Ricardo Pinto Publicado 21 Janeiro 2019 Se puderem, tirem-me uma dúvida em relação ás férias. Estou nesta empresa há um ano e mês mais ou menos, no ano passado, primeiro ano de contrato, só tive 5 dias úteis de férias, ou seja, tenho 15(?) úteis em atraso para gozar, correcto? Ou seja, supostamente este ano tenho estes 15 dias do ano passado mais os 22 a que tenho direito este ano, certo? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Janeiro 2019 Btw, mais para o pessoal de IT, descobri hoje que existe uma "versão portuguesa" do Glassdoor: https://pt.teamlyzer.com Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 21 Janeiro 2019 Tem o mesmo problema do Glassdoor, que é ter ainda poucos testemunhos. Mas há algo que me causa curiosidade, que é o facto de algumas consultoras daí terem más pontuações (em linha com o Glassdoor) e depois entram na lista das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal para a revista Exame. Compartilhar este post Link para o post
The_Killer Publicado 21 Janeiro 2019 Esses estudos também não são indicadores que se deva olhar como algo certo. Alguns deles para entrar é preciso pagar e depois cabe à empresa distribuir o questionário pelos seus colaboradores. Embora seja anónimo na teoria, imagino que nem toda a gente diz o que realmente acha e que a adesão ao questionário não é total Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 21 Janeiro 2019 Eu adoro esses rankings. Quanto mais pagas, melhor classificado ficas 🙂 Oh wait. Não pagas. Compras ads, PR, etc 😄 Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 21 Janeiro 2019 Acredito que sim, porque de outra maneira não seria possível fazer uma lista dessas, uma vez que não há nenhuma forma de fazer uma avaliação justa e abrangente por todo o tecido empresarial. Mas aparte da curiosidade era mesmo o facto de ser bastante mais fácil manipular uma plataforma como o Glassdoor do que propriamente um desses rankings, ainda para mais se é necessário pagar. Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 21 Janeiro 2019 Alguém daqui a trabalhar na Holanda? Compartilhar este post Link para o post
Kratos216 Publicado 22 Janeiro 2019 Boas, tenho uma pergunta a fazer: Estou a trabalhar na área de IT, e sou trabalhador-estudante, sendo que estou quase a acabar a pós-graduação. Valerá a pena fazer uma tese para ficar com mestrado (area de IT)? Isto de trabalhar e estudar ao mesmo tempo é duro, não tenho vida e ainda por cima noites mal dormidas, portanto a minha vontade de fazer tese não é digamos, muito grande, e também já estou farto de estudar. O que penso é que da forma como Portugal "ganha" tantos licenciados por ano, talvez daqui a 10 anos as empresas terão que diferenciar os candidatos por licenciatura e mestrados. Basicamente ficar "mestre" serviria de alguma segurança para mim ou nem por isso? As empresas dão assim tanto valor a quem tem mestrado? Obrigado desde já. Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado 22 Janeiro 2019 Boa conversa sobre as big4 aí atrás, pena só ter visto agora. Eu cá continuo como auditor numa delas e não me considero infeliz/carne para canhão. Sinto que sou valorizado, quer através da avaliação em comparação com os meus pares, quer com a responsabilidade dos trabalhos a que sou alocado, e não vejo malta do meu grupo de amigos da faculdade a ter empregos mais desafiantes do que o que eu tenho atualmente. Relativamente à visibilidade para o mercado, já tive várias abordagens no LinkedIn, já fui a uma entrevista numa grande empresa em que acabei por declinar a proposta que me fizeram e sinto que à medida que o tempo passa, a visibilidade que têm sobre mim no mercado só aumenta. @Elvis se calhar ainda somos colegas, pá. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 22 Janeiro 2019 Citação de Kratos216, há 1 hora: Boas, tenho uma pergunta a fazer: Estou a trabalhar na área de IT, e sou trabalhador-estudante, sendo que estou quase a acabar a pós-graduação. Valerá a pena fazer uma tese para ficar com mestrado (area de IT)? Isto de trabalhar e estudar ao mesmo tempo é duro, não tenho vida e ainda por cima noites mal dormidas, portanto a minha vontade de fazer tese não é digamos, muito grande, e também já estou farto de estudar. O que penso é que da forma como Portugal "ganha" tantos licenciados por ano, talvez daqui a 10 anos as empresas terão que diferenciar os candidatos por licenciatura e mestrados. Basicamente ficar "mestre" serviria de alguma segurança para mim ou nem por isso? As empresas dão assim tanto valor a quem tem mestrado? Obrigado desde já. Por acaso não tenho essa ideia - acho que a solução, pelo menos a breve prazo, para a falta de mão de obra vai muito passar pela requalificação. Em relação ao que perguntas, diria que depende muito do que quiseres fazer no futuro. Se quiseres seguir pelo lado do negócio, as qualificações são importantes. Se quiseres desenvolvimento puro e duro, não deve haver muita gente a não considerar-te apenas pelo facto de não teres o mestrado X ou a licenciatura Y. No meu caso específico, que provavelmente não conheces, sou da área da Biologia e sou, de momento, programador, porque fiz essa tal reconversão. Obviamente que não me arrependo, nem acho que o facto de não ter educação formal na área afecte as minhas possibilidades de trabalho, porque tenho imensa gente a vir falar comigo no LinkedIn e afins. A impressão que tenho do mercado é que, cada vez mais, se procuram pessoas pelas capacidades, sem grande interesse em como essas foram obtidas. Compartilhar este post Link para o post
Kratos216 Publicado 22 Janeiro 2019 A breve prazo pode passar, mas da maneira que a concorrência está (cada vez maior) as empresas terão que excluir de alguma maneira (acho eu). Diria que faria a tese por uma questão de ser uma mais valia, mesmo que nao seja para agora, pode ser para daqui a 10 anos. A vontade é que é baixa, fora o dinheiro e tempo. Sim, a capacidade de resolver problemas é algo que geralmente as faculdades não se preocupam, mas as empresas sim. Mas conta muito hj em dia ter uma licenciatura e mestrado, até já há empresas que só querem mestres. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 22 Janeiro 2019 IT é uma área demasiado vasta para dar uma opinião bem-fundamentada, mas tal como o Ghelton escreveu, a tendência é para que se vá valorizando mais as competências e experiência do que propriamente a tua qualificação académica. Ainda para mais, uma pós-graduação é mais do que uma licenciatura, ninguém te vai pegar por aí. Se estás a desenvolver software, trabalhar com gestão e armazenamento de dados, ETLs, Machine Learning, desenvolvimento web, etc., nem valeria a pena pensar mais nisso da tese, porque a procura é mesmo muita e esse tempo seria melhor aplicado em aprender mais ferramentas (em data science/bi não encontro duas vagas iguais, tal a diversidade de ferramentas usadas). Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 22 Janeiro 2019 Citação de ElliotReid13, há 2 minutos: IT é uma área demasiado vasta para dar uma opinião bem-fundamentada, mas tal como o Ghelton escreveu, a tendência é para que se vá valorizando mais as competências e experiência do que propriamente a tua qualificação académica. Ainda para mais, uma pós-graduação é mais do que uma licenciatura, ninguém te vai pegar por aí. Se estás a desenvolver software, trabalhar com gestão e armazenamento de dados, ETLs, Machine Learning, desenvolvimento web, etc., nem valeria a pena pensar mais nisso da tese, porque a procura é mesmo muita e esse tempo seria melhor aplicado em aprender mais ferramentas (em data science/bi não encontro duas vagas iguais, tal a diversidade de ferramentas usadas). A cena é que isso agora está na moda e tudo é data science também. Não queiras imaginar o que é a data scientist da equipa de marketing do cliente onde estou actualmente Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 22 Janeiro 2019 Citação de toze2, há 1 minuto: A cena é que isso agora está na moda e tudo é data science também. Não queiras imaginar o que é a data scientist da equipa de marketing do cliente onde estou actualmente Isso é verdade, mas estando dentro da área, ainda vou conseguindo fazer a distinção entre o trigo e o joio Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 22 Janeiro 2019 Citação de Kratos216, há 58 minutos: A breve prazo pode passar, mas da maneira que a concorrência está (cada vez maior) as empresas terão que excluir de alguma maneira (acho eu). Diria que faria a tese por uma questão de ser uma mais valia, mesmo que nao seja para agora, pode ser para daqui a 10 anos. A vontade é que é baixa, fora o dinheiro e tempo. Sim, a capacidade de resolver problemas é algo que geralmente as faculdades não se preocupam, mas as empresas sim. Mas conta muito hj em dia ter uma licenciatura e mestrado, até já há empresas que só querem mestres. Isso é relativo. Conheço uma empresa onde tu entras a ganhar mais 100€ no início só por seres licenciado, mesmo que sejas licenciado numa área absolutamente aleatória que em nada influencia a parte técnica, tipo Agronomia. Também conheço mais umas quantas, incluindo a minha, onde o único factor diferenciador aquando da entrada é a experiência na área, nada mais. Concordo quando dizes que, daqui a uns anos, vai ser necessário haver outros factores diferenciadores, mas isso só vai afectar quem está a entrar no mercado. É óbvio que, daqui a uns 10 anos, o mercado vai estar assoberbado, mas nessa altura já eu sou senior e de certeza que não me vai faltar emprego, portanto os novos que se lixem. O mesmo no teu caso. Citação de ElliotReid13, há 31 minutos: IT é uma área demasiado vasta para dar uma opinião bem-fundamentada, mas tal como o Ghelton escreveu, a tendência é para que se vá valorizando mais as competências e experiência do que propriamente a tua qualificação académica. Ainda para mais, uma pós-graduação é mais do que uma licenciatura, ninguém te vai pegar por aí. Se estás a desenvolver software, trabalhar com gestão e armazenamento de dados, ETLs, Machine Learning, desenvolvimento web, etc., nem valeria a pena pensar mais nisso da tese, porque a procura é mesmo muita e esse tempo seria melhor aplicado em aprender mais ferramentas (em data science/bi não encontro duas vagas iguais, tal a diversidade de ferramentas usadas). Completamente de acordo com o bold, e aviso que não sou assim tão conhecedor para confiar a 100% no que eu disser... 😅 Mas é o que me parece. Também concordo com o resto. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 22 Janeiro 2019 Diria que a licenciatura na área, e excluindo o óbvio que é de preparar melhor a malta em comparação com uma licenciatura noutra área, fará diferença no inicio de carreira. É mais seguro apostar em alguém que tem umas noções do que alguém que não tem noção de nada. Mas o contrário não é eliminatório. Muitas vezes faltam soft skills aos informáticos e saber programar é muito mais que bater código. É muito mais fácil ensinar alguém a bater código do que ensinar alguém a interpretar problemas, na minha opinião. Fora isso, trabalhem 1~2 anos e vão ver se ficam para trás em alguma vaga por não terem curso na área... 1 Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 22 Janeiro 2019 O curriculum académico também tem muito que se lhe diga, a minha Maria tem licenciatura e mestrado e vê-se lixada para arranjar trabalho na área dela. Normalmente dão mais valor ao tempo de experiência. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 23 Janeiro 2019 Em Portugal um jovem de 22 anos que para além de licenciatura e mestrado não tenha já experiência de 5 anos na área + 2 ou 3 em trabalhos à jorna está lixado. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 23 Janeiro 2019 (editado) Citação de Bashir, há 10 horas: Diria que a licenciatura na área, e excluindo o óbvio que é de preparar melhor a malta em comparação com uma licenciatura noutra área, fará diferença no inicio de carreira. É mais seguro apostar em alguém que tem umas noções do que alguém que não tem noção de nada. Mas o contrário não é eliminatório. Muitas vezes faltam soft skills aos informáticos e saber programar é muito mais que bater código. É muito mais fácil ensinar alguém a bater código do que ensinar alguém a interpretar problemas, na minha opinião. Fora isso, trabalhem 1~2 anos e vão ver se ficam para trás em alguma vaga por não terem curso na área... Acrescentar a isto que não é raro ver pessoas com educação formal na área de IT a saber menos do que pessoal dessas tais reconversões. Porque uma coisa é o saber, outra é o saber fazer. E cada vez mais as empresas dão relevância à segunda. Prova disso pode ser a minha experiência pessoal que, antes da tal "reconversão" que fiz, acabei uns quantos cursos online, espetei-os no CV e enviei várias candidaturas. Tive resposta da maioria, sendo que tive várias entrevistas onde apenas não tinha sucesso na parte técnica, e o facto de não ter educação formal na área nunca me foi apontado como razão de exclusão. Além disso, pessoas com background noutras áreas trazem outras perspectivas e formas de ser e fazer as coisas que, muitas vezes, agradam às empresas. Editado 23 Janeiro 2019 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Kratos216 Publicado 23 Janeiro 2019 Citação de ElliotReid13, há 17 horas: IT é uma área demasiado vasta para dar uma opinião bem-fundamentada, mas tal como o Ghelton escreveu, a tendência é para que se vá valorizando mais as competências e experiência do que propriamente a tua qualificação académica. Ainda para mais, uma pós-graduação é mais do que uma licenciatura, ninguém te vai pegar por aí. Se estás a desenvolver software, trabalhar com gestão e armazenamento de dados, ETLs, Machine Learning, desenvolvimento web, etc., nem valeria a pena pensar mais nisso da tese, porque a procura é mesmo muita e esse tempo seria melhor aplicado em aprender mais ferramentas (em data science/bi não encontro duas vagas iguais, tal a diversidade de ferramentas usadas). Sim, a procura é muita mas não será sempre assim, estamos no tempo das vacas gordas de IT, isto há-de mudar. Trabalho em base de dados, e se é verdade que gosto, também há temas interessantes para a tese caso queira mudar de sub-área (IA, Machine Learning, Blockchain, etc) um dia. Já para não falar do aumento, supostamente pagam mais aos "mestres" que licenciados. Citação de Ghelthon, há 16 horas: Isso é relativo. Conheço uma empresa onde tu entras a ganhar mais 100€ no início só por seres licenciado, mesmo que sejas licenciado numa área absolutamente aleatória que em nada influencia a parte técnica, tipo Agronomia. Também conheço mais umas quantas, incluindo a minha, onde o único factor diferenciador aquando da entrada é a experiência na área, nada mais. Concordo quando dizes que, daqui a uns anos, vai ser necessário haver outros factores diferenciadores, mas isso só vai afectar quem está a entrar no mercado. É óbvio que, daqui a uns 10 anos, o mercado vai estar assoberbado, mas nessa altura já eu sou senior e de certeza que não me vai faltar emprego, portanto os novos que se lixem. O mesmo no teu caso. Isso do "não vai faltar emprego" também é relativo. Muitas vezes as empresas aqui em Portugal já acham velhas pessoas com 40 e preferem apostar nos novos, até porque são mais "baratos". Mas sim, experiência não vai faltar, é a melhor vantagem dos demais daqui a uns 10 anos. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 23 Janeiro 2019 Citação de Kratos216, há 7 minutos: Isso do "não vai faltar emprego" também é relativo. Muitas vezes as empresas aqui em Portugal já acham velhas pessoas com 40 e preferem apostar nos novos, até porque são mais "baratos". Mas sim, experiência não vai faltar, é a melhor vantagem dos demais daqui a uns 10 anos. Se isso acontecer, tens mais é que te virar para outros mercados. A idade só por si não deve ser um problema, a não ser que tenhas 40 anos e zero experiência. E mesmo aí tenho dúvidas, porque certamente que vai haver alguma empresa que aposte em alguém assim, mesmo que seja complicado de início. Com 40 anos e 10 ou 15 de experiência és um senior bem maturado, portanto não devem faltar oportunidades. Se não as houver aqui, é ver lá fora, posições remote e assim. Compartilhar este post Link para o post
Kratos216 Publicado 23 Janeiro 2019 (editado) Citação de Ghelthon, há 1 hora: Se isso acontecer, tens mais é que te virar para outros mercados. A idade só por si não deve ser um problema, a não ser que tenhas 40 anos e zero experiência. E mesmo aí tenho dúvidas, porque certamente que vai haver alguma empresa que aposte em alguém assim, mesmo que seja complicado de início. Com 40 anos e 10 ou 15 de experiência és um senior bem maturado, portanto não devem faltar oportunidades. Se não as houver aqui, é ver lá fora, posições remote e assim. Sim, é uma boa ideia mudar de mercado, e emigrar também será sempre opção, porque informática há em qualquer canto do mundo. Ou então faço uso da minha experiência e ligo ao ditado que um velho lá da minha terra uma vez me disse: "Mais vale um negócio ruim que um bom emprego". Um professor meu também disse numa aula, que na Europa as pessoas acabam o curso e querem arranjar um bom emprego, já nos USA o paradigma é diferente: acabam o curso e querem criar o seu próprio negócio. Editado 23 Janeiro 2019 por Kratos216 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 23 Janeiro 2019 Citação de Kratos216, há 1 hora: Sim, é uma boa ideia mudar de mercado, e emigrar também será sempre opção, porque informática há em qualquer canto do mundo. Ou então faço uso da minha experiência e ligo ao ditado que um velho lá da minha terra uma vez me disse: "Mais vale um negócio ruim que um bom emprego". Um professor meu também disse numa aula, que na Europa as pessoas acabam o curso e querem arranjar um bom emprego, já nos USA o paradigma é diferente: acabam o curso e querem criar o seu próprio negócio. Mas com uma experiência ao nível que eu referi (10 anos), não será super complicado arranjares algo remote. 1 Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 24 Janeiro 2019 Só para mandar um bitaite: essa conversa de que "ah e tal, qualquer coisa vais para fora" deve ser muito fácil de se dizer até chegar à horinha de ir. Para nem falar em estarem casados, com filhos e com a vossa vida toda cá. 4 1 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 24 Janeiro 2019 Citação de UnReal, há 32 minutos: Só para mandar um bitaite: essa conversa de que "ah e tal, qualquer coisa vais para fora" deve ser muito fácil de se dizer até chegar à horinha de ir. Para nem falar em estarem casados, com filhos e com a vossa vida toda cá. Compartilhar este post Link para o post