Ego Sum Publicado 30 Agosto 2019 Ter a guitarra na sala num tripé ao lado da televisão faz a diferença. Este mês tenho tocado guitarra mais pq mudei de casa e passei a fazer isso. Entretanto ainda não comecei a sério com o desafio das teclas que meti acima. Tive pico de trabalho durante 4 meses, e entretanto com procura de casa e mudanças não deu. A ser se acontece até ao fim do ano ou no 1º trimestre do próximo. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 10 Fevereiro 2020 apareceu-me no feed nestes ultimos dias e deu-me imensa vontade de voltar a tocar 😂 Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 11 Fevereiro 2020 Esse gajo é do crl Adoro os vídeos dele ❤️ O DVD de onde tiraram este vídeo está muito fixe. Compartilhar este post Link para o post
Contador Publicado 5 Abril 2020 Já tenho há algum tempo a vontade de aprender a dar uns toques na guitarra, sinceramente preferia uma acústica mas sabendo que a maior parte do tempo teria que treinar à noite, não queria incomodar a malta da casa portanto vou para uma elétrica. Também não preciso de amplificador porque vou ligar à placa de som do estúdio e uso inicialmente amplificadores digitais, eu sei que não é o mesmo mas é só para aprender. Portanto, algo que aconselham? Uma cena para o barata para começar a ganhar calo nas mãos mas que me dê para divertir. E em loja online pf (ou alguma que faça entregas) Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 5 Abril 2020 (editado) Diria que no início basta-te não gastar muito dinheiro e pensares na qualidade mais tarde. Usa isso para ganhares os calos, conseguires tocar notas, acordes de barras, trocar entre acordes, as cenas antes de chegares a escalas. Quando chegares a escalas começas a ressentir a qualidade e se calhar segues para fazer um maior investimento. Com guitarra acho que podes fazer isto porque o investimento não é gigante. Por exemplo no caso de piano, violino, saxo, etc..., o que se recomenda é que faças logo um grande investimento porque estamos a falar de valores bem maiores quanto ao que o que a versão rasca custa. O reddit não tem um sub com uma guia sobre isto? Editado 5 Abril 2020 por Lip McBoatface Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 6 Abril 2020 Já eu comecei anteontem a aproveitar esta pausa do trabalho para pegar na guitarra mais a sério. Toco há muitos anos, mas nunca me senti à vontade para improvisar, foi algo que nunca pratiquei. Sei teoria (excepto os modos, que apenas sei o que são), o desenho das posições básicas das principais escalas no braço (maior, menor e respectivas pentatónicas), mas fico-me por aí. Comecei do zero, estudar teoria musical, escalas e ontem comecei a memorizar as várias posições da escala maior ao longo do braço, primeiro com as chamadas "caixas", depois a ligar essas diferentes posições entre si. Quando me sentir à vontade, tenciono fazer o mesmo para as restantes três escalas. Alguém tem algumas dicas que ache relevantes e que me possam estar a faltar? Compartilhar este post Link para o post
Interstellar Publicado 6 Abril 2020 Citação de doom_master, há 1 hora: Já eu comecei anteontem a aproveitar esta pausa do trabalho para pegar na guitarra mais a sério. Toco há muitos anos, mas nunca me senti à vontade para improvisar, foi algo que nunca pratiquei. Sei teoria (excepto os modos, que apenas sei o que são), o desenho das posições básicas das principais escalas no braço (maior, menor e respectivas pentatónicas), mas fico-me por aí. Comecei do zero, estudar teoria musical, escalas e ontem comecei a memorizar as várias posições da escala maior ao longo do braço, primeiro com as chamadas "caixas", depois a ligar essas diferentes posições entre si. Quando me sentir à vontade, tenciono fazer o mesmo para as restantes três escalas. Alguém tem algumas dicas que ache relevantes e que me possam estar a faltar? Já não toco ha uns anos e nunca fui muito pela teoria, mas do que me lembro dá-se imensa importância à utilização do metrónomo para ires ganhando calo quanto aos tempos. De resto é praticares o que vais aprendendo por cima de músicas, havia disso até no youtube. Ainda cheguei a compor umas coisas básicas durante uns anos. Tenho uma Pacifica e usava uma placa de som que ligava à Roland SP 555 e Fuityloops/Abletons da vida para fazer as brincadeiras. Compartilhar este post Link para o post
Capa Publicado 8 Abril 2020 (editado) Citação de doom_master, Em 06/04/2020 at 14:45: Já eu comecei anteontem a aproveitar esta pausa do trabalho para pegar na guitarra mais a sério. Toco há muitos anos, mas nunca me senti à vontade para improvisar, foi algo que nunca pratiquei. Sei teoria (excepto os modos, que apenas sei o que são), o desenho das posições básicas das principais escalas no braço (maior, menor e respectivas pentatónicas), mas fico-me por aí. Comecei do zero, estudar teoria musical, escalas e ontem comecei a memorizar as várias posições da escala maior ao longo do braço, primeiro com as chamadas "caixas", depois a ligar essas diferentes posições entre si. Quando me sentir à vontade, tenciono fazer o mesmo para as restantes três escalas. Alguém tem algumas dicas que ache relevantes e que me possam estar a faltar? Para começares a improvisar não precisas de muito mais! E na guitarra, a teoria é importante, mas saber aplicar a escala em si é muito mais. Porque torna-se muito gráfico e intuitivo, e não tens de saber que vais estar a tocar determinada nota, só tens que saber que dentro da escalas há posições chave onde sabes sempre que vais buscar uma tónica, uma 4ªP, sabes onde fica a oitava etc... e isso torna-se gráfico porque independentemente da tonalidade em que estás a tocar ao transpores as escalas para a tonalidade que queres vais buscar as notas sempre ao mesmo sitio dentro do mesmo desenho.... Portanto o que aconselho é aprenderes bem esses desenhos das diferentes escalas e aprenderes misturar. Por exemplo, aprenderes a ir buscar os meios tons quando estiveres a tocar numa pentatónica.... consegues fazer passagens muito fixes assim. Ou seja perceber onde a escala maior se cruza com a pentatónica... E é importante ter a percepção que: ao ouvinte só vai interessar a primeira e a última nota de cada frase musical. tudo o resto é um caminho para lá chegar Editado 8 Abril 2020 por Capa Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 10 Abril 2020 Ganhei tomates e comprei um piano esta quarentena. Ontem comecei a fazer um curso na Udemy para tocar com a técnica certa de inicio. Já dá para tocar umas músicas de acordes e com as duas mãos 🙂 1 Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 5 Junho 2020 (editado) @Ego Sum era mesmo de ti que precisava. já há algum tempo que queria arranjar um teclado, e acho que é desta (nunca toquei). tinha visto um bocado no thomann.de, e também cheguei ao Yamaha P-45 B. chegaste a comprar este? arrependimentos? como está a correr a aprendizagem? outras questões básicas: em relação ao setup, dá para desenrascar em cima de uma mesa, ou convém comprar um suporte? "arrumar" isto ao alto quando se quer é capaz de ser má ideia? adorava fazer isto. Editado 5 Junho 2020 por bobzz Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 5 Junho 2020 (editado) Citação de bobzz, há 1 hora: @Ego Sum era mesmo de ti que precisava. já há algum tempo que queria arranjar um teclado, e acho que é desta (nunca toquei). tinha visto um bocado no thomann.de, e também cheguei ao Yamaha P-45 B. chegaste a comprar este? arrependimentos? como está a correr a aprendizagem? outras questões básicas: em relação ao setup, dá para desenrascar em cima de uma mesa, ou convém comprar um suporte? "arrumar" isto ao alto quando se quer é capaz de ser má ideia? adorava fazer isto. Sim, comprei o YAMAHA P45, estou bastante satisfeito com a compra! 🙂 Eu comprei o set completo, porque a maneira como estás sentado e o angulo dos pulsos é importante no piano: Piano digital Yamaha P45 Suporte para Teclado Bsx 900550 Preto Banco de Teclado Bsx BT535 Preto Em relação à aprendizagem vai bem mais rápido do que imaginaria. Ter bastante experiência noutras andanças ajuda. Fiz só prai 1h de aulas no Udemy, que ajudou bastante para aquelas dicas iniciais de postura e exercícios para começar a tocar com duas mãos. A partir daí passei a aprender por mim a pegar em músicas que gosto, vejo os acordes nos Cifras da vida e começo a toca-los na mão esquerda e a sacar as melodias na mão direita. Ainda ontem saquei um Yann Tiersen (La Valse d'Amélie) 😄 Mas depois passa por aqui a sogra como neste fim de semana e dá-me uma coça. Ela toca desde pequena, tem piano de parede em casa. Editado 5 Junho 2020 por Ego Sum 1 Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 5 Junho 2020 não tenho bases, mas hei-de dar conta do recado. acho que vou avançar para este então, com o suporte para teclado (https://www.thomann.de/pt/yamaha_p_45_b_stand_bundle.htm). o banco tenho um de 40 cm's (tou sentado nele neste momento), acho que não justifica. obrigado! Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 5 Junho 2020 Semelhante a esse também tens o Roland F-30, foi uma boa compra. E dá uso ao metrónomo, e se tiveres economias para isso mete-te em aulas, no início então é bastante importante para não ganhar os maus hábitos Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 17 Junho 2020 chegou ontem. ia perguntar-te @Ego Sum se estavas a seguir algum canal de youtube ou similar, continuas a ir tocando só com as pautas? Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 17 Junho 2020 Citação de bobzz, há 2 horas: chegou ontem. ia perguntar-te @Ego Sum se estavas a seguir algum canal de youtube ou similar, continuas a ir tocando só com as pautas? Não sigo nada em específico. No Udemy fiz um curso chamado "Pianoforall" para começar a ter as bases. Agora quando quero aprender uma música simples abro o cifraclub.com.br, vejo os acordes e toco. Quando quero aprender uma mais complexa procuro no youtube. Por exemplo na semana passada procurei por "yann tiersen comptine piano tutorial" e comecei a aprender essa: 1 Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 19 Junho 2020 (editado) Happy Birthday: check 😎 acho que vou tentar a comptine (gosto muito) com este video, nem que seja aquela parte mais catchy. na preview deste vídeo a mão dele consegue essa abertura, e ele depois adapta para quem tenha mãos mais pequenas. a minha acho que vai ser mão pequena, consigo no limite fazer o que está na imagem 😔 Editado 19 Junho 2020 por bobzz Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 19 Junho 2020 (editado) Alguma vez aprendeste a tocar piano ou outros instrumentos? Editado 19 Junho 2020 por Lip McBoatface Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 19 Junho 2020 (editado) Então recomendo que leias o FAQ no subreddit de piano sobre como começar. Partires logo para aprender músicas via youtube é armadilha, se não apanhas as bases de postura, posição de mãos, entre outras coisas, vais ter possivelmente lesões e mais importante vais ganhar maus hábitos e não vais conseguir tocar aquelas músicas que queres mesmo aprender, a meter expressão na música que tocas, e essas coisas matam a motivação duma pessoa aos poucos. Coisas como aprender a tocar com o metrónomo, ter uns exercícios básicos para aquecer as mãos, etc... são benefícios exponenciais Isto não quer que não te divirtas, fazes por exemplo os últimos minutos de um treino para tentares tocar estas músicas, também tens de te divertir. Editado 19 Junho 2020 por Lip McBoatface 1 Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 19 Junho 2020 tinha planeado fazer no fim-de-semana o "7.5 Hour Free Piano Course" deste canal, mas agora quando o abro diz que o vídeo é privado 😐 ainda estou em teletrabalho e não sei quando volto, mas onde trabalho acho que dão aulas, e estava a planear ir por aí. de qualquer modo vou checkar o reddit, obrigado! Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 19 Junho 2020 Citação de bobzz, há 2 horas: tinha planeado fazer no fim-de-semana o "7.5 Hour Free Piano Course" deste canal, mas agora quando o abro diz que o vídeo é privado 😐 ainda estou em teletrabalho e não sei quando volto, mas onde trabalho acho que dão aulas, e estava a planear ir por aí. de qualquer modo vou checkar o reddit, obrigado! No início andei à procura de cursos e encontrei este. É pago, não é muito, pode ser interessante. Se vires o vídeo de overview podes ficar com uma noção do método de ensino e se vale a pena. https://www.udemy.com/course/curso-de-piano-luciano-alves/ 1 Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 19 Junho 2020 (editado) quando inicialmente te vi a falar do Udemy fui dar precisamente a esse, mas não vi com muita atenção. como tinha custo passei à frente na altura. entretanto hoje já tinha pensado nele, não para mim mas porque o meu pai me tem surpreendido um bocado a dizer que tinha adorado se tivesse aprendido orgão, e apesar de não o ver a aprender formalmente (não tem tempo), ir vendo umas aulas em brasileiro era capaz de ser bom para lhe mostrar (tinha de ser em português/brasileiro). Editado 19 Junho 2020 por bobzz Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 17 Julho 2020 Esse gajo é do crl. Ia vê-lo pela 3ª vez ao vivo este ano, se não fosse o Covid 😞 Compartilhar este post Link para o post