Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Pan

Estórias da História

Publicações recomendadas

Desnecessário.

Para quê construir um passadiço quando podemos mover o Castelo para Arouca?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 1 hora:

@Black Hawk anda cá que agora quero saber

A frase é mais mito do que outra coisa. Talvez tenha sido proferida ou até escrita em alguma carta, mas não há provas disso. Enraizou-se na memória coletiva e por lá permaneceu. Mas é bem possível que descreva algo acertadamente a forma como os romanos viam os lusitanos.

É difícil fazer-se uma análise como o pedido do último parágrafo desse post por dois motivos: criou-se uma imagem romantizada dos lusitanos enquanto povo que os faz parecer os gauleses do Asterix e Obelix; e por outro lado não há registos suficientes para a poder contestar. Quase tudo o que sabemos dos lusitanos chegou-nos através de registos romanos, e estes são sucintos e parcos, além de serem mais em reação a factos bélicos do que à estrutura da sociedade lusitana.

Há indícios de terem admirado a tenacidade com que batalharam contra Roma (e os romanos, embora impiedosos contra quem lhes fazia frente, não deixavam de reconhecer a valentia e o valor a quem os demonstrava), há registos que realçam o valor dos lusitanos que reforçaram as legiões romanas como auxiliares, certamente estes não seriam tão disciplinados como o soldado romano comum e, provavelmente também, seriam aquilo a que hoje chamamos "espíritos livres" que não gostam propriamente que lhes digam o que fazer, e temos aí o caldo para a tal famosa expressão.

TLDR, embora não haja certezas quanto à existência da frase e sequer de como os romanos viam os lusitanos, gosto de imaginar, e se calhar nem ando longe da verdade, que os lusitanos eram os saiyajins da época, bons guerreiros e orgulhosos nas suas tradições, um pesadelo para qualquer invasor, e que quando tiveram de fazer parte do exército romano o tenham feito como o Vegeta quando fez parte da Freeza Force: fez o que tinha de fazer, mas com total desrespeito pela autoridade romana.

E agora estou a imaginar o Viriato com o cabelo espetado à Vegeta, de braços cruzados no topo de uma colina a ver uma coluna romana em movimento e a soltar um "tch..." desdenhoso 😁

• Like 12

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora @Black Hawk nao é bem o tópico, mas vou aproveitar

Eu tenho andado a ler cenas sobre a Hansa, mas no fim gostaria de aprofundar mais sobre a época medieval, portanto tens sugestões e assim de leitura sobre a mesma? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hawkeye, há 13 horas:

Já agora @Black Hawk nao é bem o tópico, mas vou aproveitar

Eu tenho andado a ler cenas sobre a Hansa, mas no fim gostaria de aprofundar mais sobre a época medieval, portanto tens sugestões e assim de leitura sobre a mesma? 

Desculpa interferir.

Depende do que quiseres, aprofundar.  Mas recomendaria para começar algum livro do Georges Duby ou do Jacques Le Goff, apesar de estarem, um pouco, ultrapassados.

https://www.wook.pt/livro/uma-batalha-na-idade-media-georges-duby/10745824

https://www.wook.pt/livro/a-civilizacao-do-ocidente-medieval-i-jacques-le-goff/84002

Há uma página no Facebook com muita qualidade, normalmente acabam os posts com recomendações de leitura https://www.facebook.com/RepensandoMedievo

Depois se quiseres coisas mais recentes, consulta as bibliotecas digiais das faculdadades de letras (Porto,Coimbra, Lisboa e Nova, Évora) onde encontras teses ou doutoramentos. Essas mesmas faculdades tem revistas, não são exclusivas do período medieval, mas tem por norma artigos de boa qualidade.  

Pronto, não era para o fazer, mas pronto, se quiseres autores portugueses, recomendo; Armindo de Sousa, Luís Miguel Duarte,  Amaral, Paula Pinto, José Augusto Pizarro, José Mattoso, Luís krus, Maria Helena da Cruz Coelho.

Editado por Augusto
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Augusto, há 4 horas:

Desculpa interferir.

Depende do que quiseres, aprofundar.  Mas recomendaria para começar algum livro do Georges Duby ou do Jacques Le Goff, apesar de estarem, um pouco, ultrapassados.

https://www.wook.pt/livro/uma-batalha-na-idade-media-georges-duby/10745824

https://www.wook.pt/livro/a-civilizacao-do-ocidente-medieval-i-jacques-le-goff/84002

Há uma página no Facebook com muita qualidade, normalmente acabam os posts com recomendações de leitura https://www.facebook.com/RepensandoMedievo

Depois se quiseres coisas mais recentes, consulta as bibliotecas digiais das faculdadades de letras (Porto,Coimbra, Lisboa e Nova, Évora) onde encontras teses ou doutoramentos. Essas mesmas faculdades tem revistas, não são exclusivas do período medieval, mas tem por norma artigos de boa qualidade.  

Pronto, não era para o fazer, mas pronto, se quiseres autores portugueses, recomendo; Armindo de Sousa, Luís Miguel Duarte,  Amaral, Paula Pinto, José Augusto Pizarro, José Mattoso, Luís krus, Maria Helena da Cruz Coelho.

Basicamente. Já não acompanho as novidades do mundo da historiografia há uns tempos, mas quando o fazia eram estes, na sua generalidade, o gold standard. Acrescento só o João Gouveia Monteiro, embora mais direccionado para a vertente bélica.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Estreia amanhã às 23:45, RTP2.

É uma série de 3 episódios.

Editado por Mayday
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Augusto, Em 31/01/2021 at 10:21:

Desculpa interferir.

E cá está mais uma confirmação de que estou mesmo a ficar velho. Quando o Duby e o Le Goff são descritos como estando ultrapassados pouco mais há a dizer... :127_older_man:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho estado a ouvir em formato podcast o programa Quinta Essência da Antena 2 que nos últimos 6 episódios (e ainda haverão mais alguns) se tem debruçado sobre os temas dos Descobrimentos e Expansão relacionados com a História de Portugal baseando-se no livro Os Portugueses Descobriram a Austrália? do historiador Paulo Jorge Sousa Pinto. O livro foca-se nas dúvidas, mitos, erros e mentiras, de uma forma muito sumariada, mas bastante desenvolvidas nas conversas do programa.  

Já agora, não há nenhum registo da existência do continente americano pelos povos do oriente, pré-colombo? Pergunto isto porque tenho ideia que o Marco Polo falou nos seus relatos daquilo que é hoje o Alaska. E muitos povos ameríndios "descendem" de povos asiáticos. 

Editado por Mayday
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, Em 06/02/2021 at 01:44:

Tenho estado a ouvir em formato podcast o programa Quinta Essência da Antena 2 que nos últimos 6 episódios (e ainda haverão mais alguns) se tem debruçado sobre os temas dos Descobrimentos e Expansão relacionados com a História de Portugal baseando-se no livro Os Portugueses Descobriram a Austrália? do historiador Paulo Jorge Sousa Pinto. O livro foca-se nas dúvidas, mitos, erros e mentiras, de uma forma muito sumariada, mas bastante desenvolvidas nas conversas do programa.  

Já agora, não há nenhum registo da existência do continente americano pelos povos do oriente, pré-colombo? Pergunto isto porque tenho ideia que o Marco Polo falou nos seus relatos daquilo que é hoje o Alaska. E muitos povos ameríndios "descendem" de povos asiáticos. 

Não é muito. É todos.

A colonização original da América pelos humanos pensa-se que tenha acontecido em diversas vagas, todas originárias na Ásia. Atravessaram pela Beríngia, uma zona hoje debaixo do mar de Bering que ligava a Sibéria e o Alaska.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, Em 06/02/2021 at 02:44:

Desculpa o atraso, mas creio que já li que foram encontrados vestígios de presença japonesa pré-Colombo na América do Sul.

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo os registos históricos, hoje é o dia em que se assinalam os 500 anos da morte de Fernão de Magalhães.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Black Hawk, qual a tua opinião sobre o Rui Ramos, quem tem um podcast de história no Observador?

Ouvi pela primeira vez no sábado um pouquinho. 

Compartilhar este post

Link para o post

Porco facho, *desligar extremismo flupiano. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 1 hora:

@Black Hawk, qual a tua opinião sobre o Rui Ramos, quem tem um podcast de história no Observador?

Ouvi pela primeira vez no sábado um pouquinho. 

Errr...

Citação de Augusto, há 3 minutos:

@Seferogol, mais alguma questão? 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Augusto, há 5 minutos:

Citação de Black Hawk, há 1 minuto:

Errr...

@Seferogol, mais alguma questão? 😁

Pronto, já sei que filtro usar quando ouvir o podcast 😁

Se souberem de algum podcast interessante, que esteja disponível no Spotify, façam o favor de partilhar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 40 minutos:

Pronto, já sei que filtro usar quando ouvir o podcast 😁

Se souberem de algum podcast interessante, que esteja disponível no Spotify, façam o favor de partilhar.

Infelizmente perdi o hábito de acompanhar podcasts quando deixei de fazer viagens casa/trabalho, não tenho algo a recomendar :s

Compartilhar este post

Link para o post

Entretanto, vai ser feita análise ADN aos restos mortais de Cristóvão Colombo, aos do seu filho e ainda aos do irmão do navegador. O objetivo é colocar um ponto final nas teorias da conspiração sobre a sua origem.

Uma rápida pesquisa sobre isto na imprensa portuguesa e já apanhei umas quantas patetices que só servem para enganar os leitores. Desde "haver dúvidas entre os académicos quanto à sua [de Colombo] origem" (quando é praticamente consensual entre a comunidade académica que ele é genovês... o que não impede que a comunidade académica esteja errada, obviamente, mas não há até ver evidências fortes para colocar dúvidas quanto à sua origem) à sua "descoberta do caminho marítimo para o continente americano", já fui lendo de tudo.

De qualquer forma, fico curioso para saber os resultados da análise.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...