Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Zlatan

Carta de Condução...

Publicações recomendadas

Para melhor 8)

Parabéns ppl!

Como ando agora com um carro a gasolina vejo-me um bocado f*dido para estacionar e arrancar em certos sítios, mas é tudo uma questão de prática.

Compartilhar este post

Link para o post

A nossa carta dá para usar fora do país ? Ou temos que tirar nova carta nesse país ? Na Alemanha por exemplo.. já não me recordo de muita coisa que dei nas aulas :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Deve dar. Quantas pessoas não pegam no carro e vão por essa Europa fora? Se mudares de residência penso que tens que alterar os dados na carta mas não mais que isso.

EDIT: O possuidor de um título de condução válido de qualquer Estado-membro da União Europeia pode conduzir livremente em todos os restantes Estados-membros com o mesmo. No entanto, se muitos países terceiros aceitam este documento europeu, outros exigem uma Licença Internacional de Condução, documento que em Portugal é emitido pelo Automóvel Clube de Portugal.

Sobre a licença: http://www.imtt.pt/sites/imtt/portugues/condutores/cartaconducao/licenainternacionalconducao/Paginas/Paginaparalistagemdesubmenu.aspx

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, não sei da minha licença de aprendizagem e tenho exame de código daqui a uma semana! Alguém me pode dizer se é possível fazer o exame com uma provisória ou assim? Na minha escola de condução pediram 70€ pelo duplicado e dizem que demora 1 semana, e que se não chegar a tempo perco o crl do exame!! Estou completamente baralhado...

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, não sei da minha licença de aprendizagem e tenho exame de código daqui a uma semana! Alguém me pode dizer se é possível fazer o exame com uma provisória ou assim? Na minha escola de condução pediram 70€ pelo duplicado e dizem que demora 1 semana, e que se não chegar a tempo perco o crl do exame!! Estou completamente baralhado...

Por isso a minha escola ficava com as licenças.

Compartilhar este post

Link para o post

O IMTT ainda está com atrasos na entrega das cartas de condução? É que já tenho a guia de condução desde de Junho e ainda não recebi nada... aliás até tenho de ir lá renovar isto, enfim.

Editado por JP_Affelay

Compartilhar este post

Link para o post

O IMTT ainda está com atrasos na entrega das cartas de condução? É que já tenho a guia de condução desde de Junho e ainda não recebi nada... aliás até tenho de ir lá renovar isto, enfim.

sim, saiu uma notícia há já algum tempo a dizer que as cartas de condução estão atrasadas 2 anos. é claro que não são todas, tenho amigos meus que tiraram e receberam passado alguns meses, tenho amigos meus que tiraram há mais de 1 ano e não receberam ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou descrever a minha experiência a tirar a carta. Demorei quase 5 anos!

Inscrevi-me em 2008 e dei as aulas de código todas num mês. Fui a exame de código em Janeiro de 2009 e passei com 0.

Depois fui a exame em Junho e se não bastasse os nervos de ir a exame, apanhei a Preta (pessoal de Aveiro sabe quem é) e fui uma vergonha.

A seguir em Julho estava a dormir descansado e o meu pai ligou-me a dizer que tinha exame nesse dia e eu nem sabia. Tinha mudado de número e não avisei na escola então não sabia porque já não tinha aulas de condução à duas semana. Subi um passeio e reprovei.

A terceira vez foi no dia depois dos meus anos e reprovei porque não deixei um peão passar na passadeira, só que a gaja estava para aí a dois metros da passadeira e eu não sou adivinho.

Passaram mais de 3 anos depois desse exame e fui-me inscrever na escola nova do meu antigo instrutor. Fiz outra vez as aulas todas e tive de voltar a fazer código. Cheguei ao exame e reprovei com 5, duas semana depois fui e passei com 1.

O exame de condução foi em Abril do ano passado e passei, bati com o espelho, mas desta vez dei cunha e a gaja que foi comigo passou por causa disso, porque ela subiu passeios, a contornar o passeio foi parar ao passeio do outro lado e era eu que tinha que lhe ir a sinalizar que mudanças é que ela devia meter.

Uma ano e meio depois chego à conclusão que o meu problema era sentir demasiado a pressão. Hoje conduzo normalmente e tirando dois acidentes que não foram culpa minha (as pessoas deviam aprender a parar nos stops e o outro foi uma besta que vinha em contra-mão e me partiu um espelho) acho que são um condutor competente.

Por isso para o pessoal que ainda não foi a condução só tenho uma coisa a dizer, muita calma e sempre a andar devagar.

Compartilhar este post

Link para o post
Uma ano e meio depois chego à conclusão que o meu problema era sentir demasiado a pressão.

O teu problema foi incompetência. Mas pelo menos és corajoso, porque precisar de quatro exames práticos para tirar a carta, apesar de só teres sido aprovado através de subornos, e ainda assim seres capaz de dizer que o problema é "sentires demasiado a pressão" não está ao nível de qualquer um.

Compartilhar este post

Link para o post

tive vários amigos que reprovaram com a preta em aveiro. que vaca do crl :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

quase 5 anos e só passas por que pagaste? f*da-se.

Compartilhar este post

Link para o post

O teu problema foi incompetência. Mas pelo menos és corajoso, porque precisar de quatro exames práticos para tirar a carta, apesar de só teres sido aprovado através de subornos, e ainda assim seres capaz de dizer que o problema é "sentires demasiado a pressão" não está ao nível de qualquer um.

Que grande exagero, f*dasse.

Compartilhar este post

Link para o post

tive vários amigos que reprovaram com a preta em aveiro. que vaca do crl :lol:

A famosa preta :lol: era o terror de quem ia a exame

Compartilhar este post

Link para o post

A famosa preta :lol: era o terror de quem ia a exame

Acho que para mim até tinha sido bom se a tivesse apanhado. Tinha poupado dinheiro, já que não tive erros, embora que como estava mais à vontade, não estava nervoso, então correu tudo bem, com ela podia não ser assim. A história que sempre ouvi sobre ela, é que ela perdeu um filho num acidente de carro, por isso é que não aceita cunhas. O mal é que todos aceitam menos ela, toda a gente sabe isso, mas ninguém controla isso, quando vão lá controlar, nesse dia não aceitam cunha, mas depois voltam ao mesmo. Eu dei, conduzia bem, mas tive vários colegas meus que foram, nao deram cunha e os gajos meteram-nos a conduzir até terem um erro e reprovarem, acabavam por repetir exame, dar cunha e passar, então resolvi dar cunha logo à primeira, e infelizmente...aconselho a quem possa, fazer o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu queria ver se vocês estivessem na situação dele se não pagavam.

E depois claro, vem sempre os moralistas do costume.

Compartilhar este post

Link para o post

Que moralista? Até parece que ele disse algo de errado...

Editado por speedfire

Compartilhar este post

Link para o post

Se fosse moralista dizia-lhe que tinha feito mal ou que tinha sido desonesto ao cometer algo ilegal, da mesma forma que te dizia que precisavas era de um professor português. Mas como não me interesso pela honestidade de um nem pelas capacidades de leitura do segundo prefiro guardar para mim as minhas opiniões.

A mim pouco me interessa se pagam aos doutores e engenheiros das escolas de condução e demais corja, agora não me façam é de parvo, nem façam de conta que estão perfeitamente aptos para conduzir em segurança, depois de precisarem de quatro exames e um suborno para tirar a carta.

Compartilhar este post

Link para o post

Se essa "preta" for a que eu acho, foi a minha examinadora e não tenho nada a apontar, excepto quando me perguntou se o carro não dava mais no final do exame e de o exame ter começado 30 minutos mais tarde do que previsto.

Compartilhar este post

Link para o post

Se fosse moralista dizia-lhe que tinha feito mal ou que tinha sido desonesto ao cometer algo ilegal, da mesma forma que te dizia que precisavas era de um professor português. Mas como não me interesso pela honestidade de um nem pelas capacidades de leitura do segundo prefiro guardar para mim as minhas opiniões.

A mim pouco me interessa se pagam aos doutores e engenheiros das escolas de condução e demais corja, agora não me façam é de parvo, nem façam de conta que estão perfeitamente aptos para conduzir em segurança, depois de precisarem de quatro exames e um suborno para tirar a carta.

E então? A minha mãe fez mais um e não é por isso que conduz mal. E 0 acidentes até agora.

Edit: E percebi mal, no qual peço desculpa.No entanto, dizeres que é incompetência sem se sequer conheceres a pessoa não me parece muito correcto da tua parte.

Editado por Keyser

Compartilhar este post

Link para o post

Eu queria ver se vocês estivessem na situação dele se não pagavam.

Não é uma questão de moralismo, é uma questão de princípios. E não, nessa situação não pagava.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...