Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Shin-Shein

Os vossos animais de estimação

Publicações recomendadas

Vou ter que desabafar, porque, é difícil. Peço desculpa por ser longo. Se quiserem, deixei uma parte em negrito. 

Uma vizinha minha tem um cão, já com uns 16-17 anos. O moço sempre se habituou a andar à solta e de ir passear sozinho e, sempre que eu chegava de noite a casa, vinha se deitar à minha frente para lhe fazer festas. Até que um dia desapareceu e meses se passaram. 

Entretanto, a dona muda de habitação para casa da filha e, opta por ir a uma dessas campanhas de adopção, com o objectivo de arranjar um cão pequeno para a neta. É surpreendida pelo "velhote" e resolve o trazer de volta. O cão tinha sido atropelado e a pessoa não sabia de quem era e levou até ao canil. 

Só que o genro não deixa o cão ir lá para casa - por ser velho - fazendo a mulher meter o cão fechado numa arrecadação na sua antiga casa. E, é aqui que a minha mãe, com pena de ouvir o cão a uivar e gemer por estar fechado, pede à mulher para ficar com ele uns dias. O pedido é aceite, de forma temporária, até que por vontade do animal, se torna definitivo ficando a mulher responsável por trazer alimentação. 

Desde aí, já lá vão quase 5 anos e, a cada ano que passava, menos a mulher cumpria o prometido e pouco ligava o animal, mesmo após voltar para a sua antiga casa. Até ontem. 

A semana passada o cão começou a vomitar, ou de manhã ou à noite. Ou era só água ou era uma espuma branca. Quase que não conseguia comer pois, passado um bocado, lá começava a "puxar". Fui à farmácia buscar um comprimido para as lombrigas, pois pareciam estar a sair do rabo. 

A minha mãe, para depois a dona não dizer que não foi avisada pelo estado do cão, ligou na 6f para lhe contar e perguntar o que queria fazer - levar ao veterinário -, algo que a mulher respondeu que ia falar com a filha e "já aí vamos". Mentira. Só veio do dia seguinte, mal encarada, levou o animal daqui para fora - a minha mãe ao início julgou que ia ao veterinário - sem dizer um "obrigado". Aliás, o cão está registado em nome da mulher. 

Ao veterinário não foi, a uma outra vizinha disse que "é a morte do cão" e sabem como é que o animal passa a maior parte do tempo? Fechado no quintal, longe da casa. Eles têm outro, que imagino, o tratamento é muito diferente. Ora, um cão que desde novo se habituou a andar à solta, como é que acham que se comporta? A uivar e a gemer. 

E, neste momento, estando preparado para dormir, oiço o pobre animal e não consigo pregar olho. Porque custa e não posso fazer nada. Contudo, sei se contar à minha mãe que o ouvi, ela, que ontem teve de tomar um calmante para dormir graças ao sucedido, é capaz de ficar pior. 

Novamente, peço desculpa pelo texto longo mas não sei o que fazer. 

Editado por Genzo
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, Em 23/09/2020 at 13:08:

Btw, tive uma desistência, se alguém quiser um cãozinho, em Vila real, e tiver condições para ele que diga algo. São dados, só é preciso pagar desparasitação e vacina.

ezgif-com-optimize.gif

Eu vivo em Beja, se por acaso ainda estiver disponível, preciso de preencher o vazio que a minha kika me deixou, mas não sei como vai reagir a minha cadela mais velha.

Citação de Genzo, há 10 horas:

Vou ter que desabafar, porque, é difícil. Peço desculpa por ser longo. Se quiserem, deixei uma parte em negrito. 

Uma vizinha minha tem um cão, já com uns 16-17 anos. O moço sempre se habituou a andar à solta e de ir passear sozinho e, sempre que eu chegava de noite a casa, vinha se deitar à minha frente para lhe fazer festas. Até que um dia desapareceu e meses se passaram. 

Entretanto, a dona muda de habitação para casa da filha e, opta por ir a uma dessas campanhas de adopção, com o objectivo de arranjar um cão pequeno para a neta. É surpreendida pelo "velhote" e resolve o trazer de volta. O cão tinha sido atropelado e a pessoa não sabia de quem era e levou até ao canil. 

Só que o genro não deixa o cão ir lá para casa - por ser velho - fazendo a mulher meter o cão fechado numa arrecadação na sua antiga casa. E, é aqui que a minha mãe, com pena de ouvir o cão a uivar e gemer por estar fechado, pede à mulher para ficar com ele uns dias. O pedido é aceite, de forma temporária, até que por vontade do animal, se torna definitivo ficando a mulher responsável por trazer alimentação. 

Desde aí, já lá vão quase 5 anos e, a cada ano que passava, menos a mulher cumpria o prometido e pouco ligava o animal, mesmo após voltar para a sua antiga casa. Até ontem. 

A semana passada o cão começou a vomitar, ou de manhã ou à noite. Ou era só água ou era uma espuma branca. Quase que não conseguia comer pois, passado um bocado, lá começava a "puxar". Fui à farmácia buscar um comprimido para as lombrigas, pois pareciam estar a sair do rabo. 

A minha mãe, para depois a dona não dizer que não foi avisada pelo estado do cão, ligou na 6f para lhe contar e perguntar o que queria fazer - levar ao veterinário -, algo que a mulher respondeu que ia falar com a filha e "já aí vamos". Mentira. Só veio do dia seguinte, mal encarada, levou o animal daqui para fora - a minha mãe ao início julgou que ia ao veterinário - sem dizer um "obrigado". Aliás, o cão está registado em nome da mulher. 

Ao veterinário não foi, a uma outra vizinha disse que "é a morte do cão" e sabem como é que o animal passa a maior parte do tempo? Fechado no quintal, longe da casa. Eles têm outro, que imagino, o tratamento é muito diferente. Ora, um cão que desde novo se habituou a andar à solta, como é que acham que se comporta? A uivar e a gemer. 

E, neste momento, estando preparado para dormir, oiço o pobre animal e não consigo pregar olho. Porque custa e não posso fazer nada. Contudo, sei se contar à minha mãe que o ouvi, ela, que ontem teve de tomar um calmante para dormir graças ao sucedido, é capaz de ficar pior. 

Novamente, peço desculpa pelo texto longo mas não sei o que fazer. 

Já pensaste em ir buscá-lo na mesma?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Caixinha7, há 1 hora:

Eu vivo em Beja, se por acaso ainda estiver disponível, preciso de preencher o vazio que a minha kika me deixou, mas não sei como vai reagir a minha cadela mais velha.

Já pensaste em ir buscá-lo na mesma?

Neste momento, acho que não valerá de muito. Até porque a vizinha que está entre a minha casa e a da dona do cão ainda agora contou que o animal já gemia pouco e fraco ao inicio da manhã, até que o deixou de ouvir. Pode ter já morrido como não, não sei.

O que também foi capaz de dizer foi que, ao inicio colocaram o animal fechado numa "barraca" improvisada e que hoje ainda tinha mais coisas a tapar e a vedar, unicamente, para não o terem que ouvir e, provavelmente, já nem alimentação lhe davam porque já não o ouviam vomitar.

A minha mãe ainda pensou em ligar ontem, não para o ir buscar, mas sim, para saber como é que ele estava e se tinham ido ao veterinário, embora já sabendo que não. Ela já teve 2 cães, um morreu atropelado, o outro por si à porta de casa quando eu era bebé - quase me cegou o animal -, e nunca mais quis ter animais. Acolheu este com pena do animal, como também um pouco antes tinha acolhido uma gata de outra vizinha, após a mulher ficar grávida e "ter medo que a gata afete a gravidez". Infelizmente a gata morreu, provavelmente envenenada, e aí também foi um choque tanto para ela como para o meu irmão.

Se ela por o cão ter ido embora tomou um calmante, se o visse morrer sabendo que tinha dito à dona, a qual está registado o animal, e a dona pouco ou nada fez... não sei que resultado originaria.

Edit: Passei por lá agora, consegui ver o cão deitado sem estar preso. Contudo, e contrariamente ao outro que eles têm, não entra em casa. Aqui passava o dia todo dentro. 

Editado por Genzo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Genzo, há 44 minutos:

Neste momento, acho que não valerá de muito. Até porque a vizinha que está entre a minha casa e a da dona do cão ainda agora contou que o animal já gemia pouco e fraco ao inicio da manhã, até que o deixou de ouvir. Pode ter já morrido como não, não sei.

O que também foi capaz de dizer foi que, ao inicio colocaram o animal fechado numa "barraca" improvisada e que hoje ainda tinha mais coisas a tapar e a vedar, unicamente, para não o terem que ouvir e, provavelmente, já nem alimentação lhe davam porque já não o ouviam vomitar.

A minha mãe ainda pensou em ligar ontem, não para o ir buscar, mas sim, para saber como é que ele estava e se tinham ido ao veterinário, embora já sabendo que não. Ela já teve 2 cães, um morreu atropelado, o outro por si à porta de casa quando eu era bebé - quase me cegou o animal -, e nunca mais quis ter animais. Acolheu este com pena do animal, como também um pouco antes tinha acolhido uma gata de outra vizinha, após a mulher ficar grávida e "ter medo que a gata afete a gravidez". Infelizmente a gata morreu, provavelmente envenenada, e aí também foi um choque tanto para ela como para o meu irmão.

Se ela por o cão ter ido embora tomou um calmante, se o visse morrer sabendo que tinha dito à dona, a qual está registado o animal, e a dona pouco ou nada fez... não sei que resultado originaria.

Edit: Passei por lá agora, consegui ver o cão deitado sem estar preso. Contudo, e contrariamente ao outro que eles têm, não entra em casa. Aqui passava o dia todo dentro. 

Vai buscar o bicho, age primeiro, pensa depois. As vezes temos de fazer o que o coração pede 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Caixinha7, há 1 hora:

Vai buscar o bicho, age primeiro, pensa depois. As vezes temos de fazer o que o coração pede 

O máximo que poderei fazer é quando a ver, perguntar se o posso ir passear mas para o entregar depois. Porque de resto, já não podemos fazer mais nada. 

A nossa intenção quando a avisámos não foi para ela, mal encarada, o ter vindo buscar. Foi unicamente para saber se ela o queria levar ao veterinário, mesmo acreditando que não. 

Nós, de qualquer maneira, estamos de consciência tranquila, fizémos de tudo pelo animal que não era nosso, comprámos comida para ele quando a dona deixou de trazer, remédio para as pulgas, etc, sem pedir nada em troca. 

Uma coisa que acabei por não dizer antes. Antes da mulher voltar para casa e do covid aparecer, numa das últimas vezes que veio cá perguntou ao cão "queres ir para a casa nova?". Oito meses se passaram desde então. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Caixinha7, há 6 horas:

Já foram todos, hoje fui entregar o último, mas obrigado na mesma.

Custou um bocadinho separar-me deles mas como sei que estão todos bem custa menos. Foi uma experiência incrível mas não devo repetir, muito trabalho e muita despesa, já consegui fazer muita gente feliz e fiquei com descendência dos meus, era tudo o que eu queria.

20201002-112803.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, Agora:

Já foram todos, hoje fui entregar o último, mas obrigado na mesma.

Custou um bocadinho separar-me deles mas como sei que estão todos bem custa menos. Foi uma experiência incrível mas não devo repetir, muito trabalho e muita despesa, já consegui fazer muita gente feliz e fiquei com descendência dos meus, era tudo o que eu queria.

20201002-112803.jpg

É o que me espera, muito em breve. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, há 1 minuto:

É o que me espera, muito em breve. 

Força nisso!

As duas primeiras semanas são tranquilas, a mae "trata de tudo" a partir daí é só trabalho, limpava o espaço deles 2x por dia, desparasitação interna, externa, comida 3x por dia, às 6 semanas levei os 8 ao veterinário, houve momentos complicados. Tirei quase um mês de férias para isto mas não me arrependo só não volto é a repetir tão cedo.

Compartilhar este post

Link para o post

Já que estão a falar disso 😅 Se não for indiscrição, quanto é que custou +/- e como é o processo? Tenho o meu César com ano e meio sensivelmente, adorava ter outro que fosse filho dele, mas do que vi na internet, para além de não ter ficado esclarecido pareceu muito trabalhoso (tinha que deixar para as ferias da faculdade)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, Em 18/09/2020 at 22:28:

E ontem confirmei no veterinário que a minha Pippa está grávida. Foi tudo planeado, com todos os cuidados e vai ser sempre assim. Que venha daí esta aventura, o meu sonho foi sempre ter uma filha dela e espero conseguir concretizar ❤️

Na eco foi-me dito que eram 4 ou 5. Hoje no raio x confirmou-se que são 6.

Nascem esta semana! Estou em bastante ansioso 

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, há 20 minutos:

Na eco foi-me dito que eram 4 ou 5. Hoje no raio x confirmou-se que são 6.

Nascem esta semana! Estou em bastante ansioso 

Espero que corra tudo bem, não fiques ansioso que não vale a pena. Depois mete fotos dos bichinhos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, Agora:

Espero que corra tudo bem, não fiques ansioso que não vale a pena. Depois mete fotos dos bichinhos.

Claro que sim. Obrigado 🤜 🤛 

Compartilhar este post

Link para o post

Noite de parto. Começou às 21.30 e ainda vai durar. 

Para já estão 3 cá fora 😁❤️ que corra tudo bem até terminar. 

• Like 9

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, há 1 hora:

Noite de parto. Começou às 21.30 e ainda vai durar. 

Para já estão 3 cá fora 😁❤️ que corra tudo bem até terminar. 

Vais ser pai? 

Fdx.

Tou mesmo a ficar velho crl.

Bem que corra tudo bem!

Compartilhar este post

Link para o post

Já só falta um. Que venha cheio de saúde! 

Estou esgotado, mesmo. E ainda vou trabalhar hoje. Felizmente pedi para trabalhar de casa. 

Está a ser uma experiência incrível mas acho que não me meto noutra. É muito desgastante. Sinto que perdi anos de vida 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Às 10.30h ainda não tinha saído o 6 e último filho da Pippa. Tive que trazer de urgência para o veterinário. Está a fazer cesariana e aproveitar a cirurgia para esterelizar. O filhote já saiu e está vivo. 

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post

Uma conta moey para cada 1, é o minimo que lhes podes oferecer!

Agora a sério, parabéns, já passei por isso, nada planeado, mas é engraçado estar ali a dar apoio moral 😂

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, há 2 horas:

Às 10.30h ainda não tinha saído o 6 e último filho da Pippa. Tive que trazer de urgência para o veterinário. Está a fazer cesariana e aproveitar a cirurgia para esterelizar. O filhote já saiu e está vivo. 

Já terminou e estão os dois bem. Em breve coloco aqui fotos. Foi uma experiência incrível mas que não ia terminar da melhor maneira. 

Agora é dar-lhes o melhor. 

Citação de Bashir, há 20 minutos:

Uma conta moey para cada 1, é o minimo que lhes podes oferecer!

Agora a sério, parabéns, já passei por isso, nada planeado, mas é engraçado estar ali a dar apoio moral 😂

No meu caso foi tudo menos apoio moral. O parto desta raça é difícil e tens geralmente de intervir várias vezes. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 3 minutos:

Top. 

Qual deles é o Moey?

Eish, vai ter que ser. Tinha pensado em Immobile ou Paco Jemez

Ou Cavani

Editado por trz
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns trz!

Após um ano de luto, os meus pais estão prontos para outra. Em Novembro nasce a ninhada, em 2021 haverá novo labrador lá em casa 🙂

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 12 minutos:

Parabéns trz!

Após um ano de luto, os meus pais estão prontos para outra. Em Novembro nasce a ninhada, em 2021 haverá novo labrador lá em casa 🙂

Vai ser óptimo. A relação entre cães e bebés é incrível.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...