Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

Então se fizer exame a Economia A, Port e Mat A vou ter de fazer a média desta nota com as notas das disciplinas durante o curso certo?

Acabaste o curso profissional, que te dá equivalências ao 12º ano, com uma média X. Supondo que vais fazer esses 3 exames. Fazes etc... tiras positiva em todos. Vais ver quais são as provas de ingresso no curso a que te queres candidatar e vês as condições de acesso. Imagina que para o curso a que te queres candidatar a média de ingresso é dada por 50% da média final do teu curso mais 50% da nota do exame, ou da média das notas dos exames caso seja necessário mais que um. Seria dado por: Média final do Curso X 0,5 + Média das notas das provas de ingresso necessário X 0,5

Isso vai dar-te a tua média de candidatura para esse determinado curso. Isto é feito automaticamente no DGES quando fazes a candidatura ele usa logo a melhor nota possível, ou seja usa os melhores exames que tens que podem servir como provas de ingresso.

Editado por speedfire

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje a minha namorada tinha exame às 10h. Nenhum de nós pôs despertador, eram 14h quando acordei... Nunca tinha acontecido a alguém próximo falhar assim um exame por adormecer :(

Vá lá tem época especial dia 24, mas f*de um bocado das "férias"...

Totally worth it :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Percebido, obrigado pela ajuda! :compinchas:

De nada :compinchas:

Quanto aos cursos CET não te consigo ajudar.

Editado por speedfire

Compartilhar este post

Link para o post

Precisava que me esclarecessem de uma coisa:

Estou neste momento a frequentar um curso profissional e quando o acabar quero ir para a faculdade. Para isto tenho duas opções: ou frequento um CET(curso de especialização tecnológica) que depois me dá acesso à faculdade ou então faço os exames de acesso.

Antes de tudo queria saber se já alguém frequentou um CET com o objetivo de entrar na faculdade.

Depois queria saber também se caso eu faça os exames basta ter positiva ou é preciso ter uma média especifica dependendo de para onde quero ir.

Obrigado desde já :smilie_cmpt:

Eu estou a acabar um CET (Electromedicina). E sim, entrei para seguir para a licenciatura mas não o fiz por causa dos exames. Estive 2 anos, depois de concluir o 12º, a trabalhar e o CET serviu para refrescar algumas matérias e entrar num ritmo e ambiente mais próximos de licenciatura

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje a minha namorada tinha exame às 10h. Nenhum de nós pôs despertador, eram 14h quando acordei... Nunca tinha acontecido a alguém próximo falhar assim um exame por adormecer :(

Vá lá tem época especial dia 24, mas f*de um bocado das "férias"...

tenho um colega meu que este semestre chumbou a duas cadeiras por adormecer (faltou a saídas de campo)

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é a diferença desses CET's para os cursos técnologicos que vão do 10º ao 12º ano?

Compartilhar este post

Link para o post

Esses CET's são de quanto tempo?

Normalmente, um ano letivo.

Qual é a diferença desses CET's para os cursos técnologicos que vão do 10º ao 12º ano?

É uma formação pós-secundária, exige, pelo menos, o 11º ano completo e matrícula no 12º.

Dá-te o Nível 5 do QNQ e um Diploma de Especialização Tecnológica. Podes, depois, concorrer através do concurso especial para uma Licenciatura, desde que estejam na mesma área científica, sem necessidade de exames.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas os cursos tecnológicos já não davam o nivel 5? já tirei em 2008~09 mas tinha ideia que sim. Só não me dava acesso à universidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Ambiente.

estás no melhor curso do mundo :mrgreen: é verdade, a empregabilidade está uma m*rda especialmente só com a licenciatura. e até mesmo com mestrado (apesar de quando entrei no curso ter pensado que fosse mt melhor). oportunidades de emprego há muito poucas e eles são muito exigentes na escolha dos candidatos também.

Ah, se não gostas muito de seguir esta área porque não tentas mudar? Ainda vais a tempo e não perdes nada, só tens a ganhar já que achas que não vais gostar.

Compartilhar este post

Link para o post

estás no melhor curso do mundo :mrgreen: é verdade, a empregabilidade está uma m*rda especialmente só com a licenciatura. e até mesmo com mestrado (apesar de quando entrei no curso ter pensado que fosse mt melhor). oportunidades de emprego há muito poucas e eles são muito exigentes na escolha dos candidatos também.

Ah, se não gostas muito de seguir esta área porque não tentas mudar? Ainda vais a tempo e não perdes nada, só tens a ganhar já que achas que não vais gostar.

Pois o problema é mesmo o dinheiro. Só com a licenciatura não parece que vá a lado nenhum em termos de emprego, só para o estrangeiro e mesmo assim... Os meus colegas que acabaram o ano passado ninguem está a trabalhar na área...

Eu quando entrei no curso também pensei que seria muito melhor em termos de emprego, mas mal cheguei falei com finalistas de outros anos e logo disseram que isto estava mal de emprego.

Há outras engenharias que gosto como mecânica ou civil, embora esta última esteja na m*rda hoje em dia em termos de emprego. Mas o mais importante é encontrar alguma coisa para fazer para o ano e decidir depois o futuro.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois o problema é mesmo o dinheiro. Só com a licenciatura não parece que vá a lado nenhum em termos de emprego, só para o estrangeiro e mesmo assim... Os meus colegas que acabaram o ano passado ninguem está a trabalhar na área...

Eu quando entrei no curso também pensei que seria muito melhor em termos de emprego, mas mal cheguei falei com finalistas de outros anos e logo disseram que isto estava mal de emprego.

Há outras engenharias que gosto como mecânica ou civil, embora esta última esteja na m*rda hoje em dia em termos de emprego. Mas o mais importante é encontrar alguma coisa para fazer para o ano e decidir depois o futuro.

Basicamente, pessoal com a nossa licenciatura pouco pode fazer. Ainda por cima recém-licenciados é impensável, eles pedem sempre 2/3 anos de experiência. E depois empregos na área é raro, normalmente é algo a ver com contabilidade, qualidade, consultaria, etc. Aliás tenho 2 pessoas da minha família a trabalhar nesta área e nenhuma delas começou por ter trabalhos nesta...agora ao fim de alguns anos é que já estão bem encaminhados. Ah e ainda há o facto de em busca de empregos só com licenciatura seres completamente ultrupassado por malta de engenharia industrial ou uma eng. quimíca ou assim... :funny:

Compartilhar este post

Link para o post

Bem acabei o secundário e segue-se o ensino superior. Quero candidatar-me a bolsa mas posso já fazê-lo mesmo que não saiba se vá entrar? (apesar de ser quase certo que entro)

Compartilhar este post

Link para o post

Bem acabei o secundário e segue-se o ensino superior. Quero candidatar-me a bolsa mas posso já fazê-lo mesmo que não saiba se vá entrar? (apesar de ser quase certo que entro)

Sim podes.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém anda no curso de Contabilidade? Como é? Estou a estudar todas as opções pois quero usar a prova de ingresso de português para a primeira fase, já que não tenho outra. Na segunda fase tenta-se matemática de novo.

E não é mesmo possível eu entrar para uma Universidade para um curso qualquer e depois pedir transferência para outro que não tem nada a ver, pois não? :(

Editado por Joaninha

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém anda no curso de Contabilidade? Como é? Estou a estudar todas as opções pois quero usar a prova de ingresso de português para a primeira fase, já que não tenho outra. Na segunda fase tenta-se matemática de novo.

So tive 1 cadeira de Contabilidade e é uma bela m*rda :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

E não é mesmo possível eu entrar para uma Universidade para um curso qualquer e depois pedir transferência para outro que não tem nada a ver, pois não? :(

Ando no ISCAP mas nao no curso de contabilidade apesar de ja ter tido uma cadeira (exame ontem por coincidência )

Falo por mim, mas achei puxado ate porque nao tinha qualquer base, mas com estudo e ajuda acho que da para fazer. Foi das cadeiras que mais gostei porque comecei a gostar e como nao sabia nada ao inicio mais gozo deu :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou a acabar um CET (Electromedicina). E sim, entrei para seguir para a licenciatura mas não o fiz por causa dos exames. Estive 2 anos, depois de concluir o 12º, a trabalhar e o CET serviu para refrescar algumas matérias e entrar num ritmo e ambiente mais próximos de licenciatura

E desde que hajam vagas entras directamente certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Está mesmo escolhido. Só me falta falar com o velhote. A minha mãe gostava que seguisse Farmácia, mas prefiro Enfermagem. De longe, muito longe. Na ERISA. :)

Próxima semana vou lá. https://www.google.pt/maps/dir/Escola+Superior+de+Sa%C3%BAde+Ribeiro+Sanches,+Rua+Fernando+Palha+69,+1900-693+Lisboa/Pinhal+Novo/@38.6834843,-9.1774428,11z/data=!3m1!4b1!4m13!4m12!1m5!1m1!1s0xd193162b91cc96b:0x3fce19d14fae5132!2m2!1d-9.100412!2d38.746861!1m5!1m1!1s0xd1940b734c2d611:0xae1b5a1d3e098635!2m2!1d-8.9150933!2d38.6318721

Qual será a melhor maneira de transportes públicos? Se apanhar autocarro para o Oriente dps não há lá metros ou o crl para aquela zona? Conheço mesmo mt pouco de Lx..

entretanto tb vou falar com malta amiga que anda lá

Editado por Tikz

Compartilhar este post

Link para o post

Tu és de onde? Vi, no mapa, que a Estação de Braço de Prata é ali ao pé. Poderá ser, eventualmente, uma solução.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...