Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

China contra a Coreia? Impossível.

China aliada aos EUA? Estão mais perto de abrir guerra aos yanquis.

Porquê? Ambos precisam um do outro... e quem é que está no perfeito juízo para entrar em conflito com a maior potência militar que não goza rivalidade com ninguém.

Compartilhar este post

Link para o post

China contra a Coreia? Impossível.

China aliada aos EUA? Estão mais perto de abrir guerra aos yanquis.

Mas achas que alguém se quer aliar a uma Coreia do Norte numa eventual guerra? A Coreia do Norte pode "atirar a primeira pedra" e causar bastantes mortes... mas ao anunciarem Guerra cai-lhes o resto do Mundo praticamente todo em cima com tudo que há, é uma Guerra perdida à partida.

Compartilhar este post

Link para o post

Porquê? Ambos precisam um do outro... e quem é que está no perfeito juízo para entrar em conflito com a maior potência militar que não goza rivalidade com ninguém.

Não sei, não faz sentido.

E já apanhei outra notícia do género de tenções.

A Ásia vai dar m*rda mais tarde ou mais cedo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se aqui é o local mais correcto para perguntar, se não for digam-me sff qual é e eu coloco lá a questão.

Tenho nos últimos dias andado a ver se vale a pena ou não pedir o NIF nas facturas e continuo sem perceber grande coisa, por isso peço desculpa se fizer alguma pergunta parva.

Ao pedir NIF nas facturas, tenho de registar essas facturas nalgum lado? Se sim, onde?

Existe um valor máximo para poder ser beneficiado por pedir NIF nas facturas? Se sim, qual? Não sei se faz alguma diferença nesse valor, mas eu moro em casa dos meus pais com os meus dois irmão.

Quais são os benefícios/vantagens em pedir NIF nas facturas?

Devo ter mais duvidas que agora não me estou a lembrar.

Obrigado desde já a quem me puder ajudar. :compinchas:

Pedes o NIF nas faturas e não tens de te preocupar com mais nada. As empresas são legalmente obrigadas a enviar um ficheiro normalizado de exportação de dados com a faturação de acordo com determinada portaria. São os chamados ficheiros SAFT-PT.

Ou seja mais tarde ou mais cedo as faturas que pediste com NIF aparecem automaticamente no portal das finanças. O máximo que pode acontecer é o número de contribuinte da empresa que submeteu as faturas ainda não ter um CAE associado no portal (Classificação Portuguesa de Actividades Económicas... basicamente o código do setor de atividade), mas isso são as exceções.

Esquece os mitos que precisas de guardar as faturas fisicamente em casa. Não precisas.

Eu peço fatura em quase tudo (só não peço se forem valores residuais tipo abaixo de 5€).

Os principais setores onde podes ganhar em pedir NIF são a Educação, Saúde, Habitação (crédito para comprar casa ou rendas), despesas em oficina com automóvel ou mota, cabeleireiro e o que mais trabalho dá, restauração. Em 2015 tb surgiu um novo setor de Despesas Gerais Familiares onde entram compras de vestuários, faturas da água, telefone, calçado...

Onde podes ajudar mais os teus pais a pedir número contribuinte diria ser na Educação e Saúde (que tipicamente já têm o NIF associado à pessoa) e na restauração.

Eu peço fatura de todas as refeições. Quando tenho jantares com amigos se a malta não pedir fatura eu peço a fatura total, portanto tenho esse setor algo inflacionado. Por exemplo, em 2015 no portal diz que tenho 4000€ de faturas nesse setor, tenho um benefício de 110€.

Todos os setores têm um teto máximo de benefício.

Portanto resumindo, a principal vantagem é o benefício monetário associado. No ano passado recebi mais de 1000€ em IRS (fazendo o IRS sem mais ninguém).

A principal desvantagem é o trabalho de dares o NIF em todas as coisas que compras, mas ao fim de um tempo é automático. Tb tens outra desvantagem, se tiveres medo do big brother, de teres registo de toda a tua vida.

Compartilhar este post

Link para o post

Esquece os mitos que precisas de guardar as faturas fisicamente em casa. Não precisas.

Isto é a valer? Eu tenho aqui uma pasta com as minhas facturas todas dos últimos 3 anos :lol: se não for preciso óptimo :)

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é a valer? Eu tenho aqui uma pasta com as minhas facturas todas dos últimos 3 anos :lol: se não for preciso óptimo :)

Se estiver no portal não precisas, já tem a referência da mesma através da empresa.

Eu só guardo as faturas gordas, tipo propinas de faculdade e saúde. Na altura do IRS vou picar se lá estão, nunca faltou nenhuma. Mas tb te digo, se faltasse a das propinas dava por ela quanto mais pq o benefício final levava um rombo.

Jamais guardei uma despesa de refeição. Se alguma não foi comunicada à AT estou-me a cagar. O custo-benefício do trabalho que dá picar se elas lá estão é absurdo para mim.

Compartilhar este post

Link para o post

Se estiver no portal não precisas, já tem a referência da mesma através da empresa.

por lei precisas e "tens que". dá um trabalhão mete-las num molho, agrafar e guardar...

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso até é "Uma por todos", mas já tinha pensado nisso. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Meanwhile, sondagem da Gallup na Grécia:

Europe Elects

‏@EuropeElects

Greece: Should Greece remain a member of the euro zone?, Gallup poll:

Yes: 49%

No: 51%

Compartilhar este post

Link para o post

O Marcelo enterrou-se tanto contra o Nóvoa... andava a considerá-lo como hipótese de voto mas que vergonha de debate... o homem perguntar ao Nóvoa onde andou estes últimos 20 anos... como se fosse preciso andar na política a vida toda para sermos candidatos a algo. O Nóvoa está a fazer uma coisa que é um direito de qualquer português. Só faltou dizer que os únicos portugueses que podem candidatar-se a uma Presidência ou a outros cargos como Autarquias têm que ter x anos de Assembleia ou de vida partidária. Que argumento tão frouxo e anti-democrático.

Compartilhar este post

Link para o post

Bilbao, ontem à noite.

Mais uma manif gigantesca pelo fim da dispersão dos presos Bascos.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...