Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Black Hawk

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

bem melhor do que apregoam para aqui, mas ainda a milhas de distância do William Carvalho.

Em caso de dúvida, mantinha o 4-3-3 e siga la baca

Sim, isso sim. Acho que o faria sempre, fosse qual fosse a opção recuada a meio-campo. Pelo menos de início.

Compartilhar este post

Link para o post

Citação do jornal "O Jogo" online

D3fDN.png

Jardim perde mas ensina a ganhar
Por José Manuel Ribeiro

Saldo com Benfica e FC Porto até podia ser melhor, se o Sporting cedesse à tentação de encolher nos feriados e dias santos.

Muito foguetório iluminou, entretanto, os céus de Alvalade e o foguetório encandeia, mas é boa altura para lembrar o que se dizia - corretamente - em agosto: o Sporting está muito longe de ter os meios do Benfica e do FC Porto. Se já a existência, ou criação, de um William Carvalho é uma espécie de fenómeno do Entroncamento, ter ao lado um jogador capaz de o substituir sem afetar a equipa roçaria os domínios do bruxedo.

Para azar de Jardim, na Luz viu-se a aplicação prática das distâncias entre o melhor Benfica da época - bem acima do que jogou com o FC Porto - e um Sporting mutilado de dois dos três jogadores mais difíceis de substituir (o outro é Adrien). Ou seja, coincidiram um Benfica no top e um Sporting diminuído nos pontos fortes, sobretudo o meio-campo, que é o grande sucesso da época e o coração da equipa. "Hoje perdíamos sempre", disse Jardim no final, mas, se calhar, sem acreditar nisso.

Tal como o Braga dele deixou de ser, como era com Domingos, a equipa manhosa que armadilhava os grandes (e passou a não lhes ganhar pontos), também o Sporting podia ter abordado os cincos jogos que fez com Benfica e FC Porto de outra maneira. Seria sempre mais fácil baixar no campo, apertar as marcações e esquecer o ataque. Talvez até a crítica e os adeptos lhe perdoassem o ferrolho; talvez tivesse agora mais pontos e vivesse ainda nas Taças. Mas o que teria aprendido uma equipa que se quer ensinar a discutir títulos a médio prazo? Que não pode olhar todos os adversários nos olhos? Que não faz mal ter medo de vez em quando?

Muita razão aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

eu meto as mãos no fogo: o Dier vai ser um central de eleição a nível internacional, um dia destes. Tem tudo para isso, e eu confio mesmo muito nele. Ontem esteve mal a trinco, a culpa não foi dele a 100%, até porque o JJ foi inteligente em sobrecarregar a zona com um carrossel de jogadores em diversos momentos do jogo. Mas como não cumpriu as funções bem, é óbvio que estamos insatisfeitos.

De qualquer forma, já se conclui que para trinco que tenha de construir, e até sendo razoável com os pés, não serve. Acho que o Dier se enquadrava melhor num duplo pivot como primeiro apoio à defesa, pessoalmente. Ah, e não o acho um mau 8. Gostava muito da forma como aparecia para finalizar, já que tinha e tem pulmão para isso, além de dar jogo aéreo. Seria uma solução para o Jardim pensar, quem sabe.

Ah outra coisa, tudo bem que isto era um 4-4-2 no momento de defender, mas não era bem assim. O Dier estava uma linha atrás do Adrien. E esse também foi um problema. O André Martins e o Heldon estavam demasiado preocupados com o overlap do Siqueira e do Maxi, e como o Slimani e o Montero não fechavam mais nem ajudavam no caso da segunda bola ou de dar um homem extra ao processo de recuperação de bola, o espaço entre o Dier, central e lateral era imenso. O Dier ficava preso por causa da entrada de um jogador naquela zona, o central e o lateral neste processo defensivo do Sporting são demasiado fixos na cobertura. E o Benfica aproveitou isso muito bem.

Eu acho que o Dier pode dar um 6 razoável e bem competente, apesar de não gostar de o ver lá. Não pode é ser 6 num sistema em que o 6 seja o principal equilíbrio e ponto de referência para começar a construir. Tipo o nosso. Num 4-3-3 "puro", com o André a jogar ao lado do Adrien, acho que o Dier pode cumprir bem na posição.

De resto, o Dier não estava atrás do Adrien. Ver 2º golo, entre muitos outros momentos. Eram claras as nossas 2 linhas de 4. E esse é que foi o problema. O André estava a fechar à direita, e fazia falta no meio, para libertar o 6 para ficar mais fixo à frente dos centrais. Tive flashbacks do Sá Pinto durante 90 minutos em termos defensivos.

Ah sim, nem eu quis dizer isso. As críticas que fiz ao Dier foram na pressão ao adversário, bolas aéreas e passes sem nexo.

Eu não queria cair no erro, mas vou mandar a minha posta do que me pareceu, corrijam-me se não concordarem. Eu vi muitas vezes o Rojo a encostar-se à esquerda, para o Piris subir, e o Dier a recuar para central, no momento de transição defesa-ataque. O que me pareceu foi que o LJ abdicou do meio campo para um jogo mais directo. Bola na esquerda para o Heldon, e cruzamento para o Slimani. O que vai levar ao que eu disse, um buraco no meio campo e um estilo de jogo previsível.

Os dois golos do Benfica, se não estou em erro (eu ainda nem tive a coragem de ver as repetições) nascem de perdas de bola na defesa, de maus passes, porque faltava ali algo no meio campo para entregar a bola e que distribuísse jogo.

Sim, nesses aspectos ele esteve mal, até porque foram notórias as faltas de rotinas a jogar no meio-campo (natural, visto que ele não jogava ali há praticamente 1 ano).

De resto concordo, o nosso início de construção foi feito como dizes. A questão é que o Benfica pressionou alto, e os nossos centrais + o Dier, como não viam nenhuma linha de passe fácil e segura, entravam logo em pânico e bombeavam a bola para a frente. Nesse aspecto sim, fez muita falta o William e a sua serenidade quando com bola.

Quanto aos golos, o 1º é uma perda de bola do Adrien que, sem apoios, tenta quebrar linhas individualmente e perde para o Fejsa, e o 2º nasce de uma Rojice, porque o argentino vai atrás do Gaitán até ao meio-campo e abre uma cratera gigante que desequilibrou completamente toda a nossa organização defensiva.

Comentando o que disseram aí para trás, o problema do Dier não foi posicional? Porra, foi raro o momento em que ele estava onde devia estar, pelo menos a atacar. Havia um fosso gigantesco entre a defesa e o meio-campo porque ele estava colado aos centrais, o que é a morte do artista na filosofia de jogo do Sporting, que gosta de sair a jogar e a bola passa invariavelmente pelo William que depois faz a distribuição.

O problema ali é do sistema. O Dier só fez o que o Jardim lhe pediu para fazer: recuar e tentar pegar no jogo. O problema é que, além dele não ser o William (e são poucos os que conseguem fazer o que o William faz no início de construção), ontem tinha ainda menos um apoio do que aqueles que o William normalmente tem. Estou a falar do André, que ontem estava quase sempre aberto na linha, em vez de aparecer por dentro no início de construção. E o Jesus, que não é burro nenhum, imediatamente colou um dos médios-centro deles ao Adrien. Isolou o Dier e retirou-lhe as linhas de passe. Basicamente, fez aquilo que nós devíamos ter feito ao Fejsa.

Volto a dizer. Em 4-4-2, ontem provavelmente até o William tinha tido muitas dificuldades.

É verdade, mas não é por causa disso. É pelas características do Shikabala, que me parecem mais próprias de um extremo do que de um médio.

Cada vez mais me convenço disso. Neste sistema, o Shikabala só pode jogar na ala ou como um avançado mais móvel.

Compartilhar este post

Link para o post

muito mau. não me sentia tão humilhado desde os 12-1, para ser sincero. estava com grandes expectativas para este jogo, sabia que a missão era muito difícil e que, mesmo estando a 2 pontos deles para o campeonato, tínhamos uma equipa bastante menos dotada, ou não fosse exorbitante a diferença de preços pagos pelos jogadores de cada plantel. mas tudo o que lhes pedia era entrarem com mais raça do que nunca. um derby crl porra, tem de ser o jogo deles, se há um jogo em que eles têm de dar 1000% é este. e cederam. fomos enrabados, o jogo todo. borraram-se todos. não consigo perceber, se fosse eu com aquelaa camisola dava a p*ta da vida em campo para dar a vitória e estes gajos, com tanto apoio, fazem-me um jogo destes? falta de tudo. a defesa parecia uma passadeira vermelha, só faltava darem-lhes bolinhos e um suminho de laranja. dêem-lhes a p*ta de uma trancada crl. podem ter a certeza que eles não voltam lá. enfim, não mereceram, não mereceram os mais de 2000 loucos que tiveram atrás deles. a sorte deles é o símbolo que levam ao peito que não dá para deixar.

juro ser fiel ao Sporting até a morte nos separar.

Compartilhar este post

Link para o post

digo-te já que é impossível seres o único que vota no Patrício. Acho que sempre que me deparei com a votação, o meu voto ia sempre para o gigantola da baliza.

Por isso é que digo que sou dos poucos. Ser único é mais no Forum SCP. Tu até podes votar depois de mim e eu não reparar.

Compartilhar este post

Link para o post

Opah, oh Ricky, tu viste as épocas que tivemos desde os 12-1? De quando perdemos contra o Videoton? Ou quando apanhamos 5-2 no Dragão? Vamos ter calma com os extremismos, foi mau mas já tivemos muito, mas muito mais fundo.

Compartilhar este post

Link para o post

Com gente que só sabe ditar opiniões com tons de arrogância, suprema vontade de estar certo e na ansiedade de mal dizer eu não gosto de perder tempo. Tempo "perco" com gente que dita as suas opiniões com pés e cabeça e de uma forma que seja digna do bom senso, saber estar e respeito pelos temas de conversa.

É defeito meu, já o disse ainda há poucas semanas numa conversa com o Vaart. É uma das minhas muitas faltas, estou muito longe de ser perfeito.

E podes ir buscar quase todos os teus posts das ultimas semanas\meses sobre quase o tudo o que seja futebol e tens ai a tua resposta.

Mas ok. Eu para ti estarei a ser absurdo tal como para mim tens sido.

Não volto a escrever sobre "isto"

Aceito a tua critica pode ser que daqui a uns tempos mudes de opinião e me digas que foste injusto. Eu sei que sou às vezes bruto na maneira como exponho as minhas opiniões e quando estou a aziado exagero muito no que digo mas uma coisa não me podes apontar, é dizer que sou o dono da verdade absoluta. O Helder ainda há bocado mandou a boca do Martinez quando já mais de 5 vezes esta época disse em vários tópicos que dava o braço a torcer e que sim senhora era um bom treinador. Com o Wilson Eduardo foi igual, vocês sempre disseram que ele não servia para o Sporting e eu achava que dava jeito. Veio para o Sporting e deu-vos razão.

Fico triste como já o disse porque gosto bastante da tua forma de estar e identifico-me com a maioria das tuas opiniões tanto sobre o Sporting como de tudo o resto, e isto não muda nada mas pronto se é isso que sentes em relação a mim eu respeito como já o disse no post antes.

Compartilhar este post

Link para o post

Opah, oh Ricky, tu viste as épocas que tivemos desde os 12-1? De quando perdemos contra o Videoton? Ou quando apanhamos 5-2 no Dragão? Vamos ter calma com os extremismos, foi mau mas já tivemos muito, mas muito mais fundo.

esqueci-me de referir essa parte. esta equipa já fez muitas coisas boas, aliás muito mais do que esperava. mas não é por isso que quando fazemos uma exibição assim, devemos deixar passar em branco. estou com os jogadores, treinador e estrutura directiva, mas ontem pedia-se uma representação mais grandiosa do Sporting

Compartilhar este post

Link para o post

e os 4 golos que o Sporting sofreu num estádio do Leiria vazio após a vitória contra o Benfica 5-3?

Compartilhar este post

Link para o post

e os 4 golos que o Sporting sofreu num estádio do Leiria vazio após a vitória contra o Benfica 5-3?

Verdade, lembro-me bem disso. Levámos 4 do Leiria que, nessa época, só teve 3 vitórias para o campeonato e acabou por descer :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

E quem se lembra do 3-3 frente ao Beira Mar em que sofremos 3 golos do mesmo gajo? :lol:

E aqueles 3 do Targino? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

E quem se lembra do 3-3 frente ao Beira Mar em que sofremos 3 golos do mesmo gajo? :lol:

Buba, o melhor amigo do Lacatoni. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O Buba, acho que era central :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de ontem , também me parece que o LJ não volta apostar no Dier quando o WC estiver indisponível. Ora, como tal sobram duas opções: Kikas ou Fokobo. Gosto do Kikas e acho que desempenha bem o papel a 6, embora não tenha grande capacidade física.

Compartilhar este post

Link para o post

só sobram duas opções? a sério?

mas não pensam na remota hipótese de baixar o Adrien e jogar com o Vítor e o André Martins?

Compartilhar este post

Link para o post

só sobram duas opções? a sério?

mas não pensam na remota hipótese de baixar o Adrien e jogar com o Vítor e o André Martins?

Não acredito que o LJ esteja a ponderar essa hipótese. Estou mesmo a ver o Fokobo a entrar para o 11 quando for preciso.

Compartilhar este post

Link para o post

Eterno Buba.

E por amor à minha saúde, o Jardim que nem sequer pondere chamar o Fokobo à equipa A.

Editado por Poeira

Compartilhar este post

Link para o post

O Fokobo é bom para termos só 10 cérebros em campo.

Então não dá, o Rojo normalmente joga...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...