Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ibrahimovic_9

[Divisão de Honra] Grupo Desportivo de Prado

Publicações recomendadas

Pega lá, Alex :mrgreen:

canto3.jpg

Basicamente, o puto esquerdino que bate os cantos do lado direito levanta os dois braços, toda a gente que está na área ataca a zona do segundo poste levando consigo os defesas. No meio da confusão, um puto dos meus - que é muito bom a fugir das marcações - sai por trás de toda a gente e aparece a finalizar o cruzamento tenso e rasteiro para a zona de grande penalidade.

Isto nos treinos tem resultado, vamos ver em competição como vai dar. Como vêm não é descoberta nenhuma, e são coisas bastante simples.

Compartilhar este post

Link para o post

Perdi 4-2 no terreno do Louro.

Estive a vencer por duas vezes, 0-1 ao intervalo e 1-2. Depois sofremos o golo do empate num penalty duvidoso e o terceiro golo a acabar o jogo, com um miúdo dos meus no chão lesionado e o árbitro e adversários a assobiar para o lado. Depois sofri o quarto golo num golo de baliza a baliza do GR deles, sendo que foi o primeiro golo que a minha GR suplente sofreu desde o início da época.

Jogamos muito bem, contra uma equipa de segundo ano de infantis que tem um super GR. Safou em cima da linha de golo uns 3 remates nossos, que em casos normais davam golo. De referir que o primeiro golo da nossa equipa é uma jogada fantástica, mesmo de encher o olho.

Para a semana jogamos em casa, com o Ruivanense - equipa que batemos na primeira volta por 1-3. Vamos ver...durante a semana "desabafo" mais algumas coisinhas que me têm surgido.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que estás a supor que eles marcam a homem. Se fazem zona lixam-te já. E depois, mesmo que façam homem, há-de ficar sempre algum a acompanhar o 14... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje tive jogo-treino com a equipa dos Infantis A, empatamos 1-1. Fizemos um bom jogo, rodei bastante a equipa e experimentei algumas coisas novas. Jogamos grande parte do segundo tempo em 3-1-2 e gostei do que vi, pode dar jeito para o futuro. O nosso golo foi muito bem construído, novamente.

O problema é que estás a supor que eles marcam a homem. Se fazem zona lixam-te já. E depois, mesmo que façam homem, há-de ficar sempre algum a acompanhar o 14... :mrgreen:

Hoje mandamos uma bola ao poste a partir desse lance.

Compartilhar este post

Link para o post
Hoje tive jogo-treino com a equipa dos Infantis A, empatamos 1-1. Fizemos um bom jogo, rodei bastante a equipa e experimentei algumas coisas novas. Jogamos grande parte do segundo tempo em 3-1-2 e gostei do que vi, pode dar jeito para o futuro. O nosso golo foi muito bem construído, novamente.

Hoje mandamos uma bola ao poste a partir desse lance.

Também gosto de ir trabalhando lances de bola parada, apesar de serem escalões tão baixos. Desde que não seja nada de complexo, os miúdos vão assimilando a mecânica e, por vezes, até sai na perfeição. Uma vez bem feita compensa as inúmeras tentativas erradas :)

Compartilhar este post

Link para o post

Então é capaz de resultar bem. O problema da marcação a homem é que os jogadores adversários têm o hábito de se mexer. Uma chatice.

Compartilhar este post

Link para o post

oh alex, essa teoria de a marcação homem a homem ser má é um mito. Bem preparada e treinada, defesa H-H é fixe. E para mim, marcação à zona em bolas paradas é pa esquecer lol

Compartilhar este post

Link para o post

Marcação HH é má pelo simples facto de que basta um erro individual para decidir um lance.

Compartilhar este post

Link para o post

A defesa à zona é tremendamente mais eficaz.

E como é que se trabalha a marcação a homem? :-k

Compartilhar este post

Link para o post

Voltei a perder, em casa, com o Ruivanense. 0-2.

Vou ter muitas dificuldades na segunda volta, está visto. Os gajos já sabem que somos fortes e mandam sempre as equipas A, hoje voltou a suceder isso. Jogamos melhor do que eles na primeira parte, mas na última jogada antes do intervalo o meu GR deu um pato enorme e fomos para o descanso a perder. Isso deitou-nos abaixo. Na segunda eles equilibraram e marcaram cedo, com um golaço do meio da rua.

A minha equipa tem dificuldades de finalização, sobretudo porque são fraquinhos fisicamente e não conseguem encher o pé. Remates de longe então, só se o vento estiver a favor...

Estou a ponderar seriamente avançar para o 3-1-2, para poder jogar com mais gente na frente. O 2-3-1, nesta fase, está a mostrar-se curto para aquilo que eu quero. Para a semana não jogamos e depois vamos ao terreno do Brufe, a quem enfiamos 13 na primeira volta.

PS: em situações de desespero em que estão em desvantagem e precisam de arriscar no final do jogo, que estratégia utilizam? Sobem um dos defesas?

Compartilhar este post

Link para o post

Força nisso! :torcida:

Metesse o central a PL... Maior parte faz isto

Compartilhar este post

Link para o post

No 2x3x1 é tirar um dos centrais e meter na frente. Fazes um 1x3x2. Ficas em inferioridade numérica cá atrás muito provavelmente, vais ter de ter alas mais disponíveis para vir ajudar atrás e criar superioridade numérica perante o adversário.

Em 3x1x2... bem, é uma questão de metros, mas no fundo é avançar também para o 1x3x2. :lol: Fazes os defesas laterais subir no terreno, e até podes colocar jogadores de vocação mais ofensiva nos lugares desses defesas laterais...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não percebo nada disto, mas se ele começar a jogar em 3x1x2 (esquema de jogo base) a "mutação" para 1x3x2 (esquema de jogo para recuperar) parece-me mais fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que ele não pode entrar em campo já a pensar que vai ter de usar um sistema de jogo mais ofensivo para mudar o rumo dos acontecimentos. :mrgreen:

Eu pessoalmente, gosto muito do 3x1x2. Mas sem jogadores para isso, é para esquecer...

Compartilhar este post

Link para o post

Ponto assente: a partir de terça-feira vamos começar a trabalhar o 3x1x2. Tenho jogadores para isso, e tenho 4 treinos antes do próximo jogo, que será teoricamente um dos mais fáceis até final.

Os infantis A jogam de forma bem estranha. Hoje vi o jogo deles com a equipa mais fraca do Ruivanense (a mais forte sobra sempre para mim) e jogavam com dois centrais, dois alas e dois pontas de lança lá na frente. A defender jogavam praticamente com 4 defesas (2 centrais + 2 laterais) e os dois pontas de lança nem sequer desciam muito. Claro que se apanharem uma equipa que troque bem a bola têm mais dificuldades, tanto é que em jogos-treino temos sido quase sempre superiores a eles; mas a série que apanharam permite que se jogue assim, e lá vão goleando sem jogarem um das caldas...

Compartilhar este post

Link para o post

É um 2x2x2. Já vi usarem.

O ano passado uma equipazeca certamente amedrontada com as sovas que andávamos a dar a toda a gente, resolveu jogar contra nós em 4x2x0. E conseguiram sair só com 3-0...

Entretanto reparei que na 1ª página do tópico falei-te do 3x1x2. Pode ser que ajude. E foi um sistema que eu usei a época passada inteira. Se tiveres alguma dúvida...

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, vamos lá falar um bocadinho sobre isto.

Antes de passar para o que interessa, hoje o pai de um dos putos veio-me confrontar com o facto de eu convocar poucas vezes o filho. Ponto prévio: tenho 15 jogadores, portanto tenho de deixar três de fora para cada jogo; o rapaz é um dos três mais fracos que tenho, e não evoluiu nadinha desde o início da época, embora raramente falte aos treinos; para além disso, é um chato do caraças. Quando vai aos jogos está sempre a pedir para jogar quando está no banco, se vai voltar a entrar, se não vai, enfim...estou farto de o avisar e ele continua a insistir. Cheguei agora a casa e fui ver os números dele: foi chamado para 7 dos nossos 13 jogos, sendo que foi titular em 3 deles. Não marcou um único golo para amostra (é avançado) e raramente faz algo que se aproveite. Vale a pena comentar sobre a atitude do pai? :lol:

A parte que interessa: hoje comecei a trabalhar alguns aspectos do 3x1x2, embora apenas tivesse 11 jogadores no treino. Resolvi também que vou fazer uma palestra nos próximos treinos sobre algumas modificações que temos de fazer com esta alteração. Então é assim:

- na defesa, tenho um puto que tem sido titular e que o vai continuar a ser, agora como o elemento central dos três que jogam mais recuados. Aqui não há dúvidas; para a direita tenho 3 opções: a rapariga (que tenciono jogar com ela no meio campo, mas que pode actuar aqui sem problemas), um puto, titular, que joga muito bem em qualquer posição (mas que dada a técnica que tem eu pretendo que ele vá jogando mais à frente); e outro que geralmente joga sobre o lado direito mas que defende melhor do que o que ataca, e que penso que se pode dar bem nessa posição. Sobre a esquerda, as duas opções mais viáveis passam por esse puto que joga em qualquer posição, ou então pelo meu médio esquerdo. Este ataca razoavelmente bem e tem marcado muitos golos, mas além disso tem uma cultura táctica muito boa para a idade que tem. Pode perfeitamente fazer o corredor esquerdo, sendo que a equipa precisa de compensar caso ele tenha ficado - uma ou outra vez - a meio do caminho do ataque para a defesa.

- no meio campo tenho três opções, sendo que duas são mais fortes do que a outra. A miúda tem toda a aptidão para jogar ali, porque dá mais força à equipa e pode funcionar muito bem como um apoio atrás e nas compensações; a outra opção é o puto que mais se tem mostrado na minha equipa: muito forte tecnicamente, gere muito bem os ritmos de jogo, finaliza e nunca se esconde do próprio jogo. Uma máquina. Como o considero essencial no desempenho ofensivo da minha equipa, estava a pensar abdicar dele para essa posição, mas no ponto seguinte desenvolvo. A terceira opção é um puto que tem até alguma técnica, mas que arrisca pouco e pode ser importante em alturas do jogo em que a equipa precisa de defender um pouco mais.

- para os dois avançados, as opções mais fortes são um puto que é muito rápido, que aproveita muitos lances nas costas da defesa e que pressiona muito alto a defesa contrária (tem feito uma época sempre a subir, diga-se); um outro que é mais forte fisicamente, que remata forte, mas que peca em demasia por não se desmarcar com inteligência e procurar sempre ir de encontro a quem tem a bola (tenho trabalhado com ele, mas não está fácil); tenho o médio-esquerdo (já falei lá atrás dele) que pode bem fazer essa posição de avançado sobre a esquerda; e tenho o tal craque, que actualmente joga no meio campo mas que estou a pensar dar-lhe uma nova posição.

Basicamente, a minha ideia era dar mais segurança defensiva com a passagem da rapariga para o meio campo. Fecha melhor atrás e pode ser muito útil nas compensações. O Mário, que tem jogado no meio campo e que joga muito, é muito forte nos momentos ofensivos mas não tem cultura para dobrar um ala ou para fechar junto do central. Além de que seria mau para a equipa que ele estivesse tão remetido a tarefas defensivas. A minha ideia seria que ele jogasse na dupla de avançados, sendo que teria liberdade para recuar para o meio campo ou para aparecer em qualquer posição ofensiva, seja como segundo avançado ou a fazer superioridade com um dos alas. Percebe-se a ideia? Quando estivermos a defender, ele teria de se ocupar em acompanhar um dos defesas que subissem e o outro avançado fecharia do outro lado. Isto daria que um dos nossos defesas-laterais estivesse mais folgado e pudesse fechar mais ao meio.

Agora pergunto-vos: isto tem alguma lógica, ou sou eu que estou a pensar demasiado à frente para miúdos de 11 anos?

Compartilhar este post

Link para o post

Epá eu percebo o que tu queres fazer....Mas a pergunta é mesmo essa....Miúdos.. ( e miúda já agora ) de 11 anos vão perceber o que te pretendes? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Bem, vamos lá falar um bocadinho sobre isto.

Antes de passar para o que interessa, hoje o pai de um dos putos veio-me confrontar com o facto de eu convocar poucas vezes o filho. Ponto prévio: tenho 15 jogadores, portanto tenho de deixar três de fora para cada jogo; o rapaz é um dos três mais fracos que tenho, e não evoluiu nadinha desde o início da época, embora raramente falte aos treinos; para além disso, é um chato do caraças. Quando vai aos jogos está sempre a pedir para jogar quando está no banco, se vai voltar a entrar, se não vai, enfim...estou farto de o avisar e ele continua a insistir. Cheguei agora a casa e fui ver os números dele: foi chamado para 7 dos nossos 13 jogos, sendo que foi titular em 3 deles. Não marcou um único golo para amostra (é avançado) e raramente faz algo que se aproveite. Vale a pena comentar sobre a atitude do pai? :lol:

A parte que interessa: hoje comecei a trabalhar alguns aspectos do 3x1x2, embora apenas tivesse 11 jogadores no treino. Resolvi também que vou fazer uma palestra nos próximos treinos sobre algumas modificações que temos de fazer com esta alteração. Então é assim:

- na defesa, tenho um puto que tem sido titular e que o vai continuar a ser, agora como o elemento central dos três que jogam mais recuados. Aqui não há dúvidas; para a direita tenho 3 opções: a rapariga (que tenciono jogar com ela no meio campo, mas que pode actuar aqui sem problemas), um puto, titular, que joga muito bem em qualquer posição (mas que dada a técnica que tem eu pretendo que ele vá jogando mais à frente); e outro que geralmente joga sobre o lado direito mas que defende melhor do que o que ataca, e que penso que se pode dar bem nessa posição. Sobre a esquerda, as duas opções mais viáveis passam por esse puto que joga em qualquer posição, ou então pelo meu médio esquerdo. Este ataca razoavelmente bem e tem marcado muitos golos, mas além disso tem uma cultura táctica muito boa para a idade que tem. Pode perfeitamente fazer o corredor esquerdo, sendo que a equipa precisa de compensar caso ele tenha ficado - uma ou outra vez - a meio do caminho do ataque para a defesa.

- no meio campo tenho três opções, sendo que duas são mais fortes do que a outra. A miúda tem toda a aptidão para jogar ali, porque dá mais força à equipa e pode funcionar muito bem como um apoio atrás e nas compensações; a outra opção é o puto que mais se tem mostrado na minha equipa: muito forte tecnicamente, gere muito bem os ritmos de jogo, finaliza e nunca se esconde do próprio jogo. Uma máquina. Como o considero essencial no desempenho ofensivo da minha equipa, estava a pensar abdicar dele para essa posição, mas no ponto seguinte desenvolvo. A terceira opção é um puto que tem até alguma técnica, mas que arrisca pouco e pode ser importante em alturas do jogo em que a equipa precisa de defender um pouco mais.

- para os dois avançados, as opções mais fortes são um puto que é muito rápido, que aproveita muitos lances nas costas da defesa e que pressiona muito alto a defesa contrária (tem feito uma época sempre a subir, diga-se); um outro que é mais forte fisicamente, que remata forte, mas que peca em demasia por não se desmarcar com inteligência e procurar sempre ir de encontro a quem tem a bola (tenho trabalhado com ele, mas não está fácil); tenho o médio-esquerdo (já falei lá atrás dele) que pode bem fazer essa posição de avançado sobre a esquerda; e tenho o tal craque, que actualmente joga no meio campo mas que estou a pensar dar-lhe uma nova posição.

Basicamente, a minha ideia era dar mais segurança defensiva com a passagem da rapariga para o meio campo. Fecha melhor atrás e pode ser muito útil nas compensações. O Mário, que tem jogado no meio campo e que joga muito, é muito forte nos momentos ofensivos mas não tem cultura para dobrar um ala ou para fechar junto do central. Além de que seria mau para a equipa que ele estivesse tão remetido a tarefas defensivas. A minha ideia seria que ele jogasse na dupla de avançados, sendo que teria liberdade para recuar para o meio campo ou para aparecer em qualquer posição ofensiva, seja como segundo avançado ou a fazer superioridade com um dos alas. Percebe-se a ideia? Quando estivermos a defender, ele teria de se ocupar em acompanhar um dos defesas que subissem e o outro avançado fecharia do outro lado. Isto daria que um dos nossos defesas-laterais estivesse mais folgado e pudesse fechar mais ao meio.

Agora pergunto-vos: isto tem alguma lógica, ou sou eu que estou a pensar demasiado à frente para miúdos de 11 anos?

Eu também trabalho com miudos dessas idades e penso que se tudo for bem explicado e a parte essencial, trabalhado no treino com constantes exemplificações do que se pretende eles vão perceber, poderá obrigar a que tenhas que interromper mais vezes os treinos mas no fim eles acabam por entender e trará resultados, eu por exemplo ja utilizei 3 sistemas de jogo esta época, sendo que um era uma pequena variação do 4-3-3 mas eles entenderam bem, bem explicado eles chegam lá! Espero ter ajudado

Compartilhar este post

Link para o post

Oh Fábio, eu não acho isto assim tão avançado, mesmo para putos de 11 anos. Não há assim tantas compensações nem alternâncias. Assim por alto, a rapariga teria de dobrar algum dos laterais que subissem e não tivessem vindo a tempo, o tal puto que joga solto na frente iria muitas vezes aparecer na sua posição natural que é o meio campo, e os avançados já estão habituados a dar o litro atrás dos defesas que sobem no terreno...

A minha maior dúvida reside no único central que irá jogar. E caso a equipa adversária jogue com dois avançados, quem irá marcar? Será sempre um dos alas, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei, eu falei de um modo hipotético tu conheces os teus jogadores melhor que eu, se achas que eles são capazes força.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...