Banks29 Publicado 18 Julho 2023 (editado) Eu entendo a critica e também sou "quotado" nessa critica mas não é possível pedir a quem dedica horas a jogar e depois vê o estado atual da seção ter grande motivação para fazer enormes textos também. É sempre 2 balanças, a malta que chega vê esta confusão toda do que se passa, como é que reagem ? Mínimo trabalho desde que dê para ir postando o save tudo tranquilo e como disse eu estou incluído e a verdade é que de adianta escrever grandes textos e depois corre a situação de ir parar aos jogos terminados mesmo com 40 páginas e montes de texto ? Já aconteceu, não a mim mas a outros, também perdem a motivação. Sem contar com as votações mensais que dão 0 destaque a esses saves e ganham uma vez em cada 4 meses e até podem ser o save mais constante da seção em comparação com outros que fazem 5 atualizações durante 1 mês... Sim, 5 apenas e sem grande conteúdo. E tal como dizes, muitos de nós estamos na casa dos 30 e eu acho que se escreveres 20 linhas em vez de 10 também vais acabar a perder a pessoa de ler porque quando estão no fórum acabam por já estar cansados, o miúdo aos berros ao lado porque a irmã lhe puxou o cabelo (Não é que seja assim mas espero que entendas o que estou a querer dizer). No fundo, concordo com o que dizes nesse aspeto e tentarei dar o primeiro passo para que eu e os outros também tentem fazer 2 linhas em vez de 1 apenas. Editado 18 Julho 2023 por Banks29 2 Compartilhar este post Link para o post
Martini Branco Publicado 18 Julho 2023 (editado) Citação de Black Hawk, há 1 hora: Posso abordar o tema por uma perspectiva diferente e que provavelmente não vai ajudar a que faça amigos por aqui? Podem propor essas alterações, adianto já a minha profunda convicção que nada vai mudar. Isto porque estão a propor alterações cosméticas quando o problema do EMEM é bem mais profundo, é estrutural e tem a ver com os próprios saves. Eu andei afastado do EMEM durante uma série de anos (uns dez anos, talvez) e voltei há ano e meio - entretanto o trabalho e outras responsabilidades tiraram o tempo para por cá andar, quem sabe se no final do Verão consigo inventar qualquer coisa. De qualquer forma, durante esse período mantive um save que durou um ano e isso permitiu-me compreender melhor as dinâmicas da secção. Habituado como estava ao EMEM de há dez anos, não fiquei agradavelmente surpreendido com o que vi. Onde é que pretendo chegar? Ao ponto que acho que muitos saves - não todos, mas se calhar mais de metade - têm tão pouco esforço investido neles que nem justificam um tópico próprio. A sério, vi saves que tinham mais imagens do que texto. Eram no fundo um repositório de imagens com duas linhas de texto a descrever o que já era visível na imagem, seguindo um modelo próximo de: [Banner] "Duas linhas de texto a dizer que vinha aí a segunda metade da época" [Print resultados da segunda metade da época] "Duas linhas de texto a dizer que vencemos os jogos A, B e C, como se a imagem não o mostrasse" [Print da classificação final] "Duas linhas a dizer que o objetivo foi alcançado" [Uma frase final a agradecer] E pronto, muitos saves seguem esta fórmula. Não chegamos a saber qual a abordagem táctica, de que forma joga a equipa, se em posse ou em contra-ataque. Não sabemos qual a estratégia para levar o clube ao sucesso, qual a abordagem ao mercado, se há rivalidades, se há algum jogador a causar mau ambiente, se há algum jovem talento a surgir. Nada, absolutamente nada que crie imersão no save. Parece que estamos a ver resultados no Teletexto e a classificação no ZeroZero. Juro, uma vez alguém postou uma imagem dos resultados num save com uma equipa pequena e lá pelo meio estava uma vitória no estádio de um dos grandes num jogo com alguns 10 golos. Isto em condições normais mereceria algum destaque, é um evento que daria valor ao save, mas como não mereceu perguntei ao autor o que aconteceu nesse jogo, qual a abordagem, o rumo do marcador, como é que se chegou àquele resultado. A resposta foi algo na linha de "tivemos alguma sorte". Pronto, OK. Lembro-me de noutro save ter perguntado como correu determinado jogo cujo resultado me pareceu um estranho outlier aos restantes resultados, a resposta foi que já não se lembrava do jogo... Pah, é assim, ninguém diz que um save exija atualizações como as que eu fazia no meu save, com milhares de caracteres que levavam dez a quinze minutos de leitura, quando não eram mais. Mas se estamos a criar um save e a pedir aos outros users que invistam o seu tempo no acompanhamento do save, pelo menos que exista algum esforço na apresentação da história. Tem de haver alguma imersão. Quem acompanha merece saber algo do que se está a passar além dos resultados e da classificação. Algum investimento na análise táctica ou na descrição dos jogos, ou na construção do plantel, ou uma história que permita criar empatia com o treinador, ou qualquer coisa - QUALQUER COISA - que possa tornar prazeroso ir ao tópico ver se houve desenvolvimentos. É que convém não esquecer que a maioria dos users deste fórum não são miúdos. A média de idade do núcleo duro deste fórum deve estar a ultrapassar os 30 anos, muitos já devem ir mais próximos dos 40 do que dos 30. Estamos a falar de pessoal que só fica cá se houver algo interessante a acontecer. Se ao chegarem aqui deparam com uma dezena de saves, dos quais meia dúzia não têm sumo nenhum, pah, lamento mas não ficam cá e não é a disposição dos tópicos na secção que o vai mudar. Falta algo que chame a atenção, algo que deixe o bichinho de cá voltar. Se a única coisa que o EMEM oferece são printscreens, ninguém cá vem e os que vêm não voltam mais. Eu concordo integralmente com tudo aquilo que referes, meu amigo 😉 Louvo a excelente escrita que és capaz de ter/fazer, bem como o ênfase que crias em quem lê e acompanha de perto a tua secção (O Amora foi o exemplo máximo em que eu acompanhei). Como é evidente, o pessoal fica completamente elucidado de tudo aquilo que se passa, do como se passa e do porquê de se passar assim. MAS... e há sempre um MAS... Quem lê verdadeiramente tudo aquilo que escreves? Eu lia, confesso que lia. Adoro ler e valorizo o excelente trabalho que fazias. Eu sou Professor de Português, adoro ler e adoro escrever. Podia, sem dúvida nenhuma, escrever missais nos meus saves. É óbvio que podia. Ás tantas até é o que devia fazer. Mas e quem os lia verdadeiramente? Eu já tive comentários em saves meus (e eu nem escrevo nada do outro mundo, por falta de tempo e pelo motivo acima citado) que não cheguei a perceber o que queriam dizer. Porque falavam em tudo, menos naquilo que interessava. Comentários típicos do "comento o teu e tu vens parar ao meu". E sei que isto que digo (tal como disseste), também não fará com que tenha vários amigos, mas vale o que vale. Tal como referiu o @Banks29 torna-se pouco motivador e a gente questiona se vale (ou não) a pena. E a realidade é só uma: será preferível ter estas pouquíssimas pessoas a postar desta forma? Ou que o leque já por si só reduzido, fique ainda mais restrito? No save do Mês? Já nem falo, porque aí poderia mesmo vir a ferir várias mentes e crenças. E nem quero sequer entrar por aí 😉 No geral, tu tens toda a razão. Mas se é fácil mudar o paradigma? Não, não é. De todo. Um abraço @Black Hawk e espero que em breve por cá estejas 🙂 Fazes cá falta, evidentemente. Editado 18 Julho 2023 por Martini Branco 1 Compartilhar este post Link para o post
six_strings Publicado 18 Julho 2023 Citação de Black Hawk, há 1 hora: Posso abordar o tema por uma perspectiva diferente e que provavelmente não vai ajudar a que faça amigos por aqui? Podem propor essas alterações, adianto já a minha profunda convicção que nada vai mudar. Isto porque estão a propor alterações cosméticas quando o problema do EMEM é bem mais profundo, é estrutural e tem a ver com os próprios saves. Eu andei afastado do EMEM durante uma série de anos (uns dez anos, talvez) e voltei há ano e meio - entretanto o trabalho e outras responsabilidades tiraram o tempo para por cá andar, quem sabe se no final do Verão consigo inventar qualquer coisa. De qualquer forma, durante esse período mantive um save que durou um ano e isso permitiu-me compreender melhor as dinâmicas da secção. Habituado como estava ao EMEM de há dez anos, não fiquei agradavelmente surpreendido com o que vi. Onde é que pretendo chegar? Ao ponto que acho que muitos saves - não todos, mas se calhar mais de metade - têm tão pouco esforço investido neles que nem justificam um tópico próprio. A sério, vi saves que tinham mais imagens do que texto. Eram no fundo um repositório de imagens com duas linhas de texto a descrever o que já era visível na imagem, seguindo um modelo próximo de: [Banner] "Duas linhas de texto a dizer que vinha aí a segunda metade da época" [Print resultados da segunda metade da época] "Duas linhas de texto a dizer que vencemos os jogos A, B e C, como se a imagem não o mostrasse" [Print da classificação final] "Duas linhas a dizer que o objetivo foi alcançado" [Uma frase final a agradecer] E pronto, muitos saves seguem esta fórmula. Não chegamos a saber qual a abordagem táctica, de que forma joga a equipa, se em posse ou em contra-ataque. Não sabemos qual a estratégia para levar o clube ao sucesso, qual a abordagem ao mercado, se há rivalidades, se há algum jogador a causar mau ambiente, se há algum jovem talento a surgir. Nada, absolutamente nada que crie imersão no save. Parece que estamos a ver resultados no Teletexto e a classificação no ZeroZero. Juro, uma vez alguém postou uma imagem dos resultados num save com uma equipa pequena e lá pelo meio estava uma vitória no estádio de um dos grandes num jogo com alguns 10 golos. Isto em condições normais mereceria algum destaque, é um evento que daria valor ao save, mas como não mereceu perguntei ao autor o que aconteceu nesse jogo, qual a abordagem, o rumo do marcador, como é que se chegou àquele resultado. A resposta foi algo na linha de "tivemos alguma sorte". Pronto, OK. Lembro-me de noutro save ter perguntado como correu determinado jogo cujo resultado me pareceu um estranho outlier aos restantes resultados, a resposta foi que já não se lembrava do jogo... Pah, é assim, ninguém diz que um save exija atualizações como as que eu fazia no meu save, com milhares de caracteres que levavam dez a quinze minutos de leitura, quando não eram mais. Mas se estamos a criar um save e a pedir aos outros users que invistam o seu tempo no acompanhamento do save, pelo menos que exista algum esforço na apresentação da história. Tem de haver alguma imersão. Quem acompanha merece saber algo do que se está a passar além dos resultados e da classificação. Algum investimento na análise táctica ou na descrição dos jogos, ou na construção do plantel, ou uma história que permita criar empatia com o treinador, ou qualquer coisa - QUALQUER COISA - que possa tornar prazeroso ir ao tópico ver se houve desenvolvimentos. É que convém não esquecer que a maioria dos users deste fórum não são miúdos. A média de idade do núcleo duro deste fórum deve estar a ultrapassar os 30 anos, muitos já devem ir mais próximos dos 40 do que dos 30. Estamos a falar de pessoal que só fica cá se houver algo interessante a acontecer. Se ao chegarem aqui deparam com uma dezena de saves, dos quais meia dúzia não têm sumo nenhum, pah, lamento mas não ficam cá e não é a disposição dos tópicos na secção que o vai mudar. Falta algo que chame a atenção, algo que deixe o bichinho de cá voltar. Se a única coisa que o EMEM oferece são printscreens, ninguém cá vem e os que vêm não voltam mais. Dar uma opinião, num fórum onde ainda somos livres de falar, não faz com que percas amigos ou faças inimigos. Não preocuparia com isso. Contudo, e uma vez que acabaste de descrever a forma como faço os meus posts hoje em dia, cá vão os meus 50 cents sobre o assunto. Uma coisa em que erraste foi na idade dos habitantes do forum, alguns (eu) já passaram dos 50 😱. Já tive saves com "milhares de caracteres", já fiz posts com mais pormenor, mas na verdade hoje em dia a falta de tempo (até para jogar) determina publicações mais sintéticas, baseado no screenshot e pouco texto. Na verdade é também este tipo de postagem que gosto mais, muitas vezes não ligo às histórias que muitos criam (e bem), mas nem todos temos os mesmos gostos. Prefiro saves mais gráficos (e alguns têm criatividade para os tornar interessantes sem escrever milhares de palavras). Isto tudo para dizer, que o problema não está na forma como cada um apresenta o save, impor um determinado estilo de save é limitar quem goste de fazer diferente ou quem não tenha a capacidade de escrever milhares de palavras. Não podemos negar seja a quem for que cumpra as regras, de ter um tópico próprio, por muito simples e básico que seja o seu save e a forma de o partilhar. Acredito que a maioria dos utilizadores o que aprecia é sobretudo um save graficamente apelativo, onde não seja preciso ler 20 linhas de texto para perceber que fomos eliminados nos quartos de final da Champions porque na manhã desse dia o nosso ponta de lança teve uma cólica que o impediu de jogar a 100%. A principal razão é porque a maioria das pessoas não tem muito tempo para vir ler todos os tópicos, e perder mais de 2 minutos por tópico. O ritmo de vida hoje em dia leva a isso. Para mim que já sou velho, a secção até tem vida (mais que eu 🙂 ) mas penso que uma reorganização pode ser muito benéfica. E agora a minha frase de agradecimento: Obrigado a todos os que acompanham PEACE PS: Amigos para sempre como nunca fomos. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
JonasThern Publicado 1 Agosto 2023 Aproveito para falar em relação à moderação, tal como já falaram em núcleos duros, eu também já vou nos 40, o tempo é menos e as horas de FM igual. Cheguei a uma altura em que desisti de reorganizar as coisas, porque simplesmente tudo o que eu pedia para ser feito não o era, pois o admin é o único que consegue fazer certas coisas e infelizmente não as fazia. Entretanto também tinha proposto alguns nomes para tomarem conta desta secção, mas uma vez mais não houve concordância nalguns nomes (nomes que eu indiquei são dos mais ativos no EMEM), portanto também desisti. Vou com o meu pouco tempo atualizando o meu tópico (que gosto sempre de ter na comunidade) e vou avançando com o "Save do Mês" e resumindo é basicamente isto. 2 Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 2 Agosto 2023 @Luís Silvares Mais alguma troca de ideias que aconteceu, praticamente um mês depois de eu ter decidido voltar a este não tema da seção. 1 Compartilhar este post Link para o post
M. Porter Publicado 7 Agosto 2023 Pelo descrito anteriormente, puxa de uma cadeira e põe-te confortável, porque a espera será longa. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 7 Agosto 2023 Citação de M. Porter, há 5 minutos: Pelo descrito anteriormente, puxa de uma cadeira e põe-te confortável, porque a espera será longa. Yap, mais de um mês sem resposta 1 Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 23 Agosto 2023 Citação de Banks29, Em 02/08/2023 at 10:40: @Luís Silvares Mais alguma troca de ideias que aconteceu, praticamente um mês depois de eu ter decidido voltar a este não tema da seção. @Luís Silvares..... 1 Compartilhar este post Link para o post
Tuckius Publicado 23 Agosto 2023 Assinalaram fora de jogo aos sub fóruns do EMEM, onde anda o VAR? 1 Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 24 Agosto 2023 Já resolveram meninos, é preciso é calma na alma. Estamos a ver mudanças, pouquinho a pouquinho vamos ter uma secção melhor e mais limpa ❤️ Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 24 Agosto 2023 Citação de cadete, Agora: Mudanças onde? Já começou pelas secções, já houve alguns cortes no menu inicial e o ENEM passou para 3 da lista 1 Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado 24 Agosto 2023 Citação de Banks29, há 18 minutos: Já começou pelas secções, já houve alguns cortes no menu inicial e o ENEM passou para 3 da lista Fixe. Nada como bater sempre na mesma tecla. Água mole em pedra dura...😁 Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 24 Agosto 2023 Citação de cadete, há 6 minutos: Fixe. Nada como bater sempre na mesma tecla. Água mole em pedra dura...😁 Eu sou um gajo chato, que se há de dizer mas o importante era o primeiro passo e esse foi sendo dado aqui e ali com quotes. 1 Compartilhar este post Link para o post
Martini Branco Publicado 8 Dezembro 2023 Que o Fórum já estivesse há muito parado, acho que já todos sabem! Que mesmo após a saída recente da nova versão esteja tão parado, ainda me admira mais. Esta secção, se não fosse um número muito reduzido de pessoas, já tinha morrido ao tempo! 1 Compartilhar este post Link para o post
six_strings Publicado 8 Dezembro 2023 Citação de Martini Branco, há 2 minutos: Que o Fórum já estivesse há muito parado, acho que já todos sabem! Que mesmo após a saída recente da nova versão esteja tão parado, ainda me admira mais. Esta secção, se não fosse um número muito reduzido de pessoas, já tinha morrido ao tempo! Poucos mas bons 😄 A verdade é que se não fosse esta secção, já tinha deixado de jogar. É o que me motiva. PEACE 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Martini Branco Publicado 8 Dezembro 2023 Citação de six_strings, há 25 minutos: Poucos mas bons 😄 A verdade é que se não fosse esta secção, já tinha deixado de jogar. É o que me motiva. PEACE Grande verdade também 😉 Digo exatamente o mesmo! E tenho gosto em fazer a partilha. 1 Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado 8 Dezembro 2023 Mais um a se juntar ao grupo. Só faço saves de longa duração, para partilhar aqui. De resto, só consigo ficar uma ou duas épocas por equipa. Tenho andado a viajar por esse mundo fora do FM e já treinei em todas as ligas de Conmebol e OFC, estando quase a acabar a UEFA. 1 Compartilhar este post Link para o post
Tuckius Publicado 25 Dezembro 2023 Um Feliz Natal a todos os savers desta secção! 2 Compartilhar este post Link para o post
JonasThern Publicado 25 Dezembro 2023 Boas festas à comunidade do EMEM. 2 Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 26 Dezembro 2023 Boas festas malta, espero que tenham tido todos um bom natal. 1 Compartilhar este post Link para o post