Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
RicardoBarbosa

[Musica] Musicos, assumam-se.

Publicações recomendadas

Eu já há vários anos que raramente pego na guitarra, toco uma ou duas vezes por mês, e sinto sempre que encravo quando é a altura de improvisar alguma coisa. Quando tinha banda ouvia o solo na minha mente e passava-o para a guitarra, mas hoje em dia isso não me sai.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Maltinha, vamos lá reanimar o tópico. Ultimamente tenho andado mergulhado em alguns álbuns clássicos de rock finais de 60/inicios de 70 (David Bowie, Stones, Beatles, Iggy Pop, Pink Floyd, etc), e voltei a ganhar pica para voltar a pegar na guitarra e tentar tocar algumas cenas novas (até há uns anos, o meu gosto musical era um pouco limitado e duvidoso, o que se reflectia no que tocava :mrgreen: ).

O que eu queria agora, e era algo que eu sempre quis mas não tocava o suficiente, era conseguir apanhar músicas inteiramente de ouvido. Nos últimos dias já consegui tocar algumas coisas de memória, tipo Artic Monkeys, Bowie e Alice Cooper (banda), entre outras, mas agora gostava de fazer algo mais disciplinado e com maior dificuldade. A minha ideia era arranjar um par de álbuns dos Beatles ou assim, e tentar apanhar a maioria dos acordes e riffs sem recorrer a mais nada excepto às musicas e, talvez, a alguns concertos que tenham dado. Como imagino que haja aqui alguém bastante mais avançado que eu, acham que esta é uma boa forma de desenvolver esta capacidade? Ou seria melhor começar por alguns exercicios do youtube?

Compartilhar este post

Link para o post

ha um gajo no youtube que tem um canal chamado Justin Guitar.

ele tem uns "cursos" em forma de playlists onde, eu pelo menos, ja evolui bastante e da-te outras ideias.

aprender as musicas de ouvido acho mesmo que é com o tempo e inteirares-te por completo de cada nota que existe na fretboard, vais "busca-las" mais facilmente assim

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

ha um gajo no youtube que tem um canal chamado Justin Guitar.

ele tem uns "cursos" em forma de playlists onde, eu pelo menos, ja evolui bastante e da-te outras ideias.

aprender as musicas de ouvido acho mesmo que é com o tempo e inteirares-te por completo de cada nota que existe na fretboard, vais "busca-las" mais facilmente assim

Eu já o sigo há alguns anos, mas não era bem o tipo de exercícios que eu gostava de fazer para desenvolver este aspecto. Eu consigo perceber as notas que são tocadas, só me custa por vezes perceber em que parte do braço estão a ser tocadas - porque depois, é mais fácil ir pela relação entre as notas e tirar a sequência. O que me custa mesmo são os acordes, há uma infinidade de opções e é mais complicado ir por tentativas :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já o sigo há alguns anos, mas não era bem o tipo de exercícios que eu gostava de fazer para desenvolver este aspecto. Eu consigo perceber as notas que são tocadas, só me custa por vezes perceber em que parte do braço estão a ser tocadas - porque depois, é mais fácil ir pela relação entre as notas e tirar a sequência. O que me custa mesmo são os acordes, há uma infinidade de opções e é mais complicado ir por tentativas :mrgreen:

eu conheço o do re mi fa sol la si, algumas variantes menores, de setima e fico-me por ai tambem :|

nunca entendi, por exemplo, aquele pessoal que faz dó a meio do braço em 2, 3 posiçoes. faz-me confusao, nao sei se é por ter aprendido sem aulas, numa altura onde o youtube estava só a começar e aprender os acordes basicos a partir de uma folha de papel onde só tinha mesmo esses acordes fez mas isso é daquelas coisas que ainda nao fiz o clique

edit: va, agora que pensei melhor, com barra sei os menores todos desses acordes :mrgreen:

but still, porque sao menores dessa maneira? gostava de aprender mais teoria pra ser sincero, acho que ajudaria bastante

Editado por Hammerfall

Compartilhar este post

Link para o post

A maior vantagens de teres aulas é que se tiveres um bom professor, consegues conhecer o braço da guitarra e construir o mesmo acorde de n formas bem como as suas variações. Depois torna-se algo intuitivo e gráfico, basta saberes onde está a nota que queres.

Um acorde maior é construido por 3 notas com uma estrutura a nível de intervalos e enarmónico de uma 3 maior e uma 3ª menor no seu estado fundamental. Imaginando o acorde Dó Maior. A sua tríade no seu e.f. é Dó-Mi-Sol. Entre Dó a Mi vai uma distância de 2 tons, logo tem um intervalo de uma 3ªmaior. Entre Mi a Sol tem uma distância de 1 tom e meio ou seja uma 3ª menor (a nota que existe entre Mi e Sol é o Fá que fica apenas meio tom acima de Mi e um abaixo de Sol numa escala maior.)

Um acorde menor é conseguido no seu e.f. por uma 3ª menor e uma 3ª maior (por esta ordem

Btw, não sei se sabes mas de traste para traste (na guitarra) vai uma distância de meio tom.

Compartilhar este post

Link para o post

eu conheço o do re mi fa sol la si, algumas variantes menores, de setima e fico-me por ai tambem :|

nunca entendi, por exemplo, aquele pessoal que faz dó a meio do braço em 2, 3 posiçoes. faz-me confusao, nao sei se é por ter aprendido sem aulas, numa altura onde o youtube estava só a começar e aprender os acordes basicos a partir de uma folha de papel onde só tinha mesmo esses acordes fez mas isso é daquelas coisas que ainda nao fiz o clique

edit: va, agora que pensei melhor, com barra sei os menores todos desses acordes :mrgreen:

but still, porque sao menores dessa maneira? gostava de aprender mais teoria pra ser sincero, acho que ajudaria bastante

A variações dos acordes são relativamente simples de perceber na teoria.

Um acorde simples é composto por 3 notas. Exemplo: Dó maior é composto pelas notas Dó, Mi e Sol. O Dó "normal" é feito desta forma começando na nota Dó na corda Lá. Na mesma corda podes fazer outros Dós construídos de outra maneira. Se na corda Lá começares pela nota Mi em vez do Dó como no Dó "normal" e adicionares as notas Dó e Sol tens variações do mesmo acorde.

Multiplica isto por cordas, tens uma infinidade de opções, daí no jazz e bossa nova teres aquelas brincadeiras todas. Por exemplo pensa no acorde Dó maior. Andas dois trastes para a frente e estás a fazer um Ré maior (nota que tens de fazer barra no correspondente a cordas soltas).

Passar para a prática pode ser mais complicado. É uma questão de estudar as variações e pratica-las. Por exemplo só nas 3 cordas de baixo, desenhar a progressão de acordes se começar na tónica (no exemplo dado, o Dó). Desenhar a progressão de acordes se começar na 3ª (Mi). Desenhar a progressão de acordes se começar na 5ª (Sol).

Não faço ideia se este conhecimento está difundido pela net ou não. Eu andava a aprender disso há 10 anos atrás, na altura não havia tanta informação como nos dias de hoje. Eu aprendi numa escola de música normal (não academia) e depois aprofundei na escola de jazz.

Mas uma coisa é certa, dominando as variações na improvisação é todo um mundo que se abre. Por exemplo se tocar uma Fly me to the moon não toco só acordes ou só a melodia, toco as duas em simultâneo.

Por exemplo "fly me to the" toco em melodia, quando a frase acaba em "moon" toco o acorde correspondente na zona onde a melodia é "cantada".

Tipo isto:

Editado por Ego Sum

Compartilhar este post

Link para o post

Maltinha, vamos lá reanimar o tópico. Ultimamente tenho andado mergulhado em alguns álbuns clássicos de rock finais de 60/inicios de 70 (David Bowie, Stones, Beatles, Iggy Pop, Pink Floyd, etc), e voltei a ganhar pica para voltar a pegar na guitarra e tentar tocar algumas cenas novas (até há uns anos, o meu gosto musical era um pouco limitado e duvidoso, o que se reflectia no que tocava :mrgreen: ).

O que eu queria agora, e era algo que eu sempre quis mas não tocava o suficiente, era conseguir apanhar músicas inteiramente de ouvido. Nos últimos dias já consegui tocar algumas coisas de memória, tipo Artic Monkeys, Bowie e Alice Cooper (banda), entre outras, mas agora gostava de fazer algo mais disciplinado e com maior dificuldade. A minha ideia era arranjar um par de álbuns dos Beatles ou assim, e tentar apanhar a maioria dos acordes e riffs sem recorrer a mais nada excepto às musicas e, talvez, a alguns concertos que tenham dado. Como imagino que haja aqui alguém bastante mais avançado que eu, acham que esta é uma boa forma de desenvolver esta capacidade? Ou seria melhor começar por alguns exercicios do youtube?

Sinceramente da minha experiência esse tipo de coisa é absorvida com experiência, ouvindo e tocando muito.

Para mim conseguir replicar melodias foi bem mais fácil do que replicar acordes. Replicar melodias foi aprender escalas (pentatónica, maior, menor,...) o que permite diminuir o range onde podes ir buscar notas. Começava primeiro por ir atrás daquilo que ouvia e consoante onde as notas encaixavam/soavam bem conseguia começar a perceber em que parte da escala estava e conseguia brincar por ali. E quando digo replicar melodias não tem de ser replicar solos da guitarra. Eu comecei replicando aquilo que era cantado.

Ouvir uma música e replicar acordes já foi algo que demorei mais tempo e sinceramente não sei dizer como cheguei lá. Não é tão simples como ouvir uma melodia em que consigo replica-la imediatamente... Com acordes é um bocado ir à pesca e com a experiência que "a seguir a este acorde neste tom genericamente vêm aqueles".

Compartilhar este post

Link para o post

obrigado aos dois pelo feedback e nao tenho bases sequer para perceber metade do que disseram. mas só mostra que a teoria importa e muito, thanks

ja agora speed, de dó a mi há 2 tons. isso inclui o ré e o mi? tom = nota? porque a meio desses tens os sustenidos e what not. estou praqui a dizer baboseiras? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Os sustenidos/bemóis também são notas. Meio tom é o intervalo entre cada uma delas.

guitar-fretboard-diagram-sharp-notes.jpg

Pegando nesta imagem, que mostra as notas ao longo do braço da guitarra, reparas que há letras com e sem o # à frente. O # indica sustenido, mas já lá vamos. Primeiro, as letras. Cada letra é uma nota como tu conheces. Começando pelo Dó, a sua letra é C, depois é sempre a subir por ordem.

A - Lá

B - Si

C - Dó

D - Ré

E - Mi

F - Fá

G - Sol

Estas notas compõem a escala de dó maior, aquela que toda a gente sabe soletrar.

No entanto falta falar das outras, aquelas com o #. São notas intermédias entre aquelas que conheces, usadas para preencher todos os meios tons possíveis. Do C para o C# vai o mesmo intervalo que do C# para o D, e que do D para o D#, etc. Como disse lá em cima, # indica sustenido, sendo que é sempre usado em associação à nota imediatamente anterior.

Podem ainda ser usados bemóis (já és capaz de ter ouvido falar em Ré bemol, por exemplo), usando exactamente a mesma lógica, mas associando à nota imediatamente depois. Ou seja, C# = Db, pois ambas se referem à nota entre C e D. Mas não ligues muito aos bemóis inicialmente, quase tudo o que vais apanhar usa a notação em sustenido (#), tal como na imagem.

Para finalizar, resta-me apenas dizer que há duas notas que não têm sustenido: o Mi (E) e o Si (B). Ou seja, como podes ver na imagem, a seguir ao E vem o F, não o E#.

E agora que já leste esta breve explicação, sim, entre o Dó (C ) e o Mi (E) vão 2 tons, ou 4 meios tons. C -> C# -> D -> D# -> E.

A forma mais fácil disto te entrar na cabeça é olhando para o piano, que tem as notas todas escarrapachadas por ordem e onde consegues identificar facilmente quais são sustenidos/bemóis (teclas pretas):

piano_notes.jpg

Editado por doom_master

Compartilhar este post

Link para o post

Os sustenidos/bemóis também são notas. Meio tom é o intervalo entre cada uma delas.

guitar-fretboard-diagram-sharp-notes.jpg

Pegando nesta imagem, que mostra as notas ao longo do braço da guitarra, reparas que há letras com e sem o # à frente. O # indica sustenido, mas já lá vamos. Primeiro, as letras. Cada letra é uma nota como tu conheces. Começando pelo Dó, a sua letra é C, depois é sempre a subir por ordem.

A - Lá

B - Si

C - Dó

D - Ré

E - Mi

F - Fá

G - Sol

Estas notas compõem a escala de dó maior, aquela que toda a gente sabe soletrar.

No entanto falta falar das outras, aquelas com o #. São notas intermédias entre aquelas que conheces, usadas para preencher todos os meios tons possíveis. Do C para o C# vai o mesmo intervalo que do C# para o D, e que do D para o D#, etc. Como disse lá em cima, # indica sustenido, sendo que é sempre usado em associação à nota imediatamente anterior.

Podem ainda ser usados bemóis (já és capaz de ter ouvido falar em Ré bemol, por exemplo), usando exactamente a mesma lógica, mas associando à nota imediatamente depois. Ou seja, C# = Db, pois ambas se referem à nota entre C e D. Mas não ligues muito aos bemóis inicialmente, quase tudo o que vais apanhar usa a notação em sustenido (#), tal como na imagem.

Para finalizar, resta-me apenas dizer que há duas notas que não têm sustenido: o Mi (E) e o Si (B). Ou seja, como podes ver na imagem, a seguir ao E vem o F, não o E#.

E agora que já leste esta breve explicação, sim, entre o Dó (C ) e o Mi (E) vão 2 tons, ou 4 meios tons. C -> C# -> D -> D# -> E.

A forma mais fácil disto te entrar na cabeça é olhando para o piano, que tem as notas todas escarrapachadas por ordem e onde consegues identificar facilmente quais são sustenidos/bemóis (teclas pretas):

piano_notes.jpg

eu ja tinha lido sobre isto e ja tinha uma geral, apenas nunca associei os termos notas/tons/intervalos mas explicaste mesmo bem, parece que entendi melhor :mrgreen: obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Sinceramente da minha experiência esse tipo de coisa é absorvida com experiência, ouvindo e tocando muito.

Para mim conseguir replicar melodias foi bem mais fácil do que replicar acordes. Replicar melodias foi aprender escalas (pentatónica, maior, menor,...) o que permite diminuir o range onde podes ir buscar notas. Começava primeiro por ir atrás daquilo que ouvia e consoante onde as notas encaixavam/soavam bem conseguia começar a perceber em que parte da escala estava e conseguia brincar por ali. E quando digo replicar melodias não tem de ser replicar solos da guitarra. Eu comecei replicando aquilo que era cantado.

Ouvir uma música e replicar acordes já foi algo que demorei mais tempo e sinceramente não sei dizer como cheguei lá. Não é tão simples como ouvir uma melodia em que consigo replica-la imediatamente... Com acordes é um bocado ir à pesca e com a experiência que "a seguir a este acorde neste tom genericamente vêm aqueles".

Isso faz todo o sentido. Quando ainda não tinha grande experiência, tinha o hábito de tentar tocar a melodia em notas simples e não em acordes, e foi algo que perdi. Mas neste caso pode dar jeito, porque consigo situar-me melhor no braço a tocar nota-a-nota, e depois passar isso para acordes. Boa dica, obrigado :fixe:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas se conseguires replicar a melodia à partida já sabes em que tom a música está e a partir dai sabes que acordes podes tocar ou não e as diferentes progressões que podes usar!

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho a possibilidade de comprar uma Alhambra 5P CW com equalizador E1 Fishman Classic M. O preço de mercado está nos 950€, posso comprar por 550€.

Alguém familiarizado com o modelo?

Quais são os inconvenientes de comprar uma eletroacustica comparado com uma classica? O som unplugged é pior do que uma clássica?

Quais são as diferenças mais notórias entre o equalizador E1 e o E2?

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho andado a tentar aprender a tocar guitarra (classica até aprender, depois se conseguir aprender, compro uma eléctrica), agora no fim de velho, e não vos vou mentir, tá f*dido.

Que sites usam para ver musicas? Tenho usado o ultimate guitar, mas n tou a gostar muito.

Ainda sofro muito com acordes mesmo os mais simples, tabs safo-me um bocado melhor, só que as musicas não soam nada parecidas :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Tens vídeos de músicas específicas nas páginas de youtube do cifraclub e tvcifra que são brasileiros, eu tb usava esses.

Também de técnicas e assim

Editado por Lip McBoatface

Compartilhar este post

Link para o post

Tens vídeos de músicas específicas nas páginas de youtube do cifraclub e tvcifra que são brasileiros, eu tb usava esses.

Também de técnicas e assim

Queria mesmo tipo base de dados, como o ultimate guitar, mas que me tente vender menos m*rda, e se possivel logo com link do youtube para a musica.

Tenho tocado bocadinhos/intros de smoke on the water, godfather, sweet dreams (este ainda ta muito m*rda), seven nation army (bleh). Acho que tenho que começar a forçar acordes, mas devia ganhar mais força e flexibilidade no anelar e no mindinho primeiro.

Tenho andado a marrar na nobodies (Acustica) e hotel california para ver se vou aprendendo a mudar os dedos de corda+fret, sem que seja muito complicado, e que mesmo mal tocada acaba por não ficar horrivel. Porque por exemplo, uma cena como godfather, se investir 5 minutos consigo tocar logo o inicio e motiva-me, por outro lado, quando chego à parte de acrescentar uma corda, começo logo a usar os dedos errados para conseguir tocar, e assim sei que não saio da cepa torta, doutro forma não consigo tocar minimamente e começo a pegar noutra musica. Tenho ai o livro do guitar fitness, mas não me motiva fazer esses exercicios com metronomo, daí que tente pegar em músicas que goste e que sejam simples.

Outra coisa que me tem atrofiado é a posição das mãos, por exemplo quando tenho que meter 2 dedos no mesmo fret e outro dedo noutro fret, nunca sei a posição correcta. Eu tenho dedos grandes, mas são finos e ainda não tenho calos para calcar as cordas, o que faz com que n perceba bem se tou na posição correcta ou não. Há algum padrão para a posição da mão (e polegar) consoante o fret?

Já ando nisto há 1 mês ou assim (nunca toco muito tempo e não é todos os dias, é sempre 15-60 minutos enquanto espero malta para jogar cs ou isso), e apesar de evoluir, acho que não tenho evoluido muito e o que evoluo é mais à base de recuperar mecanicas que tinha de guitar hero de ha 10 anos atras (que é muito mais simples do que uma guitarra a serio, é 1 corda com 5 frets vá), do que realmente aprender.

Tive ai a ver uns videos do cifras club, e apesar de ainda não conseguir fazer os acordes, parece bacano, principalmente aquelas que passam a musica tipo o GH. Outra coisa interessante, foi a forma como o gajo explica as batidas, faz muito mais sentido assim. Eu tocava sempre igual, de cima para baixo com o polegar e pronto :lol:

Obrigado.

Editado por lastdance

Compartilhar este post

Link para o post

Começa sempre por dominar os acordes abertos. Mi menor, Mi maior, Sol maior, Lá maior, Lá menor, Dó maior, Ré maior (talvez o menor também). Basicamente, aqueles que dá para fazer nas 3 primeiras casas/fretes sem te obrigar a fazer barra, que claramente é o mais difícil. Para além de chegarem para tocar muitas músicas, vão dar a confiança de que necessitar para seguir em frente, bem como deixar-te com esses sweet sweet calos nos dedos.

Quando passares aos de barra, vais perceber que os maiores e menores têm as mesmas posições do Mi maior/menor, caso sejam na sexta corda, ou do Lá maior/menor, caso sejam na quinta corda, com a diferença de estarem transpostos um pouco acima no braço da guitarra. É lógico, e caso ainda não tenhas percebido, vais perceber quando os começares a usar.

Ah, quanto a ritmo cada um faz o que lhe soar melhor consoante a música, basicamente. Mas um ritmo básico e bastante usado por aí é:

baixo, baixo, cima, cima, baixo, cima. Sendo que os baixo correspondem aos tempos e os cima aos contra tempos. Ouve a Feia dos Tara Perdida, ou a Dunas dos GNR (guiando-te pela batida da bateria, é intuitivo), caso precises de uma base auditiva. Curiosamente ambas usam a mesma progressão de acordes, tal como a Last Kiss.

Editado por doom_master

Compartilhar este post

Link para o post

Preciso de desafios novos, estou a pensar meter-me no mundo das teclas.

Alguém aqui que tenha noção do mercado e qual será a melhor opção preço para um piano? Do benchmarking que fiz na internet e com conhecidos o melhor referenciado foi o Yamaha P-45B.

Disseram-me que este era o que normalmente a malta que anda no conservatório usa até ao 4º grau, mas não sei se nos dias de hoje não haverá melhores opções neste range de preços. O preço é um bocado alto, mas prefiro investir em algo de médio prazo até pq não de me meter em algo e abandonar portanto não tenho medo do risco de comprar e ficar a um canto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 33 minutos:

Preciso de desafios novos, estou a pensar meter-me no mundo das teclas.

Alguém aqui que tenha noção do mercado e qual será a melhor opção preço para um piano? Do benchmarking que fiz na internet e com conhecidos o melhor referenciado foi o Yamaha P-45B.

Disseram-me que este era o que normalmente a malta que anda no conservatório usa até ao 4º grau, mas não sei se nos dias de hoje não haverá melhores opções neste range de preços. O preço é um bocado alto, mas prefiro investir em algo de médio prazo até pq não de me meter em algo e abandonar portanto não tenho medo do risco de comprar e ficar a um canto.

boa sorte para encaixar isso no carro :mrgreen:

se queres investir logo assim esse parece-me bem sim sr. se quiseres investir menos, não precisas de tantas oitavas para começar

eu tenho um baixo e um piano encostados ao canto, infelizmente 😞

como é q vcs conseguem arranjar tempo para tocar? é q esta coisa do trabalho e da vida social é me completamente impossível arranjar tempo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, Em 10/02/2019 at 20:06:

boa sorte para encaixar isso no carro :mrgreen:

se queres investir logo assim esse parece-me bem sim sr. se quiseres investir menos, não precisas de tantas oitavas para começar

eu tenho um baixo e um piano encostados ao canto, infelizmente 😞

como é q vcs conseguem arranjar tempo para tocar? é q esta coisa do trabalho e da vida social é me completamente impossível arranjar tempo

Sábado à tarde quando o meu afilhado vai à catequese e eu fico a espera do terrorista para estar com ele à tarde. Também é a única slot que tenho disponível e tenho bastante pena 😞 nem quero imaginar quando me puser a estudar

Compartilhar este post

Link para o post

Comprar uns phones decentes. Ligar ao amplificador ou teclado. Tocar mesmo que seja de noite. Pelo menos é o que faço, e não abdico de tocar poque é uma forma que tenho de libertar o stress e ansiedade.

Compartilhar este post

Link para o post

Voltei a pegar na guitarra, e decidi comprar eléctrica quando aprender 15 músicas (parcialmente, né). Depois meto aí a lista de musicas engraçadas e faceis e que fiquem +- parecidas, para quem ta a aprender, que para mim tem sido f*dido encontrar.

Basicamente faço exercicios faceis do Guitar Fitness, uns minigames de acordes e depois vou assassinar músicas. Aí uns 40minutos por dia no total, até tenho evoluído bastante nos ultimos tempos.

Editado por lastdance

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 13 minutos:

Voltei a pegar na guitarra, e decidi comprar eléctrica quando aprender 15 músicas (parcialmente, né). Depois meto aí a lista de musicas engraçadas e faceis e que fiquem +- parecidas, para quem ta a aprender, que para mim tem sido f*dido encontrar.

Basicamente faço exercicios faceis do Guitar Fitness, uns minigames de acordes e depois vou assassinar músicas. Aí uns 40minutos por dia no total, até tenho evoluído bastante nos ultimos tempos.

The racounteurs - together e consolers of the lonely

Radiohead - creep e karma police

Eu queria mesmo ter mais tempo, mas com trabalho e ginásio, acabo por não conseguir conciliar as coisas.

Quando vou para tocar tenho até já as tabs dessas músicas impressas porque são fáceis e ajudam a voltar ao ritmo. Mas gostava de ser mais certinho, não estou a conseguir

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...