Mr. White Publicado 2 Dezembro 2013 Com o Fernando de fora no próximo jogo, finalmente vamos ter o duplo-pivot com Defour - Josué/Herrera, que já é pedido desde a pré-época! Isto é se ele não se lembrar de recuar o Lucho. Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 2 Dezembro 2013 Se ele colocou o lugar à disposição é porque, competente ou não, é um tipo extremamente íntegro e consciente e que não quer estar onde não o desejam. concordo. Teve 'tomates' para fazer o que muitos não fazem. Obrigou a SAD a responder, e com a SAD a dizer que não ao seu pedido, a sua confiança sai naturalmente reforçada. Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 2 Dezembro 2013 acho que vos tá a faltar um pormenor, duvido que tenha sido a SAD a vetar a saida, mas sim o presidente vai continuar tudo na mesma, o presidente porque é teimoso e não quer admitir que errou, e a SAD pq sabe que já vai ter um bode expiatorio para mais tarde culpar qdo chegar a altura de analisar a época Compartilhar este post Link para o post
scout Publicado 2 Dezembro 2013 (editado) Enquanto a direcção achar que temos o treinador correcto vai sempre estar do lado dele e passar a imagem para fora que o treinador está seguríssimo, não há a mínima desconfiança e nunca lhes passou sequer pela cabeça a hipótese de o despedir e isso é um dos principais motivos para termos a estrutura que temos. Seja muitas vezes por teimosia ou não. Editado 2 Dezembro 2013 por scout Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 2 Dezembro 2013 Enquanto a direcção achar que temos o treinador correcto vai sempre estar do lado dele e passar a imagem para fora que o treinador está seguríssimo, não há a mínima desconfiança e nunca lhes passou sequer pela cabeça a hipótese de o despedir e isso é um dos principais motivos para termos a estrutura que temos. Seja muitas vezes por teimosia ou não. Se não fosse assim nunca teriam a estrutura vencedora que vos caracteriza. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 2 Dezembro 2013 Acrescento, ainda, que essa estrutura é a melhor que algum clube de futebol alguma vez teve em Portugal. Compartilhar este post Link para o post
Drope Publicado 2 Dezembro 2013 A estrutura é de facto um dos pilares do nosso sucesso, mas ultimamente está a errar em demasia, e muitas coisas que ali se passam que não deveriam acontecer. Espero sinceramente, que se tiver de cair alguém com esta crise, que comecem pelos de cima, e somente dps treinador e jogadores. Compartilhar este post Link para o post
MichaelAndrews Publicado 2 Dezembro 2013 Já o disse aqui e não deixa de ser curioso o Oliveira ontem ter dito o mesmo, não é nada de especial mas simplesmente constatar o óbvio: PF não tem cultura FC Porto e o mais grave é que não dá mostras de a adquirir. O FC Porto tem um padrão táctico que tem que ser respeitado por quem entra e sempre que não foi, as coisas correram muito mal. Este parece-me o pecado capital de PF, fiel às suas ideias de jogo, desprezou por completo a cultura táctica do clube. Se é para manter esta brincadeira de duplo pivo, não é preciso ser um génio para concluir que o Lucho não tem pernas para jogar a 10, tem que jogar mais recuado (basta olhar para a história para constatar que qualquer 10 com a idade baixa no campo) e dá a posição ao Quintero, Josué ou Carlos Eduardo. Compartilhar este post Link para o post
JoaoFer Publicado 2 Dezembro 2013 Taditos do Mourinho e do Co Adriaanse, correu-lhes mesmo mal. Compartilhar este post Link para o post
Bernas Publicado 2 Dezembro 2013 O problema não é usar o duplo pivot, bem trabalhado e com os jogadores certos tem tudo para dar certo. O problema é termos um jogador com características muito específicas como é o Fernando, que se sente muito mais confortável jogando como único pivot. Que padrão táctico é que estás a falar? Jogar em 4-3-3 com um único pivot e dois médios interiores? Se bem me lembro o Mourinho (2ª época) também não jogava assim e teve muito sucesso. Ou até o Co. Utilizar esse esquema não é, nem pode ser uma obrigação. E não percebi onde entrava essa posição 10 onde jogaria o Quintero, o Josué ou Carlos Eduardo no esquema em que pareces querer que a equipa jogue. Ou estás a falar de ser uma equipa que pressiona a frente e com muita bola - é que se assim for não acho que o Fonseca esteja a desrespeitar coisa nenhuma, essa é a forma como ele quer que a equipa jogue, apesar de não estar a conseguir fazê-lo com sucesso. Eu jogava com Defour-Carlos Eduardo contra o Braga. Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 2 Dezembro 2013 O duplo pivot nesta altura é tudo menos duplo pivot o Fernando esta claramente a fazer o q fazia antes sozinho a diferença é q tamos a entregar a conduçao de jogo ao Josue ou Herrera sozinhos pq o Lucho ta isolado numa ilha a tentar correr atras da bola e nao temos um James na ala pa ajudar um Moutinho nessas tarefas. O que me custa a entender é como ele nao prescinde de jogar com 2 extremos (sendo q um é sempre adaptado e habituado mais a terrenos interiores) quando as opçoes para la sao no minimo duvidosas. A outra coisa q me irrita é a leitura de jogo, se tivermos a perder o controlo de jogo ele so mexe na equipa depois de sofrer (sporting,nacional), se tivermos a ganhar fica sempre uma alteraçao para os 85~mins pa queimar tempo, e mesmo q um jogador esteja melhor q os outros esse jogador vai sair pq nao sqbe o q mudar (ex do josue e herrera contra o nacional ou o Defour vs austria) e tirar as vacas sagradas é q nem pensar meamo q ja nem aguentem as pernas ha mais de meia hora(lucho jackson). Compartilhar este post Link para o post
MichaelAndrews Publicado 2 Dezembro 2013 O problema não é usar o duplo pivot, bem trabalhado e com os jogadores certos tem tudo para dar certo. O problema é termos um jogador com características muito específicas como é o Fernando, que se sente muito mais confortável jogando como único pivot. Que padrão táctico é que estás a falar? Jogar em 4-3-3 com um único pivot e dois médios interiores? Se bem me lembro o Mourinho (2ª época) também não jogava assim e teve muito sucesso. Ou até o Co. Utilizar esse esquema não é, nem pode ser uma obrigação. E não percebi onde entrava essa posição 10 onde jogaria o Quintero, o Josué ou Carlos Eduardo no esquema em que pareces querer que a equipa jogue. Ou estás a falar de ser uma equipa que pressiona a frente e com muita bola - é que se assim for não acho que o Fonseca esteja a desrespeitar coisa nenhuma, essa é a forma como ele quer que a equipa jogue, apesar de não estar a conseguir fazê-lo com sucesso. Eu jogava com Defour-Carlos Eduardo contra o Braga. Sim, esse mesmo, um médio defensivo e dois médios interiores, 433. O Mourinho também o usou, mesmo na 2ª época, a diferença é que nos jogos para as competições europeias optava por um 442. O que eu disse foi que se é para manter a brincadeira do duplo pivo (que o PF tanto gosta) então baixa o Lucho para jogar ao lado do Fernando e entrega a posição 10 a um desses 3, não falei em nenhum 10 num sistema de 433. São muitos anos, muitos treinadores a jogar num sistema de 433 com um médio defensivo, O Del Neri quis inventar e viu-se no que deu, o Adriaanse quis inventar e a coisa acabou num levantamento de rancho, o Octávio também se colocou a jeito às invenções e chegou até Janeiro. Compartilhar este post Link para o post
MichaelAndrews Publicado 2 Dezembro 2013 O duplo pivot nesta altura é tudo menos duplo pivot o Fernando esta claramente a fazer o q fazia antes sozinho a diferença é q tamos a entregar a conduçao de jogo ao Josue ou Herrera sozinhos pq o Lucho ta isolado numa ilha a tentar correr atras da bola e nao temos um James na ala pa ajudar um Moutinho nessas tarefas. O que me custa a entender é como ele nao prescinde de jogar com 2 extremos (sendo q um é sempre adaptado e habituado mais a terrenos interiores) quando as opçoes para la sao no minimo duvidosas. A outra coisa q me irrita é a leitura de jogo, se tivermos a perder o controlo de jogo ele so mexe na equipa depois de sofrer (sporting,nacional), se tivermos a ganhar fica sempre uma alteraçao para os 85~mins pa queimar tempo, e mesmo q um jogador esteja melhor q os outros esse jogador vai sair pq nao sqbe o q mudar (ex do josue e herrera contra o nacional ou o Defour vs austria) e tirar as vacas sagradas é q nem pensar meamo q ja nem aguentem as pernas ha mais de meia hora(lucho jackson). Não tenho problema nenhum com o 4231 que muitas equipas de topo hoje em dia utilizam e que o PF quer introduzir no Porto, portanto concordo contigo, o problema acaba por não ser o duplo pivô ou só um pivô, ou o que for: o problema é a maneira como a equipa sabe ocupar os espaços, com e sem bola... e em vez de evoluir, o que se nota é que a equipa está cada vez pior a jogar sem bola, cria-se um espaço enorme entre o 10 e os dois médios mais recuados que qualquer equipa de meia-tigela sabe explorar e fazer inclinar o controlo do jogo para o seu lado. No entanto, se o PF quiser ter a vida facilitada acho que era preferível respeitar a cultura táctica do Porto. A título de exemplo, veja-se o que o Jesualdo fez assim que chegou ao Porto: recuperou o 433 que o Adriaanse assassinou. Compartilhar este post Link para o post
Varela Publicado 2 Dezembro 2013 (editado) Para mim não tem problema algum mudar de sistema tático. Por muito que possa custar no início, todos aprendem. A questão aqui é haver os jogadores certos para as posições certas e com as tarefas certas. O que, na minha opinião, não temos nem para um 4-2-3-1 nem para um 4-3-3 e isto não é só deste ano, pois já vem desde que perdemos o Hulk. Sinceramente neste momento o melhor sistema, para mim, era um sistema em losango com dois PLs, um 10, dois pivots e um trinco. Mas agora mudar assim a meio da época sem nunca ter treinado este sistema tem tudo para dar desastre. Na minha opinião, é começar desde já a procurar jogadores para os flancos que são posições vitais quer para um 4-3-3 quer para um 4-2-3-1. Culpo a SAD por não ter contratado jogadores para posições que estavam nitidamente deficitárias, culpo o treinador por, como disse o Barroso, não saber ler um jogo (o que é estranho, face ao que fez no Paços) e culpo alguns jogadores por não terem a garra, empenho e concentração que deveriam ter neste momento. Editado 2 Dezembro 2013 por Boomer Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 2 Dezembro 2013 Não tenho problema nenhum com o 4231 que muitas equipas de topo hoje em dia utilizam e que o PF quer introduzir no Porto, portanto concordo contigo, o problema acaba por não ser o duplo pivô ou só um pivô, ou o que for: o problema é a maneira como a equipa sabe ocupar os espaços, com e sem bola... e em vez de evoluir, o que se nota é que a equipa está cada vez pior a jogar sem bola, cria-se um espaço enorme entre o 10 e os dois médios mais recuados que qualquer equipa de meia-tigela sabe explorar e fazer inclinar o controlo do jogo para o seu lado. No entanto, se o PF quiser ter a vida facilitada acho que era preferível respeitar a cultura táctica do Porto. A título de exemplo, veja-se o que o Jesualdo fez assim que chegou ao Porto: recuperou o 433 que o Adriaanse assassinou. o Jesualdo tinha o Quaresma nos seus melhores anos e Tarik Compartilhar este post Link para o post
johan Publicado 2 Dezembro 2013 Não tenho problema nenhum com o 4231 que muitas equipas de topo hoje em dia utilizam e que o PF quer introduzir no Porto, portanto concordo contigo, o problema acaba por não ser o duplo pivô ou só um pivô, ou o que for: o problema é a maneira como a equipa sabe ocupar os espaços, com e sem bola... e em vez de evoluir, o que se nota é que a equipa está cada vez pior a jogar sem bola, cria-se um espaço enorme entre o 10 e os dois médios mais recuados que qualquer equipa de meia-tigela sabe explorar e fazer inclinar o controlo do jogo para o seu lado. No entanto, se o PF quiser ter a vida facilitada acho que era preferível respeitar a cultura táctica do Porto. A título de exemplo, veja-se o que o Jesualdo fez assim que chegou ao Porto: recuperou o 433 que o Adriaanse assassinou. Se a formação não é problema, como muitos de vocês afirmam, não vejo porque é que tem de mudar. Eu sempre disse que o Paulo Fonseca se ia enterrar com o duplo pivô e continuo a dizer, mexeu muito e mexeu mal. No Porto não se inventa, tem uma estrutura ganhadora que já é implementada há anos! Agora é que ia aparecer um iluminado a querer mudar o modelo de uma equipa ganhadora? Eventualmente, podia mudar, sim, mas com outras peças e com outras aquisições no plantel. Não com este plantel. Sublinho que, ele vai de vela, mas só no final da época. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 2 Dezembro 2013 Mas que diabo tem a ver o duplo pivot com a cultura táctica? Qualquer idiota percebe que sim, existem culturas de jogo associadas a determinadas realidades um pouco pelo mundo inteiro, de realidades mais ricas e com outros recursos, até realidades mais baixas. Os adeptos, a massa associativa e os dirigentes habituam-se a um jogo de determinadas características, que é essencialmente ditado pelas equipas de sucesso histórico do clube e pela forma como essas equipas actuavam. O Porto é culturalmente uma equipa de posse, de domínio, que tem bola e encosta os adversários às cordas, e nisso até o Vitor Pereira foi mais fiel à cultura que o próprio Villas Boas. Isso conta, qualquer treinador mais do que ser contratado pelas ideias (e aqui acertaram), tem de chegar à realidade e mantendo os pilares edificantes da sua concepção de jogo, procurar dar-lhe uma aplicabilidade condizente com essa matriz cultural ou identitária do clube, mas isso ser em 4:3:3 ou em 3:5:2 é perfeitamente acessório, o Co foi campeão nacional em 3:5:2, mais que isso, o Mourinho entrou na final de Gelsenkirchen em 4:4:2 com Costinha, Pedro Mendes, Maniche e Deco. A ideia que tem barbas e que até a senhora que limpa as casas de banho do Dragão já deve ter ouvido, que o que contam são as ideias e os comportamentos que caracterizam determinada estrutura e que os números não são mais que pontos de partida para uma dinâmica, é fundamental e naturalmente que se o homem tem optado pelo duplo pivot não é para defender melhor ou ter mais homens perto de zonas vitais em processo defensivo, é precisamente para ter uma melhor capacidade de sair na primeira fase de construção. É uma ideia que vem de trás, do Paços, onde ele quis enraizar uma cultura de posse num contexto onde a verticalização era constante, e para isso resolveu colocar uma segunda referência para construção. Saiu-lhe bem, é verdade, e transferir a ideia para um contexto onde a cultura por si só já é de posse pode ser discutível, mas são as ideias dele. Arrisco-me a dizer que se ele mudar isso começam a entrar num terreno verdadeiramente perigoso, que é o terreno onde ele já começa a pensar pela cabeça dos outros e a ceder a pressões para aplicar coisas que ele não acredita... Compartilhar este post Link para o post
scout Publicado 2 Dezembro 2013 Pensei que os bilhetes para sábado iam ser a 8€ mas afinal estão a 6€. Não merecem mas não resisti. Mas também vai ser a melhor exibição da época por isso tasse bem. Compartilhar este post Link para o post
Josep Publicado 2 Dezembro 2013 Ele pensou bem quando quis encostar alguém no Fernando no processo de construção de jogo. O VP já o fazia. O Moutinho, vinha muitas vezes atrás buscar jogo quase de perfil com o Fernando, o que permite dar uma melhor construção de jogo e sai com mais qualidade (sem desprimor pelo Fernando - que até melhorou nesta parte, mas não consegue sair com muita qualidade, se for preciso fazer um passe a 30m ele não consegue). O problema dele é que no processo defensivo quando amarra o 2º homem do meio campo. Ao contrário do que víamos o ano passado a pressão agora é menor, antes víamos o Lucho e o Moutinho lado a lado na pressão e com o Fernando na cobertura, agora vemos o Lucho feito maluquinho e o duplo pivô muito cá atrás. E depois ele está a gerir mal a situação do Lucho, não me lembro dele ser médio ofensivo, é mais um 8 ao nível do Moutinho. Ganha qualidade no último passe mas perde depois qualidade na construção de jogo, está demasiado distante da bola na maior parte do jogo. Devia de jogar mais próximo do 2º médio. Pode na mesma ser útil no último toque mas jogando mais atrás tem uma maior visão do campo e pode dar mais qualidade para gerir a posse. Onde o Lucho anda a jogar tem de ser o lugar do Carlos Eduardo e/ou do Quintero. Compartilhar este post Link para o post
Kratosthegod Publicado 2 Dezembro 2013 Não vejo problema em usar o duplo pivot, desde que com os executantes e rotinas certas. Provavelmente ele planeou a época a pensar que ia ter os jogadores que queria e até sem o Fernando. De qualquer das maneiras, ele tem de mudar qualquer coisa, não interessa se o esquema ou a forma de jogar ou quem lá mete no campo, assim é que não pode ser. Compartilhar este post Link para o post
infinito Publicado 2 Dezembro 2013 Eu estou com o Paulo. É impossível um gajo com tantos bons trabalhos ser um mau treinador. Eu continuo na minha que o grupo não o aceitou bem e que tentar mudar anos e anos de um sistema e um modelo similares é um caminho difícil (vide o David Moyes). O Porto tem executantes para limpar fácil tudo o que é adversário à excepção do Benfica e do Sporting. Compartilhar este post Link para o post
Bernas Publicado 2 Dezembro 2013 Todos nós portistas, ou quase todos, tínhamos a sensação que o Paulo era bom treinador e tínhamos muita expectativa no trabalho dele. Mas a verdade é que, seja por esta a acusar a pressão, por não estar preparado para treinar um clube como o Porto ou porque simplesmente não sabe mais, está a cometer muitos erros. A desorganização da equipa em campo, a pouca capacidade de ler o jogo que revela ou a insistência em ideias que já se percebeu que não resultam são exemplos disso. Compartilhar este post Link para o post
Kratosthegod Publicado 2 Dezembro 2013 Eu estou com o Paulo. É impossível um gajo com tantos bons trabalhos ser um mau treinador. Eu continuo na minha que o grupo não o aceitou bem e que tentar mudar anos e anos de um sistema e um modelo similares é um caminho difícil (vide o David Moyes). O Porto tem executantes para limpar fácil tudo o que é adversário à excepção do Benfica e do Sporting. Bem, o Man Utd tem jogado no mesmo esquema do ano passado. Compartilhar este post Link para o post