Capa Publicado 10 Julho 2014 (editado) Então se fizer exame a Economia A, Port e Mat A vou ter de fazer a média desta nota com as notas das disciplinas durante o curso certo? Acabaste o curso profissional, que te dá equivalências ao 12º ano, com uma média X. Supondo que vais fazer esses 3 exames. Fazes etc... tiras positiva em todos. Vais ver quais são as provas de ingresso no curso a que te queres candidatar e vês as condições de acesso. Imagina que para o curso a que te queres candidatar a média de ingresso é dada por 50% da média final do teu curso mais 50% da nota do exame, ou da média das notas dos exames caso seja necessário mais que um. Seria dado por: Média final do Curso X 0,5 + Média das notas das provas de ingresso necessário X 0,5 Isso vai dar-te a tua média de candidatura para esse determinado curso. Isto é feito automaticamente no DGES quando fazes a candidatura ele usa logo a melhor nota possível, ou seja usa os melhores exames que tens que podem servir como provas de ingresso. Editado 10 Julho 2014 por speedfire Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 10 Julho 2014 Hoje a minha namorada tinha exame às 10h. Nenhum de nós pôs despertador, eram 14h quando acordei... Nunca tinha acontecido a alguém próximo falhar assim um exame por adormecer :( Vá lá tem época especial dia 24, mas f*de um bocado das "férias"... Totally worth it :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Roland Publicado 10 Julho 2014 Percebido, obrigado pela ajuda! :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
Capa Publicado 10 Julho 2014 (editado) Percebido, obrigado pela ajuda! :compinchas: De nada :compinchas: Quanto aos cursos CET não te consigo ajudar. Editado 10 Julho 2014 por speedfire Compartilhar este post Link para o post
Inkie Publicado 10 Julho 2014 Precisava que me esclarecessem de uma coisa: Estou neste momento a frequentar um curso profissional e quando o acabar quero ir para a faculdade. Para isto tenho duas opções: ou frequento um CET(curso de especialização tecnológica) que depois me dá acesso à faculdade ou então faço os exames de acesso. Antes de tudo queria saber se já alguém frequentou um CET com o objetivo de entrar na faculdade. Depois queria saber também se caso eu faça os exames basta ter positiva ou é preciso ter uma média especifica dependendo de para onde quero ir. Obrigado desde já :smilie_cmpt: Eu estou a acabar um CET (Electromedicina). E sim, entrei para seguir para a licenciatura mas não o fiz por causa dos exames. Estive 2 anos, depois de concluir o 12º, a trabalhar e o CET serviu para refrescar algumas matérias e entrar num ritmo e ambiente mais próximos de licenciatura Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 10 Julho 2014 Hoje a minha namorada tinha exame às 10h. Nenhum de nós pôs despertador, eram 14h quando acordei... Nunca tinha acontecido a alguém próximo falhar assim um exame por adormecer :( Vá lá tem época especial dia 24, mas f*de um bocado das "férias"... tenho um colega meu que este semestre chumbou a duas cadeiras por adormecer (faltou a saídas de campo) Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 10 Julho 2014 Esses CET's são de quanto tempo? Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 10 Julho 2014 Qual é a diferença desses CET's para os cursos técnologicos que vão do 10º ao 12º ano? Compartilhar este post Link para o post
leugim Publicado 10 Julho 2014 Esses CET's são de quanto tempo? Normalmente, um ano letivo. Qual é a diferença desses CET's para os cursos técnologicos que vão do 10º ao 12º ano? É uma formação pós-secundária, exige, pelo menos, o 11º ano completo e matrícula no 12º. Dá-te o Nível 5 do QNQ e um Diploma de Especialização Tecnológica. Podes, depois, concorrer através do concurso especial para uma Licenciatura, desde que estejam na mesma área científica, sem necessidade de exames. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 10 Julho 2014 Mas os cursos tecnológicos já não davam o nivel 5? já tirei em 2008~09 mas tinha ideia que sim. Só não me dava acesso à universidade. Compartilhar este post Link para o post
wrathchild Publicado 10 Julho 2014 Estás em que engenharia? Ambiente. Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 11 Julho 2014 Ambiente. estás no melhor curso do mundo :mrgreen: é verdade, a empregabilidade está uma m*rda especialmente só com a licenciatura. e até mesmo com mestrado (apesar de quando entrei no curso ter pensado que fosse mt melhor). oportunidades de emprego há muito poucas e eles são muito exigentes na escolha dos candidatos também. Ah, se não gostas muito de seguir esta área porque não tentas mudar? Ainda vais a tempo e não perdes nada, só tens a ganhar já que achas que não vais gostar. Compartilhar este post Link para o post
wrathchild Publicado 11 Julho 2014 estás no melhor curso do mundo :mrgreen: é verdade, a empregabilidade está uma m*rda especialmente só com a licenciatura. e até mesmo com mestrado (apesar de quando entrei no curso ter pensado que fosse mt melhor). oportunidades de emprego há muito poucas e eles são muito exigentes na escolha dos candidatos também. Ah, se não gostas muito de seguir esta área porque não tentas mudar? Ainda vais a tempo e não perdes nada, só tens a ganhar já que achas que não vais gostar. Pois o problema é mesmo o dinheiro. Só com a licenciatura não parece que vá a lado nenhum em termos de emprego, só para o estrangeiro e mesmo assim... Os meus colegas que acabaram o ano passado ninguem está a trabalhar na área... Eu quando entrei no curso também pensei que seria muito melhor em termos de emprego, mas mal cheguei falei com finalistas de outros anos e logo disseram que isto estava mal de emprego. Há outras engenharias que gosto como mecânica ou civil, embora esta última esteja na m*rda hoje em dia em termos de emprego. Mas o mais importante é encontrar alguma coisa para fazer para o ano e decidir depois o futuro. Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 11 Julho 2014 Pois o problema é mesmo o dinheiro. Só com a licenciatura não parece que vá a lado nenhum em termos de emprego, só para o estrangeiro e mesmo assim... Os meus colegas que acabaram o ano passado ninguem está a trabalhar na área... Eu quando entrei no curso também pensei que seria muito melhor em termos de emprego, mas mal cheguei falei com finalistas de outros anos e logo disseram que isto estava mal de emprego. Há outras engenharias que gosto como mecânica ou civil, embora esta última esteja na m*rda hoje em dia em termos de emprego. Mas o mais importante é encontrar alguma coisa para fazer para o ano e decidir depois o futuro. Basicamente, pessoal com a nossa licenciatura pouco pode fazer. Ainda por cima recém-licenciados é impensável, eles pedem sempre 2/3 anos de experiência. E depois empregos na área é raro, normalmente é algo a ver com contabilidade, qualidade, consultaria, etc. Aliás tenho 2 pessoas da minha família a trabalhar nesta área e nenhuma delas começou por ter trabalhos nesta...agora ao fim de alguns anos é que já estão bem encaminhados. Ah e ainda há o facto de em busca de empregos só com licenciatura seres completamente ultrupassado por malta de engenharia industrial ou uma eng. quimíca ou assim... :funny: Compartilhar este post Link para o post
Mika Publicado 11 Julho 2014 Bem acabei o secundário e segue-se o ensino superior. Quero candidatar-me a bolsa mas posso já fazê-lo mesmo que não saiba se vá entrar? (apesar de ser quase certo que entro) Compartilhar este post Link para o post
Detlef Publicado 11 Julho 2014 Bem acabei o secundário e segue-se o ensino superior. Quero candidatar-me a bolsa mas posso já fazê-lo mesmo que não saiba se vá entrar? (apesar de ser quase certo que entro) Sim podes. Compartilhar este post Link para o post
Joaninha Publicado 11 Julho 2014 (editado) Alguém anda no curso de Contabilidade? Como é? Estou a estudar todas as opções pois quero usar a prova de ingresso de português para a primeira fase, já que não tenho outra. Na segunda fase tenta-se matemática de novo. E não é mesmo possível eu entrar para uma Universidade para um curso qualquer e depois pedir transferência para outro que não tem nada a ver, pois não? :( Editado 11 Julho 2014 por Joaninha Compartilhar este post Link para o post
F. Mota Publicado 11 Julho 2014 Alguém anda no curso de Contabilidade? Como é? Estou a estudar todas as opções pois quero usar a prova de ingresso de português para a primeira fase, já que não tenho outra. Na segunda fase tenta-se matemática de novo. So tive 1 cadeira de Contabilidade e é uma bela m*rda :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Fuzila Publicado 11 Julho 2014 Alguém anda no curso de Contabilidade? Como é? Estou a estudar todas as opções pois quero usar a prova de ingresso de português para a primeira fase, já que não tenho outra. Na segunda fase tenta-se matemática de novo. E não é mesmo possível eu entrar para uma Universidade para um curso qualquer e depois pedir transferência para outro que não tem nada a ver, pois não? :( Ando no ISCAP mas nao no curso de contabilidade apesar de ja ter tido uma cadeira (exame ontem por coincidência ) Falo por mim, mas achei puxado ate porque nao tinha qualquer base, mas com estudo e ajuda acho que da para fazer. Foi das cadeiras que mais gostei porque comecei a gostar e como nao sabia nada ao inicio mais gozo deu :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Roland Publicado 11 Julho 2014 Eu estou a acabar um CET (Electromedicina). E sim, entrei para seguir para a licenciatura mas não o fiz por causa dos exames. Estive 2 anos, depois de concluir o 12º, a trabalhar e o CET serviu para refrescar algumas matérias e entrar num ritmo e ambiente mais próximos de licenciatura E desde que hajam vagas entras directamente certo? Compartilhar este post Link para o post
Tikz Publicado 11 Julho 2014 (editado) Está mesmo escolhido. Só me falta falar com o velhote. A minha mãe gostava que seguisse Farmácia, mas prefiro Enfermagem. De longe, muito longe. Na ERISA. :) Próxima semana vou lá. https://www.google.pt/maps/dir/Escola+Superior+de+Sa%C3%BAde+Ribeiro+Sanches,+Rua+Fernando+Palha+69,+1900-693+Lisboa/Pinhal+Novo/@38.6834843,-9.1774428,11z/data=!3m1!4b1!4m13!4m12!1m5!1m1!1s0xd193162b91cc96b:0x3fce19d14fae5132!2m2!1d-9.100412!2d38.746861!1m5!1m1!1s0xd1940b734c2d611:0xae1b5a1d3e098635!2m2!1d-8.9150933!2d38.6318721 Qual será a melhor maneira de transportes públicos? Se apanhar autocarro para o Oriente dps não há lá metros ou o crl para aquela zona? Conheço mesmo mt pouco de Lx.. entretanto tb vou falar com malta amiga que anda lá Editado 11 Julho 2014 por Tikz Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 11 Julho 2014 Tu és de onde? Vi, no mapa, que a Estação de Braço de Prata é ali ao pé. Poderá ser, eventualmente, uma solução. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 11 Julho 2014 Que cursos recomendam para alguem de letras? Para estudar todas as opções... Compartilhar este post Link para o post