editado por DValente_

Compartilhar este post

Link para o post

Buddies da corrida, uma dúvida:

- como fazem com a questão da água durante a corrida? Nesta fase tão inicial ainda ando só a fazer distância máximas bem pequenas, ali no máximo ~10k portanto ainda não me ocorreu que fosse muito fundamental. Mas daí para a frente, onde pelo que fui lendo já começa a ser bastante importante, como fazem para se irem hidratando durante a corrida? Levam uma garrafa de água na mão? Vi aqueles flasks (acho que é assim o nome, aquelas garrafas meio maleáveis, normalmente de 500ml) mas mesmo isso...leva-se onde? Os coletes e tal que trazem bolso próprio é mais para trail e tal, não? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 34 minutos:

Buddies da corrida, uma dúvida:

- como fazem com a questão da água durante a corrida? Nesta fase tão inicial ainda ando só a fazer distância máximas bem pequenas, ali no máximo ~10k portanto ainda não me ocorreu que fosse muito fundamental. Mas daí para a frente, onde pelo que fui lendo já começa a ser bastante importante, como fazem para se irem hidratando durante a corrida? Levam uma garrafa de água na mão? Vi aqueles flasks (acho que é assim o nome, aquelas garrafas meio maleáveis, normalmente de 500ml) mas mesmo isso...leva-se onde? Os coletes e tal que trazem bolso próprio é mais para trail e tal, não? 

Há quem corra com uma hydration vest, uma espécie de colete com uma palhinha que podes usar. Os coletes tipo um running belt pode ser usado tb para levar um flask. Na decathlon têm packs com isso.

Homem a sério passa sede though 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 minuto:

Há quem corra com uma hydration vest, uma espécie de colete com uma palhinha que podes usar. Os coletes tipo um running belt pode ser usado tb para levar um flask. Na decathlon têm packs com isso.

Homem a sério passa sede though 

Pois, foi um bocado a conclusão que tirei - ou levas aqueles coletes/belts para pôr um flask, ou levas na mão, ou passas sede. :mrgreen: 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 11 minutos:

Pois, foi um bocado a conclusão que tirei - ou levas aqueles coletes/belts para pôr um flask, ou levas na mão, ou passas sede. :mrgreen: 

O que te posso dizer é que em corridas oficiais longas normalmente já há postos em que dão águas. 

• Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., Agora:

O que te posso dizer é que em corridas oficiais longas normalmente já há postos em que dão águas. 

A minha dúvida era mais em treino, na verdade. Em corrida sem que haverá sempre essa facilidade. 

E lá está, ainda não é dificuldade que tenha passado, foi só eu curioso a pensar em malta que treina meias-full maratonas. Andam de garrafinha na mão o tempo todo? 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 23 minutos:

A minha dúvida era mais em treino, na verdade. Em corrida sem que haverá sempre essa facilidade. 

E lá está, ainda não é dificuldade que tenha passado, foi só eu curioso a pensar em malta que treina meias-full maratonas. Andam de garrafinha na mão o tempo todo? 😅

Tens muitos calções com bolsos incluídos (para estrada ou para trail) - que te permitem levar géis, flasks etc + os vests.

Contudo, daquilo que aprendi com a minha nutricionista, grande parte da hidratação deverá acontecer antes do treino/prova.

Editado por DValente_
  • Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

pouco mais de 1mês depois de começar a correr mais assiduamente e com maior rigor (guio-me, desde aí, pelo plano do Runna) consegui ontem correr pela primeira vez 10K seguidos 🙂 

Pequeno milestone, mas deixou-me bastante contente e motivado para mais. 

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 3 horas:

pouco mais de 1mês depois de começar a correr mais assiduamente e com maior rigor (guio-me, desde aí, pelo plano do Runna) consegui ontem correr pela primeira vez 10K seguidos 🙂 

Pequeno milestone, mas deixou-me bastante contente e motivado para mais. 

parabéns

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda a respeito de corridas e num pequeno aparte deste espaço (tentei procurar tópico apropriado nos Outros Desportos mas não encontrei nada): ontem apanhei um video sobre o Kipchoge onde, pelo meio, corredores normais/amadores tentavam em passadeira correr ao ritmo a que o Eli bateu o record na Maratona e é assombroso. O tipo corre duas horas a uma velocidade que um comum mortal não consegue sustentar por mais de 1min, e ainda assim parece que se vai desmontar a qualquer momento. É sempre inspirador ver malta competir a este nível

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...