Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Primário, Básico, Secundário e Exames Nacionais

Publicações recomendadas

Tu basicamente precisas de ter a ficha ENES para te candidatares. Pedes um requerimento, é barato, custa praí 1€, preenches isso, entregas à secretaria da escola e passado uns dias recebes a tal ficha enes. Essa ficha tem lá calculada a tua média e os teus exames de ingresso. E trás um código que te permite inscrever online, e aquilo automaticamente passa para lá os dados da média e essas cenas.

Isso das percentagens, se tu te candidatares online, o site do DGES calcula automaticamente a média.

Realmente faltam informações acerca disso, no ano passado dava para ver a empregabilidade de cada curso e tudo.

E com o exame da 1ª fase só te podes candidatar à 1ª fase. Não perdes nada em tentar na 2ª fase, que depois podes-te candidatar nessa fase mas com o exame que fazes na 2ª fase.

Se queres ir à 2ª fase, mas queres-te tentar inscrever num curso agora na 1ª fase, tenta ter a ficha enes o mais rápido possível, antes de fazeres o exame da 2ª fase.

Quanto à inscrição nos exames da 2ª fase, tens de preencher a folha tal como na 1ª. É o mesmo procedimento. Mas depois tens de pagar 20 euros para o poderes resolver. Normalmente acho que é 10, mas como és aluno externo creio que é mais caro. Aqui já não tenho a certeza.

Bem, acho que está tudo :mrgreen:

Recebo a ficha pelo correio em casa? Obrigado pela explicação. ;)

Então eu posso ir à 2ª fase, depois se baixar a nota ainda vou a tempo de me inscrever na 1ª fase com a nota da 1ª fase?

Se melhorar a nota na 2ª fase dos exames, só me posso candidatar à 2ª fase, certo?

Obrigado. :)

Compartilhar este post

Link para o post

A mim sempre me disseram que na 2ª fase de candidatura se concorre com as notas mais altas do exame, quer sejam 1ª ou 2ª fase. Só na 1ª fase de candidatura é que se está limitado aos exames da 1ª fase. :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

A mim sempre me disseram que na 2ª fase de candidatura se concorre com as notas mais altas do exame, quer sejam 1ª ou 2ª fase. Só na 1ª fase de candidatura é que se está limitado aos exames da 1ª fase. :confuso:

Também acho que é assim. Os dias de inscrição para 2ª fase são hoje e amanhã, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Tive nega a Mat (mal estudei, preparei-me mais para Bio) e vou ter de ir à 2º fase. Como tive 9 na disciplina, não preciso de me inscrever na 2º fase, pois não? Acho que já estou automaticamente inscrito... E outra coisa, como ainda não tenho Mat A feita vale a pena pedir a ficha ENES já? Já que ainda não completei o ano, tecnicamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Um amigo meu que cagou em Ciências porque não conseguia fazer Matemática, fez Humanidades no Externato Gil Eanes (História, Geografia e MACS) - já tinha Inglês -, mas isto não servia bem como comparação pq o Externato é realmente mais acessível. Ora bem, foi fazer os exames nacionais. 15 a Geografia e 14 a História, deu tudo num ano lectivo. Não me f*dam. :lol: Ele bem diz que f*dido é Mat e FQ. Que crl.

Não estou a dizer que é mais fácil ou mais difícil, porque eu achei f*dido Ciências mas gostei. Não me imagino a ter de estudar dias para m*rda de História e tudo mais, prefiro 10x fazer exercícios de cálculo. Se bem que o rapaz sempre foi mais apto para a escrita. Devia era ter escolhido logo a área certa para ele.

Editado por Tikz

Compartilhar este post

Link para o post

Eu arrependo-me todos os dias pelo facto de não ter ido para Humanidades. Era muito mais a minha cara, logo eu que adorava História e safava-me muito bem a Geografia (cheguei a tirar um 100 no básico). Fui para Ciências porque achava que me possibilitava mais opções de emprego e o camandro, tudo tretas. Outro factor foi o facto de o pessoal com quem me dava mais ir tudo para Ciências. Acabei por me lixar, nem sei se entro na Universidade este ano.

Compartilhar este post

Link para o post

Já me fui inscrever para a 2ª fase e pedir a ficha ENES. Agora como e quando é que recebo a ficha ENES?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu arrependo-me todos os dias pelo facto de não ter ido para Humanidades. Era muito mais a minha cara, logo eu que adorava História e safava-me muito bem a Geografia (cheguei a tirar um 100 no básico). Fui para Ciências porque achava que me possibilitava mais opções de emprego e o camandro, tudo tretas. Outro factor foi o facto de o pessoal com quem me dava mais ir tudo para Ciências. Acabei por me lixar, nem sei se entro na Universidade este ano.

É o maior erro. E o facto dos alunos serem mal informados também. A única coisa que fiz a ir atrás do pessoal foram as disciplinas extra de 12º, Biologia queria mas A.I. meh, preferia Geologia. Como era mais fácil lá me deixei ir. Eu quando não entrei para a univ por deixar m*rda para trás também pensei que Humanidades era mais a minha cara. Mas se tivesse feito as discplinas de humanidades este ano bem que me tinha f*dido porque não é, de todo, o que quero. Vou para Enfermagem.

Não desanimes com isso, mesmo que não entres. Vendo pelo lado positivo, é uma maneira de tentares levantar a média em exame das outras disciplinas e entras num curso que se adequa mais a ti. Boa sorte para a segunda fase. :)

Já me fui inscrever para a 2ª fase e pedir a ficha ENES. Agora como e quando é que recebo a ficha ENES?

Se vais à segunda fase não devias ter pedido só depois disso? Ou dá para acesso na primeira e a outra para a segunda? Bem, isso não sei ao certo. Mas normalmente de um dia para o outro dão-te isso.

Compartilhar este post

Link para o post

É o maior erro. E o facto dos alunos serem mal informados também. A única coisa que fiz a ir atrás do pessoal foram as disciplinas extra de 12º, Biologia queria mas A.I. meh, preferia Geologia. Como era mais fácil lá me deixei ir. Eu quando não entrei para a univ por deixar m*rda para trás também pensei que Humanidades era mais a minha cara. Mas se tivesse feito as discplinas de humanidades este ano bem que me tinha f*dido porque não é, de todo, o que quero. Vou para Enfermagem.

Não desanimes com isso, mesmo que não entres. Vendo pelo lado positivo, é uma maneira de tentares levantar a média em exame das outras disciplinas e entras num curso que se adequa mais a ti. Boa sorte para a segunda fase. :)

Eu também escolhi Biologia e API, era o que eu preferia de longe. E acabei por ter 16 e 17, respetivamente. De qualquer forma na minha escola só abriram Física, Biologia, Psicologia e API.

E obrigado pelo apoio. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

x2. Fiquei ese ano a fazer Mat A e FQ e não sei se sou capaz. É que não percebo nada e odeio mesmo.. se n passo este ano vou-me suicidar e para o ano meto-me no externato académico, onde sem ir ás aulas ficas com 16. Não queria ir pelo caminho mais fácil mas f*da-se desisto.

Compartilhar este post

Link para o post

x2. Fiquei ese ano a fazer Mat A e FQ e não sei se sou capaz. É que não percebo nada e odeio mesmo.. se n passo este ano vou-me suicidar e para o ano meto-me no externato académico, onde sem ir ás aulas ficas com 16. Não queria ir pelo caminho mais fácil mas f*da-se desisto.

Não é bem assim... eu sem ir às aulas tive que estar a bater a sério em FQ 2/3 dias antes do exame.

Compartilhar este post

Link para o post

Que raio é o externato académico?

Falando da minha experiência, tenho a dizer que apesar de ter afectado ligeiramente a minha vida social (afastar-me de amigos meus, estar em turmas com pessoas menos a ver comigo), ir para Economia foi uma excelente decisão e consegui com isso cumprir os meus objetivos de entrada na Universidade. Vamos ver se consigo aguentar-me no curso.

Editado por marte

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também escolhi Biologia e API, era o que eu preferia de longe. E acabei por ter 16 e 17, respetivamente. De qualquer forma na minha escola só abriram Física, Biologia, Psicologia e API.

E obrigado pelo apoio. :compinchas:

Na minha tb não tinha aberto Geologia de qq forma. Abriu Química, Bio, Física, AI, Psic e Inglês. Não me lembro o que tive a Bio, mas a API tive 16 porque a prof sabia das minhas capacidades. Nos testes tinha 11's e m*rda assim por n estudar e nos trabalhos em aula era smp 19. Eu sempre a pedir o 20 mas nunca deu, uma vez teve a lata de me dar um 19,5 dum trabalho no coreldraw :(

Que raio é o externato académico?

Ensino recorrente. Havia lá malta novinha a fazer módulo a módulo, trimestral, para sacar 19/20 em cada um. Só para ter melhor média. EDIT: o base é 100€, dps é mais 20 por cada disciplina. Olha quem vai fazer o secundario para lá lol. Mensal.

Editado por Tikz

Compartilhar este post

Link para o post

Não é bem assim... eu sem ir às aulas tive que estar a bater a sério em FQ 2/3 dias antes do exame.

Aquilo tem dois tipos de ensino. Um amigo meu estava no recorrente, fez os 3 anos a num e não ia ás aulas. Foi fazer o teste ou lá o que é e copiou tal como toda a gente da turma dele e acabou com 16. E se eu lhe perguntar o que são combinações, complexos ou até pitágoras ele não sabe.

Compartilhar este post

Link para o post

Aquilo tem dois tipos de ensino. Um amigo meu estava no recorrente, fez os 3 anos a num e não ia ás aulas. Foi fazer o teste ou lá o que é e copiou tal como toda a gente da turma dele e acabou com 16. E se eu lhe perguntar o que são combinações, complexos ou até pitágoras ele não sabe.

Eu sei. Recorrente presencial que é módulo a módulo ou não presencial que é de "anual" (três módulos de cada vez). Mas isso é a copiar, ora :mrgreen: Falo sem esses copianços e cenas do género. De forma limpa não tens 16 sem ires as aulas. Aquilo é fácil mas não é assim...

Compartilhar este post

Link para o post

Ensino recorrente. Havia lá malta novinha a fazer módulo a módulo, trimestral, para sacar 19/20 em cada um. Só para ter melhor média. EDIT: o base é 100€, dps é mais 20 por cada disciplina. Olha quem vai fazer o secundario para lá lol. Mensal.

Isso é uma grande festa :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei. Recorrente presencial que é módulo a módulo ou não presencial que é de "anual" (três módulos de cada vez). Mas isso é a copiar, ora :mrgreen: Falo sem esses copianços e cenas do género. De forma limpa não tens 16 sem ires as aulas. Aquilo é fácil mas não é assim...

Pensei que estivesse subentendido :mrgreen:

Se for para lá com os meus conhecimentos de Mat A chego ao 17 sem grandes problemas. É que eu percebo as m*rda, sei exactamente o que tenhho de fazer mas não sei como fazer. Faltam-me as bases. E obv se eu for para lá vou ás aulas lol senão vou gastar dinheiro para nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é uma grande festa :lol:

Mesmo. :lol:

Pensei que estivesse subentendido :mrgreen:Se for para lá com os meus conhecimentos de Mat A chego ao 17 sem grandes problemas. É que eu percebo as m*rda, sei exactamente o que tenhho de fazer mas não sei como fazer. Faltam-me as bases. E obv se eu for para lá vou ás aulas lol senão vou gastar dinheiro para nada.

Pois, ja eu... :lol: resolvi marcar uma viagem para londres no fim de janeiro, sem ver qd era o exame de janeiro. Resultado? Exame às 16h, avião às 20h. Não fui ao exame. Em Março fiquei de cu apertado e olha, tive de marrar a sério. Agr em Julho igual, fiz o exame a semana passada. As notas lá são de 0 a 6,9, depois passa para 10. :lol: Quem tem entre 7 e 9,4 tem 10.

EDIT: Basicamente é brincar com a malta que passa ali três anos a estudar a sério para ter boas notas. Um gajo se for às aulas todas, for minimamente aplicado, fica ali com uns notões do crl. Mas mesmo. Por outro lado, para prova de ingresso tens que ter no mínimo 10 no exame nacional à mesma. Se for só pa ficar feito qq nota serve.

Editado por Tikz

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo. :lol:

Pois, ja eu... :lol: resolvi marcar uma viagem para londres no fim de janeiro, sem ver qd era o exame de janeiro. Resultado? Exame às 16h, avião às 20h. Não fui ao exame. Em Março fiquei de cu apertado e olha, tive de marrar a sério. Agr em Julho igual, fiz o exame a semana passada. As notas lá são de 0 a 6,9, depois passa para 10. :lol: Quem tem entre 7 e 9,4 tem 10.

EDIT: Basicamente é brincar com a malta que passa ali três anos a estudar a sério para ter boas notas. Um gajo se for às aulas todas, for minimamente aplicado, fica ali com uns notões do crl. Mas mesmo.

E conseguiste meu?

A minha prova de ingresso é pt por isso tou tranquil.

Editado por Ezequiel Garay

Compartilhar este post

Link para o post

E conseguiste meu?

Claro, por isso é que já estou todo lampeiro a tratar de escolher a univ. :) Mas só pago a última mensalidade qd sairem as notas que é para ter a certeza que passo. 8)

Compartilhar este post

Link para o post

Claro, por isso é que já estou todo lampeiro a tratar de escolher a univ. :) Mas só pago a última mensalidade qd sairem as notas que é para ter a certeza que passo. 8)

Parabéns!! Boa sorte :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns!! Boa sorte :-)

Tks! :)

Se era PT tás descansado. A minha era BG. :)

Compartilhar este post

Link para o post

dafuq que isso do ensino recorrente ? :lol: tenho um amigo meu que estava a fazer matemática por ai mas ele disse que a média dele era 70% + 30% do exame nacional.

É verdade ?

edit :

C – média aritmética simples da classificação final interna das 7 disciplinas do curso (não arredondada).

M – média aritmética dos exames realizados (arredondada).

À média C aplica-se 70% e à média M aplica-se 30%:

( C x 70% ) + ( M x 30% ) = média de curso(que tem de ser = ou > 9,5 valores)

Editado por depina

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...