Robe Publicado 18 Setembro 2024 Ontem aqui começou um incêndio a uma velocidade impressionante pelas 21h. Ardeu a uma velocidade tão grande que é impossível não ser fogo de posto (nem sequer havia incêncios perto). Quem é que é o doente que olha para o situação do país e ainda decide fazer uma m*rda destas? Incrível. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 18 Setembro 2024 Citação de HappyKing, há 25 minutos: Porque, em diversos temas, estamos presos ao século 18 ou 19? Claramente. Também acho revoltante pessoas, muitas delas que passaram por estas “tragédias”, se virarem para revoltas populares quando a nossa moldura penal é francamente leve para estes crimes. Realmente é estranho as pessoas se virarem para a revolta popular ao lerem que o incendiário X saiu em liberdade enquanto aguarda julgamento. Realmente é triste as pessoas se virarem para a revolta popular por todos os anos morrerem bombeiros a combater fogos postos por pessoas, por vermos famílias que perdem familiares e/ou as suas casas, enquanto os governantes não fazem nada. Realmente é um pensamento retrógrado ver pessoas a terem comentários de justiceiro populista quando o governo todos os anos tem o mesmo discurso populista que vai ter mão pesada e meios para combater os incêndios no futuro, de forma a evitar mais tragédias como as várias que já tivemos nos últimos, sei lá, 40 anos, e chegamos ao verão seguinte e está tudo igual. Realmente não consigo perceber este discurso. 11 1 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 18 Setembro 2024 Citação de Robe, há 4 minutos: Ontem aqui começou um incêndio a uma velocidade impressionante pelas 21h. Ardeu a uma velocidade tão grande que é impossível não ser fogo de posto (nem sequer havia incêncios perto). Quem é que é o doente que olha para o situação do país e ainda decide fazer uma m*rda destas? Incrível. O que essa pessoa precisa é de reabilitação enquanto permanece no seu domicílio porque as prisões se encontram sobrelotadas. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 18 Setembro 2024 Citação de HappyKing, há 33 minutos: Porque, em diversos temas, estamos presos ao século 18 ou 19? Citação de Descartes, Em 17/09/2024 at 00:54: No entanto, no conforto das nossas casas, com ar condicionado e um teclado à frente, é de burro para cima... 😅 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 18 Setembro 2024 Citação de Rōnin, há 2 minutos: 😅 Ainda não vi o @Descartes vir fazer mea culpa depois do @Duda34 largar isto aqui :mrgreen: Citação de Duda34, há 23 horas: O senhor atirou um cigarro para o chão. O post do @Descartes fica giro quando a lei que proibe (e pune) este ato utiliza a expressão "probição de descarte de cigarros". Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 18 Setembro 2024 Citação de Almeno, há 21 minutos: Claramente. Também acho revoltante pessoas, muitas delas que passaram por estas “tragédias”, se virarem para revoltas populares quando a nossa moldura penal é francamente leve para estes crimes. Realmente é estranho as pessoas se virarem para a revolta popular ao lerem que o incendiário X saiu em liberdade enquanto aguarda julgamento. Realmente é triste as pessoas se virarem para a revolta popular por todos os anos morrerem bombeiros a combater fogos postos por pessoas, por vermos famílias que perdem familiares e/ou as suas casas, enquanto os governantes não fazem nada. Realmente é um pensamento retrógrado ver pessoas a terem comentários de justiceiro populista quando o governo todos os anos tem o mesmo discurso populista que vai ter mão pesada e meios para combater os incêndios no futuro, de forma a evitar mais tragédias como as várias que já tivemos nos últimos, sei lá, 40 anos, e chegamos ao verão seguinte e está tudo igual. Realmente não consigo perceber este discurso. Esse discurso é giro e a anáfora também é. A questão aqui é que as respostas que se baseiam na emoção e em desejar justiça imediata terão como consequência prática uma sociedade mais cruel. Nós não precisamos de penas medievais. Precisamos sim de uma justiça mais eficaz onde o sistema penal funcione de forma adequada. Precisamos sim de um país onde a prevenção dos incêndios seja prioridade. Precisamos sim que as políticas de prevenção e combate sejam verdadeiramente implementadas. O populismo, seja ele de que tipo seja - judicial, politico ou outro, só perpetua ciclos de promessas vazias e tragédias recorrentes. São necessárias soluções concretas de fundo e não o retorno a práticas que, historicamente, não trouxeram a justiça que desejamos. Citação de Rōnin, há 26 minutos: 😅 Que eu saiba, estamos todos "no conforto das nossas casas, com ar condicionado e um teclado à frente" (eu não estou com ar condicionado mas gostava). Caso contrário, não estaríamos aqui no CMPT a escrever. 2 Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 18 Setembro 2024 Citação de HappyKing, há 33 minutos: Esse discurso é giro e a anáfora também é. A questão aqui é que as respostas que se baseiam na emoção e em desejar justiça imediata terão como consequência prática uma sociedade mais cruel. Nós não precisamos de penas medievais. Precisamos sim de uma justiça mais eficaz onde o sistema penal funcione de forma adequada. Precisamos sim de um país onde a prevenção dos incêndios seja prioridade. Precisamos sim que as políticas de prevenção e combate sejam verdadeiramente implementadas. O populismo, seja ele de que tipo seja - judicial, politico ou outro, só perpetua ciclos de promessas vazias e tragédias recorrentes. São necessárias soluções concretas de fundo e não o retorno a práticas que, historicamente, não trouxeram a justiça que desejamos. Que eu saiba, estamos todos "no conforto das nossas casas, com ar condicionado e um teclado à frente" (eu não estou com ar condicionado mas gostava). Caso contrário, não estaríamos aqui no CMPT a escrever. E quando tudo isso falha, as pessoas viram-se para outros lados e outras soluções. Será assim tão estranho esses pensamentos em situações tão recorrentes, como festivais anuais de música? Será que são as pessoas que estão erradas? Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 18 Setembro 2024 A minha terra é uma das mais devastadas por isto. Todos os anos há fogos na zona, mas desta dimensão só me lembro de um quando era pequeno. Lembro-me de estar na frente de casa e ver as encostas todas à volta em chamas. Esta noite foi brava com os bombeiros a protegerem as casa mas pelo que sei até agora de casas só ardeu uma onde não vivia lá ninguém. Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 18 Setembro 2024 Citação de BrunoCardoso, há 3 horas: Vão adiar, é inevitável, pelo menos na AF Porto. Citação de Su1, há 12 horas: o Sport Rio Tinto já suspendeu as atividades desportivas, deve ser uma questão de tempo Citação de Su1, há 12 horas: ya, acredito. aposto que é uma questão de tempo a AF Porto adiar os jogos. Saiu comunicado, jogos todos de fim-de-semana adiados. Bem. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 18 Setembro 2024 Sendo que vivo na zona do Porto e esta fumaceira, hoje decidi nem sair de casa. Na noite anterior a minha namorada que é asmática acordou às 5h sem conseguir respirar. Ontem fiquei todo fdd dos pulmões por ter levado as miudas à escola e ido para o escritório de bicicleta. Ao final do dia já fiz o percurso de máscara e foi mais tranquilo, mas o mal já estava feito. Ainda hoje estou a pigarrear. Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 18 Setembro 2024 Citação de pedritsh, há 1 minuto: Saiu comunicado, jogos todos de fim-de-semana adiados. Bem. Na AF Braga ontem também não houve treinos, hoje ainda não me comunicaram nada, mas a Proteção Civil deve ter a mesma medida, continuar a não haver treinos e secalhar sem jogos. Não sei, penso que também a situação por essa zona seja mais grave e preocupante do que por aqui, mas ontem era um cheiro intenso por Guimarães. Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 18 Setembro 2024 A justiça popular é sempre muito gira até um de nós ser vítima dessa mesma justiça popular. Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 18 Setembro 2024 Celta de Vigo solidário com Portugal: "Muita força, vizinhos" (ojogo.pt) Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 18 Setembro 2024 Af porto acabou de adiar os jogos todos Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 18 Setembro 2024 vi nas redes sociais que há malta em Jovim a fazerem-se passar por ajudantes e a roubar as casas afectadas #gondomar Compartilhar este post Link para o post
Lurker Publicado 18 Setembro 2024 Eu também gostava de julgar quem vê o projeto de uma vida, todas as memórias e todos os bens materiais a arder e não consegue ter a calma de pensar que o que se está a passar é uma excelente oportunidade para se iniciar uma discussão sobre de que forma se pode melhorar o nosso sistema penal. Infelizmente, consigo ser minimamente empático e perceber que no final do dia o auto-controlo que lhes é pedido neste momento tem um resultado diametralmente oposto à mudança que eles pretendem já que em momento algum da democracia as mudanças estruturais não surgiram da pressão popular. Nunca irei defender a justiça popular mas pintar cegamente todos os que a procuram como animais selvagens é de uma desumanidade assustadora. 3 8 Compartilhar este post Link para o post
Boitswana Publicado 18 Setembro 2024 Citação de Almeno, há 1 hora: E quando tudo isso falha, as pessoas viram-se para outros lados e outras soluções. Será assim tão estranho esses pensamentos em situações tão recorrentes, como festivais anuais de música? Será que são as pessoas que estão erradas? E a questão é que o raciocínio dele até pode estar certo mas depois aquele lirismo todo não passa de meia dúzia de chavões que não se traduzem em nada na prática. Identificar os problemas qualquer um faz, não vi foi ali nenhuma medida concreta, e esse é precisamente o cerne da questão. As pessoas, pelo menos falo por mim, não veem uma única medida a produzir efeitos, durante o ano ninguém aborda o assunto e chegados a esta altura é mais do mesmo. Aprendemos o quê com Pedrogão? O Descartes diz que sim mas já assistimos a imagens nos últimos dias que comprovam que o número de vitimas só não é maior por mera casualidade. Lógico que as pessoas perdem a cabeça, fartam-se desta inércia e querem que alguém assuma responsabilidades nem que seja através da tal justiça popular. Se a mim me revolta ver o país a arder à distância imagino a quem vê os seus bens ou a própria vida ser colocada em perigo. Provavelmente num caso com outros contornos, como no escândalo do BES, em que as pessoas tb viram aquilo que construiram numa vida inteira desaparecer de um dia para o outro, já achavam boa ideia algum maluquinho espetar um tiro nos cornos a um Salgado desta vida ou então ficam mais indignados perante penas aquém daquilo que consideram aceitável. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 18 Setembro 2024 Citação de Almeno, há 1 hora: E quando tudo isso falha, as pessoas viram-se para outros lados e outras soluções. Será assim tão estranho esses pensamentos em situações tão recorrentes, como festivais anuais de música? Será que são as pessoas que estão erradas? O que não quer dizer que esses outros lados e outras soluções estejam certas. Há quase 20 por cento da população votante que se "virou" para o Chega e não é por isso que o que aquele partido defende está certo ou passa a estar certo. E há uma diferença significativa em quem tem esse discurso sentado em sua casa no computador ou no telemóvel - e o meu comentário foi neste sentido, ao comentar alguns posts que apareceram por cá no dia de ontem - e esse discurso vindo de alguém a falar na televisão que acabou de perder a sua casa. Essas pessoas tem a atenuante do desespero. Ora, nenhuma medida sensata e que verdadeiramente resolve o problema pode ser tomada enquanto o desespero toma conta de nós. Esse desespero já me parece menos evidente quando se está no CMPT a escrever-se. Citação de Lurker, há 14 minutos: Nunca irei defender a justiça popular mas pintar cegamente todos os que a procuram como animais selvagens é de uma desumanidade assustadora. Foi isso que interpretaste no que foi escrito, Lurker? Sim, senhor. Os meus parabéns. 4 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 18 Setembro 2024 Citação de HappyKing, há 14 minutos: Esse desespero já me parece menos evidente quando se está no CMPT a escrever-se. Mas tu achas mesmo que alguém que escreva isso era capaz de pegar num cutelo e cortas as mãos fora dum pirocomaniaco? Pegando no exemplo de umas páginas anteriores. Claro que não, mas isso chama-se ter empatia pelo que as pessoas estão a passar. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 18 Setembro 2024 Empatia essa que quem realmente pode fazer a diferença não tem, ou não quer ter. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 18 Setembro 2024 (editado) Citação de Hammerfall, há 7 minutos: Mas tu achas mesmo que alguém que escreva isso era capaz de pegar num cutelo e cortas as mãos fora dum pirocomaniaco? Pegando no exemplo de umas páginas anteriores. Claro que não, mas isso chama-se ter empatia pelo que as pessoas estão a passar. Relê por favor o que escreveste. Achas mesmo que a empatia que se sente por essas pessoas depende de eu não concordar com a justiça popular que essas pessoas possam querer? Mas isso faz algum sentido? Eu agora, se não concordar que aquelas pessoas que incendiaram determinado terreno devem passar o resto dos seus dias na cadeira ou coisa parecida, deixo de ter empatia pelas mesmas. Cada coisa que se lê. Editado 18 Setembro 2024 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Kiko17 Publicado 18 Setembro 2024 Citação de Banks29, há 47 minutos: Af porto acabou de adiar os jogos todos AF Aveiro também 1 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 18 Setembro 2024 Citação de HappyKing, há 1 minuto: Relê por favor o que escreveste. Achas mesmo que a empatia que se sente por essas pessoas depende de eu não concordar com a justiça popular que essas pessoas possam querer? Mas isso faz algum sentido? Tu é que tens de reler melhor se calhar. Uma coisa são as coisas ditas da boca fora ou escritas "dos dedos pra fora". Alguém que sinta essa tal empatia, vai-se deixar toldar pelo que é dito. No entanto, partir para essas ações ditas de justiceiro popular, vai um mundo de diferença. Mais, consigo dar um exemplo. O velhote que o @Descartes quis defender com unhas e dentes, mesmo sendo a ação daquele labrego punida por lei, independentemente do contexto ser dentro de um cenário de incêndio ou não. Na altura comentei com colegas de trabalho, era logo um estaladao naquela cara. Se eu estivesse no local e presenciasse isso? Apenas lhe tinha dito, oh migo, faça favor de apanhar essa beata? Já não chega de incêndios? Ah e tal mas eu até atirei para uma poça de água. Migo, apanhe essa m*rda, está a fazer lixo no meio da natureza. Dá para perceber o que quis dizer? 1 Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 18 Setembro 2024 Citação de Lurker, há 42 minutos: Eu também gostava de julgar quem vê o projeto de uma vida, todas as memórias e todos os bens materiais a arder e não consegue ter a calma de pensar que o que se está a passar é uma excelente oportunidade para se iniciar uma discussão sobre de que forma se pode melhorar o nosso sistema penal. Infelizmente, consigo ser minimamente empático e perceber que no final do dia o auto-controlo que lhes é pedido neste momento tem um resultado diametralmente oposto à mudança que eles pretendem já que em momento algum da democracia as mudanças estruturais não surgiram da pressão popular. Nunca irei defender a justiça popular mas pintar cegamente todos os que a procuram como animais selvagens é de uma desumanidade assustadora. Obviamente que pessoas que estão a sofrer vão ter reações destas. É natural. Parece-me menos natural malta na internet a escrever isto. 4 Compartilhar este post Link para o post
1906 Publicado 18 Setembro 2024 (editado) Citação de Jamarcus, há 32 minutos: Obviamente que pessoas que estão a sofrer vão ter reações destas. É natural. Parece-me menos natural malta na internet a escrever isto. Não defendendo a justiça popular, mas uma pessoa pode estar na internet e estar em sofrimento. Pode ser o caso de algumas pessoas por cá. Por exemplo, os meus pais têm casa perto do pinhal em São Pedro do Sul, já tive em duas vezes o incêndio à porta de casa e como tal ando super ansioso desde segunda-feira a consultar hora a hora o site da proteção civil a ver se há azar, já que à volta está tudo minado. Desde que me lembro que os Verões são passados em sobressalto e os problemas continuam. Pinhais sem dono por limpar, terrenos cujos proprietários não se preocupam em tratar, queimadas em alturas impróprias sem conhecimento por parte dos bombeiros ou de outras entidades responsáveis, etc. Não há controlo, não há fiscalização e corrijam-me se estiver engano, é um problema que só se fala durante algumas semanas do ano e depois "mete-se o Natal". Editado 18 Setembro 2024 por 1906 5 Compartilhar este post Link para o post