Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

Citação de Alonso., há 1 hora:

Tás a levar isto demasiado a peito e sinceramente não vejo a necessidade dessa arrogância toda.

Mas alguma coisa não bate certo no teu discurso. Falas em seres dispensado por detrimento de pessoas menos eficazes só porque tem licenciatura etc e depois conheces enormes casos do teu curso que estão em cargos de administração de bancos...

Claro que levo a peito, uma medida que me podia ter dado uma licenciatura numa boa universidade vai em frente e vejo a malta aqui a vir dizer que isto não é justo e que a malta de profissional é burra. Isso está tão errado e demonstra uma falta de conhecimento tão grande que algumas respostas (principalmente quanto tenho de repetir certas coisas) foram de facto arrogantes. Com certeza também é arrogante considerar que toda a malta que venha de profissional é inferior a quem venha do tradicional. 

Quem me dera a mim no topo dos meus 21 anos estar na administração do que quer que seja. Mas houve algo aí mal interpretado ou que eu comuniquei incorrectamente. Não na administração em si, só um deles está na administração. Estão em cargos de direção, não na administração em si. Há X departamentos numa empresa. No entanto estamos a falar de Marketing, Mercados Financeiros e outro tem um cargo um pouco mais invulgar, ficou responsável pela expansão em certos países africanos. 

Mas isso é malta que fez esse curso profissional, não são meus amigos, são conhecidos. Só o de Mercados Financeiros é que considero  "amigo", devido a ter chegado a trabalhar com ele durante algum tempo e saber que se precisar de algo tenho aquele contacto sempre disponível. Os tempos na banca e no mercado de emprego no geral mudaram muito. Licenciaturas são essenciais, e eu mais do que compreendo a decisão tomada. Ainda nem tinha 20 anos e já tinham de me passar a efectivo.. Não compreendo é porque é que contrataram o outro, qualquer estagiário era melhor do que ele, mas isso são outros 500.

Eu entretanto já tenho outro emprego, melhor do que estar na banca mas isto não é sobre a minha vida pessoal, usei-a apenas como exemplo para perceberem que há bons cursos profissionais. 

No entanto se for ver o currículo dos CFO's, CMO's e afins das multinacionais com quem me tenho dado neste emprego há uma coisa que me chama sempre à atenção. Licenciatura em: Católica, Nova ou Iscte. Mestrado: nas anteriores ou no estrangeiro. 

Aquilo que eu quero é que alguém que venha de profissional possa ter a hipótese de chegar a esses níveis, sem ter de se esfolar mais do que quem vem do tradicional. E só perdendo um ano da sua vida é que alguém que venha de profissional consegue ter as mesmas hipóteses. 

Editado por paladino77

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente, acho que quem vier de cursos profissionais vai passar mal com as cadeiras de matemática. Eu vim de Economia no secundário, tive 17,5 no exame de Matemática A do ano passado e acabei a disciplina com 19.

Na faculdade, ou pelo menos, na minha faculdade as coisas são bem diferentes... No primeiro semestre tive Cálculo I e, apesar da matéria ser praticamente a mesma do secundário, as frequências e exames eram bem mais difíceis. Agora estou a ter Cálculo II e o nível é muito superior ao do secundário. Sem as bases, não duvido que me iria ver completamente à rasca nestas cadeiras. Além de que, também sinto que quem veio de Ciências já está melhor preprado que quem vem de Economia, pois em Físico-Química já utilizavam fórmulas e faziam cálculos que lhes dão mais prática.

Não duvido que no resto até possas estar mais preparado que eu e com muito mais experiência de "vida real", mas ninguém faz cadeiras de matemática com uma perna às costas, a não ser que seja um génio, muito menos sem as bases do secundário.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de O Pastel, Em 20/04/2019 at 14:34:

Sinceramente, acho que quem vier de cursos profissionais vai passar mal com as cadeiras de matemática. Eu vim de Economia no secundário, tive 17,5 no exame de Matemática A do ano passado e acabei a disciplina com 19.

Na faculdade, ou pelo menos, na minha faculdade as coisas são bem diferentes... No primeiro semestre tive Cálculo I e, apesar da matéria ser praticamente a mesma do secundário, as frequências e exames eram bem mais difíceis. Agora estou a ter Cálculo II e o nível é muito superior ao do secundário. Sem as bases, não duvido que me iria ver completamente à rasca nestas cadeiras. Além de que, também sinto que quem veio de Ciências já está melhor preprado que quem vem de Economia, pois em Físico-Química já utilizavam fórmulas e faziam cálculos que lhes dão mais prática.

Não duvido que no resto até possas estar mais preparado que eu e com muito mais experiência de "vida real", mas ninguém faz cadeiras de matemática com uma perna às costas, a não ser que seja um génio, muito menos sem as bases do secundário.

Eu nunca fui brilhante a matemática (acabei com 15 com 16 no exame) e tinha dificuldade nas cadeiras puramente matemáticas pelas minhas bases menos seguras quer do básico quer do secundário

Por exemplo, Cálculo II, pelo menos onde tirei o curso de Economia, era a cadeira mais difícil do curso. 

Compartilhar este post

Link para o post

@O Pasteleu sei que é difícil, eu sei bem as horas perdidas a bater com a cabeça na parede que passei para conseguir fazer os serviços mínimos.

Mas a malta de profissional vai seguir coisas da sua área, não vai sair do curso e mandar-se para Matemática Aplicada ou Engenharias (e os poucos que o fizerem é porque se devem preparar para isso). 

Penso que é melhor dar condições de acesso a bons cursos a bons alunos, e esses bons alunos que depois que provêm porque entraram eles e não outros. (vai haver vagas limitadas supostamente). 

É melhor bater com a cabeça mas estudar do que não fazer nenhum ou ter que se aceitar um curso de m*rda, que é o que parece que a malta daqui quer

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

@paladino77, está descansado pq msm q se entrasses na nova, entravas para um curso de m*rda. nova, católica ou iscte, o importante é as aparencias, não o conteudo

têm de parecer as melhores faculdades do país, não têm de o ser

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 7 horas:

@paladino77, está descansado pq msm q se entrasses na nova, entravas para um curso de m*rda. nova, católica ou iscte, o importante é as aparencias, não o conteudo

têm de parecer as melhores faculdades do país, não têm de o ser

Já pareces um professor lá do iscal. Sempre a reclamar e a perguntar o que é que faz da Nova "a Nova", e no teste a seguir baza da sala para ir buscar justificações para trabalhadores-estudantes. 

Não discuto o aspecto académico e a matéria leccionada, mas a exigência com certeza é diferente. 

Mesmo que não fosse, vivemos num mundo em que as aparências é que contam. 

Compartilhar este post

Link para o post

Eu que fiz o secundário "normal", fiquei mais um ano devido ao exame de português, por burrice minha por pensar que o fazia sem estudar como estava habituado e também porque o último período passei-o quase todo no hospital. Durante esse ano para fazer o exame, experimentei um curso profissional de Marketing, passado 4/5 meses desisti, pode ter sido uma escolha errada, mas aquilo era tão fácil que só pensava que estava a perder tempo, que aquilo não me ia dar nada para o futuro.

E já na universidade vi também que o pessoal que ia de cursos profissionais estavam muito mal preparados, só conheço um que não tenha desistido do curso.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se é o tópico correto, mas visto que era prof universitário... Alguém de Coimbra conhecia este senhor? Spoiler pq a img é grande.
Editado por Spikey

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pablo Escobar, há 11 minutos:

Quanto fica um traje academico na toga ou assim? (Coimbra)

Para aí 150€.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tese defendida. Mestre em Economia, agora é começar a procurar trabalho

• Like 9

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de marte, há 19 minutos:

Tese defendida. Mestre em Economia, agora é começar a procurar trabalho

Parabéns.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns, marte, que a lei da tendência da queda das taxas de lucro nos traga um futuro pós-capitalista no qual o teu know how seja fundamental.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaziada, algum de vós estuda na Faculdade Egas Moniz ou tem conhecimento para me prestar umas informações quanto a pós-graduação em Fisioterapia?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Syn, há 1 hora:

sr carlos da papelaria da flul é neonazi

Ya, tou a curtir a conversa nos grupos de alunos :4_joy:

Compartilhar este post

Link para o post

Partilharam uma foto do Mário Machado e do grupo dele em que o tipo aparece com eles.

Compartilhar este post

Link para o post

As faculdades de Direito e de Medicina da Universidade Nova de Lisboa vão passar para Carcavelos, como a de Economia. Deve acontecer no prazo de 4/5 anos dado que ainda vão ter de construir os edifícios novos e vender os atuais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 6 horas:

As faculdades de Direito e de Medicina da Universidade Nova de Lisboa vão passar para Carcavelos, como a de Economia. Deve acontecer no prazo de 4/5 anos dado que ainda vão ter de construir os edifícios novos e vender os atuais.

Espero que sejam mais inteligentes no aproveitamento do espaço e que se preocupem mais com os alunos. Estou em Carcavelos e noto bastante que o espaço está mal aproveitado (a biblioteca continua a não satisfazer as necessidades, por exemplo) e, pelo menos com os alunos de licenciatura há algum "desrespito" com os eventos todos de empresas em plena época de exames. Eu percebo que eles precisam de retribuir o apoio das empresas e ter esse tipo de eventos, mas gostava que tivessem um pouco mais de cuidado.

Fora isso não tenho nenhuma queixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se é o caso de muita gente mas pelo menos da minha parte perdi toda a vontade de ir para a Nova fazer o mestrado quando passaram para Carcavelos. Para quem vive no centro de Lisboa é uma chatice ir para lá e ter que apanhar um monte de transportes. Ainda nem visitei as instalações. 

Também sou licenciado desde segunda-feira, finalmente.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

@Syn eu moro em Lisboa (não centro) perto do comboio, para mim foi ótimo a Nova ter ido para Carcavelos, é mais fácil ir para lá de transportes públicos do que para Campolide e de carro vai se bastante bem. E não oiço muita gente a queixar-se da localização, havia esse receio inicialmente, mas a generalidade das pessoas adaptaram-se bem.

E as instalações são muito fixes, nada comparado com as condições de Campolide.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendo. Eu estudava no ISCTE e só precisava de apanhar um autocarro para lá estar em 20 minutos. Não sei se estava preparado para todos os dias apanhar vários transportes e demorar pelo menos uma hora a chegar à universidade. Por outro lado as pessoas de fora também têm que apanhar autocarros e comboios para Lisboa e não se queixam. 

A Universidade Católica e a Nova são semelhantes nas portas que abrem, optei por aquela que é mais perto da minha casa :7_sweat_smile: foi quase o único factor decisivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa notícia, acabei por ser contactado pelas 2 e vou para a que queria :6_smile:

BTW, pelo que sei as consultoras têm fase de recrutamento no verão. É possível enviar candidatura no final de Junho / início de Julho ou tem de se mandar em Abril/Maio para se ser incluído? Ainda me falta algum tempo mas queria ter essa informação.

Editado por Haz3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Haz3, há 14 minutos:

Boa notícia, acabei por ser contactado pelas 2 e vou para a que queria :6_smile:

BTW, pelo que sei as consultoras têm fase de recrutamento no verão. É possível enviar candidatura no final de Junho / início de Julho ou tem de se mandar em Abril/Maio para se ser incluído? Ainda me falta algum tempo mas queria ter essa informação.

Da forma como está o mercado podes mandar quando quiseres, estão desesperados por gente.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...