Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Como é que funcionam ETFs? Que tenho de fazer no IRS? Vale a pena ir metendo algum dinheiro num etf de mês a mês, sem me preocupar muito com isso? Posso perder o dinheiro? Posso investir diretamente com o meu banco (CGD)?

Queria usar como se fosse um depósito a prazo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 52 minutos:

Como é que funcionam ETFs? Que tenho de fazer no IRS? Vale a pena ir metendo algum dinheiro num etf de mês a mês, sem me preocupar muito com isso? Posso perder o dinheiro? Posso investir diretamente com o meu banco (CGD)?

No IRS só tens que meter se/quando venderes e declaras as mais valias. Para calcular a mais valia, tens de fazer como se as que vendes são sempre as mais antigas que compraste, ou seja, se venderes hoje 10 unidades, vais ver o valor das 10 unidades mais antigas que compraste e fazes a diferença da compra para a venda.

Se compraste 5 unidades a 10, mais tarde compraste outras 10 unidades a 15 e hoje venderes 10 unidades, as 10 que vendeste foram as 5 que compraste a 10 e 5 das restantes que compraste a 15.

Eu comecei este ano a meter em ETF também, mas tenho usado a Degiro. A minha lógica é a mesma. Tenho um fundo de emergência numa conta a prazo e agora estou a meter lá para o futuro.

Podes perder dinheiro, sim, mas dificilmente o perdes todo. Se olhares como um investimento a longo prazo, a probabilidade de perder dinheiro é relativamente baixa (dependendo dos etf que escolhes e risco associado a estes, claro).

EDIT

Esqueci-me de dizer que o que disse no início só se aplica aos etf que acumulam. Os que distribuem dividendos são taxados sempre que receberes. O cálculo dessa taxa deixo para quem souber melhor que não quero arriscar dizer mal.

Editado por NIkeL
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Estou exatamente como tu @NIkeL e comecei a ler e a investir num ETF este ano. Penso que a única situação que não está completamente correta é que quando recebes os dividendos, o valor que recebes é bruto ou seja ainda não foi taxado e tens de ser tu a declarar isso. Penso que é taxado a 28%. 

Neste momento na minha carteira só tenho 2 ETF acumulativo pois pelo que li é o que faz mais sentido para investimento a 10 anos para o dinheiro render. 

edit. Esqueci me de dizer que compro 2 unidades todos os meses independente do valor. O ETF que tenho neste momento e o IWDA. E também uso a Degiro

Editado por Mwangaza
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mwangaza, há 2 minutos:

Estou exatamente como tu @NIkeL e comecei a ler e a investir num ETF este ano. Penso que a única situação que não está completamente correta é que quando recebes os dividendos, o valor que recebes é bruto ou seja ainda não foi taxado e tens de ser tu a declarar isso. Penso que é taxado a 28%. 

Neste momento na minha carteira só tenho 2 ETF acumulativo pois pelo que li é o que faz mais sentido para investimento a 10 anos para o dinheiro render. 

edit. Esqueci me de dizer que compro 2 unidades todos os meses independente do valor. O ETF que tenho neste momento e o IWDA. E também uso a Degiro

Sim eu sei isso, não me devo ter expressado bem. 👍

Os 28% era o número que tinha na cabeça mas não tinha a certeza se havia mais algum valor.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, Em 06/12/2020 at 15:25:

Se tiveres um ETF Accumulating (ACC) e não Distributing não tens de fazer nada a não ser no momento em que vendes. Se o objectivo é poupar a longo prazo durante anos então podes estar sossegado até venderes as tuas posições. Nesse caso aconselho mesmo que seja um ETF que não distribua dividendos, mas sim um que acumule, já que se fosses investir manualmente os dividendos distribuídos num DIS só investias 72%, contra os 100% dos dividendos acumulados e reeinvestido automaticamente num ACC, pois terias que declarar (28%) os dividendos durante este processo.

O ETF do @NIkeL, o IWDA é ACC por exemplo. É bastante diversificado para teres exposição a vários sectores, apesar de apanhar "apenas" o Mundo Desenvolvido (e mais focado nos EUA pois a maioria das grandes empresas internacionais são de lá) e não Mercados Emergentes. Também comecei este ano e investi no mesmo ETF. Tem também a vantagem de custar uns 50/60e, pelo que consegues começar a investir com pouco dinheiro inicial.

Podes perder o dinheiro sim, potencialmente podes ficar a 0. Seria altamente improvável e provavelmente era sinal que a civilização como a conhecemos tinha deixado de existir, mas teoricamente é possível. Mais provável, num cenário pessimista, é que a bolsa entre em crash e possas estar anos até recuperares o teu dinheiro. Se tivesses investido as tuas poupanças num ETF que replique a S&P500 (500 empresas mais valiosas dos States) no pico da bolha Dot-Com em 2000, só terias recuperado o teu dinheiro em 2007. E logo a seguir rebenta outra crise e voltas a estar no vermelho até 2013. No entanto se não tivesses tirado dinheiro nenhum durante as crises, neste momento terias mais que duplicado o teu investimento, apesar de teres investido na pior altura possível. Claro que isto é mais fácil dito do que feito, e nem todos têm estômago para ver o seu dinheiro a desaparecer e não fazer nada. Até porque podes não querer/poder esperar mais de 10 anos para voltar a pegar nele.

Ou seja... Investe o dinheiro de que "não precisas".

Eu uso a DEGIRO como broker, pois minimiza as taxas e custos que provavelmente teria a investir através do meu banco.

Editado por joe
  • Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 32 minutos:

@Bumba, hora de reforçar o investimento no blockchain:

Blockchain essa nova "tecnologia" que ja esta quase na puberdade

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 hora:

you merely adopt it

i was born in ittttttt

200.gif

Editado por Bumba

Compartilhar este post

Link para o post

Sou um completo leigo nessas questões de investimentos, ETF's, etc, mas digam-me só uma coisa, quem coloca dinheiro numa Degiro ou num serviço online semelhante a pensar num investimento a longo prazo (ler décadas), tem confiança que essa plataforma se mantenha no activo durante esses 20 ou 30 anos? Que garantias existem de que isso seja assim?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tive muito perto de entrar nos ETFs este ano, mas como tou a ver as bolsas com muita euforia e tenho ambições de pegar nas minhas (míseras) poupanças para ajudar a comprar casa no curto prazo, resolvi deixar-me quieto... 

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 hora:

Sou um completo leigo nessas questões de investimentos, ETF's, etc, mas digam-me só uma coisa, quem coloca dinheiro numa Degiro ou num serviço online semelhante a pensar num investimento a longo prazo (ler décadas), tem confiança que essa plataforma se mantenha no activo durante esses 20 ou 30 anos? Que garantias existem de que isso seja assim?

Isto é o melhor que te posso recomendar e explica o que acontece se a Degiro for à falência: https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/wiki/index

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 3 horas:

mas como tou a ver as bolsas com muita euforia

lulz

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, Em 09/12/2020 at 21:22:

Parecem as empresas portuguesas quando dizem que o comércio digital é o futuro.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

.

Editado por Inkie
Já estava na página anterior, não reparei

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Inkie, há 2 minutos:

O blockchain só ainda não avançou porque ainda ninguém percebeu o que é. Felizmente, temos alguém disponível a explicar.

Wait wat  😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 3 minutos:

essa m*rda faz-me lembrar aquela célebre entrevista de um ministro indiano que não queria implementar cloud computing porque não se sabia o que acontecia aos ficheiros quando chovia

Não conhecia essa, mas muito boa também.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bumba, há 21 horas:

lulz

Pá, não percebo muito disto, sei que é difícil ou impossível fazer o timing dos mercados e que em média é sempre melhor ter investido do que não ter. Mas tendo em conta que a minha ideia é utilizar aquele valor no curto prazo, não me parece muito prudente tar a investir com risco substancial e ainda por cima com o S&P500 p.ex, em altas históricas no meio dum cenário de incerteza. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 5 horas:

Pá, não percebo muito disto, sei que é difícil ou impossível fazer o timing dos mercados e que em média é sempre melhor ter investido do que não ter. Mas tendo em conta que a minha ideia é utilizar aquele valor no curto prazo, não me parece muito prudente tar a investir com risco substancial e ainda por cima com o S&P500 p.ex, em altas históricas no meio dum cenário de incerteza. 

Sim os etf seriam mais numa perspectiva a longo prazo. 

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde, malta.

Talvez não seja o tópico mais indicado mas cá vai. Eu tenho conta no Millennium BCP. Nunca tive problema em aderir a serviços como Netflix e Spotify. Acontece que ultimamente o pagamento não tem sido efetuado, chegando ao ponto do Spotify Premium ter sido cancelado, e de não conseguir aderir à Disney+.

Quando introduzo os dados do meu cartão de crédito (MasterCard) aparece sempre um erro de pagamento ou de validação. No entanto, está tudo correto e há dinheiro na conta (😅).

Alguém sabe o que pode ser? Alguma política do Millennium? Queria evitar deslocar-me à sucursal...

Compartilhar este post

Link para o post

Tens o cartão de crédito bloqueado talvez?

Compartilhar este post

Link para o post

Já eu tenho tido problemas com o pagamento com os cartões virtuais do mbway por acaso. No ultimo mês começaram a dar erro e a não ser aceites, coisa que nunca aconteceu.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, Em 11/12/2020 at 12:13:

Se o objetivo é usar o dinheiro a curto prazo o melhor é colocá-lo em Certificados do Tesouro. Os juros dos dois primeiros anos são uma treta (0,75%) mas pelo menos é melhor que uma conta a prazo e depois vão subindo até aos 2,25% + 40% do valor da subida do PIB, com teto de 1,2%. Não esquecer que só podes resgatar o dinheiro após um ano.

Ah, e os juros não são compostos, o que é uma treta. Ou seja, o valor dos juros é creditado anualmente na tua conta e não reinvestido.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...