Bazuka Publicado 8 Janeiro 2020 Citação de toze2, Em 06/01/2020 at 10:52: Juro que não sei qual é a cena disto.. É um gosto. Eu diria que me é indiferente ser manual ou automático. Mas para a cidade e o trânsito lento adorava ter um automático. Nas cidades onde costumo conduzir o transito não é problema, demorar 10 minutos a atravessar a cidade é porque é hora de ponta em Beja e apanhei os semáforos todos vermelhos, por isso meter mudanças não é propriamente problema. Reconheço que possa ser incomodativo para quem tem que perder horas na 2ª circular enfiado no para arranca. Citação de Ghelthon, Em 06/01/2020 at 11:40: Além de ser obviamente mais prática, é mais segura, especialmente em travagens bruscas. Numa situação de emergência num manual a tua preocupação nunca vai ser reduzir, deixando o carro mais solto e portanto resultando numa travagem mais complicada. Num automático, a caixa vai reduzir sozinha e, portanto, facilitar a travagem. Isto para não falar de consumos, porque um automático (falando de carros recentes, obviamente, e não dos mais antigos - por exemplo o meu pai tem uma Audi A4 de 2000, automática com apenas 5 velocidades, e não gosto especialmente da caixa, especialmente a subir, portanto acabo por quase sempre conduzi-la em sequencial) tende a ter sempre a mudança mais ajustada à rotação do motor e à velocidade, portanto reduzirá nos consumos. Agora claro, para quem adora conduzir (incluo-me no grupo) um manual será sempre um manual. Mas hoje há muitos automáticos com modos sequenciais e com patilhas no volante, portanto o gozo acaba por ser tanto ou maior do que um manual. A caixa manual só é perigosa se o condutor for um azeiteiro que quando faz um travagem a fundo , alem de pisar o travão a fundo, pisa a embraiagem ao mesmo tempo, ai sim o carro fica solto caso contrario na pior das hipóteses o carro vai a baixo porque não reduziste a velocidade. Citação de Rain Dog, Em 06/01/2020 at 11:49: O meu problema não é deixar o carro ir abaixo, isso nunca aconteceu até agora. É principalmente andar constantemente aos solavancos porque nunca largo a embraiagem à velocidade certa - em 3 aulas continuo sem "sentir" qual a pressão certa, não faço a mínima ideia se é um pedal leve ou pesado. Simplesmente não consigo sentir o pedal. Se calhar sou só eu, mas com os pés não consigo tirar essa sensação...a viagem nunca é "suave". E outra coisa é que eu tenho 0 coordenação quando tenho de fazer coisas ao mesmo tempo, por isso é que acho difícil :lol: Quando pressiono o travão não consigo largar a embraiagem, por isso é normal quando reduzo não tirar o pé da embraiagem depois de meter a mudança. Lembras-te daquele exercício de bater com uma mão no peito e com a outra desenhar um círculo? Eu não consigo fazer isso 😅 E fds oh Bazuka, conduziste automáticos de quando? Eu andei diariamente num Honda Civic de 2016 e era um sonho... Conduzi um Chevrolet Aveo em 2010, e aquela m*rda era terrivel, fui multado por excesso de velocidade porque a porra da caixa não sabia em que velocidade queria estar, estava sempre a saltar para cima e para baixo a cerca de 90km/h, fui apanhado a 97km/h porque a essa velocidade deixava de saltar, e eu calquei um bocadinho mais. Conduzi um Citroen C4 de 2014, e aquela m*rda era medonha, parecia que tinha que o esganar para mudar para a mudança seguinte. O único "automático" que gostei foi um VW EOS de 2009, com a DSG de 7 velocidades, que podias optar entre o modo automático, modo sequencial ou com as patilhas no volante, esse realmente gostei, mas o dono do carro entretanto já teve que trocar 2 vezes a caixa, apesar do carro ser assistido na marca e ele ser um gajo cuidadoso e picuinhas com os carros, neste momento o EOS tem cerca de 90.000km, por isso não foi propriamente do desgaste. Citação de Mica, Em 06/01/2020 at 14:36: As caixas automáticas tem consumos maiores mesmo para mudanças às mesmas rpm, o problema é a volatilidade do condutor a meter as mudanças. Se tiveres uma condução normal/económica e sem fugir muito disso acabas por poupar combustível num carro manual. Agora se fores daqueles que até tem uma condução normal mas que depois se lembra do "deixa-me esticar um bocado a mudança senão o carro fica preso", algo que nunca percebi bem confesso, então as vantagens vão ao ar rapidamente. Isso dos consumos é relativo, depende de muitos fatores, por isso atribuir a culpa dos consumos mais elevados à caixa é demasiado redutor. Eu queixo-me dos consumos do meu, faz cerca de 8L-8,5L numa viagem entre sempre entre os 140-150km/h, no entanto basta baixar para os 130km/h para ele fazer consumos a baixo de 6,5L. Citação de Ghelthon, Em 06/01/2020 at 15:54: Era mais no sentido que o @Mica referiu. Mas o que eu disse é ainda mais verdade nos carros automáticos de gama média/alta, que têm um porradão de mudanças. A manutenção deve ser mais cara, sim. Não tenho ideia de valores, mas faz sentido que seja. A manutenção é cara em todos, especialmente se fores à marca... Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 8 Janeiro 2020 As caixas automáticas recentes são por norma de boa qualidade. A minha TCT até agora não meu deu problemas. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 8 Janeiro 2020 Citação de Bazuka, há 14 horas: A caixa manual só é perigosa se o condutor for um azeiteiro que quando faz um travagem a fundo , alem de pisar o travão a fundo, pisa a embraiagem ao mesmo tempo, ai sim o carro fica solto caso contrario na pior das hipóteses o carro vai a baixo porque não reduziste a velocidade. A partir do momento em que estás a falar de variaveis do tipo "so se o condutor fizer isto ou aquilo" já lhe estás a dar razão. Temos de falar de modo geral, não podemos assumir que toda a gente é um fitipaldi e que está 100% sob controlo do carro a toda a hora. E nessa generalidade, tendo em conta que há esses "azeiteiros" como lhe chamas, estás a confirmar que a caixa automática é, de modo geral, mais segura que a manual. Muita gente no inicio da sua vida de condutor até se pode distrair a olhar para a manete porque não tem a certeza em que mudança está ou porque não está a entrar e a reação natural é de olhar para lá. São casos mais raros mas de certeza que já houve acidentes atribuídos a distrações/problemas relacionados com caixa manual. Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 8 Janeiro 2020 Citação de NIkeL, há 1 hora: A partir do momento em que estás a falar de variaveis do tipo "so se o condutor fizer isto ou aquilo" já lhe estás a dar razão. Temos de falar de modo geral, não podemos assumir que toda a gente é um fitipaldi e que está 100% sob controlo do carro a toda a hora. E nessa generalidade, tendo em conta que há esses "azeiteiros" como lhe chamas, estás a confirmar que a caixa automática é, de modo geral, mais segura que a manual. Muita gente no inicio da sua vida de condutor até se pode distrair a olhar para a manete porque não tem a certeza em que mudança está ou porque não está a entrar e a reação natural é de olhar para lá. São casos mais raros mas de certeza que já houve acidentes atribuídos a distrações/problemas relacionados com caixa manual. Não sei o que leste no que escrevi, mas tá bem. Isso o que dizes é o mesmo que dizer que os carros com mudanças manuais são mais perigosos, porque em Portugal 90% dos mortos em acidentes de viação conduziam carros com mudanças manuais. O que seria perfeitamente normal se pensarmos que mais de 90% do parque automóvel tem caixa manual. Tal como disse no post todo em relação aos consumos, não é por ser manual ou automático que é mais ou menos económico, dá mesma maneira que não é por ser automático que é mais ou menos seguro. Compartilhar este post Link para o post
Luiggi Publicado 8 Janeiro 2020 Pah eu tenho um carro de caixa manual, mas não há melhor que um gaijo ter um carro de caixa automática 🥰 O próximo será de cx automática. É um descanso, seja em auto estrada, no meio do transito da cidade ou na aldeia. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 8 Janeiro 2020 Citação de Bazuka, há 2 horas: Não sei o que leste no que escrevi, mas tá bem. Isso o que dizes é o mesmo que dizer que os carros com mudanças manuais são mais perigosos, porque em Portugal 90% dos mortos em acidentes de viação conduziam carros com mudanças manuais. O que seria perfeitamente normal se pensarmos que mais de 90% do parque automóvel tem caixa manual. Tal como disse no post todo em relação aos consumos, não é por ser manual ou automático que é mais ou menos económico, dá mesma maneira que não é por ser automático que é mais ou menos seguro. Não tem nada a ver com o que disse. Não disse que podia haver EM carros com caixa manual. Disse que podia haver acidentes PORQUE têm caixa manual. Ninguém falou em números, apenas em causas de acidente. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 8 Janeiro 2020 Citação de Bazuka, há 4 horas: Tal como disse no post todo em relação aos consumos, não é por ser manual ou automático que é mais ou menos económico, dá mesma maneira que não é por ser automático que é mais ou menos seguro. Caixas manuais e automáticas têm diferentes consumos. Da mesma maneira que as automáticas são mais seguras que as manuais. Em condições normais, um carro com cx auto trava muito mais depressa do que um com cx manual. Venham os mythbusters. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 8 Janeiro 2020 A caixa automática da 3008, a EAT8 é muito amor. Quase nem se sente a passar as mudanças. Compartilhar este post Link para o post
footboy23 Publicado 8 Janeiro 2020 Citação de Ghelthon, Em 06/01/2020 at 22:36: Não esperes carro para grandes velocidades. A subir dá 120 já a puxar bem, em plano chega a 150 a puxar bem também ("puxar bem" = 3.5k rotações, mais ou menos). Tenta saber se e quando foram mudadas peças fundamentais tipo distribuição e embraiagem. Eu estou numa altura (o meu vai nos 183k km) em que, daqui a pouco, vou ter de trocar essas duas coisas, portanto tenta saber isso para depois não teres surpresas. Comprei a máquina 😀 1 Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 9 Janeiro 2020 Para mim, que sou purista da condução, ninguém tira a caixa manual, mas a verdade é que a grande maioria dos condutores, apesar de ter tirado a carta em veículos com caixa manual, nunca foi ensinada a trabalhá-la de forma eficaz, segura e até amiga da mecânica. Ponta-tacão para reduzir, alguém faz? Muito poucos, arriscaria dizer. E infelizmente boa parte dos carros (principalmente nos segmentos mais baixos) trazem caixas manuais desinteressantes. De qualquer forma, compreendo perfeitamente quem prefira uma caixa automática, por uma questão de conforto e comodidade na condução. Para quem quiser aprender a trabalhar melhor com uma caixa manual, veja estes vídeos, são uma boa base de aprendizagem: 1 Compartilhar este post Link para o post
Jpa Publicado 9 Janeiro 2020 Ponta-tacão para reduzir consiste em quê? Isso não é uma técnica para as curvas? Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 9 Janeiro 2020 Citação de Jpa, há 26 minutos: Ponta-tacão para reduzir consiste em quê? Isso não é uma técnica para as curvas? É uma coisa mais para racers Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 9 Janeiro 2020 Ponta-tacao? Mas usas isso no dia a dia? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 9 Janeiro 2020 Só conheço em ambiente de corridas, há alguma vantagem mecânica que justifique o uso no quotidiano? Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 9 Janeiro 2020 Citação de Ghelthon, há 2 horas: Só conheço em ambiente de corridas, há alguma vantagem mecânica que justifique o uso no quotidiano? Se for bem feito desgastas menos a embraiagem, se for mal feito tem o efeito contrário. Porém nao consegues usar essa técnica em todos os carros ( posição dos pedais) e alguns nem sequer permite que faças isso (centralina). Vejo vantagens numa condução mais desportiva em que consegues ter o carro a entrar na curva sem perder muita tração e em regimes altos mas no dia a dia não vejo vantagens, pelo menos para mim. Para além de ser cansativo, fica a doer o pé 😄 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 9 Janeiro 2020 Epá pois, do pouco que sei não me parece que um condutor normal tenha grande vantagem em fazê-lo. Noutro assunto, estou a pensar seriamente fazer um daqueles cursos onde se aprende a controlar melhor o carro, por exemplo em piso molhado e afins. Sinto que sei pouco sobre isso (em quase 11 anos de carta só por uma vez o carro "fugiu" mas, sem eu saber bem como, lá consegui controlá-lo sem me despistar) e acho que a melhor forma de aprender é fazendo. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 9 Janeiro 2020 Uma sapata de 19'' e uma suspensão mais dura ajudam imenso na estabilidade do carro. A minha Focus parece que anda sobre carris. Só por uma ocasião perdi a aderência, quando passei por cima de um lençol de água na autoestrada. O downside é o preço dos pneus. Se quiser uma coisa jeitosa pago para cima de 100 paus por cada. 😒 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 9 Janeiro 2020 Sem dúvida, tenho sentido que pneus + amortecedores + travões são as coisas mais importantes para conseguir uma condução estável e segura. E o meu carro só tem 15" mas, com pneus novos à frente e atrás, e uns amortecedores de qualidade (Koni, no caso), fica como dizes, "sobre carris". O próximo passo é meter travões de jeito, talvez uns Brembo. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 9 Janeiro 2020 Citação de Ghelthon, há 58 minutos: Sem dúvida, tenho sentido que pneus + amortecedores + travões são as coisas mais importantes para conseguir uma condução estável e segura. E o meu carro só tem 15" mas, com pneus novos à frente e atrás, e uns amortecedores de qualidade (Koni, no caso), fica como dizes, "sobre carris". O próximo passo é meter travões de jeito, talvez uns Brembo. O meu tem jante 18, pinças brembo e há um mês meti travagem full brembo (2 discos da frente, 2 de atrás e calços brembo atrás, menos de 100 euros!) Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 9 Janeiro 2020 Citação de Peplin, há 20 horas: Para mim, que sou purista da condução, ninguém tira a caixa manual, mas a verdade é que a grande maioria dos condutores, apesar de ter tirado a carta em veículos com caixa manual, nunca foi ensinada a trabalhá-la de forma eficaz, segura e até amiga da mecânica. Ponta-tacão para reduzir, alguém faz? Muito poucos, arriscaria dizer. E infelizmente boa parte dos carros (principalmente nos segmentos mais baixos) trazem caixas manuais desinteressantes. De qualquer forma, compreendo perfeitamente quem prefira uma caixa automática, por uma questão de conforto e comodidade na condução. Para quem quiser aprender a trabalhar melhor com uma caixa manual, veja estes vídeos, são uma boa base de aprendizagem: nnc vou ter tomates para conduzir como esse gajo com as rotações como no ultimo video, naquela estrada estreita eu às 4 mil rotações já fico com medo Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 9 Janeiro 2020 (editado) Citação de Alonso., há 52 minutos: O meu tem jante 18, pinças brembo e há um mês meti travagem full brembo (2 discos da frente, 2 de atrás e calços brembo atrás, menos de 100 euros!) Eu gosto do meu como está, para meter roda maior teria de fazer imensas modificações e não me apetece (apesar de, se não me engano, estar até 17" no livrete) mexer nem gastar dinheiro em jantes e tal. Acho que vou meter para já só discos e pastilhas Brembo - à frente riscados ou perfurados, ainda não decidi, e atrás lá terá de ser tambor porque também não me apetece mexer nem acho que precise de disco. E depois siga repro. 😂 Curto esta coisa de melhorar a mecânica, agora xuning de rebaixar/ter um carro barulhento até mais não/ter máquina de fumo é que não. Especialmente rebaixamentos, a maioria fica horrível em termos visuais. Editado 9 Janeiro 2020 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 9 Janeiro 2020 Citação de Jpa, há 20 horas: Ponta-tacão para reduzir consiste em quê? Isso não é uma técnica para as curvas? Sim, mas não só. O ponta-tacão permite também, como escreveu o Alonso, reduzir o desgaste da embraiagem e da transmissão. Tal como o rev matching, por exemplo. Citação de Alonso., há 19 horas: É uma coisa mais para racers Não necessariamente. Citação de NIkeL, há 11 horas: Ponta-tacao? Mas usas isso no dia a dia? Sim. Já o faço de forma completamente intuitiva e não me custa absolutamente nada, embora tenha a sorte do meu carro ter uma boa posição de pedais, o que permite aplicar a técnica sem especial dificuldade. Citação de Ghelthon, há 7 horas: Epá pois, do pouco que sei não me parece que um condutor normal tenha grande vantagem em fazê-lo. Noutro assunto, estou a pensar seriamente fazer um daqueles cursos onde se aprende a controlar melhor o carro, por exemplo em piso molhado e afins. Sinto que sei pouco sobre isso (em quase 11 anos de carta só por uma vez o carro "fugiu" mas, sem eu saber bem como, lá consegui controlá-lo sem me despistar) e acho que a melhor forma de aprender é fazendo. O teu 2º parágrafo, curiosamente, dá resposta ao 1º. :mrgreen: Tanto a técnica de ponta-tacão como a de rev matching permitem teres um maior controlo do carro, uma vez que influenciam a forma como o peso é transferido ou a direcção reage. Citação de Ghelthon, há 1 hora: O próximo passo é meter travões de jeito, talvez uns Brembo. Brembo é bom, mas um bocadinho overrated. Vê ATE, TRW ou Textar. Citação de Plagio o Original, há 38 minutos: nnc vou ter tomates para conduzir como esse gajo com as rotações como no ultimo video, naquela estrada estreita eu às 4 mil rotações já fico com medo Não precisas de espremer assim o carro, o gajo faz aquilo porque está mais que habituado a conduzir naqueles regimes. :mrgreen: 1 Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 9 Janeiro 2020 (editado) Citação de Ghelthon, há 7 minutos: Eu gosto do meu como está, para meter roda maior teria de fazer imensas modificações e não me apetece (apesar de, se não me engano, estar até 17" no livrete) mexer nem gastar dinheiro em jantes e tal. Acho que vou meter para já só discos e pastilhas Brembo - à frente riscados ou perfurados, ainda não decidi, e atrás lá terá de ser tambor porque também não me apetece mexer nem acho que precise de disco. E depois siga repro. 😂 Curto esta coisa de melhorar a mecânica, agora xuning de rebaixar/ter um carro barulhento até mais não/ter máquina de fumo é que não. Especialmente rebaixamentos, a maioria fica horrível em termos visuais. Vê ATE que dizem ser superior a Brembo, por norma são mais caros mas depende sempre das promoções que haja. Eu também curto de alterar mas mantendo a originalidade, sei que pode ser confuso 😂 O meu passou de jante 15 para 18. Espaçadores para meter a roda ao nível da carroçaria. Não tem catalisador, não faz barulho a menos que puxes por ele, o barulho dos 6 cilindros é lindo! De resto está "original" e não faço questão de mudar muita coisa, já vinha de fábrica com coisas que já pretendia, pinças brembo, barra estabilizadora. Um gajo gosta de carros mas tem de se conter que depois a carteira é que sofre 😂 Editado 9 Janeiro 2020 por Alonso. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 9 Janeiro 2020 Citação de Alonso., há 1 hora: Um gajo gosta de carros mas tem de se conter que depois a carteira é que sofre 😂 Completamente. E depois dizemos sempre "naaa, está bom assim, já anda que chegue", mas há sempre alguma coisa que queremos melhorar. 1 Compartilhar este post Link para o post
Jpa Publicado 10 Janeiro 2020 Citação de Peplin, Em 09/01/2020 at 00:33: Para mim, que sou purista da condução, ninguém tira a caixa manual, mas a verdade é que a grande maioria dos condutores, apesar de ter tirado a carta em veículos com caixa manual, nunca foi ensinada a trabalhá-la de forma eficaz, segura e até amiga da mecânica. Ponta-tacão para reduzir, alguém faz? Muito poucos, arriscaria dizer. E infelizmente boa parte dos carros (principalmente nos segmentos mais baixos) trazem caixas manuais desinteressantes. De qualquer forma, compreendo perfeitamente quem prefira uma caixa automática, por uma questão de conforto e comodidade na condução. Para quem quiser aprender a trabalhar melhor com uma caixa manual, veja estes vídeos, são uma boa base de aprendizagem: Fiquei curioso com o que estavas a dizer e comecei a ver os vídeos, mas fds, no primeiro vídeo, o gajo diz para passar de primeira para segunda por volta das 3500/4000 rotações?! Isso não é claramente exagerado? Até pelo próprio barulho que o motor já faz depois das 3000. Compartilhar este post Link para o post