Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
RicardoBarbosa

[Musica] Musicos, assumam-se.

Publicações recomendadas

Qual e quanto?

Há 2 semanas tive concerto mas era em Lisboa e a empresa do som é que tratou de tudo, cheguei para o checksound e já lá tinha tudo preparado, guitarra, amplificador e pedaleira. Tenho outro no início de Janeiro mas aí já não tenho disponibilizada pedaleira...

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda estou entre arranjar pedaleira ou pedal.

Em Lisboa tinha conjunto de pedais, não era pedaleira, enganei-me. Um deles era o Boss SD-1 Super Overdrive e gostei

Vou pensar melhor sobre o assunto, pq para comprar é outro tipo de compromisso com a coisa...

Compartilhar este post

Link para o post

Meia-hora depois lá encontro este tópico, pqp.

Muito resumidamente, tenho montes de tempo livre até que alguém me diga o contrário, para fazer aquilo que bem me apetece, e uma das coisas que sempre quis foi aprender a tocar guitarra.

A minha irmã comprou uma há 2 anos por 50€, não é grande coisa mas mais do que serve.

Há aqui alguém que toque ? Se sim, se tiverem dicas para quem está a aprender, são bem-vindas !

Outra questão, tenho usado uma app que me ajudou um pouco, Yousician. Para quem conhece, o que acha ? Não vou comprar isto, uso o tempo diário que eles permitem, mas gostava de saber se isto ajuda alguma coisa ou se estou aqui a perder o meu tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem daqui já escreveu/ escreve letras para músicas?

Quando o fazem pensam num tema e escrevem sobre ele ou é o que vos vem à cabeça?

Voltei a este tópico e a resposta sem trollarias vem atrasada mas basicamente o que convêm é escreveres sobre um tema ou algo que se passou contigo e seres coerente.

Em rap convém colocares o flow primeiro (e as melodias também se as houver), e escreveres a letra que queres à volta disso. Quase toda a gente faz isso, além que se fores ver demos do Kanye West, Drake e afins fazem todos desta maneira.

Em coisas "cantadas", pelo que sei tens das duas formas, ou primeiro metes a melodia e cadência, e depois aplicas a letra, ou o contrário. Não tem uma forma mais comum basicamente.

isto pode ser que te ajude um bocado, ele percebe do que fala (embora isso não seja só songwriting)

Eu tive um curso de songwriting também mas o professor não valia nada, pos-nos a escrever hinos politicos para o PSD lol

Editado por Arnold

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Meia-hora depois lá encontro este tópico, pqp.

Muito resumidamente, tenho montes de tempo livre até que alguém me diga o contrário, para fazer aquilo que bem me apetece, e uma das coisas que sempre quis foi aprender a tocar guitarra.

A minha irmã comprou uma há 2 anos por 50€, não é grande coisa mas mais do que serve.

Há aqui alguém que toque ? Se sim, se tiverem dicas para quem está a aprender, são bem-vindas !

Outra questão, tenho usado uma app que me ajudou um pouco, Yousician. Para quem conhece, o que acha ? Não vou comprar isto, uso o tempo diário que eles permiteabei m, mas gostava de saber se isto ajuda alguma coisa ou se estou aqui a perder o meu tempo.

Se quiseres aprender a tocar guitarra mesmo, aconselho-te a fazê-lo de forma estruturada - arranja uns planos, uns livros, aulas de música ou, para não gastares dinheiro nenhum, procura pelo Gibson's Learn & Master Guitar, é excelente para aprenderes a ler música e escalas, e ao mesmo tempo aprender músicas simples. Pelo menos, como ponto de partida, não arranjas melhor ;)

Quanto a mim, já "toco" guitarra eléctrica há uns 4 anos. As aspas devem-se ao facto de até agora apenas me ter interessado em tocar uns riffs e umas músicas que me vão ficando no ouvido, sem desenvolver grande técnica ou conhecimento teórico. Na semana passada acabei finalmente o mestrado e agora que tenho algum tempo livre até picar o ponto no trabalho, vou investir algum tempo de qualidade nisto da guitarra. Qual é que é o nível por cá? Alguém tem banda ou faz covers para colocar na net? Era fixe aproveitar este tópico para criar uma dinâmica e propor desafios uns aos outros :biggrin:

btw, o post é para músicos em geral, não só guitarristas :mrgreen: e já agora, uma dúvida que sempre tive - em Lisboa, quais são as melhores salas para ir ouvir rock ao vivo? Já fui umas quantas vezes ao ZdB, mas normalmente é para ouvir já bandas "estabelecidas"

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebo nada de música mas quero aprender a tocar guitarra (sozinho). O primeiro passo será comprar uma adequada para um iniciante. Agradeço conselhos.

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiseres aprender a tocar guitarra mesmo, aconselho-te a fazê-lo de forma estruturada - arranja uns planos, uns livros, aulas de música ou, para não gastares dinheiro nenhum, procura pelo Gibson's Learn & Master Guitar, é excelente para aprenderes a ler música e escalas, e ao mesmo tempo aprender músicas simples. Pelo menos, como ponto de partida, não arranjas melhor ;)

Vou ver o DVD e ver se vale a pena.

Para mim o que mais ajudou foi ter um cancioneiro com os acordes todos de músicas conhecidas e começava folhear aquilo e tocar umas músicas.

Sem querer ficava ali uma hora naquilo

Compartilhar este post

Link para o post

A minha avó morreu esta noite. Dos meus 4 avós era a única que ainda estava viva. Inspirado

da Avril, dedicada ao seu avô falecido naquele dia, gravei a minha versão dessa mesma música, dedicada a todos eles. Este parece-me o tópico mais apropriado para a deixar.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe de um bom sítio para ter aulas de canto em Lisboa ou arredores? Sejam elas em geral ou de coisas específicas.

Eu já sei cantar qb mas preciso de perder a vergonha e de começar a cantar e ir de acordo ao "especifico" que eu quero. Já arranjei aula no Estoril mas a professora não me diz nada há duas semanas.

Quem diz aulas de canto diz material na internet

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, dediquei-me a ler as últimas 20-30 páginas do tópico (que quebra de utilização, porque não meter o tópico diretamente no Offside?). Ontem fui à loja Garage & Stage no Porto (Sá da Bandeira) e trouxe uma guitarra de marca Stagg, afinador e cordas por 79€. Pareceu-me um bom preço tendo em conta o que fui vendo na net. A rapariga da loja era muito fraquinha comercialmente, só faltou dizer-me que a guitarra era uma m*rda apesar de ser a que vendem sempre a quem está a começar, mas eu até gosto da guitarra. Por agora, não preciso de nada melhor qualidade.

O primeiro episódio foi a afinação da guitarra. Por algum motivo consegui colocar o afinador em "modo" ukulele, e só o percebi passada quase uma hora, após a guitarra estar a suplicar para que eu lhe pusesse termo à vida. Hoje já comecei com o Gibson's (obrigado pela dica, Elliot). Na net apenas consegui o .pdf, no entanto parece-me bastante bom para quem vai começar do 0 absoluto. Tenho um bocado medo de não conseguir ganhar agilidade nos dedos da mão esquerda (p.e. não consigo mexer o dedo mindinho sem o anelar vir quase todo atrás e o médio tremer ligeiramente), mas acredito que com o tempo consiga chegar lá.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, dediquei-me a ler as últimas 20-30 páginas do tópico (que quebra de utilização, porque não meter o tópico diretamente no Offside?). Ontem fui à loja Garage & Stage no Porto (Sá da Bandeira) e trouxe uma guitarra de marca Stagg, afinador e cordas por 79€. Pareceu-me um bom preço tendo em conta o que fui vendo na net. A rapariga da loja era muito fraquinha comercialmente, só faltou dizer-me que a guitarra era uma m*rda apesar de ser a que vendem sempre a quem está a começar, mas eu até gosto da guitarra. Por agora, não preciso de nada melhor qualidade.

O primeiro episódio foi a afinação da guitarra. Por algum motivo consegui colocar o afinador em "modo" ukulele, e só o percebi passada quase uma hora, após a guitarra estar a suplicar para que eu lhe pusesse termo à vida. Hoje já comecei com o Gibson's (obrigado pela dica, Elliot). Na net apenas consegui o .pdf, no entanto parece-me bastante bom para quem vai começar do 0 absoluto. Tenho um bocado medo de não conseguir ganhar agilidade nos dedos da mão esquerda (p.e. não consigo mexer o dedo mindinho sem o anelar vir quase todo atrás e o médio tremer ligeiramente), mas acredito que com o tempo consiga chegar lá.

Se tiveres problemas com o afinador, podes tentar instalar uma app no telemóvel. Funciona bem, mas precisas de estar num ambiente silencioso.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou há software para isso. Tens no Guitar Pro, por exemplo, que também te permite ver tabs de músicas, dando ainda a opção de fazer playback e calar os instrumentos que quiseres.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém toca alguma coisa sem ser guitarra aqui? Estou à procura de várias pessoas para trabalharem num album, guitarrista e baixista já tenho.

Compartilhar este post

Link para o post

o que se passou com a maestro? a da avenida de berna fechou, salvo erro havia mais mas já não têm site nem facebook..

Compartilhar este post

Link para o post

Pus no outro tópico mas acho que este se adequa mais to be honest:

Peeps não sei se este é o tópico adequado, mas ando ver se compro uma guitarra eléctrica nova. Já toco há alguns anos (8 para ser preciso) mas não queria gastar uma grande quantia até porque é para efeitos meramente recreativos.

Andei a ver os vários orçamentos e de momento estou mais enquadrado para uma destas duas:

- Yamaha Pacifica 112v

- Fender Squier Vintage Modified Stratocaster

Nunca toquei numa Tele pelo que não posso opinar muito, mas grande parte dos amigo músicos recomendam que compre uma Strat.

Estou muito inclinado para a Yamaha, porque além de ter uma suposta relação preço-qualidade acima da média, ainda não apanhei quase nenhuma crítica negativa.

Adicionalmente os pickups são HSS, sendo que facilmente consigo alterar para SSS "automaticamente", o que acaba por dar uma versatilidade considerável.

Alguém conhece umas das duas ou tem sugestões?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...