Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ibrahimovic_9

[Divisão de Honra] Grupo Desportivo de Prado

Publicações recomendadas

Ibrahimovic_9 que conselhos darias a pessoal se queira iniciar na tua actividade no mesmo escalão?

É complicado lidar com miúdos? Como conquistar o respeito deles? É que tenho a ideia que treinar nestes escalões se torna complicado, por eles quererem ir jogar à bola, brincar e raramente ouvirem o treinador..

E outra coisa, lidando com miúdos geralmente fracos a níveis técnico-tácticos, o que se deve treinar especialmente?

Compartilhar este post

Link para o post

É lógico que as coisas não são fáceis.

Antes de tudo é importante teres sensibilidade e tacto para te aperceberes dos terrenos que estás a pisar. Vais treinar miúdos, não vais treinar séniores profissionais. Há lá no clube colegas meus que têm sido muito criticados por causa dessas coisas. Para ganhares o respeito da canalhada não é obrigatório seres uma espécie de general que se impõe pela ditadura. Tens de saber dar com uma mão para de seguida tirar com a outra.

Isso de eles te ouvirem ou não depende sempre do compromisso que eles vão querer ter com o clube e com a equipa. Antes de mais tens de os valorizar enquanto parte integrante duma estrutura, eles têm de perceber que estão a representar um clube e que as suas atitudes não podem ser desrespeitosas com ninguém lá dentro. Treinar mal, mesmo para os melhores jogadores, terá consequências: fica de fora até entender que não é mais que os outros. Foi assim que segurei dois ou três dos meus putos, e agora tenho-os completamente na mão.

No treino em si tens de estar preparado para sugerires os exercícios mais indicados, sempre segundo dois vectores: modelo de jogo que queres implementar + interesse que podes gerar com os exercícios que propões. Se eles gostarem do que fazem irão, obviamente, aplicar-se mais e crescer como jogadores (e a própria equipa). Para escalões de base, os princípios básicos (que podem ser meia dúzia ou 179, segundo o Navidkia) a trabalhar serão sempre a contenção, a progressão, a recepção, o passe, enfim, aquelas pequenas coisas que são a base de tudo.

Mas essas coisas partem de cada um, tu é que tens de encontrar a melhor estratégia e metodologia de trabalho.

No fundo tens de ser tu próprio, tens de rir com eles se necessário e tens de ser duro quando for caso disso. E justo, sempre.

Compartilhar este post

Link para o post

Era mais ou menos a ideia que tinha.

No fundo ser amigo deles, não os tratar como profissionais (são apenas crianças que se querem divertir). Fazê-los ver que o que importa no fundo é jogar futebol, respeitando sempre colegas e adversários.

Terão que perceber que têm em mim alguém com quem podem falar, alguém que também fica feliz com o sucesso deles. Mas também saber dizer não. Um treinador de futebol de formação funciona quase como um pai.

Compartilhar este post

Link para o post

Essas coisas dependem sempre do envolvimento que queres ter com aquilo tudo. Por exemplo, das equipas de futebol de 7 do meu clube (são as que mais acompanho), eu sou o único dos treinadores principais que chega ao fim do treino e vai com a equipa toda para o balneário.

Estou lá um bocado com eles na brincadeira, ou a despacha-los porque os pais estão cá fora à espera, e não tenho necessidade de fazer isso...mas gosto.

Compartilhar este post

Link para o post

São essas pequenas atitudes que cimentam a cumplicidade entre treinador e jogadores.

E já agora, os Infantis costumam treinar a que horas? 18h?

Compartilhar este post

Link para o post

Um plantel de futebol de infantis tem a volta de quantos jogadores? 13? 7 iniciais + 5 suplentes?

Compartilhar este post

Link para o post

Epa li este tópico todo desde o início hoje, tem sido uma grande leitura. Boa sorte Ibra :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado, pesgores :wink:

Bug, isso do plantel...eu actualmente só tenho 11, mas penso que o ideal será sempre à volta de 14 ou 15. É que ao longo do ano há sempre desistências por causa de castigos dos pais, e ficas numa situação complicada (como eu estou agora).

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma vitória no terreno do Urgezes: 5-6.

Campo ainda mais pequeno do que o nosso, muito calor e equipa adversária que fecha muito bem atrás e raramente arrisca subidas no terreno dos laterais. Nem sequer defendemos mal, só que o nosso GR esteve horrível e sofremos os golos quase todos através de pontapé de baliza dos gajos: campo pequeno, bico lá para cima, GR não agarra e golo na recarga :lol: Ainda assim tentamos jogar num campo que nos dificultou muito a vida.

Enfim, mais 3 pontos.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Schizo

Como está a classificação?

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, o meu save de duas épocas no Joane está a terminar.

Se por lá continuasse iria herdar a actual equipa de Infantis B, que conheço bem e que tem alguma qualidade (faltaria um avançado que marcasse golos e mais um ala). Os meus miúdos irão todos para os iniciados.

Vou sair, essencialmente, por duas razões: a) a distância, dado que actualmente passo mais tempo no Gerês do que em Braga, e é 1 hora de caminho, b) penso que o meu ciclo por lá terminou e não quero ficar acomodado como alguns colegas que tenho lá. Foram dois anos excelentes, e se no início fui olhado com alguma desconfiança, natural, com o decorrer do tempo fui-me impondo pelo meu trabalho e dedicação à causa. A equipa joga bem, fizemos resultados memoráveis, a maior parte dos miúdos estão preparados para o futebol de 11, e penso que contribuí para a formação pessoal de cada um deles. Como diz o outro, "foi bom prá caramba", mas está na minha hora.

Noutro sentido, e porque quero continuar nisto, já tenho alguns contactos e possibilidades para a próxima época. Dois clubes daqui de perto já mostraram interesse, sendo que a ideia é continuar nas camadas jovens, possivelmente já no futebol de 11. Agora a prioridade é acabar bem a época (faltam 4 jogos, sendo o próximo com o Braga) e continuar a divertir-me com os meus miúdos. Daqui por um mês começo a tratar do futuro com mais afinco.

Compartilhar este post

Link para o post

Ibra :prayer: pelo que tu escreves e como analisas o futebol, parece-me que és tu que no futuro vai andar a mostrar cartazes do banco :mrgreen:

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

Ibra :prayer: pelo que tu escreves e como analisas o futebol, parece-me que és tu que no futuro vai andar a mostrar cartazes do banco :mrgreen:

É isto.

Ah e se precisares de um extremo, podes-me sempre contactar :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

De facto tens altura para jogar no escalão dele.

Mas era mesmo por isso que disse para ele dizer se precisasse de um jogador. Basta só alterar o B.I e é na boa.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas era mesmo por isso que disse para ele dizer se precisasse de um jogador. Basta só alterar o B.I e é na boa.

Novo Leandro Lima :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

É bem Ibra, evolução na carreira sustentada.

Já começaste a preparar os miúdos para a tua eventual saída, ou tratas disso mais pro fim?

Compartilhar este post

Link para o post

Já começaste a preparar os miúdos para a tua eventual saída, ou tratas disso mais pro fim?

Já tenho falado, ainda que não muito a sério. Faltam ainda 4 jogos e quero que eles estejam mais focados nisso.

Esta semana recebemos o Braga, ou seja, dificilmente não seremos goleados :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Já tenho falado, ainda que não muito a sério. Faltam ainda 4 jogos e quero que eles estejam mais focados nisso.

Esta semana recebemos o Braga, ou seja, dificilmente não seremos goleados :lol:

Cuidado que eles andam a rodar os miúdos pelas equipas de Infantis ! Empataram com equipas fraquinhas na minha série...

Compartilhar este post

Link para o post

Cuidado que eles andam a rodar os miúdos pelas equipas de Infantis ! Empataram com equipas fraquinhas na minha série...

Eles rodam consoante a classificação dos adversários, fazem isso desde o início. Na primeira volta levei 7, e desde aí eles perderam com equipas que eu goleei...Só que quase que aposto em como eles vão apresentar a equipa mais forte novamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...