Mwangaza Publicado 22 Abril 2021 Citação de Ghelthon, há 16 horas: 😅 Já é o segundo ano que faço com união de facto e não me pediram qualquer documento. Eu coloquei a 8/04 e ainda aguardo pela validação. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 22 Abril 2021 Citação de Mwangaza, há 1 hora: Já é o segundo ano que faço com união de facto e não me pediram qualquer documento. Eu coloquei a 8/04 e ainda aguardo pela validação. Segundo sei, isso depende de há quanto tempo a morada fiscal está igual nos 2 membros do casal. No meu caso é recente, talvez uns 9-10 meses, o que é menos que os 2 anos que eles exigiam antes. Ainda assim, já me disseram que ultimamente eles não pedem nada se a morada for a mesma há mais de 6 meses, portanto não sei. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 22 Abril 2021 Citação de Ghelthon, há 34 minutos: Segundo sei, isso depende de há quanto tempo a morada fiscal está igual nos 2 membros do casal. No meu caso é recente, talvez uns 9-10 meses, o que é menos que os 2 anos que eles exigiam antes. Ainda assim, já me disseram que ultimamente eles não pedem nada se a morada for a mesma há mais de 6 meses, portanto não sei. Eu não fiz o IRS em conjunto porque, a 31 de dezembro de 2021, ainda não tinha 2 anos com a mesma morada fiscal. Perguntei no E-Balcao e foi isso que me disseram. Compartilhar este post Link para o post
Mwangaza Publicado 22 Abril 2021 (editado) No ano passado fiz e só tínhamos a mesma morada 9 meses antes. Apesar de vivermos juntos antes. Até ver não tive stress e não necessitei mostrar a declaração. Apesar de a ter. Editado 22 Abril 2021 por Mwangaza 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 22 Abril 2021 (editado) Citação de Seferogol, há 17 minutos: Eu não fiz o IRS em conjunto porque, a 31 de dezembro de 2021, ainda não tinha 2 anos com a mesma morada fiscal. Perguntei no E-Balcao e foi isso que me disseram. Teoricamente essa é a regra, sim. Contudo, caso seja necessário algum comprovativo (ou seja, nos casos que são marcados pelo sistema ou assim), basta a tal declaração da Junta de Freguesia, onde têm de ir os membros do casal e 2 testemunhas (não familiares do casal nem entre si), onde os 4 assinam sob compromisso de honra. Pelo menos foi isto que me disseram vários contabilistas, portanto avancei e fiz em conjunto (porque me compensava, claro). Também porque, na verdade, o pior que pode acontecer é as Finanças não aceitarem e pronto, entrega-se em separado. Tentar não custa. Editado 22 Abril 2021 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 22 Abril 2021 ajudem-me aqui sff, eu e a minha namorada temos a mesma residência há já alguns anos, no entanto sempre fizemos o irs separados porque nos era benéfico. com esta treta dos censos somos considerados como união de facto, isto depois para o ano, se eu optar por fazer o irs sozinho não há problema? Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 23 Abril 2021 Citação de Hammerfall, há 8 horas: ajudem-me aqui sff, eu e a minha namorada temos a mesma residência há já alguns anos, no entanto sempre fizemos o irs separados porque nos era benéfico. com esta treta dos censos somos considerados como união de facto, isto depois para o ano, se eu optar por fazer o irs sozinho não há problema? Não há problema nenhum. Tu até podes ser casado e fazer separado. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 23 Abril 2021 Citação de Ego Sum, há 2 horas: Não há problema nenhum. Tu até podes ser casado e fazer separado. Não sabia, obrigado! Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 25 Abril 2021 Já recebi o reembolso do IRS mas da primeira declaração que coloquei lá, apesar de ter metido uma de substituição uns dias depois. O que devo fazer? Compartilhar este post Link para o post
Alexis Ren Publicado 27 Abril 2021 Até quando tenho para preencher o IRS? É que eu ainda não o fiz e nem percebo a ponta de um corno daquilo. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 27 Abril 2021 Citação de Alexis Ren, há 6 horas: Até quando tenho para preencher o IRS? É que eu ainda não o fiz e nem percebo a ponta de um corno daquilo. 30 de Junho: https://www.montepio.org/ei/ultimas/impostos-ultimas/os-prazos-do-irs/ Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 4 Maio 2021 Estou em declaração certa desde do dia 18, nunca mais avança disto Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 5 Maio 2021 Citação de Banks29, há 43 minutos: Estou em declaração certa desde do dia 18, nunca mais avança disto Praticamente a mesma coisa. Passou a certa dia 21 e assim está 😅 Compartilhar este post Link para o post
Lifehouse Publicado 5 Maio 2021 Ainda estou à espera do reembolso, mas a cada ano que passa a diferença entre o que se paga de irs e aquilo que é "devolvido" é maior. Não tenho propriamente grandes despesas, é verdade, mas ao ver todos os meses o meu recibo de vencimento e pensar o que poderia ser sem, pelo menos, o IRS.... Compartilhar este post Link para o post
Boitswana Publicado 5 Maio 2021 Para quem habitualmente emite recibos verdes, costuma optar por fazer retenção na fonte ou havendo possibilidade de dispensa opta por essa via? Compartilhar este post Link para o post
depina Publicado 8 Maio 2021 Citação de Banks29, Em 05/05/2021 at 00:24: Estou em declaração certa desde do dia 18, nunca mais avança disto tens mais sorte do que eu. " RECEPCIONADA - AGUARDA VALID. " desde dia 6 de abril. fds o ano passado não demorou tanto tempo. Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 8 Maio 2021 Citação de depina, há 6 minutos: tens mais sorte do que eu. " RECEPCIONADA - AGUARDA VALID. " desde dia 6 de abril. fds o ano passado não demorou tanto tempo. Igual desde dia 18 de Abril. Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 8 Maio 2021 A mim passou ontem para liquidação processada que nem sei bem em que ponto isto está. Cada vez recebo mais tarde mesmo que meta isto cedo. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 8 Maio 2021 Todos os anos se queixam. Vocês estão sempre à espera desse dinheiro para pagar contas? Se sim, estão a fazer algo de errado no vosso orçamento familiar. 1 Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 9 Maio 2021 Eu cá recebi o dinheiro nem uma semana depois de ter feito o IRS, acho que nunca tinha recebido tão rapidamente. Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 10 Maio 2021 Citação de kareca, Em 08/05/2021 at 10:03: Todos os anos se queixam. Vocês estão sempre à espera desse dinheiro para pagar contas? Se sim, estão a fazer algo de errado no vosso orçamento familiar. Até pode não ser isso. Pode ser só um dinheiro 'extra' para umas férias, para uma compra não prioritária, para dogecoin. O ideal era não termos de adiantar dinheiro ao estado, ficarmos N tempo sem o receber e quando o recebemos nem com juros é. Isso sim, seria um cenário ideal. 1 Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 10 Maio 2021 Acho que nem é bem isso, é mais o fator psicológico. Eu por exemplo felizmente não contava com esse dinheiro nem preciso dele para nada (foi todo diretamente para a poupança assim que o recebi, nem lhe toquei) mas há sempre aquela tendência de alguém te dizer "vou-te transferir dinheiro para a conta um dia destes" e tu andares a controlar quando cai. Acho que é mais uma reação natural do que uma necessidade de ter o dinheiro tbh. Falando por mim claro. 2 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 10 Maio 2021 Citação de w0, há 2 horas: Até pode não ser isso. Pode ser só um dinheiro 'extra' para umas férias, para uma compra não prioritária, para dogecoin. O ideal era não termos de adiantar dinheiro ao estado, ficarmos N tempo sem o receber e quando o recebemos nem com juros é. Isso sim, seria um cenário ideal. Então é ansiedade. Compartilhar este post Link para o post
Alexis Ren Publicado 19 Junho 2021 Deu-me este erro a preencher o IRS, como é que o posso corrigir e isto significa o que? "NIFS A OU B ASSINALDADO COMO DEP/DEP.GCONJ/AFILHADO EM OUTRAS DECL.(E63)" Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 19 Junho 2021 Alguém meteu o teu nif ou o da tua mulher como seu dependente lol. Compartilhar este post Link para o post