Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
RicardoBarbosa

[Musica] Musicos, assumam-se.

Publicações recomendadas

Esse gajo é incrível, ia vê-lo pela primeira vez ao vivo este ano...

Os músicos ligados ao jazz estão muito habituados a tocar as coisas à primeira leitura/audição. É um processo que leva anos a aprender, estudam imenso as escalas, a forma como a música contemporânea é estruturada, as diferentes formas de improvisar e solar, as sequências harmónicas etc... ao ponto de o interiorizarem e tornarem a cena quase instintiva. Aquele secção em que ele começa a trautear e sabe exactamente onde as notas vão cair e a sua tonalidade é a prova, não é que a música seja previsível. Apenas aprendes a ser instintivo e a confiar no teu ouvido e em todos os conhecimentos que já tens dentro de ti e consegues acompanhar a jornada/frase musical que está a ser tocada mesmo não a conhecendo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Capa, Em 22/07/2020 at 14:04:

Esse gajo é incrível, ia vê-lo pela primeira vez ao vivo este ano...

Os músicos ligados ao jazz estão muito habituados a tocar as coisas à primeira leitura/audição. É um processo que leva anos a aprender, estudam imenso as escalas, a forma como a música contemporânea é estruturada, as diferentes formas de improvisar e solar, as sequências harmónicas etc... ao ponto de o interiorizarem e tornarem a cena quase instintiva. Aquele secção em que ele começa a trautear e sabe exactamente onde as notas vão cair e a sua tonalidade é a prova, não é que a música seja previsível. Apenas aprendes a ser instintivo e a confiar no teu ouvido e em todos os conhecimentos que já tens dentro de ti e consegues acompanhar a jornada/frase musical que está a ser tocada mesmo não a conhecendo. 

Também reparei e pensei nisso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, Em 10/04/2020 at 22:30:

Ganhei tomates e comprei um piano esta quarentena.

Ontem comecei a fazer um curso na Udemy para tocar com a técnica certa de inicio.

Já dá para tocar umas músicas de acordes e com as duas mãos 🙂

Citação de bobzz, Em 05/06/2020 at 09:38:

@Ego Sum era mesmo de ti que precisava.

já há algum tempo que queria arranjar um teclado, e acho que é desta (nunca toquei).

tinha visto um bocado no thomann.de, e também cheguei ao Yamaha P-45 B. chegaste a comprar este? arrependimentos?

como está a correr a aprendizagem?

outras questões básicas: em relação ao setup, dá para desenrascar em cima de uma mesa, ou convém comprar um suporte? "arrumar" isto ao alto quando se quer é capaz de ser má ideia?

adorava fazer isto.

Citação de Lip McBoatface, Em 19/06/2020 at 13:23:

Então recomendo que leias o FAQ no subreddit de piano sobre como começar. Partires logo para aprender músicas via youtube é armadilha, se não apanhas as bases de postura, posição de mãos, entre outras coisas, vais ter possivelmente lesões e mais importante vais ganhar maus hábitos e não vais conseguir tocar aquelas músicas que queres mesmo aprender, a meter expressão na música que tocas, e essas coisas matam a motivação duma pessoa aos poucos. Coisas como aprender a tocar com o metrónomo, ter uns exercícios básicos para aquecer as mãos, etc... são benefícios exponenciais

Isto não quer que não te divirtas, fazes por exemplo os últimos minutos de um treino para tentares tocar estas músicas, também tens de te divertir.

Citação de Ego Sum, Em 19/06/2020 at 17:22:

No início andei à procura de cursos e encontrei este. É pago, não é muito, pode ser interessante.

Se vires o vídeo de overview podes ficar com uma noção do método de ensino e se vale a pena.

https://www.udemy.com/course/curso-de-piano-luciano-alves/

Fui também dos que aproveitou uma promoção recente do P45B e adquiri finalmente o piano. Tenho 0 bases em música e instrumentos, mas queria algo do género para poder realmente distrair-me do trabalho em alguns momentos de teletrabalho. 

Para não estourar 400 paus sem saber se não ia desistir logo no 1º dia, aproveitei um outro amigo meu que também comprou o P45B recentemente e tive-o durante 2 semanas. Fui iniciando o curso do Flowkey que vinha de oferta e até fiquei entusiasmado, tanto que avancei para a compra do meu, mas agora ando um pouco desanimado com a minha própria incapacidade. Vou conseguindo treinar bem independência dos dedos, mas as duas mãos em simultâneo dão cabo de mim.

Pergunto, por isso, a quem se aventurou nesse curso se sempre valeu a pena ou não. Os teasers que vi parecem-me muito semelhantes ao Flowkey, mas esta aplicação tem-me desiludido nesta questão das 2 mãos.

Compartilhar este post

Link para o post

ainda nao me iniciei a serio. parei pouco tempo depois por isso mesmo, queria dedicar um tempo seguido fixo e a partir de certa altura nao foi possível.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha experiência é um bocado enviesada, não vai ajudar grande coisa.

Fiz só 1h de curso para aprender técnica e postura a adoptar para não ganhar vícios, depois comecei logo a sacar acordes e melodias pq já tinha experiência com outros instrumentos. A motivação e tempo dispendido é volátil, tanto tenho uma semana que toco imenso como tenho outras que nem ligo 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 13 horas:

ainda nao me iniciei a serio. parei pouco tempo depois por isso mesmo, queria dedicar um tempo seguido fixo e a partir de certa altura nao foi possível.

Citação de Ego Sum, há 2 horas:

Fiz só 1h de curso para aprender técnica e postura a adoptar para não ganhar vícios, depois comecei logo a sacar acordes e melodias pq já tinha experiência com outros instrumentos. A motivação e tempo dispendido é volátil, tanto tenho uma semana que toco imenso como tenho outras que nem ligo 😅

Raios 😁

Além desse que colocaram, também vi este:

https://www.udemy.com/course/pianoforall-incredible-new-way-to-learn-piano-keyboard/

Não que sejam uma fortuna, mas não queria comprá-los para me dizerem o mesmo que já ouvi...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 4 horas:

Por curiosidade, é difícil passar de cordas(guitarra apenas) para teclas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 2 horas:

Por curiosidade, é difícil passar de cordas(guitarra apenas) para teclas?

Depende da proficiência na guitarra.

Se souberes como os acordes são formados, por exemplo que um dó maior é composto pela tónica Dó, terceira Mi (+2 tons) e quinta Sol (+1,5 tons), é exatamente o mesmo em todos os instrumentos. Sabendo que o Dó é a primeira branca quando tens 2 pretas consegues construir tudo no piano sem sequer procurar na net (eu acho engraçado o exercício de pensar e ir à procura em vez de procurar as figuras feitas). Eu meti daqueles autocolantes à noob para ter as notas todas nas teclas no início para ser mais fácil me familiarizar.

Notas no teclado do piano - Academiamusical | Escola Online

Se o conhecimento de guitarra for tocar umas malhas de acordes sem saber muito bem o que está por trás, é mais difícil adaptar porque estás às escuras, portanto é como quando começaste na guitarra, completamente do zero a começar a decorar aos poucos posições de acordes (pelo menos comigo foi assim quando comecei a aprender guitarra, só soube como um acorde era construído teoricamente prái 2 anos depois xD)

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 3 minutos:

Depende da proficiência na guitarra.

Se souberes como os acordes são formados, por exemplo que um dó maior é composto pela tónica Dó, terceira Mi (+2 tons) e quinta Sol (+1,5 tons), é exatamente o mesmo em todos os instrumentos. Sabendo que o Dó é a primeira branca quando tens 2 pretas consegues construir tudo no piano sem sequer procurar na net (eu acho engraçado o exercício de pensar e ir à procura em vez de procurar as figuras feitas). Eu meti daqueles autocolantes à noob para ter as notas todas nas teclas no início para ser mais fácil me familiarizar.

Notas no teclado do piano - Academiamusical | Escola Online

Se o conhecimento de guitarra for tocar umas malhas de acordes sem saber muito bem o que está por trás, é mais difícil adaptar porque estás às escuras, portanto é como quando começaste na guitarra, completamente do zero a começar a decorar aos poucos posições de acordes (pelo menos comigo foi assim quando comecei a aprender guitarra, só soube como um acorde era construído teoricamente prái 2 anos depois xD)

Estou inbetween,  não te sei dizer que notas forma x acorde, mas sei dizer em que notas estão os teus dedos na guitarra e devidos tons acima 😛 

Esses stickers realmente são uma grande ajuda para quem está a aprender. Eu estava tentado a comprar um sintetizador ou um piano daqueles mais pequenos para praticar em casa.

Compartilhar este post

Link para o post

@bobzz e restante malta do piano, como é que isso vai? 

Também estava a pensar arranjar um teclado (não tenho experiência em música) para tentar aprender, mas o meu maior receio está relacionado com perder a motivação ao longo do tempo e desligar-me da coisa. Como tem sido convosco?

Editado por Lleyton

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lleyton, há 10 horas:

Também estava a pensar arranjar um teclado (não tenho experiência em música) para tentar aprender, mas o meu maior receio está relacionado com perder a motivação ao longo do tempo e desligar-me da coisa. Como tem sido convosco?

o ponto de situação é o mesmo, não tenho pegado

independentemente disso, sei que se não for agora mais tarde ou mais cedo vou fazê-lo e não vai ser dinheiro atirado ao ar

nao posso propriamente dizer que é falta de motivação porque ainda não me iniciei de verdade

se fosse hoje comprava um teclado que seja controller porque é uma área que também me interessa e agora já tenho aqui um teclado sem essa vertente

Editado por bobzz

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lleyton, há 20 horas:

Eu tem sido por picos.

Pode passar uma semana que nem o ligo, mas haver outra que toco frequentemente.

Compartilhar este post

Link para o post

Podem-me recomendar um software porreiro em que eu ligue a guitarra ao pc e consiga ouvir o que estou a tocar no headset? A distorção usada é a do meu amp?

Compartilhar este post

Link para o post

Ligas o amp ao pc?

Tens vários amps virtuais. Nunca explorei muito mas estava a pensar investir num cabo para ligar a guitarra ao PC ou algo do género. Uma alternativa seria uma interface audio, mas essas são bem mais caras.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 1 hora:

Ligas o amp ao pc?

Tens vários amps virtuais. Nunca explorei muito mas estava a pensar investir num cabo para ligar a guitarra ao PC ou algo do género. Uma alternativa seria uma interface audio, mas essas são bem mais caras.

Wadddddda ya know... c*brão do amp tem entrada usb! 😄😄

Compartilhar este post

Link para o post

Ya, o meu não tem mas sei que há vários que têm.

Estive novamente a explorar opções para ligar a guitarra ao pc. Mal lhe tenho pegado nos últimos meses, só gosto de tocar em casa quando estou sozinho e isso agora nunca acontece, claro... Nos últimos anos tenho pegado bastante mais na clássica que na eléctrica por me dar preguiça de ir buscar o amp, pelo que já sei que pensar em ligar phones não me resolve o problema. Queria algo para ligar a guitarra ao pc, até cheguei a ver interfaces de áudio há uns tempos, mas como não penso gravar nada a sério parece-me um pouco overkill, não preciso de algo assim tão bom nem tão caro.

Hoje lembrei-me que o @What (bem-vindo ao tópico 😁 ) comprou agora guitarra para aprender e comprou o Rocksmith, um jogo tipo Guitar Hero mas com guitarra a sério, onde se compra o jogo e o cabo para ligar ao pc. Já estive a ver e parece que o cabo nem é mau de todo, e que pode servir para amps virtuais e tudo, o que está em linha com o meu objectivo.

E já que compro o cabo, posso largar mais uns euritos e comprar o jogo que está com um bruto desconto (está a uns 7/8€). Vi uns vídeos e aquilo até tem um joguitos e tal para além das músicas, para além de jam mode e mais opções de tone editing do que eu esperava. Parece engraçado qb e pode até dar aquele bichinho para voltar a pegar mais na guitarra, mesmo já tendo experiência na coisa.

Já alguém experimentou o jogo? E que feedback me dão do cabo, ou de outro semelhante, relativamente a latência e comportamento com amps virtuais?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Relativamente ao jogo, há um canal no YouTube com uma rapariga, granted que é asiática (desculpem o estereótipo 😋), que aprendeu a tocar guitarra no Rocksmith. E ela dá-lhe bué.

O meu amp tem output para headset, mas queria estar a ouvir a música no pc e o meu tocar ao mesmo tempo.

E se alguém me conseguir ajudar, já registei o meu amp no site da Fender (é um Mustang, deve ter uns 5, 6 anos), o meu PC até já reconheceu o amp na porta usb mas estou-me a ver grego para encontrar a app disto...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 1 hora:

Ya, o meu não tem mas sei que há vários que têm.

Estive novamente a explorar opções para ligar a guitarra ao pc. Mal lhe tenho pegado nos últimos meses, só gosto de tocar em casa quando estou sozinho e isso agora nunca acontece, claro... Nos últimos anos tenho pegado bastante mais na clássica que na eléctrica por me dar preguiça de ir buscar o amp, pelo que já sei que pensar em ligar phones não me resolve o problema. Queria algo para ligar a guitarra ao pc, até cheguei a ver interfaces de áudio há uns tempos, mas como não penso gravar nada a sério parece-me um pouco overkill, não preciso de algo assim tão bom nem tão caro.

Hoje lembrei-me que o @What (bem-vindo ao tópico 😁 ) comprou agora guitarra para aprender e comprou o Rocksmith, um jogo tipo Guitar Hero mas com guitarra a sério, onde se compra o jogo e o cabo para ligar ao pc. Já estive a ver e parece que o cabo nem é mau de todo, e que pode servir para amps virtuais e tudo, o que está em linha com o meu objectivo.

E já que compro o cabo, posso largar mais uns euritos e comprar o jogo que está com um bruto desconto (está a uns 7/8€). Vi uns vídeos e aquilo até tem um joguitos e tal para além das músicas, para além de jam mode e mais opções de tone editing do que eu esperava. Parece engraçado qb e pode até dar aquele bichinho para voltar a pegar mais na guitarra, mesmo já tendo experiência na coisa.

Já alguém experimentou o jogo? E que feedback me dão do cabo, ou de outro semelhante, relativamente a latência e comportamento com amps virtuais?

é este?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 3 minutos:

Esse mesmo, @lastdance

qualquer dia compro uma electrica para tentar jogar isso, mas acho que devia aprender a tocar primeiro lol.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 1 minuto:

qualquer dia compro uma electrica para tentar jogar isso, mas acho que devia aprender a tocar primeiro lol.

O jogo também ensina. A tocar, pelo menos. Acho que em termos de teoria, pouco ou nada se alarga. É mesmo à base de exercícios/jogos para praticar e tocar como eles dizem para tocar.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 16 horas:

Hoje lembrei-me que o @What (bem-vindo ao tópico 😁 )

Pelo menos para já, não é lugar para mim, que ainda não sei grande coisa 😄.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, Em 13/02/2021 at 00:24:

O jogo também ensina. A tocar, pelo menos. Acho que em termos de teoria, pouco ou nada se alarga. É mesmo à base de exercícios/jogos para praticar e tocar como eles dizem para tocar.

chegaste a comprar isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...