Koper Publicado 3 Janeiro 2017 (editado) A última vez que fui a um casamento eu vesti-me como sempre me visto. Não é obrigatório ires de fato e gravata, ainda para mais se significa que tens que gastar dinheiro. Isso depende de como te vestes no dia-a-dia. Se fores alguém importante nesse casamento (família próxima, amigo próximo, etc.) convém que vás com mais cuidado aka fato ou similar. Se não, uma cena tipo blazer e calças chega na boa. Anw, não sabia onde meter isto: NOVO SERVIÇO DOS CTT PERMITE COMPRAR EM SITES QUE SÓ ENVIAM PARA OS EUA Editado 3 Janeiro 2017 por Koper Compartilhar este post Link para o post
End Publicado 3 Janeiro 2017 O meu último casamento (entre aspas, claro :mrgreen:) foi há 2 anos e eu fui de camisa rosa e calças de ganga e com as sapatilhas que andava na altura fosse para onde fosse. Não era de um familiar muito próximo pois aí é provável que fosse mais aperaltado mas mesmo assim, escusas de gastar muito. Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 3 Janeiro 2017 Opah, isso tudo depende do casamento a que vão. Pode ser malta que leva na desportiva se forem de ténis e tshirt e pode ser malta que fica ofendida se não forem de gravata. E garanto-vos que essas pessoas existem. Se quiserem ir pelo seguro é um fato azul escuro, sapatos pretos/castanhos e gravata. O fato preto até pode ter pinta, mas pode haver quem não ache piada. É como uma senhora ir de branco, por norma não se faz. Mas nada como perguntar aos noivos qual é a dress code. Na última vez que fui a um casamento perguntei se valia a pena ir de gravata e o noivo pediu-me para usar uma na igreja. Depois disso era tranquilo. Por isso ao final da noite a gravata já era uma bandana :lol: Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 4 Janeiro 2017 (editado) Leiam bem o que o joe está a dizer, que ele sabe do que está a falar. Fato preto é para enterro ou então é um smoking para uma festa de gala à noite e estritamente à noite. Fato preto num casamento, a não ser que seja um casamento gótico, é de uma falta de gosto tremenda. Casamento, a não ser que saibam muito bem o que estão a fazer e especialmente no verão, é azul ou cinzento, se se quiserem armar em divertidos estiquem-se na gravata, não se ponham a inventar na camisa que acabam a chamar a atenção só por chamar. EDIT: O último fato, exactamente para um casamento, comprei-o no Freeport e não me arrependo, mas eu também uso sempre o número mais pequeno que há nas lojas, por isso raramente tenho em dificuldades em encontrar o meu número nestes 'restos'. Editado 4 Janeiro 2017 por whatever Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 4 Janeiro 2017 Quem diz que fato preto só deve ser usado em funerais, ainda deve usar chapéu de coco e cortejar mulheres à janela, só pode. https://pt.pinterest.com/explore/black-suits/ Tem aí imensas ideias de como usar um fato preto sem dar ares de luto. Desde que o fato tenha um corte slim e se evitem as gravatas pretas e os óculos escuros, em princípio a coisa cairá bem. O mais apropriado para o casamento seria até não usar gravata de todo ou usar laço, torna o look bastante mais descontraído. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 4 Janeiro 2017 Ser elegante não significa que seja apropriado para um casamento, se o casamento for um jantar de gala à noite tudo bem, agora fora um caso muito específico e manifestamente a excepção do típico casamento entre a primavera e o verão, com missa à hora de almoço e copo de água desde a tarde até à noite, não acho que um fato preto seja o mais apropriado, mas cada um sabe de si. Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 4 Janeiro 2017 A não ser que se seja o Johnny Cash, um casamento a roçar o verão nunca é convidativo para se usar um fato preto. Mesmo num casamento de dias frios eu evitava o preto. Não é ser antiquado ou não, acho que não é algo que combine mas isso vai de cada um. Eu no último, que foi num verão, fui de fato azul, camisa branca, sapato preto, gravata às flores e lenço. As mulheres só elogiavam a gravata 8-) Compartilhar este post Link para o post
the joker Publicado 4 Janeiro 2017 No que toca a casamentos e baptizados a minha mãe sempre me ensinou/obrigou a ir de fato e o mais bem vestido possível. Porque depois as senhoras da aldeia comentam umas com as outras e olham de lado o resto do ano, o bom nome da família fica em risco. Pensem nisso Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 4 Janeiro 2017 (editado) Confesso que nunca usei um fato na vida. Também só fui a 2 casamentos, um dos quais no ultimo Verão, com um calor abrasador. A imagem de uns amigos do noivo de fato preto justinho debaixo daquele sol era desoladora e pior ficou quando não aguentaram mais, tiraram o blazer e o aspecto da camisa era de que a tinham levado para o ginásio. Pela minha parte fui com umas calças claras, khaki acho, uma camisa clássica e um colete da pinta comprado na asos. Tipo isto, mas em bonito e sem mostrar os pêlos do peito: Editado 4 Janeiro 2017 por antifa Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 4 Janeiro 2017 Camisa aberta e chapéu também? :lol: Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 4 Janeiro 2017 Não, nem o xanato. Mas o esquema de cores e roupa era mais ou menos esse. Compartilhar este post Link para o post
JP_ Publicado 4 Janeiro 2017 Eu também tenho um casamento la para Setembro, estou a pensar em fato azul marinho, gravata não faço ideia. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 4 Janeiro 2017 Em 2017 é perfeitamente aceitável ir a um casamento com um fato preto. É só pesquisar um pouco na internet e parece ser uma daquelas regras de antigamente que já caíram em desuso e estão constantemente a ser quebradas sem que ninguém se importe. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 4 Janeiro 2017 Em Portugal ainda vamos em 1998, Enzo. Fato preto num casamento é sempre arriscado, sob vários prismas. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 4 Janeiro 2017 Já fui a um lá "nas aldeias" e ninguém me olhou de lado ou teceu qualquer comentário. E eu não era o único vestido de preto. Acredito que possa fazer confusão aquelas pessoas com uma idade mais avançada, para as gerações mais novas é igual ao litro. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 4 Janeiro 2017 Em Portugal ainda vamos em 1998, Enzo. Fato preto num casamento é sempre arriscado, sob vários prismas. Verdade, mas se o prisma for a temperatura - que até é capaz de ser o que se justifica mais - o problema mantém-se se falarmos de outro fato qualquer, sobretudo se for de uma cor escura. No último casamento fui mais ou menos como o Antifa, mas em vez do colete, usei um casaco de malha azul escuro, daqueles de algodão tipo isto. Com camisa branca e chinos de cor clara, fica impecável e confortável. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 4 Janeiro 2017 Eu nunca tinha ouvido essa história de que os velhos não gostavam de fatos pretos em casamentos, eu é que acho que faz pouco sentido. De resto o que não falta são casamentos com alguém de fato preto, não é propriamente uma raridade, eu é que acho quase sempre de mau gosto. Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 4 Janeiro 2017 A questão do fato preto não é de todo um problema de moda/estilo nem nada do género. Ninguém está aqui a dizer que se vai ficar mal com um fato desses. O que se discute é o seu uso numa festa religiosa que se mantém praticamente igual há dezenas de anos. Poucas devem ser as tradições que se mantiveram tão inalteradas na nossa sociedade. E aqui o preto é uma cor que tradicionalmente não se usa. Não é uma coisa de velhos, é uma coisa de costumes. Agora, é uma decisão pessoal se cumprem ou não com os costumes. O preto pode deixar má impressão nalgumas pessoas ou pode ser completamente cagativo, para dizer a verdade já é mais ou menos comum na maioria dos contextos. Na minha opinião pessoal, é melhor jogar pelo seguro. Mais vale ser um na multidão, do que o gajo que se destaca por ter "aquela camisa horrível" ou uma m*rda do género. E olhem que é uma linha ténue. E como dizem o Koper e o Whatever, querem inventar, façam-no de uma forma discreta. Até porque uma gravata com pinta custa 20 paus e um blazer com pinta certamente que custa mais de 100 e talvez nunca mais o usem na vida. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 4 Janeiro 2017 Por acaso até tenho uma tendência natural para vestir preto ou cores escuras, mas nunca o fiz em casamentos. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 4 Janeiro 2017 A questão do fato preto não é de todo um problema de moda/estilo nem nada do género. Ninguém está aqui a dizer que se vai ficar mal com um fato desses. O que se discute é o seu uso numa festa religiosa que se mantém praticamente igual há dezenas de anos. Poucas devem ser as tradições que se mantiveram tão inalteradas na nossa sociedade. E aqui o preto é uma cor que tradicionalmente não se usa. Não é uma coisa de velhos, é uma coisa de costumes. Agora, é uma decisão pessoal se cumprem ou não com os costumes. O preto pode deixar má impressão nalgumas pessoas ou pode ser completamente cagativo, para dizer a verdade já é mais ou menos comum na maioria dos contextos. Na minha opinião pessoal, é melhor jogar pelo seguro. Mais vale ser um na multidão, do que o gajo que se destaca por ter "aquela camisa horrível" ou uma m*rda do género. E olhem que é uma linha ténue. E como dizem o Koper e o Whatever, querem inventar, façam-no de uma forma discreta. Até porque uma gravata com pinta custa 20 paus e um blazer com pinta certamente que custa mais de 100 e talvez nunca mais o usem na vida. A cor que tradicionalmente não se usa é o rosa, ou o amarelo, ou o verde. A seguir ao cinzento e ao azul, o preto deve ser a cor mais utilizada pelos homens em casamentos. Se lá apareceres com um fato vermelho tinto à Messi/Goucha aí é que vais sobressair no meio da multidão, com um fato preto não me parece. Se levares um fato preto não serás certamente o único, ou então as ocasiões festivas a que fui não são a norma. Eu vou de preto apenas por uma razão, é o único fato que tenho, utilizo-o uma vez por festa e não vejo qualquer necessidade de comprar outro. Hoje em dia talvez tivesse optado por um cinzento com uma tonalidade mais escura que fica sempre bem em qualquer ocasião, mas na altura nem pensei muito nisso. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 4 Janeiro 2017 Fato vermelho tinto é rebuscado, mas há sempre um tipo em todos os casamento com um fato deste género, não falha :lol: Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 4 Janeiro 2017 Às vezes é o próprio noivo. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 4 Janeiro 2017 Já fui a um lá "nas aldeias" e ninguém me olhou de lado ou teceu qualquer comentário. E eu não era o único vestido de preto. Acredito que possa fazer confusão aquelas pessoas com uma idade mais avançada, para as gerações mais novas é igual ao litro. Não tenho a certeza. Tenho 34 anos e considero-me parte de uma dessas gerações novas contudo, se alguém viesse ao meu casamento vestido de preto eu não ia achar muita piada, já que, com jeitinho, podia ser acabassem por ir ao meu funeral vestidos da mesma forma. Outra coisa é levar uma peça preta, ou uma combinação com preto, desde que este não seja a cor dominante. O casamento é, acima de tudo, uma festa e pede um dress code à medida. Fatos pretos são para funerais e para determinadas carreiras profissionais. Verdade, mas se o prisma for a temperatura - que até é capaz de ser o que se justifica mais - o problema mantém-se se falarmos de outro fato qualquer, sobretudo se for de uma cor escura. No último casamento fui mais ou menos como o Antifa, mas em vez do colete, usei um casaco de malha azul escuro, daqueles de algodão tipo isto. Com camisa branca e chinos de cor clara, fica impecável e confortável. Num casamento de verão aceita-se perfeitamente esse vestuário. Já o fato azul marinho fica bem em qualquer altura, podendo ajustar-se o tecido do fato e o resto da roupa de acordo com a temperatura. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 4 Janeiro 2017 Fatos pretos são para funerais e para determinadas carreiras profissionais. Isso para mim está ao nível do clean shave ser o look obrigatório para ir a uma entrevista de emprego ou para quem quiser ter uma carreira profissional exemplar. Felizmente, são coisas que hoje em dia estão a ficar ultrapassadas. Dá-me um bom motivo para que o fato preto seja apenas para funerais ou para certas carreiras profissionais e em que é que o difere tanto de um fato azul escuro. Está associado aos funerais porque a certa altura se propagou a ideia que era assim, foram "regras" que alguém criou, e que são perfeitamente mutáveis. Muito da moda de hoje em dia consiste em quebrar "regras" pré-concebidas e utilizar o que há uns anos se considerava impensável. E este tipo de festas não são excepção. Aliás, se calhar há uns anos atrás se alguém fosse vestido daquela forma que o antifa postou passava por weirdo, hoje em dia já se começa a ver e até fica muito bem, na minha opinião. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 4 Janeiro 2017 Isso para mim está ao nível do clean shave ser o look obrigatório para ir a uma entrevista de emprego ou para quem quiser ter uma carreira profissional exemplar. Felizmente, são coisas que hoje em dia estão a ficar ultrapassadas. Dá-me um bom motivo para que o fato preto seja apenas para funerais ou para certas carreiras profissionais e em que é que o difere tanto de um fato azul escuro. Está associado aos funerais porque a certa altura se propagou a ideia que era assim, foram "regras" que alguém criou, e que são perfeitamente mutáveis. Muito da moda de hoje em dia consiste em quebrar "regras" pré-concebidas e utilizar o que há uns anos se considerava impensável. E este tipo de festas não são excepção. Aliás, se calhar há uns anos atrás se alguém fosse vestido daquela forma que o antifa postou passava por weirdo, hoje em dia já se começa a ver e até fica muito bem, na minha opinião. Foi uma hipérbole. Não era para ser levado à letra. Como é óbvio, tens razão no que dizes. Compartilhar este post Link para o post