Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Obrigado a todos, pessoal. Juro que li todas as mensagens e foram, sem dúvida, elucidativas em muitos pontos. As questões são várias, mas, essencialmente, a Cofina - e em especial o Record - tem um tipo de jornalismo que não me agrada. É o chamado jornalismo sentado. Há cada vez mais uma preocupação com as receitas, com a redução de custos, com o fazer mais e pior. Teria de entrar um bocado em concepções teóricas para conseguir expressar melhor tudo isto, mas, essencialmente, é um jornalismo manietado e subjugado às receitas e a outros interesses dos quais não posso estar aqui a falar. Descobri que seria para ir para o online do jornal e, assim sendo, a minha decisão ficou tomada. Não irei aceitar. É um jornalismo onde se diz residir o futuro, mas onde a aposta é cada vez menor. Vão para lá jornalistas como forma de "castigo" e é onde começam os estagiários. Não quero isso. Nem quero a reciclagem jornalística que é feita no resto do jornal. Não é para mim. Os meus valores falam - e falarão sempre - mais alto. Nem é pelo ordenado. É por fazer algo em que acredito. Foi por isso que rejeitei ir para a CMTV e será por isso que rejeitarei ir para o Record. Bons princípios jornalísticos que estão desvirtuados. Sei que me posso arrepender no futuro, mas, neste momento e depois de uma longa reflexão - ó se foi! - decidi-me por isto. Volto a frisar, uma das coisas que escrevi um texto que um dia publicarei aqui sobre o Record: "todos nós precisamos de um desgosto amoroso para saber que caminho seguir. Eu tive o meu, de 9 de Janeiro a 9 de Abril, no Record". Acreditem que o mundo do jornalismo é muito menos cor-de-rosa do que parece. O trabalho nunca me assustará, a perda de valores estruturantes, sim. Apesar de ser um sortudo e ter propostas para fazer o que "gosto", estar no jornal Record não é o que gosto. E ter tido uma das editoras do online a dizer-me: "faças o que fizeres, não venhas para esta casa a arder! Gosto demasiado de ti para te desejar isto", foi... Elucidativo, no mínimo.

Formei-me em Relações Internacionais, mas sempre quis jornalismo. Escrevo bem, tenho boa coluna vertebral e uma visão interessante em relação a vários assuntos estruturais, além de não me esconder de tema nenhum. Tudo isto é importante no jornalismo, no verdadeiro, no que conta estórias e espelha a realidade (ainda que com influências internas e externas). Não neste, que relega conquistas para lugares secundários e aposta psicossomáticos como manchete. Não este. O jornalismo há-de aparecer na minha vida. Seja de que forma for. Não será na Cofina, mas vai ser noutro lugar, noutra altura.

Compreendo o que me disseram relativamente às companhias aéreas. Sobretudo o que o Pan referiu. Porém, neste momento preciso de sair daqui. Por todas as razões e mais algumas. Se me arrepender, ou se não for efectivamente selecionado pela HiFly, ainda tenho uma proposta para fazer Marketing Digital na Odisseias ou, a tão ambicionada cadeira, na Comunicação do futebol profissional do Belenenses. Não é para sair, mas é para fazer algo distinto e mais apelativo. O jornalismo espera. Se as portas se fecharem para sempre, ao menos sei que foi uma escolha ponderada e medida.

Volto-vos a agradecer. É sempre bom ler o que outros pensam e ser capaz de racionalizar as opiniões e retirar o melhor delas.

Compartilhar este post

Link para o post

Força nopla!

Ora bem, ao fim de ano e nove meses fora, confirma-se que vou voltar a Portugal. Volto em Janeiro, mas fico a trabalhar remotamente para a mesma empresa. Estou radiante!

@w0, obrigado pela ajuda. A empresa vai acabar por se registar em Portugal comigo como representante legal para efeitos fiscais, fica mais fácil.

Brutal, parabéns! Voltar a casa é sempre outra coisa :D

Isso seria também algo que gostaria de experimentar, trabalhar remotamente para uma empresa estrangeira, quem sabe um dia

Compartilhar este post

Link para o post

Força nopla!

Brutal, parabéns! Voltar a casa é sempre outra coisa :D

Isso seria também algo que gostaria de experimentar, trabalhar remotamente para uma empresa estrangeira, quem sabe um dia

Estou ansioso :D

Compartilhar este post

Link para o post

Nopla, racionalmente aconselhar-te-ia a ir para o Record, muito pelos motivos que o Pan enunciou.

Todavia, acho que deves fazer aquilo que te faz feliz.

Compartilhar este post

Link para o post

Nopla, eu estando numa situação similar à tua, só te digo: avança para o que te faz feliz.

Eu também estou prestes a terminar o meu estágio (fim de novembro), mas basicamente era responsável por uma pequena delegação de uma associação de apoio aos imigrantes (apoio na elaboração de documentos, organização de eventos, palestras nas escolas, etc.). A verdade é que sempre fui uma pessoa muito reservada. Gosto só de trabalhar nos bastidores, e achei que fosse bom, ter uma experiência a este nível, e de dar a cara por algo.

A verdade, é que não é para mim. Sou mesmo o tipo de pessoa que gosta do contato informal (muito derivado de ter trabalhado como carteiro durante algum tempo), e esta "cena mais formal", passa-me completamente ao lado.

Basicamente, enviei um e-mail a dizer que não pretendia continuar, apesar das possibilidades de continuar serem grandes. Vivo num meio pequeno, e isto era quase "ouro", mas não me sinto feliz, nem realizado.

Também estou naquela fase, em que a ilha parece um pedaço de terra demasiado pequeno para mim. O que eu não dava, para me aventurar por aí.

Desculpem lá o desabafo, mas aproveitei o comboio.

Editado por Roma

Compartilhar este post

Link para o post

O meu contrato de trabalho está a terminar. Caso eu não queira renovar novamente tenho de avisar na mesma 30 dias antes ou basta ser 15?

Compartilhar este post

Link para o post

15 dias para contratos com menos de 6 meses e 30 dias para contratos iguais ou superiores a 6 meses.

Compartilhar este post

Link para o post

15 dias para contratos com menos de 6 meses e 30 dias para contratos iguais ou superiores a 6 meses.

Independentemente do tempo que falta até o contrato acabar? O meu contrato acaba no dia 1 de Novembro

Compartilhar este post

Link para o post

No caso de contratos a termo certo, penso que tens até 8 dias antes da data de renovação do contrato para comunicares que não queres renovar. A empresa, por sua vez, tem até 15 dias antes para eventualmente te comunicar que não quer renovar.

Se quiseres sair noutra altura, é que se aplicam os prazos de aviso prévio de 15 ou 30 dias consoante o tempo que já lá estiveres.

De qualquer maneira, o melhor será confirmares, eu também já tive essa dúvida e estas foram as conclusões a que cheguei mas acabei por nunca precisar desta questão.

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post

Voltando ao assunto acima. Caso eu não possa dar os dias todos a casa (no meu caso tenho de sair 10 dias antes), a única coisa que tenho de indemnizar a empresa é pagar esses 10 dias do meu bolso certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas.

Estou a pensar em despedir-me do trabalho já sei que tenho de dar 2 meses, a minha duvida é, no fim de avisar a empresa ela pode prescindir dos 2 meses mesmo contra minha vontade?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas.

Estou a pensar em despedir-me do trabalho já sei que tenho de dar 2 meses, a minha duvida é, no fim de avisar a empresa ela pode prescindir dos 2 meses mesmo contra minha vontade?

Obrigado.

Acho que pode, mas tem que te pagar tudo a que tens direito na mesma.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acabo contrato no dia 31 e ainda não me disseram nada... Ou passam-me a efectivo, ou ardeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acabo contrato no dia 31 e ainda não me disseram nada... Ou passam-me a efectivo, ou ardeu.

aí ainda passam alguém para efectivo?

Compartilhar este post

Link para o post

Uma duvida pessoal. Tenho que fazer uma carta de motivação para uma vaga mas é ao mesmo tempo a minha primeira candidatura ( licenciado há 2 semanas :mrgreen: )

Esta carta deve ser só mesmo de apresentação e explicar-mos o porque de sermos indicados para o tal lugar ou deve/pode ser algo mais "sentimental" ?

btw, quando pedem esta carta vocês costumam anexar num ficheiro word ou vai como corpo de texto do email?

Editado por Fuzila

Compartilhar este post

Link para o post

Uma duvida pessoal. Tenho que fazer uma carta de motivação para uma vaga mas é ao mesmo tempo a minha primeira candidatura ( licenciado há 2 semanas :mrgreen: )

Esta carta deve ser só mesmo de apresentação e explicar-mos o porque de sermos indicados para o tal lugar ou deve7pode ser algo mais "sentimental" ?

btw, quando pedem esta carta vocês costumam anexar num ficheiro word ou vai como corpo de texto do email?

É melhor não explicares.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta carta deve ser só mesmo de apresentação e explicar-mos o porque de sermos indicados para o tal lugar ou deve/pode ser algo mais "sentimental" ?

Quando apresento a carta e caso não digam explicitamente que querem ficheiros separados, incluo no mesmo ficheiro do CV para andar tudo junto.

Quanto ao conteúdo, tento não repetir coisas que já estão no CV e de alguma forma vender o meu "eu profissional" e de como posso ser uma boa aposta, tentando não parecer estúpido, convencido ou arrogante. :lol: Se por sentimental entendes escrever que queres muito trabalhar na EDP porque era um sonho de criança, que gostas muito dos valores da Compal ou da responsabilidade social da Nestlé, não enganas ninguém :D

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post

Quando apresento a carta e caso não digam explicitamente que querem ficheiros separados, incluo no mesmo ficheiro do CV para andar tudo junto.

Quanto ao conteúdo, tento não repetir coisas que já estão no CV e de alguma forma vender o meu "eu profissional" e de como posso ser uma boa aposta, tentando não parecer estúpido, convencido ou arrogante. :lol: Se por sentimental entendes escrever que queres muito trabalhar na EDP porque era um sonho de criança, que gostas muito dos valores da Compal ou da responsabilidade social da Nestlé, não enganas ninguém :D

Eu ate mandava uma lagrima se me candidatasse à Coca Cola ou ao departamento de batatas fritas do Mcdonalds

Compartilhar este post

Link para o post

Quem trabalha de fato como costuma fazer? Usam quantos por semana? Quase sempre o mesmo e trocam a camisa ou têm vários? E deve-se lavar aquilo mais ou menos de quanto em quanto tempo? E convém ser numa lavandaria mesmo?

É que nunca usei fatos e não tenho bem noção :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...