Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

Clearly 2 late for the party but yolo:

Essa questão dos cursos profissionais só mostra que muitos ainda não sabem o que é um curso profissional. 

Eu fiz um, no Instituto de Formação Bancária. Acabei com média de 16, tive 18 no exame de economia e no entanto só podia entrar numa universidade em Lisboa para o curso que queria (Gestão). O ISCAL era a única que não tinha Mat A como disciplina obrigatória. 

Acabei o 12.  com conhecimentos bem superiores a quem tirou economia no secundário, no entanto não posso ir para as melhores universidades porque a matemática do meu curso era básica (matemática fiz sempre com 20, e antes de ir para o curso com 5 até ao 9.ano).

Ora se não sabem o que os cursos profissionais são abstenham-se de comentar. Esta alteração vai permitir que gente como eu não fica prejudicada no seu futuro apenas porque não foi pela via tradicional. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de paladino77, há 15 minutos:

Clearly 2 late for the party but yolo:

Essa questão dos cursos profissionais só mostra que muitos ainda não sabem o que é um curso profissional. 

Eu fiz um, no Instituto de Formação Bancária. Acabei com média de 16, tive 18 no exame de economia e no entanto só podia entrar numa universidade em Lisboa para o curso que queria (Gestão). O ISCAL era a única que não tinha Mat A como disciplina obrigatória. 

Acabei o 12.  com conhecimentos bem superiores a quem tirou economia no secundário, no entanto não posso ir para as melhores universidades porque a matemática do meu curso era básica (matemática fiz sempre com 20, e antes de ir para o curso com 5 até ao 9.ano).

Ora se não sabem o que os cursos profissionais são abstenham-se de comentar. Esta alteração vai permitir que gente como eu não fica prejudicada no seu futuro apenas porque não foi pela via tradicional. 

Só por curiosidade, achas que a matemática que vais encontrar num curso como Gestão é mais fácil que a do 12o?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 4 minutos:

Só por curiosidade, achas que a matemática que vais encontrar num curso como Gestão é mais fácil que a do 12o?

Não é mais fácil, mas certamente que é mais fácil passar a uma Matemática I/II do que tirar boa nota a Matemática A no 12º.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 5 minutos:

Não é mais fácil, mas certamente que é mais fácil passar a uma Matemática I/II do que tirar boa nota a Matemática A no 12º.

Sim, mas se não estás preparado para fazer o exame de matemática, como é que estás para a matemática que apanhas na universidade?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 19 minutos:

Responderam antes de mim. Btw, já estou no último ano, não reprovei a uma única cadeira, pudera, tendo em conta que literalmente já estudei 50% deste curso no curso profissional :51_scream:

Posso-te dizer que fiz ambas à primeira, no entanto Mat 1 tive de ir a exame. Enquanto que para passar em exame para Mat 1 tive de estudar bem durante 1 semana, nunca na vida conseguiria ter feito o mesmo para passar a Mat A. 

Tendo em conta que os cursos profissionais te ajudam a encontrar emprego (a sério? Sim! Com 17 anos já estava a assinar contrato para ficar na CGD), nunca na vida conseguia arranjar mais do que uma semana para estudar para Mat A. 

Só por ignorância é que se pode discordar desta medida. Até porque a medida não é apenas dizer que entram sem exames. 

Edit: como é que estás preparado para a Matemática da universidade? Estudando ao longo da matéria (para que é que a universidade serve?).

Claro que vais ter de ir ver uma indiana ou um professor qualquer brasileiro no YouTube a explicar coisas que já devias de saber, mas faz parte. 

Editado por paladino77

Compartilhar este post

Link para o post

Mas cada caso é um caso. Eu também vim de uma área que não tem nada a ver com a que estou agora e nunca reprovei a uma cadeira e só fui a um recurso. Eu só me questiono se não estás preparado para um exame de matemática, como é que estás para a matemática que apanhas na universidade? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 9 minutos:

Mas cada caso é um caso. Eu também vim de uma área que não tem nada a ver com a que estou agora e nunca reprovei a uma cadeira e só fui a um recurso. Eu só me questiono se não estás preparado para um exame de matemática, como é que estás para a matemática que apanhas na universidade? 

Já te responderam, mas eu explico um pouco melhor. Num curso professional costumas ter estágios no Verão, com 1-2 semanas de férias entre o fim das aulas e o começo do estágio). 

Ora como é que queres que alguém que tenha 2 semanas livres consiga estudar 3 anos de matéria? (há broncos no iscte ou em cursos de engenharia que repetiram o 12. ano só para fazer Mat A novamente lol). Não será mais fácil, com essa matéria dividida e um semestre inteiro para a estudar, fazer essa matemática? 

Repito, maior parte de vocês não sabe o que é um curso profissional. Há muitos mais cursos profissionais do que aqueles que vocês viam nas mesmas instalações das vossas próprias secundárias.

Citação de Syn, há 6 minutos:

tbf é o iscal

Exactamente a minha indignação crl. Não tive outra hipótese, e no futuro pessoas que seguiram o mesmo caminho que eu já vão ter outras possibilidades. 

Compartilhar este post

Link para o post

Vou discordar. Estudavas Mat A durante o ano por ti próprio. Isso de só ter duas semanas soa um bocado a desculpa.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 11 minutos:

Vou discordar. Estudavas Mat A durante o ano por ti próprio. Isso de só ter duas semanas soa um bocado a desculpa.

Alright, então a tua opinião é que alguém que faça um curso profissional, para além de fazer o seu curso e os respectivos estágios, deve também estudar aquilo que a malta do secundário tradicional teve anos para fazer. 

Seems fair to me. O aluno do profissional deve ter o dobro do trabalho, até porque todos sabemos que a matemática é disciplina fundamental no curso de gestão, por exemplo. Quem quer um "gestor" que não saiba calcular derivadas? 

Esta medida traduz-se numa igualdade de oportunidades. Porque é que isso faz tanta comichão a alguns é que não percebo. 

Editado por paladino77

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de paladino77, há 3 minutos:

Alright, então a tua opinião é que alguém que faça um curso profissional, para além de fazer o seu curso e os respectivos estágios, deve também estudar aquilo que a malta do secundário tradicional teve anos para fazer. 

Eu posso estar enganado e se tiver alguém que corrija mas isto não é  (ou já não é) verdade: penso que agora só sai matéria do 12º. 

Edit: afinal estou enganado. Eu tinha lido isso algures mas pelo que vi ainda se mantém os 3 anos.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 3 minutos:

Eu posso estar enganado e se tiver alguém que corrija mas isto não é  (ou já não é) verdade: penso que agora só sai matéria do 12º. 

Eu quando fiz o exame nacional um amigo meu do secundário (um dos que repetiu o 12.ano para subir a média devido a Mat.A) disse-me que havia coisas de 11. lá, mas sinceramente não sei. 

Mesmo que seja só um ano, isso não afecta o argumento. Porque é que um aluno de profissional tem de ter o dobro do trabalho? É que os cursos profissionais também têm exames finais, caso não saibam. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de paladino77, há 21 minutos:

Eu quando fiz o exame nacional um amigo meu do secundário (um dos que repetiu o 12.ano para subir a média devido a Mat.A) disse-me que havia coisas de 11. lá, mas sinceramente não sei. 

Mesmo que seja só um ano, isso não afecta o argumento. Porque é que um aluno de profissional tem de ter o dobro do trabalho? É que os cursos profissionais também têm exames finais, caso não saibam. 

A única coisa que acho é que apartir do momento em que os alunos dos cursos profissionais deixem de ter exames a sua admissão no ensino superior deve ser feita num regime idêntico aos +23, ou seja, num regime totalmente à parte dos alunos que estiveram no ensino secundário ""normal"".  Se isso for feito, então estou totalmente de acordo com a medida. 

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa a rigidez mas ainda bem que o secundário normal ensina as pessoas a comentar e partilhar notícias só depois de as ler... É que está no terceiro parágrafo for god's sake. 

No secundário não existe nenhuma cadeira de ética ou semelhante? 

Editado por paladino77

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de paladino77, há 5 minutos:

Desculpa a rigidez mas ainda bem que o secundário normal ensina as pessoas a comentar e partilhar notícias só depois de as ler... É que está no terceiro parágrafo for god's sake. 

No secundário não existe nenhuma cadeira de ética ou semelhante? 

Está na noticia e já foi posto em prática dessa forma ? Estava-me a referir quando a medida fosse efetivamente aplicada...

Compartilhar este post

Link para o post

A notícia também fala sobre isso. Não trabalho no Governo por isso não te posso garantir que será assim, mas parece-me mais que óbvio que sim. 

Há 2 comentários na página anterior que me chocam um pouco sinceramente. O teu, que acha que as condições de admissão não se relacionam com o curso em causa, e o do Poeira onde fala de alunos burros. Isto porque são comentários que demonstram a opinião não fundamentada que muita gente da nossa população têm. 

Em relação ao teu já te responderam e penso que já devas ter percebido, o do Poeira é só idiota, apesar de ele pôr um (ainda) para ver se passa. É a tal questão, a malta não sabe a realidade de muitos cursos profissionais e pensa que é tudo o mesmo. 

Editado por paladino77

Compartilhar este post

Link para o post

O meu comentário dizia que as provas de ingresso/condições de admissão não estão relacionadas com o curso ? Eu dei o exemplo de Matemática para as engenharias, como é que dizes que afirmei isso ?  Poderia ter falado da Biologia para Medicina. O que eu defendi na última página e isso ficou bem claro foi o que o Robe disse : um aluno que não consegue fazer um exame de Matemática terá muitas dificuldades em fazer as cadeiras relacionadas. E isso nem vale a pena negar. Vi n casos desses quando tirei a licenciatura. E portanto mesmo que se tire o exame os problemas irão surgir mais à frente. A medida só irá permitir que o governo que estiver no poder possa encher a boca com o aumento do número de entradas no Ensino Superior, depois o tempo que lá irão estar não interessa até porque estão a pagar. Portanto, e resumindo, acho que mais uma vez não percebeste muito bem o que disse. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de paladino77, há 2 horas:

Ora como é que queres que alguém que tenha 2 semanas livres consiga estudar 3 anos de matéria?

lol

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de paladino77, há 7 horas:

Seems fair to me. O aluno do profissional deve ter o dobro do trabalho, até porque todos sabemos que a matemática é disciplina fundamental no curso de gestão, por exemplo. Quem quer um "gestor" que não saiba calcular derivadas? 

Esta medida traduz-se numa igualdade de oportunidades. Porque é que isso faz tanta comichão a alguns é que não percebo. 

Bold: No final de contas sim porque sem as bases de Mat A vão passar muito mal na faculdade. O problema da falta de bases matemáticas nos cursos profissionais não é deles mas se querem fazer-se à vida vão ter que resolver o delas. O curso de gestão não é só economia tal como eng. informática não é só programar. Estou a usar informática como exemplo porque tenho 2 amigos de infância numa situação um bocado chata devido aos cursos profissionais.

Esses meus 2 amigos já sabiam o que queriam portanto em vez de seguirem a via comum optaram por um curso profissional de programação. Até aqui tudo muito certo, só que esse curso tinha mat B, sendo eles muito bons alunos nunca houve problema algum. Naquela altura, há uns 10 anos atrás, a malta dos cursos profissionais tinha vagas especificas para entrar e acho que a prova de admissão era equivalente à leccionada durante o curso ou seja mat B.
Resumo dos anos de faculdade deles(um no ist o outro já nem sei onde), cadeiras de informática? eram os réis daquela m*rda passaram com os olhos fechados. Cadeiras de matemática e cálculos? Um deles tem 2 por fazer e o outro 1.
Os 2 já trabalham, a ganhar bem menos do que deviam porque não tem o curso acabado, e eventualmente vão ter de perder mais tempo a tentar passar as ditas cadeiras.

Editado por vakjew

Compartilhar este post

Link para o post

A mim só me faz confusão uma coisa. Então para que raio existe os cursos profissionais se depois a malta do profissional quer entrar na universidade?

Querias entrar em gestão? Ias para o curso socio-economico de economia, onde terias disciplinas que te seriam úteis no futuro na universidade.

Para mim cursos profissionais são cursos que te preparam no imediato para a entrada no mercado de trabalho e para mim só assim fazem sentido.

Nem vou estar a colocar se a malta tem a ideia errada de cursos profissionais ou não. Agora do que eu vi e presenciei, a minha turma do básico foi tudo para informatica, tirando eu e mais 3. Sim, os cursos profissionais são mais fáceis, até eles se gabavam. E com isto não quero dizer que são todos muito fáceis e que passas aquilo sem estudar nada, atenção. Mas face as outras, parece-me mais acessível

Agora foste para um curso profissional e chegaste ao fim e até querias aprofundar mais a coisa, indo para a universidade? Nada contra. Mas fazes exactamente os mesmos exames que os outros alunos tiveram que fazer é um caso de justiça para com as outras pessoas com as quais vais competir uma vaga na uni.

E falo por mim que andei a bater mal com Mat.A. chumbei no exame e tive que repetir. Embora a PT tivesse tirado 12, Economia 18 e Geografia 16.

Os meus amigos de informática fizeram dois exames nacionais, a escolha( o mais irónico de tudo), obviamente escolheram os mais acessíveis, passaram com notas de 12,13 mas como tinham um notao nos 3 anos de curso profissional ficavam com uma média jeitosa, entraram e eu fiquei a olhar para eles. Sabes qual foi o meu pensamento? Fdx devia ter ido para um curso profissional, não me tinha matado tanto e já lá estava.

Quando fui para Gestão e vi as cadeiras de Matemática, disse logo para mim, se tivesse feito um curso profissional não me safava aqui 😂

O pessoal vai pensar, ok qual a maneira mais acessível de ir para a universidade? Profissional, ok vamos lá então. Chegam a universidade e vão ter um choque de exigência que não tinham.

Eu sei que cada caso é um caso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 8 horas:

Agora a preocupação já passa pelas possibilidades do aluno de profissional. Pah poupem-me. 1000x ter dificuldades a uma cadeira do que ser impossibilitado de fazer um bom curso quando se tem conhecimentos muitas vezes, tal como no exemplo do vakjew, superiores a quem vem do ensino tradicional. 

@vakjew, a minha situação foi semelhante. Suponho que a matemática deles tenha sido pior que a minha no entanto. Eu a minha consegui fazer. Passo a passo, com muita ajuda dos meus colegas e muito estudo. Ajudou o facto de não ter de estudar quase nada para as outras disciplinas. A universidade é para estudar, se eles em cada semestre não conseguiram estudar o suficiente.. Mais do que tiveram tempo entretanto para pagar umas explicações e terem terminado o curso. Isso é conformismo, não vem de eles terem feito um curso profissional mas sim de falta de dedicação. 

@Alonso., isto tem tudo muita piada até que te dizem que não te renovam o contrato porque "estamos em tempos instáveis, agora com a mudança de direção só se contratam licenciados", e vês um colega teu com números bem piores que os teus a ficar exactamente por ter uma licenciatura.. Para progressão de carreira uma licenciatura e um mestrado são essenciais hoje em dia. Para ficar a ganhar 1000 paus para o resto da vida vou trabalhar na Primark do UK. 

Tu estás a ir por uma falácia gigante de achar que os cursos profissionais são todos fáceis. É a tal questão, só conhecem os cursos que viram a malta a tirar na própria secundária e acham que são todos assim. Querem manter essa ideia mal informada mantenham, o que não faltam por aí são bons cursos. 

Por fim, justiça porquê? Exigir o dobro do trabalho só para não ficares com um amargo na boca é justo para todos ou só para o teu ego? Eu devido aos estágios em 3 anos de curso profissional tive 1 mês de férias de Verão por ano. Tive muito mais trabalho e perdi muito mais tempo do que um aluno normal, e ainda tinha de ir perder mais! Justiça! 

Já agora, eles não vão concorrer para as mesmas vagas, mas lá está, a malta não lê sequer as notícias. Agora faz lá como o Happy e diz que afinal só te referias a quando isto estiver efectivamente aplicado. 

Última parte de resposta ao teu post, o curso profissional que tirei é muito mais útil para um curso de gestão do que o curso sócio-económico. Mas lá está, continuo a discutir com malta que fala sem estar informada, mas convicta do que acha. Assim fica difícil. 

Para terminar, alguém acha que aquele chunga de 18 anos que começou agora um curso profissional para acabar o ensino obrigatório irá depois seguir para a universidade? É porque falam dos alunos de profissional como se fosse esta gente. Posso vos dizer que do curso que eu tirei conheço malta que está com cargos de direcção na CGD, no Montepio, no Santander e no BCP. Com certeza haverá outros, estes são apenas os que conheço pessoalmente. Nem sei como conseguiram disfarçar a sua burrice todos estes anos. Quanta malta da vossa secundária teve progressões de carreira semelhantes? Em termos percentuais, o meu curso é muito melhor do que qualquer curso secundário tradicional. No entanto, lá está, tive de ir para o iscal. Tenho amigos meus que pararam um ano (e bem que merecem, lá está, praticamente tiveram 3 anos sem férias) e fizeram Mat A sem qualquer problema e foram para a Nova. Nem todos têm essa possibilidade de parar ou repetir anos para subir médias, como muita gente no tradicional faz. Acham justo que a malta que repete anos só para subir a média esteja a concorrer com quem fez tudo à primeira? Nunca percebi como é que essa m*rda é sequer permitida. 

Compartilhar este post

Link para o post

Salvo erro serão apenas duas vagas por curso, e como sempre vão existir cursos onde o pessoal do profissional não vai ser admitido, mesmo com esse contingente. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de paladino77, há 17 minutos:

Agora a preocupação já passa pelas possibilidades do aluno de profissional. Pah poupem-me. 1000x ter dificuldades a uma cadeira do que ser impossibilitado de fazer um bom curso quando se tem conhecimentos muitas vezes, tal como no exemplo do vakjew, superiores a quem vem do ensino tradicional. 

Agora ? Tu referiste um post na página anterior onde eu digo precisamente isso. Mas pronto, fica lá com a bicicleta. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 5 minutos:

Agora ? Tu referiste um post na página anterior onde eu digo precisamente isso. Mas pronto, fica lá com a bicicleta. 

Não posso ficar com essa bicicleta, só me ensinaram a andar com rodinhas, nunca na vida vou conseguir utilizar uma sem. 

Compartilhar este post

Link para o post

Tás a levar isto demasiado a peito e sinceramente não vejo a necessidade dessa arrogância toda.

Mas alguma coisa não bate certo no teu discurso. Falas em seres dispensado por detrimento de pessoas menos eficazes só porque tem licenciatura etc e depois conheces enormes casos do teu curso que estão em cargos de administração de bancos...

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...