Ghelthon Publicado 13 Junho 2025 Citação de Ego Sum, há 3 minutos: Sinto que estou a emprestar à mesma. Não me faz sentido nenhum taxar VRSUs recebidas no momento da sua libertação em vez da venda em conjunto com as mais valias. Se a empresa fosse à falência este ano e eu não tiver vendido fico a arder. Que foi o que aconteceu com centenas de pessoas na Farfetch, andaram a receber bonus em VRSUs, a pagar imposto sobre elas quando libertavam, para no final ficar a arder. Mas és obrigado a aceitar isso? Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 14 Junho 2025 Citação de Ghelthon, Em 13/06/2025 at 10:26: Mas és obrigado a aceitar isso? no caso da FF, sim. o bónus era isso ou uma palmada nas costas. Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 16 Junho 2025 Citação de Ego Sum, Em 13/06/2025 at 10:17: Sinto que estou a emprestar à mesma. Não me faz sentido nenhum taxar VRSUs recebidas no momento da sua libertação em vez da venda em conjunto com as mais valias. Se a empresa fosse à falência este ano e eu não tiver vendido fico a arder. Que foi o que aconteceu com centenas de pessoas na Farfetch, andaram a receber bonus em VRSUs, a pagar imposto sobre elas quando libertavam, para no final ficar a arder. Isso mudou com a lei das start-ups, mas precisas de estar numa start-up (o que a FF não seria), e ter as shares um ano antes de vender. No teu caso, se não se aplicar a lei das startups, tem atenção a uma coisa, tens que declarar 2 tipos de rendimento: Ganho --> Valor de Mercado - Valo de Compra (exercise price) - são rendimentos categoria A Mais-valias --> Valor de Venda - Valor de Mercado - são rendimentos de categoria G 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 16 Junho 2025 Citação de Erwin, Em 14/06/2025 at 13:24: no caso da FF, sim. o bónus era isso ou uma palmada nas costas. Bom ok, nesse caso é chato. Mas lá está, já se sabe que é um risco possível quando se trata desses produtos. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 16 Junho 2025 Citação de Ghelthon, Em 13/06/2025 at 10:26: Mas és obrigado a aceitar isso? Não és obrigado a aceitar, mas acho que ninguém rejeita um rendimento extra 🙂 (não é parte do bónus) Tb fui um bocado nabo, devia ter vendido uma parte quando ficaram disponíveis para cobrir os impostos associados que viriam no futuro, e deixar o resto para a eventual valorização que espero que aconteça no próximo ano e meio. Citação de Pan, há 5 minutos: Isso mudou com a lei das start-ups, mas precisas de estar numa start-up (o que a FF não seria), e ter as shares um ano antes de vender. No teu caso, se não se aplicar a lei das startups, tem atenção a uma coisa, tens que declarar 2 tipos de rendimento: Ganho --> Valor de Mercado - Valo de Compra (exercise price) - são rendimentos categoria A Mais-valias --> Valor de Venda - Valor de Mercado - são rendimentos de categoria G Não se aplica, mas fui ler sobre essa nova lei e parece ser bem interessante. Só têm de pagar quando venderem, e a uma taxa fixa de 14% em vez da progressiva de imposto sobre o rendimento. 1 Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 16 Junho 2025 Citação de Ego Sum, há 1 hora: Não és obrigado a aceitar, mas acho que ninguém rejeita um rendimento extra 🙂 (não é parte do bónus) Tb fui um bocado nabo, devia ter vendido uma parte quando ficaram disponíveis para cobrir os impostos associados que viriam no futuro, e deixar o resto para a eventual valorização que espero que aconteça no próximo ano e meio. Não se aplica, mas fui ler sobre essa nova lei e parece ser bem interessante. Só têm de pagar quando venderem, e a uma taxa fixa de 14% em vez da progressiva de imposto sobre o rendimento. Sim, vale muito a pena se não forem usadas para evitar pagar de forma decente aos funcionários. Os mitos que os CEOs portuguese contam relativamente a criarem muitos milionários com share options são só propaganda. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 17 Junho 2025 Citação de Pan, há 13 horas: Sim, vale muito a pena se não forem usadas para evitar pagar de forma decente aos funcionários. Os mitos que os CEOs portuguese contam relativamente a criarem muitos milionários com share options são só propaganda. Nem todos conseguem graffitar o escritório do Facebook, ou criar o logo da Nike. São vidas. Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 18 Junho 2025 Malta, dúvida: estou a preencher o anexo J (rendimentos obtidos no estrangeiro), quadro 9.2A para declarar as mais valias resultantes da venda de RSUs. O broker que uso (Charles Schwab) permite escolher os lotes de ações a vender e isso está bastante claro no statement. No entanto, não sei se mesmo assim não tenho que respeitar o método FIFO. Exemplo: t1: 2 ações compradas a 10€ t2: 3 ações compradas a 12€ t3: 3 ações (t2) vendidas a 15€ (a plataforma permite-me escolher) Neste caso em concreto, qual seria a data de aquisição que devia considerar? Sugestões de ferramentas são bem vindas, eu estou a usar o OneFinance. Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 18 Junho 2025 Bem, depois de listar todas as transações de compra (RSUs e reinvestimento de dividendos) numa google sheet, foi só importar nessa app do OneFinance e gerar um relatório de rendimento de capitais (Anexo J) e voilá. Recomendo vivamente para quem passar por algo semelhante. Provavelmente há inúmera plataformas para este efeito mas este aqui foi totalmente grátis. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 21 Junho 2025 Citação de Solero, Em 18/06/2025 at 01:56: Malta, dúvida: estou a preencher o anexo J (rendimentos obtidos no estrangeiro), quadro 9.2A para declarar as mais valias resultantes da venda de RSUs. O broker que uso (Charles Schwab) permite escolher os lotes de ações a vender e isso está bastante claro no statement. No entanto, não sei se mesmo assim não tenho que respeitar o método FIFO. Exemplo: t1: 2 ações compradas a 10€ t2: 3 ações compradas a 12€ t3: 3 ações (t2) vendidas a 15€ (a plataforma permite-me escolher) Neste caso em concreto, qual seria a data de aquisição que devia considerar? Sugestões de ferramentas são bem vindas, eu estou a usar o OneFinance. Que eu saiba, em Portugal é sempre FIFO. A única forma de dar a volta a isso seria se tivesses as ações de t1 num broker e as de t2 noutro broker e vendesses no broker das t2. Estando tudo no mesmo broker, aos olhos do estado vendes sempre as mais antigas. Isto é para ações, mas duvido que isso tenha regra diferente. 1 Compartilhar este post Link para o post
Kimi Raikkonen Publicado 23 Junho 2025 É relevante ser preciso com a data de aquisição de um determinado ativo a preencher o anexo J? Seja como for, tive esse cuidado com as datas, se bem que o preenchimento automático somou e somou quantias que me obrigaram a ginástica mental com os relatórios da XTB e da Trade Republic. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 23 Junho 2025 Citação de Kimi Raikkonen, há 6 horas: É relevante ser preciso com a data de aquisição de um determinado ativo a preencher o anexo J? Seja como for, tive esse cuidado com as datas, se bem que o preenchimento automático somou e somou quantias que me obrigaram a ginástica mental com os relatórios da XTB e da Trade Republic. Eu não consegui ser em algumas e fui por estimativa Não deu problemas no valor apurado nem nada disso, e sinceramente não estou à espera que venha a dar. Se ainda fossem movimentos de 6 dígitos para cima (antes fosse), agora por umas centenas ou milhares duvido que se chateiem. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 13 Setembro 2025 Vou usar este tópico, não sei se é o mais correcto. Gostava de pedir a opinião de um profissional sobre o regime IFICI e se se aplicaria na situação da minha família, alguém conhece alguém que perceba da poda que faça consultas online ou na zona do porto? Compartilhar este post Link para o post
bronson Publicado Janeiro 28 no E-Fatura em que categoria colocam a Bertrand? educação, outro ou jornais e revistas? Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado Janeiro 28 Citação de bronson, há 1 hora: no E-Fatura em que categoria colocam a Bertrand? educação, outro ou jornais e revistas? Só é educação se for material escolar. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado Janeiro 28 10€ como mete faturas do supermercado como restauração Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado Janeiro 29 (editado) Conheço quem tenha metido a compra do carro como reparações porque o stand também tinha oficina... Não sei o fim da história, mas não duvido da veracidade sabendo de quem o fez. Editado Janeiro 29 por Bashir Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado Janeiro 29 Citação de kareca, há 2 horas: 10€ como mete faturas do supermercado como restauração Ai dá? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado Janeiro 29 Citação de Bashir, há 10 horas: Conheço quem tenha metido a compra do carro como reparações porque o stand também tinha oficina... Não sei o fim da história, mas não duvido da veracidade sabendo de quem o fez. Possível deve ser, o problema é se depois há uma auditoria. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado Janeiro 29 Citação de Mayday, há 9 horas: Ai dá? Dá. Então ainda para mais agora alguns supermercados têm restaurantes 😄 Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado Janeiro 30 ando eu a pôr as faturas todinhas do pingo doce em restauração e estes gajos vêm perguntar se devem meter a Bertrand em "outros" LMAO 1 Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado Janeiro 30 E faturas do grupo Inditex como restauração? Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado Janeiro 31 Citação de challenger, há 41 minutos: E faturas do grupo Inditex como restauração? Aiiii terrorii. Vamos todos presos. O quê Compartilhar este post Link para o post
bronson Publicado Janeiro 31 obg coloquei em saúde já que ler faz bem ao cérebro podem fechar o tópico Citação de kareca, Em 28/01/2026 at 23:52: 10€ como mete faturas do supermercado como restauração aceito mbway 1 Compartilhar este post Link para o post