Ir para conteúdo
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 20 minutos:

Certo, essa e a 50/20/30 conheço.

Mas a pergunta era mais para a parte específica dos investimentos. Eu só estou a começar e, neste momento, estou a dividir o que invisto, em partes iguais, num PPR e num ETF. Não me parece que seja o mais razoável. E a minha pergunta era mais neste sentido.

Depende de pessoa para pessoa, do teu perfil de investidor, etc, não há um método correcto.

Importante é teres um fundo que te dê para viver tranquilamente durante meses, eu uso o certificados de aforro, mais valor na conta bancária para isso, visto que do certificado posso levantar quando quiser (quando se investe, só passado 3 meses podes mexer) sem penalizações.
Depois, sem mexer no que tenho nos certificados e no valor que acho que devo ter seguro na conta, vou metendo em ETFS, valores mais baixos em acções de empresas que "estudo" para ver se pode ser um bom investimento, e estou a analisar se compensa meter num ppr ou não.

Não há uma formula universal ou correcta, depende de pessoa para pessoa e da aversão ao risco, importante é ter dinheiro suficiente para se viver com boa qualidade de vida durante uns meses pronto para ser utilizado sem depender dos mercados, por exemplo, em acções e ETFS podes levantar, porém se calha estar com o mercado em baixa, sais com prejuizo

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei que é uma pergunta vaga e difícil de responder, porque depende de pessoa para pessoa. O que gostava era de entender, grosso modo, como a generalidade das pessoas aqui o faz. Não estou à espera que me falem em valores absolutos, naturalmente, mas se quiserem partilhar as percentagens que mensalmente alocam a cada coisa, tanto melhor.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 4 horas:

Eu sei que é uma pergunta vaga e difícil de responder, porque depende de pessoa para pessoa. O que gostava era de entender, grosso modo, como a generalidade das pessoas aqui o faz. Não estou à espera que me falem em valores absolutos, naturalmente, mas se quiserem partilhar as percentagens que mensalmente alocam a cada coisa, tanto melhor.

Eu só invisto em S&P 500 (planeio diversificar mais nos próximos tempos). Tenho um valor absoluto que invisto todos os meses. O que sobrar vou acumulando e aplico num depósito a prazo. 

No meu caso, não penso em percentagens. O meu objetivo nos próximos 2 anos é comprar uma habitação, por isso, defini um valor mensal que me permite acumular dinheiro na conta para a entrada da casa/mobília. 

Compartilhar este post

Link para o post

eu costumo meter entre 750k a 1 milhão por mês em ETFs chineses mas depende sempre da faturação

• Like 6
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SabezZ, há 2 horas:

No meu caso, não penso em percentagens. O meu objetivo nos próximos 2 anos é comprar uma habitação, por isso, defini um valor mensal que me permite acumular dinheiro na conta para a entrada da casa/mobília. 

Como é que fazes esses cálculos? Estimas o lucro?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 39 minutos:

Como é que fazes esses cálculos? Estimas o lucro?

Estimo com base no meu salário líquido e vou ajustando quando tenho aumentos salariais. Sou disciplinado e aponto os meus gastos numa aplicação, por isso tenho noção de quanto dinheiro preciso para viver todos os meses. Defini uma quantia para transferir todos os meses para a XTB e sei que ainda me sobra dinheiro para eventualmente aplicar em depósitos a prazo (o montante que invisto é fixo e o montante que me sobra é obviamente variável, dependendo dos gastos). Por exemplo, se tiver uma despesa extraordinária num determinado mês, isso não afeta a quantia que invisto (vou acumulando saldo à ordem e só aplico em depósitos a prazo quando o depósito expira e recebo os juros). Invisto o dobro, ou às vezes, o triplo quando recebo subsídios de férias e de natal.

Aliás, posso dizer-te que reduzi o montante que invisto todos os meses, porque comecei a notar que a percentagem do que tinha investido estava a aproximar-se do que tinha no banco. Não tem mal nenhum, mas aqui entra o objetivo de cada um. Como te disse, quero comprar casa, por isso, prefiro não otimizar o meu investimento e ter mais dinheiro no banco para endividar-me menos no futuro. Fiz as contas e 35% do que tenho está investido no S&P 500 e o resto no banco. Não por ter um perfil conservador, mas porque defini que a minha prioridade é  endividar-me o mínimo possível. Nota que a quantia que tenho no banco engloba fundo de emergência mais a quantia que estou a poupar para a entrada da casa. Posso tirar dinheiro daí quando precisar, perco é os juros que receberia se deixasse correr o depósito até ao fim (felizmente nunca precisei de fazê-lo, por isso acho que a distribuição está equilibrada).

Espero que não esteja confuso, mas o mais importante é teres o teu património distribuído consoante as tuas necessidades (vais precisar do dinheiro investido nos próximos tempos? Então não invistas tudo na bolsa) e os teus objetivos a curto e médio/longo prazo. Há regras como aquela que o Kareca referiu, mas o mais importante é saberes o que estás a fazer e medir bem o risco associado às tuas escolhas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SabezZ, há 3 horas:

Estimo com base no meu salário líquido e vou ajustando quando tenho aumentos salariais. Sou disciplinado e aponto os meus gastos numa aplicação, por isso tenho noção de quanto dinheiro preciso para viver todos os meses. Defini uma quantia para transferir todos os meses para a XTB e sei que ainda me sobra dinheiro para eventualmente aplicar em depósitos a prazo (o montante que invisto é fixo e o montante que me sobra é obviamente variável, dependendo dos gastos). Por exemplo, se tiver uma despesa extraordinária num determinado mês, isso não afeta a quantia que invisto (vou acumulando saldo à ordem e só aplico em depósitos a prazo quando o depósito expira e recebo os juros). Invisto o dobro, ou às vezes, o triplo quando recebo subsídios de férias e de natal.

Aliás, posso dizer-te que reduzi o montante que invisto todos os meses, porque comecei a notar que a percentagem do que tinha investido estava a aproximar-se do que tinha no banco. Não tem mal nenhum, mas aqui entra o objetivo de cada um. Como te disse, quero comprar casa, por isso, prefiro não otimizar o meu investimento e ter mais dinheiro no banco para endividar-me menos no futuro. Fiz as contas e 35% do que tenho está investido no S&P 500 e o resto no banco. Não por ter um perfil conservador, mas porque defini que a minha prioridade é  endividar-me o mínimo possível. Nota que a quantia que tenho no banco engloba fundo de emergência mais a quantia que estou a poupar para a entrada da casa. Posso tirar dinheiro daí quando precisar, perco é os juros que receberia se deixasse correr o depósito até ao fim (felizmente nunca precisei de fazê-lo, por isso acho que a distribuição está equilibrada).

Espero que não esteja confuso, mas o mais importante é teres o teu património distribuído consoante as tuas necessidades (vais precisar do dinheiro investido nos próximos tempos? Então não invistas tudo na bolsa) e os teus objetivos a curto e médio/longo prazo. Há regras como aquela que o Kareca referiu, mas o mais importante é saberes o que estás a fazer e medir bem o risco associado às tuas escolhas.

Parte do dinheiro que tens no banco podes meter em certificados de aforro, se não tencionas comprar casa nos 3 meses seguintes, sempre te rende mais ou menos o valor da inflação, quando precisares dele, é só levantar sem grandes complicações 

Compartilhar este post

Link para o post

Para a malta casada e com filhos que tem o dinheiro das poupanças todo em xtb e assim, não vos mete medo de se vos acontecer alguma coisa eles ficam sem nada?

nunca me meti nisto por causa disso, minha mulher destas coisas não percebe nada, tenho posto tudo em coisas muito menos rentáveis em PT, mas que se me acontecer alguma coisa ela consegue aceder.

ou não pensam nisso e se acontecer não é problema vosso.🤣

Editado por Kaz

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kaz, há 31 minutos:

Para a malta casada e com filhos que tem o dinheiro das poupanças todo em xtb e assim, não vos mete medo de se vos acontecer alguma coisa eles ficam sem nada?

nunca me meti nisto por causa disso, minha mulher destas coisas não percebe nada, tenho posto tudo em coisas muito menos rentáveis em PT, mas que se me acontecer alguma coisa ela consegue aceder.

https://www.xtb.com/pt/centro-de-ajuda/conta-de-negociacao/procedimento-em-caso-de-falecimento-do-cliente

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Fundo de emergência, salário e tudo o resto vai para 1 único ETF.  Estou a fazer tão simples quanto isto. Não deverá ser o ideal, mas já é alguma coisa. 

Editado por ComiC

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kaz, há 3 horas:

Xtb, degiro, possivelmente há outras mas não me recordo, são altamente seguras e há mecanismos de proteção do cliente, são reguladas. É a melhor coisa que podes fazer, se puxares umas páginas para trás tens um pdf bem interessante, salvo erro posto pelo @Bashir , sobre ETF´s. Para começar é aí. Não é obrigatório, mas diria que é a opção mais adequada para começar nos investimentos.

Eu devo ter para aqui no pc esse pdf, se não encontrares eu vou ver se encontro por aqui.

Editado por BrunoCardoso
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 2 horas:

Fundo de emergência, salário e tudo o resto vai para 1 único ETF.  Estou a fazer tão simples quanto isto. Não deverá ser o ideal, mas já é alguma coisa. 

Fundo de emergência para ETF não é boa ideia.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 10 minutos:

Fundo de emergência para ETF não é boa ideia.

Para ETF vai aquilo que consigo poupar no final do mês.  No fundo de emergência não toco

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 2 horas:

Eu devo ter para aqui no pc esse pdf, se não encontrares eu vou ver se encontro por aqui.

Põe aí sfv.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 25 minutos:

Para ETF vai aquilo que consigo poupar no final do mês.  No fundo de emergência não toco

A questão é que o etf pode estar numa fase baixa e se precisares desse dinheiro, vais vender na pior fase como até pode estar abaixo daquilo que investiste.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 3 horas:

Xtb, degiro, possivelmente há outras mas não me recordo, são altamente seguras e há mecanismos de proteção do cliente, são reguladas. É a melhor coisa que podes fazer, se puxares umas páginas para trás tens um pdf bem interessante, salvo erro posto pelo @Bashir , sobre ETF´s. Para começar é aí. Não é obrigatório, mas diria que é a opção mais adequada para começar nos investimentos.

Tenho umas centenas na Trading 212 - 1 único ETF SP 500. Também tem esse nível de segurança?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 4 minutos:

Tenho umas centenas na Trading 212 - 1 único ETF SP 500. Também tem esse nível de segurança?

Como é obvio não se deve meter a "mão no fogo" por nada, mas pelo o que leio é das que tem melhores taxas. Acho que tem proteção de fundos até 20k. A que vejo que utilizam mais é a xtb.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 10 horas:

A questão é que o etf pode estar numa fase baixa e se precisares desse dinheiro, vais vender na pior fase como até pode estar abaixo daquilo que investiste.

Não estou a perceber, mas esse é dinheiro que eu não necessito. Tudo o que tenho nesse ETF é para longo prazo, 15/20 anos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 11 horas:

Ele não mexe nesse dinheiro, tem o fundo de emergência para isso, o que tem no ETF é para poupanças.

Eu neste momento tenho algum no banco para despesas tipo carro, férias, compras no dia a dia, etc
Fundo de emergência em certificados de aforro (sei que isto seria para as coisas de cima, mas prefiro assim)
O resto em ETF's, neste momento em 2, e acções

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 9 horas:

Não estou a perceber, mas esse é dinheiro que eu não necessito. Tudo o que tenho nesse ETF é para longo prazo, 15/20 anos.

A forma como escreveste inicialmente deu a entender que metias tudo num ETF.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migxstoper, há 3 horas:

A forma como escreveste inicialmente deu a entender que metias tudo num ETF.

Pois, eu também, até me assustei. Mas já entendi.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...