KAralinda Publicado 18 Setembro 2024 É só para avisar que estou ao portão de casa , a fumar um cigarro... Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 18 Setembro 2024 Citação de KAralinda, há 12 minutos: É só para avisar que estou ao portão de casa , a fumar um cigarro... Só acredito com vídeo. Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 18 Setembro 2024 (editado) Citação de HappyKing, há 13 horas: Esse discurso é giro e a anáfora também é. A questão aqui é que as respostas que se baseiam na emoção e em desejar justiça imediata terão como consequência prática uma sociedade mais cruel. Nós não precisamos de penas medievais. Precisamos sim de uma justiça mais eficaz onde o sistema penal funcione de forma adequada. Precisamos sim de um país onde a prevenção dos incêndios seja prioridade. Precisamos sim que as políticas de prevenção e combate sejam verdadeiramente implementadas. O populismo, seja ele de que tipo seja - judicial, politico ou outro, só perpetua ciclos de promessas vazias e tragédias recorrentes. São necessárias soluções concretas de fundo e não o retorno a práticas que, historicamente, não trouxeram a justiça que desejamos. Que eu saiba, estamos todos "no conforto das nossas casas, com ar condicionado e um teclado à frente" (eu não estou com ar condicionado mas gostava). Caso contrário, não estaríamos aqui no CMPT a escrever. Eu até só consigo ver os posts a que respondeste, assim acompanhando a discussão, porque os citaste. Mas tens toda a razão. Nem é tanto uma questão de a justiça popular - muitas vezes limitada a justiça emotiva - conduzir a uma sociedade mais cruel. Essa será uma consequência a evitar. A questão para mim é simples: as coisas são como são por alguma razão. As leis estão construídas como estão por algum motivo. Não foram feitas aos três pontapés e não foram propostas, discutidas, votadas, redactadas e aprovadas pelo Zé da esquina. A justiça popular não tem lugar nos tribunais. Tem lugar no coração das pessoas - e isso não é desvalorizante - mas de um ponto de vista legislativo valem zero. Sim, é o Direito que acompanha a evolução da sociedade e não o contrário. Mas também esse acompanhamento não é feito como quem muda de camisa. Vivemos num país evoluído, não numa realidade africana (que eu conheço bem), em que tudo é arcaico e não há preocupação em evoluir. Ora, aqui chegados, conclui-se: a moldura penal para o incêndio florestal vai até 8 anos de prisão. Para incêndio apenas. Se daí resultar danos ou mesmo a morte de alguém, a pena agrava e, inclusivamente, o crime passa a ser potencialmente outro (homicídio, se morrer alguém por exemplo), dependendo do que decidem os tribunais. É descabido, por defeito, 8 anos de prisão? Talvez, mas será assim tão descabido? Num país moderno em que a prioridade, por princípio, é apostar na reintegração social e não despachar pessoas para a prisão para ali apodrecerem? Agora sobre o facto de alguém acusado de incêndio ser posto em liberdade enquanto espera julgamento: a frase diz tudo. Acusado não é culpado, daí existir um julgamento. Que conclusão se retiraria se, findo o julgamento, a pessoa que esteve privada de liberdade enquanto aguardava julgamento (não costuma ser pouco tempo de espera), é declarada inocente? Como se compensaria isso? E mais: se as pessoas são postas em liberdade enquanto esperam julgamento, é porque estão reunidas as condições para tal. Há várias medidas de coação e a sua aplicação ao caso concreto é estudada pelos juizes convenientemente - mais uma vez não é uma decisão como quem dá aquela palha. Ainda: se essa medida não for conveniente para qualquer parte interessada (MP, acusado ou eventuais assistentes processuais), há um instrumento fulcral em direito democrático que se chama recurso. Um pouco de racionalidade também dava jeito. Eu não tenho nada contra a justiça popular porque sei que o que está na base dela é a emoção, sobretudo de quem é vítima de alguma coisa. Mas isso não tem lugar na decisão judicial. E, por isso sim, aquele post que citaste do Almeno é compreensível mas não merece adoção empírica. Editado 18 Setembro 2024 por Duda34 9 1 Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 18 Setembro 2024 Então os Canadairs só servem para acalmar as pessoas? Estou a ouvir este arquiteto paisagista na RTP, o Henrique Pereira dos Santos e está a dizer que a eficácia das aeronaves no combate aos incêndios é “ilusória”. Compartilhar este post Link para o post
Legi Publicado 18 Setembro 2024 Citação de Descartes, há 58 minutos: Principalmente quando envolvem churrascos. Certo. Mas estamos apenas a falar das situações enquadráveis na famosa "Lei das Beatas", a 88/2019, que equipara as beatas a resíduos sólidos urbanos. PS: e muito bem assinalado. Porque, conforme aqui assumi publicamente, o Descartes já descartou imensas beatas para o espaço público. Que conversa chata, não tinha essa ideia sobre a tua pessoa, velhote. Citação de Solero, há 13 minutos: Então os Canadairs só servem para acalmar as pessoas? Estou a ouvir este arquiteto paisagista na RTP, o Henrique Pereira dos Santos e está a dizer que a eficácia das aeronaves no combate aos incêndios é “ilusória”. O que acho que ele quer dizer é que os aviões, por si só, nada resolvem. Mas passar a mensagem que não servem para nada acho só idiota, isto porque é mais do que sabido que ainda que a água não caia em cima do fogo, pelo menos arrefece a zona. 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 18 Setembro 2024 Citação de Legi, há 14 minutos: Que conversa chata, não tinha essa ideia sobre a tua pessoa, velhote. Fui empurrado pelo @Hammerfall, que me acusou de estar errado e de tentar atirar pedras e depois sair de fininho. E como diria um brasileiro que eu conheço, não sou de levar desaforo para casa. E tu, estás melhor? Este fim de semana não foi fácil... Compartilhar este post Link para o post
.Aimar Publicado 18 Setembro 2024 (editado) Citação de Duda34, há 48 minutos: Agora sobre o facto de alguém acusado de incêndio ser posto em liberdade enquanto espera julgamento: a frase diz tudo. Acusado não é culpado, daí existir um julgamento. Que conclusão se retiraria se, findo o julgamento, a pessoa que esteve privada de liberdade enquanto aguardava julgamento (não costuma ser pouco tempo de espera), é declarada inocente? Como se compensaria isso? E mais: se as pessoas são postas em liberdade enquanto esperam julgamento, é porque estão reunidas as condições para tal. Há várias medidas de coação e a sua aplicação ao caso concreto é estudada pelos juizes convenientemente - mais uma vez não é uma decisão como quem dá aquela palha. Da mesma forma que se compensa alguém que é acusado de homicídio, fica em prisão preventiva e depois é absolvido? Editado 18 Setembro 2024 por Pedro_Y2J Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 18 Setembro 2024 (editado) Citação de Pedro_Y2J, há 1 minuto: Da mesma forma que se compensa alguém que é acusado de homicídio, fica em prisão preventiva e depois é absolvido? Exato. Não se consegue compensar uma situação dessas. Editado 18 Setembro 2024 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
.Aimar Publicado 18 Setembro 2024 Citação de Descartes, há 16 minutos: Exato. Não se consegue compensar uma situação dessas. Não se compensa, mas também não há compensação possível para as vítimas destes incêndios. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 18 Setembro 2024 Citação de Pedro_Y2J, há 4 minutos: Não se compensa, mas também não há compensação possível para as vítimas destes incêndios. E o que é que isso tem a ver com a eventual privação da liberdade de pessoas inocentes? 1 Compartilhar este post Link para o post
Santon Publicado 19 Setembro 2024 Qual a compensação de perder a casa e tudo o que tem lá dentro por causa de um (censurado) qualquer? Claro que os fogos acontecem tambem por causa do que já foi referido acima de Gente idosa a Fazer queimadas mas há muita mão criminosa nesta m*rda. Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 19 Setembro 2024 Citação de Pedro_Y2J, há 6 horas: Não se compensa, mas também não há compensação possível para as vítimas destes incêndios. Como já disseram, não consigo perceber a conexão entre os temas, sinceramente… Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 19 Setembro 2024 (editado) Hoje é aquele acontecimento anual em que concordo com o João Miguel Tavares: https://www.publico.pt/2024/09/18/opiniao/opiniao/criminosos-interesses-fogo-ja-dei-peditorio-2104594 Editado 19 Setembro 2024 por antifa 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 19 Setembro 2024 Citação de Solero, há 8 horas: Então os Canadairs só servem para acalmar as pessoas? Estou a ouvir este arquiteto paisagista na RTP, o Henrique Pereira dos Santos e está a dizer que a eficácia das aeronaves no combate aos incêndios é “ilusória”. E porque é que temos um desenhador de jardins a comentar aviação? Se assim for também posso ir, tenho muitas horas de voo no Flight Simulator 2 Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 19 Setembro 2024 Entretanto já não há fogos muito perto do Porto mas o ar continua terrível, provavelmente só fica resolvido com as chuvas da próxima noite. Sendo que depois destes incêndios é capaz que agora vá cair uma chuva muito agressiva para os lados de Aveiro. 2 Compartilhar este post Link para o post
pedropb13 Publicado 19 Setembro 2024 Ontem aterrei no Sá Carneiro e foi impressionante a descida no meio de uma massa de fumo tão grande. Compartilhar este post Link para o post
Legi Publicado 19 Setembro 2024 Citação de Descartes, há 8 horas: Fui empurrado pelo @Hammerfall, que me acusou de estar errado e de tentar atirar pedras e depois sair de fininho. E como diria um brasileiro que eu conheço, não sou de levar desaforo para casa. E tu, estás melhor? Este fim de semana não foi fácil... Isto de dizerem que estás errado, é preciso ter muito cuidado. estou a recompor-me ainda, mas está a pesar. 1 Compartilhar este post Link para o post
.Aimar Publicado 19 Setembro 2024 Citação de Descartes, há 8 horas: E o que é que isso tem a ver com a eventual privação da liberdade de pessoas inocentes? Que a justiça, como outro sistema qualquer, tem falhas e por isso é normal que seja criticada pela população e dê espaço a populismos. Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 19 Setembro 2024 Em outras noticias, hoje deve começar a chover em grande parte dos distritos. O que vai ajudar a apagar/acalmar os incêndios que ainda possam estar ativos ou em maior foco. 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 19 Setembro 2024 (editado) Citação de Pedro_Y2J, há 8 horas: Não se compensa, mas também não há compensação possível para as vítimas destes incêndios. A única conclusão lógica que se pode retirar daqui é que defendes pena de morte para quem cometa homicídios porque seria a única forma, desse ponto de vista, de "compensar" a vítima. Não consigo mesmo compreender a lógica de, havendo vítimas, então o atropelar do estado de direito básico é acessório porque qualquer infração no mesmo nunca compensará a vítima. Editado 19 Setembro 2024 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Santon Publicado 19 Setembro 2024 Citação de HappyKing, há 1 minuto: A única conclusão lógica que se pode retirar daqui é que defendes pena de morte para quem cometa homicídios porque seria a única forma, desse ponto de vista, de "compensar" a vítima. Deve ser melhor do que ver um gajo que cometa homicidio ir para Uma prisao com p*tas,drogas e vinho verde Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 19 Setembro 2024 Citação de Legi, há 8 minutos: Isto de dizerem que estás errado, é preciso ter muito cuidado. estou a recompor-me ainda, mas está a pesar. Mas cuidado com o quê? Dá para defender o que aquele homem fez? O @Descartes já disse que sim. Saiu logo em defesa do homem ao inventar cenários possíveis de onde a beata fosse cair. Até porque ele faz o mesmo, por isso não pode nunca ser um gesto reprovável. É preciso ter MUITO cuidado, há com cada uma, fds 😂😂 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 19 Setembro 2024 Citação de Santon, há 4 minutos: Deve ser melhor do que ver um gajo que cometa homicidio ir para Uma prisao com p*tas,drogas e vinho verde E facebook. 4 Compartilhar este post Link para o post
Santon Publicado 19 Setembro 2024 Citação de HappyKing, há 1 minuto: E facebook. Nao era na china que os crimes mais severos eram tiro na nuca e ainda enviavam o preço da bala para a familia pagar. De certeza que há muito (censurado) pelo Mundo preso que nem o ar merecem respirar 1 Compartilhar este post Link para o post
KAralinda Publicado 19 Setembro 2024 Em relação à chuva que se avizinha, e para nos prepararmos porque virá chuva com cinza né? Compartilhar este post Link para o post