Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

Arquitectura, Urbanismo, Projectos, Transportes, Infraestruturas e Outras Coisas do Género

Publicações recomendadas

Citação de Mayday, há 3 minutos:

Bastava dizeres que as máquinas a que te dirigiste não estavam a funcionar. 

Porque ele não podia contactar alguém em Campanhã para verificar?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 11 minutos:

Só podias ir direto (e tens de ir direto nesses casos, não podes esperar que ele chegue à tua beira) se a estação em causa não tiver sitio ou máquinas para comprar.

Eu isto não sabia. Mas da última vez que andei, o comboio, que é um veículo com dezenas de metros de comprimento, quando eu entrei já estava bastante cheio. E foi enchendo cada vez mais. Era suposto eu andar aos encontrões por lá à procura do pica?

Compartilhar este post

Link para o post

Só sei que se o tempo de prisão fosse maior, havia menos gente a evitar comprar bilhetes para os transportes públicos. Tenho dito.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 22 minutos:

Literalmente o único trabalho do "pica" é validar se as pessoas têm bilhete ou não.

Pessoas sem bilhete quando ele faz literalmente o seu trabalho: Que pessoa insensível.

Querem que ele seja pago para quê? Para passear no comboio e dar reprimendas às pessoas sem bilhete? 

No autocarro é linear que se não tem bilhete, é para multar, pq o motorista está na entrada para comprar caso não tenhas viagens ou tenha dado inválido.

Da mesma maneira que se alguém não pagou estacionamento num sítio pago, é linear que deve multar (a não ser que a pessoa estivesse a comprar na máquina e o pica tenha sido urso a multar nesse intervalo).

Agora se achas normal ser linear e multar direto no caso de alguém ter uma zona de diferença, correspondendo a uma diferença de 0.4€, é a tua opinião. Eu não acho.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 4 minutos:

Porque ele não podia contactar alguém em Campanhã para verificar?

É um motivo válido para comprar bilhete dentro do comboio.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 6 minutos:

Só sei que se o tempo de prisão fosse maior, havia menos gente a evitar comprar bilhetes para os transportes públicos. Tenho dito.

castração química para quem anda à pica

• Haha 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 6 minutos:

No autocarro é linear que se não tem bilhete, é para multar, pq o motorista está na entrada para comprar caso não tenhas viagens ou tenha dado inválido.

Da mesma maneira que se alguém não pagou estacionamento num sítio pago, é linear que deve multar (a não ser que a pessoa estivesse a comprar na máquina e o pica tenha sido urso a multar nesse intervalo).

Agora se achas normal ser linear e multar direto no caso de alguém ter uma zona de diferença, correspondendo a uma diferença de 0.4€, é a tua opinião. Eu não acho.

Eu estou do teu lado, mas não é uma questão de opinião, mas sim de se fazer cumprir a lei. 

Se é mais caro fazer circular um comboio numa zona e isso tem uma preço para o passageiro, porque é que haverias de pagar mais barato? E os outros que estão no mesmo comboio do que tu e pagaram o valor correcto?

Não se pode aceitar, ou ter a opinião, que as pessoas de bem não possam ser multadas. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 12 minutos:

Eu isto não sabia. Mas da última vez que andei, o comboio, que é um veículo com dezenas de metros de comprimento, quando eu entrei já estava bastante cheio. E foi enchendo cada vez mais. Era suposto eu andar aos encontrões por lá à procura do pica?

Aquilo que eu disse é o que está nas regras.

Agora, dou-te um caso prático:

Linha do Vouga até Espinho. 

Neste tempo de férias aquilo principalmente de manhã e ao fim da tarde não vai cheio, vai mais do que isso tipo sardinha completamente enlatada. O pica nesses casos muitas vezes nem sai da beira do condutor, não valida nada. Aí há uma justificação plausível para não teres ido ter com ele. 

Compartilhar este post

Link para o post

Para além de ainda desvalorizarem o trabalho do pica. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 14 minutos:

É um motivo válido para comprar bilhete dentro do comboio.

Eu percebi, mas facilmente desmontável. Seja como for, a honestidade também não me ajudou, portanto...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 minutos:

Eu percebi, mas facilmente desmontável. Seja como for, a honestidade também não me ajudou, portanto...

Eu não sei se o homem estava assim tanto de má fé para contigo, porque manifestaste a intenção de comprar bilhete e podes fazê-lo, mas por algum motivo eles têm uma máquina de pagamento com eles. 

https://www.cp.pt/passageiros/pt/comprar-bilhetes/pontos-venda/venda-bordo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 13 minutos:

Eu estou do teu lado, mas não é uma questão de opinião, mas sim de se fazer cumprir a lei. 

Se é mais caro fazer circular um comboio numa zona e isso tem uma preço para o passageiro, porque é que haverias de pagar mais barato? E os outros que estão no mesmo comboio do que tu e pagaram o valor correcto?

Não se pode aceitar, ou ter a opinião, que as pessoas de bem não possam ser multadas. 

I don't hate the player, I hate the game.

O problema não é o pica, mas sim o processo linear que eles são forçados a seguir. Na hora paguei e não bufei depois de perceber que não havia nada a fazer. Percebo que a maneira como escrevi possa ter transparecido ser direcionado aos picas em vez do processo.

O meu problema é com a regra/lei definida para esse caso.

Acho que faria mais sentido na maquineta aparecer se é reincidente ou não, e se não for, ter a opção perdoar o primeiro incumprimento. Da mesma maneira que em tribunal há tolerâncias quando não se é reincidente.

Compartilhar este post

Link para o post

Já não estou a perceber onde é a piada ou o falar a sério. É que esta do perdoar a primeira infração deixou-me confuso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 2 horas:

Picas são sempre de uma insensibilidade atroz, assumem sempre que estamos a aldrabar e que toda a gente tem de saber tudo sobre o sistema complexo que montaram para os transportes públicos em Portugal.

Eu ando quase sempre bicicleta, mas por vezes apanho o autocarro para o escritório. Carrego tipo 10 viagens de andante, e dá para vários meses para as vezes esporádicas que precise. Andei assim durante 1 ano ou mais. A primeira vez que apareceu um pica no autocarro multou-me pq a viagem devia ser Z3 e não Z2. Educar/advertir, e ficares marcado para caso virares reincidente? Não, multa de 60€, devias saber.

eu tive uma fixe com um pica do metro

sai de um exame na feup, geralmente apanhava o autocarro ao lado para Ermesinde (compra-se a viagem la dentro), mas como tinha de voltar ao Porto mais tarde resolvi ir ao IPO carregar o andante com viagens, cheguei lá carreguei o cartão com 2 viagens (uma para ir para Ermesinde logo no imediato e outra para mais tarde voltar) mas esqueci-me de validar o cartão.

chegaram os picas e ficaram lá a espera comigo que o metro chegasse(direção Hospital!!! 1 paragem apenas ahah), o metro chega eles entram eu entro atras deles com o andante na mão para verificarem, o gajo vira-se pa mim e diz "espere que as portas fechem", mal fecharam passou o cartão tumba multa 😂😂 eu a mostrar a fatura e a dizer que literalmente ia apanhar o autocarro com a viagem que tinha comprado nesse momento e o gajo "ai agora ja passei na maquina já nao posso fazer nada"

ok tudo bem, dei os meus dados quando digo a morada e digo que sou da regua ele pergunta que conheço uma familia de lá, que por acaso conhecia, ao que ele diz "se fosse da familia ainda o perdoava"

anyway contestei a multa mas nao adiantou de nada 

Editado por Kendrick Lmao
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kendrick Lmao, há 14 minutos:

"ai agora ja passei na maquina já nao posso fazer nada"

Eu acho que o ponto é muito esse. Pelo menos no Porto do que percebi para  voltar atrás a partir desse ponto é muito complicado porque fica lá a informação que o cartão/passe não tinha sido validado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 41 minutos:

Eu se fosse pica multava todos os betos e agrobetos, ficaria para a história como a multa do cabelo à f*da-se

Tu se fosses pica não multavas ninguém que toda a gente conseguia fugir de ti. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 27 minutos:

Tu se fosses pica não multavas ninguém que toda a gente conseguia fugir de ti. 

Pq?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, Agora:

És da área de IT.

Sobrevivo semanalmente a treinos de hyrox, se visse um beto a fugir levava placagem

Compartilhar este post

Link para o post

Os picas devem passar a vida a ouvir diariamente desculpas de m*rda, mentiras óbvias e chicos espertos, a tal ponto que já deve estar embutido no cérebro deles que tudo o que ouvem é mentira.

É tipo quando vamos a Sete Rios e vem alguém pedir 20 cêntimos para comprar um bilhete de autocarro.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 3 horas:

Aquilo que eu disse é o que está nas regras.

Agora, dou-te um caso prático:

Linha do Vouga até Espinho. 

Neste tempo de férias aquilo principalmente de manhã e ao fim da tarde não vai cheio, vai mais do que isso tipo sardinha completamente enlatada. O pica nesses casos muitas vezes nem sai da beira do condutor, não valida nada. Aí há uma justificação plausível para não teres ido ter com ele. 

A última vez que andei no Vouguinha para fazer Feira-Espinho (para ir à praia) foi em 2013 e é como dizes, ia além de cheio.
O pessoal forçou as portas abertas para não morrermos todos com o calor lá dentro, e também não paguei bilhete

Compartilhar este post

Link para o post

Eu quando vivia no Porto também me aconteceu enganar com a questão do Z2 e Z3 e ser multado. Aconteceu por distração e acho que no limite estes casos deviam ter uma multa de valor inferior. No meu caso foram 120€ (há mais de 10 anos. Não sei como estarão os valores agora). E uma miúda ao meu lado fez choradinho que não tinha bilhete antes de verificarem e deixaram passar 🤦🏽‍♂️

De qq forma, fiz uma exposição por email ao metro do Porto a explicar a situação e a multa nunca chegou 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Em 22/08/2025 at 15:24:

Tal e qual. Eu ir directo ao pica comprar bilhete, ou o Ego Sum ter bilhete validado mas para a zona errada, são mesmo atitudes de quem quer andar sem pagar.

Ignorância não é desculpa. Também podes dizer que não sabias o limite de velocidade? Que não sabias que não se podia estacionar ali? Que não se pode não pagar impostos?

Não há problema em apelar e ele até pode aceitar a desculpa, mas nunca se podem sentir injustiçados se ele não aceitar.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas para conduzir não é preciso carta de condução? Que eu saiba para andar de transportes públicos não é preciso fazer um exame, apenas ter bom senso e civismo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...