Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

Arquitectura, Urbanismo, Projectos, Transportes, Infraestruturas e Outras Coisas do Género

Publicações recomendadas

Há uns 5 anos tive de fazer Vila Real de Santo António - Lagos e caramba, foi das piores experiências da minha vida. Mais de 3h de viagem, num comboio desconfortável, com um ar condicionado que parecia que estava na Sibéria, tivemos de fazer transbordo algures em Faro e nem devia estar a 20% da capacidade, mesmo circulando com apenas 2 carruagens quando no início da década eram 4 carruagens... Ainda por cima com a outra medida de acabar com as portagens na Via do Infante, nunca mais!

Mesmo em Lisboa, na linha de Cascais, primeiro acabaram-se os rápidos e ficaram só em hora de ponta. Agora, com o incêndio que houve no início do ano na estação do Cais Sodré reduziram em 25% o número de comboios diários e passaram todos a parar em todas as estações. Para quem faz Cascais-Lisboa ainda devem ser praticamente mais uns 10 minutos de viagem e em hora de ponta uma oferta claramente insuficiente.

Editado por O Pastel

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fiz Cabanas - Faro | Regional(?) e Faro-Porto | IC. Faro - Porto até é confortável mas a quantidade de atrasos é absurda. Foi mesmo uma questão de oportunidade e pela experiência, não tenciono repetir.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, Em 15/08/2024 at 15:33:

Eu sei que vais discordar frontalmente comigo, mas esta decisão é péssima. É um erro colossal, ao nível das políticas de habitação dos últimos anos. O problema dos nossos comboios não é o preço, é mesmo a falta de linhas e de comboios, de estações, de recursos, etc. Ainda na semana passada poupei 7,5 euros. Entrei com a família num apeadeiro da linha do norte, onde não existe ponto de venda e como o pica não apareceu não paguei. O dito apeadeiro não tem casa de banho, não tem bilheteira, o abrigo é mínimo, não tem parque de estacionamento, nada. Btw, quer ida, quer na volta, o comboio ia cheio até ao tecto.

Das vezes que fiz Canelas > Aveiro fui sempre nervoso porque não tinha bilhete e tinha medo que aparecesse o pica

• Haha 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 3 horas:

Eu fiz Cabanas - Faro | Regional(?) e Faro-Porto | IC. Faro - Porto até é confortável mas a quantidade de atrasos é absurda. Foi mesmo uma questão de oportunidade e pela experiência, não tenciono repetir.

Cabanas não, Conceição 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, Em 16/08/2024 at 17:18:

Das vezes que fiz Canelas > Aveiro fui sempre nervoso porque não tinha bilhete e tinha medo que aparecesse o pica

Podes comprar bilhete ao pica se entrares numa estação/apeadeiro sem bilheteiras, ou se não estiverem a funcionar.

Aprendi isso da pior maneira. 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Podes comprar bilhete ao pica se entrares numa estação/apeadeiro sem bilheteiras, ou se não estiverem a funcionar.

Aprendi isso da pior maneira. 😂

Apanhaste multa?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 55 minutos:

Apanhaste multa?

Sim. Explicando: não tinha por hábito andar de comboio, mas comecei a namorar com uma miúda de Braga, então comecei a andar algumas vezes. Campanhã era a estação mais próxima de minha casa, portanto comprava os bilhetes nas máquinas e tudo tranquilo. Houve um dia em que cheguei a Campanhã já com o comboio na plataforma, e eu tinha mesmo de apanhar aquele porque tinha horas marcadas e o seguinte já não dava. Decidi entrar e comprar o bilhete ao revisor, porque via pessoas a fazer isso e achei que se podia (mas que fosse mais caro ou algo assim, pronto).

Ele veio, pediu-me o bilhete, eu disse que não tinha mas queria comprar, expliquei a situação, e nem assim ele recuou. Paguei 120€, acho.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 3 minutos:

Lição de vida: evitar mulheres de Braga

Meh, nada de mau a dizer, tirando isso. 😀

E o facto é que Braga é bastante bem frequentado nesse sentido.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Em França, mesmo num apeadeiro no meio de nenhures, tinha máquina para vender bilhetes. Era uma máquina dos anos 90, mas funcionava

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 1 hora:

Em França, mesmo num apeadeiro no meio de nenhures, tinha máquina para vender bilhetes. Era uma máquina dos anos 90, mas funcionava

Em Portugal, o comboio é considerado um meio de TP menor, de reduzida importância, que só continua a existir porque, politicamente, era suicida acabar com ele. Faz-se de tudo para que as pessoas não andem de comboio. A CP foi gerida com os pés durante décadas e, agora, mesmo não o sendo, está sempre de pés e mãos atados pelas decisões dos governantes. A IP, que até demonstra alguma competência ao nível rodoviário, é trágica a gerir a ferrovia. Os atrasos nas linhas da Beira Alta, do Oeste e no troço Gaia-Espinho da linha do Norte são inenarráveis. 

Pensando bem, começo a concordar com o @Rain Dog, 20 euros é caro para a falta de qualidade do serviço prestado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 21 minutos:

Em Portugal, o comboio é considerado um meio de TP menor, de reduzida importância, que só continua a existir porque, politicamente, era suicida acabar com ele. Faz-se de tudo para que as pessoas não andem de comboio. A CP foi gerida com os pés durante décadas e, agora, mesmo não o sendo, está sempre de pés e mãos atados pelas decisões dos governantes. A IP, que até demonstra alguma competência ao nível rodoviário, é trágica a gerir a ferrovia. Os atrasos nas linhas da Beira Alta, do Oeste e no troço Gaia-Espinho da linha do Norte são inenarráveis. 

Pensando bem, começo a concordar com o @Rain Dog, 20 euros é caro para a falta de qualidade do serviço prestado.

Em Portugal, os TP são vistos como algo menor, no geral.

Agora está na moda os metrobus porque se consegue montar num mandato. Num entanto, na Europa não avançaram muito com o Metrobus porque não era assim tão bom.

Na Europa, estão a reabilitar as antigas linhas de elétricos para complementar com os metros. Sai mais barato e estão no centro da cidade.

No Porto, por exemplo, só me lembro da linha da Foz e aquilo é turístico.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 21 horas:

Essa das máquinas também é boa. Na linha de Cascais há várias sub-estações em que as máquinas estão sistematicamente avariadas.

Normalmente, vou ter com o pica para explicar a situação, ele responde "pois isso já está assim há uns meses", porém é praticamente impossível comprar bilhete com ele, só dá se tiveres um cartão zapping com viagens. Se não tiveres ou tiver carregado em €, ele já não consegue fazer nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de O Pastel, Agora:

Essa das máquinas também é boa. Na linha de Cascais há várias sub-estações em que as máquinas estão sistematicamente avariadas.

Normalmente, vou ter com o pica para explicar a situação, ele responde "pois isso já está assim há uns meses", porém é praticamente impossível comprar bilhete com ele, só dá se tiveres um cartão zapping com viagens. Se não tiveres ou tiver carregado em €, ele já não consegue fazer nada.

Resumindo e concluindo, o número de passageiros nos comboios deve ser significativamente superior às estatísticas oficiais, que servem para fazer planos, análises e tomar decisões, e a CP deve perder milhões em receitas...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 2 minutos:

Resumindo e concluindo, o número de passageiros nos comboios deve ser significativamente superior às estatísticas oficiais, que servem para fazer planos, análises e tomar decisões, e a CP deve perder milhões em receitas...

Mesmo assim, desde que puseram as cancelas, a situação deve estar muito melhor. Antes era relativamente fácil controlar onde é que o pica estava e fazer viagens sem pagar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 6 minutos:

Basicamente.

Além do movimento comum que já é significativo, estamos a falar de um dos meios de transporte mais usados pelos turistas em Lisboa para chegar a Belém ou às praias, então no verão os comboios estão sistematicamente a abarrotar.

Causa-me alguma confusão este "abandono" da Linha de Cascais, nem que fosse só para "inglês ver".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 13 minutos:

Mesmo assim, desde que puseram as cancelas, a situação deve estar muito melhor. Antes era relativamente fácil controlar onde é que o pica estava e fazer viagens sem pagar.

Salvo erro as cancelas existem em apenas em algumas linhas de Lisboa. Nos urbanos do Porto, p.e., não existem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Chandler, Agora:

Malta, há arquitectos no fórum, não há?

Mandem-me MP.

@joe

Citação de Tio Hans, há 2 horas:

Salvo erro as cancelas existem em apenas em algumas linhas de Lisboa. Nos urbanos do Porto, p.e., não existem.

Estava mesmo a referir-me ao que o pastel disse. Só conheço bem a linha de cascais.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 21 horas:

Estava mesmo a referir-me ao que o pastel disse. Só conheço bem a linha de cascais.

Mesmo assim, atualmente do Cais Sodré até Oeiras, só em Paço de Arcos é que há cancelas a funcionar. De resto, não há ou estão abertas.

E já me esquecia de outro ponto maravilhoso que é há uns dois anos a circulação Cais Sodré - Algés ser feita de autocarro nos horários mais noturnos por causa das obras de modernização!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de O Pastel, há 5 horas:

Mesmo assim, atualmente do Cais Sodré até Oeiras, só em Paço de Arcos é que há cancelas a funcionar. De resto, não há ou estão abertas.

E já me esquecia de outro ponto maravilhoso que é há uns dois anos a circulação Cais Sodré - Algés ser feita de autocarro nos horários mais noturnos por causa das obras de modernização!

Em PA não há cancelas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 9 minutos:

Em PA não há cancelas.

Tinha ideia que havia. Estou a confundir com outra estação então, talvez São João do Estoril. 
Sendo assim, entre o Cais e Oeiras não há mesmo nenhum controlo por cancelas ativo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de O Pastel, há 2 minutos:

Tinha ideia que havia. Estou a confundir com outra estação então, talvez São João do Estoril. 
Sendo assim, entre o Cais e Oeiras não há mesmo nenhum controlo por cancelas ativo. 

Havia em Algés, só. E desde as cheias que deixou de haver (a juntar à situação dos autocarros que falaste).

Há cancelas em Carcavelos. A partir daí já não tenho assim de cabeça.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre as cancelas:

Ainda faz sentido haver pórticos nas estações de comboio?

Citação de Tio Hans, há 4 horas:

https://www.noticiasaominuto.com/economia/2618646/linha-de-leixoes-tera-apeadeiro-com-abrigos-perto-do-hospital-sao-joao

Mais uns abrigos de caca. Viajar de comboio em Portugal é para gente rija, capaz de aguentar à chuva e ao sol para ter a honra de andar num comboio lento e, normalmente atrasado. pqp a IP.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...