Bashir Publicado 11 Agosto 2020 Citação de Mafia_SCP, há 1 hora: Aprende a não falar disso que é o melhor Melhor em quê? Qual é mesmo a consequência dele saber o teu e tu o dele? Tou só a perguntar, eu pessoalmente não me faz confusão que saibam o meu salário e também não tenho interesse em saber o dos outros. Compartilhar este post Link para o post
pedrituh_9 Publicado 11 Agosto 2020 Não concordo nada com isso de ser melhor não saber. Não me faz confusão nenhuma saberem do meu salário. Na minha empresa quem quiser diz, quem não quiser não diz. Temos até um grupo de "salary transparency" que todos que queiram entrar, têm acesso a uma folha de cálculo com os salários de todos os membros que optam por estar nesse grupo. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 11 Agosto 2020 Essa mentalidade de não dizer o salário é ridícula. O patrão é que fica a ganhar 1 Compartilhar este post Link para o post
pedrituh_9 Publicado 11 Agosto 2020 Citação de kareca, há 1 minuto: Essa mentalidade de não dizer o salário é ridícula. O patrão é que fica a ganhar Sim, também acho que é uma forma de os patrões não terem a malta a pedir aumentos quando há malta da mesma valia a ganhar valores muito dispares. Compartilhar este post Link para o post
paladino77 Publicado 11 Agosto 2020 A questão mantém-se. É legal uma cláusula que impeça os colaboradores de discutirem salários entre si? Online não encontro grande resposta sobre isso, o único site que encontrei diz que o assunto não é regulado, o que me leva a crer que poderá ser admissível. Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 11 Agosto 2020 Citação de Zane, há 4 horas: Ela falou com a provedoria do Lidl que a aconselhou a falar com o chefe de vendas para entre ele, a minha esposa e o chefe de loja resolverem isto a bem, ou então que pode meter o papel dos 12 anos mas ser recusado pela empresa e aí entra a parte onde falas do ACT, indo ao ACT é provável que ela ganhe a causa? No código do trabalho, no artigo 35°, tens a alínea P, a Q, R e S que são as que mais interessam. No artigo 36°, tens a alínea c, para o caso de tua mulher ainda estar a amamentar. Que depois está mais explicada no artigo 47° e 48°. Depois tens o artigo 56° e 57°que são relativos ao pedido de horário flexível. Em relação ao recurso ao ACT, caso o empregador recuse tem que enviar para análise do ACT ou então é automaticamente aceite aceite apesar de recusarem. De qualquer forma aconselho a lerem isso muito bem, fazerem um rascunho e depois se realmente decidirem ir para a frente porque é impossível resolver isso com as chefias falar com um advogado para que ele vos escreva os pedidos. Foi o que eu fiz quando nasceu o meu segundo puto, fui falar com a chefe porque não queria fazer a quantidade de horas extra que estava a fazer até ao final desse ano, eram 6 meses. A minha chefe preocupou-se mais em falar mal de mim, destratar-me e atacar-me, até que percebeu que eu não lhe estava a pedir opinião nenhuma, eu estava a informá-la de que não queria fazer aquela quantidade absurda de horas (em média fazia cerca 60h/mes), de qualquer forma estava disponível para fazer algumas de forma a não sobrecarregar em demasia os meus colegas, a minha chefe como boa chefe que é, continuou mais preocupada em falar mal de mim. Eu perdi a paciência quando recebo o horário do mês seguinte e tenho quase 90h a mais, meti o requerimento a pedir a isenção to trabalho extraordinário, como está descrito no artigo 35° alínea r, e até ao dia em que o meu miúdo fez 1 ano não fiz sequer 1h extra. Obviamente os meus colegas ficaram piores que f*didos comigo, porque agora além das horas deles tinham que fazer as minhas, quando a coisa acalmou eu falei com eles e mostrei-lhes algumas gravações das conversas com a chefe, e depois perguntei se eles tivessem no meu lugar o que é que tinham feito? A resposta foi sempre, exigiam todos os direitos. Mas foi preciso eu engolir muita coisa, para no fim poder mostrar que eu tinha razão. Edit: desculpa o testamento mas Entusiasmei-me na escrita! 😅 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 12 Agosto 2020 Citação de kareca, há 10 horas: Essa mentalidade de não dizer o salário é ridícula. O patrão é que fica a ganhar É uma m*rda tão tuga... Se não sabem o salário dos outros, como é que podem aferir se os vossos aumentos são justos? É que não interessa só o valor absoluto do aumento... Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 12 Agosto 2020 Incrível. Tanto dinheiro gasto para se perceber o que é o autismo (nem falo em tratar), e afinal é só dar umas palmadas. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 12 Agosto 2020 (editado) Citação de Ghelthon, há 20 minutos: É uma m*rda tão tuga... Se não sabem o salário dos outros, como é que podem aferir se os vossos aumentos são justos? É que não interessa só o valor absoluto do aumento... Medição de pilinhas. Tugas like it. Citação de Jimpo, há 11 minutos: Incrível. Tanto dinheiro gasto para se perceber o que é o autismo (nem falo em tratar), e afinal é só dar umas palmadas. até és um gajo fixe, foste a uma futebolada. portanto vou-me calar, mas essa interpretação não é a melhor. Em momento algum eu disse que se devia dar palmadas a um autista. mas ok Editado 12 Agosto 2020 por Catota Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 12 Agosto 2020 Há sociedades em que quando se vê alguém bem sucedido fala-se com a pessoa para perceber como chegou lá. Cá inveja-se e em vez de tentar perceber como subir tenta-se puxar o bem sucedido para baixo. Disto isto, acho normal que cá as pessoas evitem falar de salários, principalmente quem está melhor. No ano passado na minha empresa meteram os níveis das pessoas públicos no Workplace (Facebook interno da empresa). Não são propriamente os salários públicos, mas dá uma proxy. Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 12 Agosto 2020 (editado) Citação de Bashir, Em 10/08/2020 at 16:10: Nem fazes ideia 😎 Mas só ouvi rumores, sou um homem casado!!! sei.... 😂 Editado 12 Agosto 2020 por FabioK Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 12 Agosto 2020 Uma vez li que havia um país em q toda a gente sabia quanto toda a gente recebe, ou podia saber facilmente. Acho q era a Noruega E salvo erro, na Islândia, quase 90% da população ativa (ou um número altíssimo assim) estava sindicalizada Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 12 Agosto 2020 Na minha empresa, mais 50 menos 50, sei quanto toda a gente ganha... Toda a gente que foi renegociar salário, nenhum usou o salário dos outros como argumento. Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 12 Agosto 2020 Citação de Bashir, há 15 horas: Melhor em quê? Qual é mesmo a consequência dele saber o teu e tu o dele? Tou só a perguntar, eu pessoalmente não me faz confusão que saibam o meu salário e também não tenho interesse em saber o dos outros. Depende sempre de onde trabalhas e o tipo de colegas que tens. Eu vejo se o meu salário é justo pelo que faço, não preciso de saber o dos outros. A maioria anda lá só a tentar saber, se tivessem era a trabalhar, ganhavam mais. Quando descobrem que algum ganha mais ou levou bom aumento é porque é um ch*pa pilas. Alguns chegam a dizer que deviamos ganhar todos o mesmo, o que é absurdo. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 12 Agosto 2020 Acho q é importante sabermos os salários dos outros para saber se ganhamos bem ou mal, se podíamos tar a receber mais Era tbm importante saber quanto lucro é q damos ao patrão mas esse é mais difícil saber Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 12 Agosto 2020 Citação de Mafia_SCP, há 38 minutos: Eu vejo se o meu salário é justo pelo que faço Com que base é que chegas a essa conclusão? Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 12 Agosto 2020 Citação de kareca, há 8 horas: Com que base é que chegas a essa conclusão? Todos sabemos qual é o minimo e o máximo que se ganha na nossa função, não vejo qual a necessidade de saber quanto ganha cada um dos meus colegas Compartilhar este post Link para o post
Castor Publicado 12 Agosto 2020 Citação de Mafia_SCP, há 3 minutos: Todos sabemos qual é o minimo e o máximo que se ganha na nossa função, não vejo qual a necessidade de saber quanto ganha cada um dos meus colegas Mas isso já tem alguma transparência. Saber o intervalo de salário é o mínimo de informação que os trabalhadores deviam ter, isto se não forem intervalos demasiado grandes. Estou na 2ª empresa e continuo sem saber qual é o intervalo em que estou inserido. Na empresa onde estava anteriormente sempre discuti salários com alguns colegas meus e também nunca usei isso como arma, mas serve para teres uma ideia se te estão a tentar "enganar" ou não. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 12 Agosto 2020 Citação de Mafia_SCP, há 23 minutos: Todos sabemos qual é o minimo e o máximo que se ganha na nossa função, não vejo qual a necessidade de saber quanto ganha cada um dos meus colegas Então se te dão essa informação é o que interessa. Acho bem interessante, até. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 12 Agosto 2020 Citação de Plagio o Original, há 12 horas: Uma vez li que havia um país em q toda a gente sabia quanto toda a gente recebe, ou podia saber facilmente. Acho q era a Noruega Citação de Plagio o Original, há 9 horas: Era tbm importante saber quanto lucro é q damos ao patrão mas esse é mais difícil saber Há uns tempos tive acesso ao contrato que a empresa assinou para o projecto a que fui alocado (projecto curto de 2 semanas, para um cliente com quem já tinha trabalhado antes). Digamos apenas que, em 2 dias do meu trabalho nesse projecto, a empresa ganhou mais do que suficiente para me pagar o salário (líquido). Isto foi no final do ano passado, talvez no projecto actual (cliente maior e o projecto de maior envergadura) ainda seja mais. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 12 Agosto 2020 Citação de Ghelthon, há 45 minutos: Há uns tempos tive acesso ao contrato que a empresa assinou para o projecto a que fui alocado (projecto curto de 2 semanas, para um cliente com quem já tinha trabalhado antes). Digamos apenas que, em 2 dias do meu trabalho nesse projecto, a empresa ganhou mais do que suficiente para me pagar o salário (líquido). Isto foi no final do ano passado, talvez no projecto actual (cliente maior e o projecto de maior envergadura) ainda seja mais. Podes só trabalhar dois dias por mês então Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 13 Agosto 2020 Citação de Plagio o Original, há 18 horas: Acho q é importante sabermos os salários dos outros para saber se ganhamos bem ou mal, se podíamos tar a receber mais Era tbm importante saber quanto lucro é q damos ao patrão mas esse é mais difícil saber Se é assim tão fácil porque é que não te fazes à vida e passas a ser patrão? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 13 Agosto 2020 (editado) Citação de Plagio o Original, há 8 horas: Podes só trabalhar dois dias por mês então 😅 Mas dá para ter uma ideia do quão sanguessugas os "players" são nisto das consultorias. Ou melhor, do pouco que cai para o último elo da cadeia. Citação de smashing_pumpkin, há 4 minutos: Se é assim tão fácil porque é que não te fazes à vida e passas a ser patrão? Uau, grande salto em relação ao que ele disse. Editado 13 Agosto 2020 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 13 Agosto 2020 Citação de kareca, há 11 horas: Então se te dão essa informação é o que interessa. Acho bem interessante, até. Atenção que não é uma informação "oficial", o minimo sim, todos sabem e não, não é o ordenado mínimo nacional. O máximo todos temos uma noção que tem um tecto salarial, sabemos mais ou menos quanto é, mas não é um valor que nos tenham dito mesmo por parte dos patrões ou chefias. Mas sim, realmente era interessante haver essa informação em todas as empresas, saberes qual é o minimo e o máximo na tua função, consoante isso ias vendo se o teu ordenado é justo ou não, agora comparar com os colegas acho desnecessário. Muitos só passam por mim uma ou duas vezes por dia, e são capazes de dizer a toda a gente que não faço nada. Também vejo se o que ganho é justo, porque sei quanto pagam noutras empresas Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 13 Agosto 2020 Citação de Mafia_SCP, há 7 minutos: Atenção que não é uma informação "oficial", o minimo sim, todos sabem e não, não é o ordenado mínimo nacional. O máximo todos temos uma noção que tem um tecto salarial, sabemos mais ou menos quanto é, mas não é um valor que nos tenham dito mesmo por parte dos patrões ou chefias. Mas sim, realmente era interessante haver essa informação em todas as empresas, saberes qual é o minimo e o máximo na tua função, consoante isso ias vendo se o teu ordenado é justo ou não, agora comparar com os colegas acho desnecessário. Muitos só passam por mim uma ou duas vezes por dia, e são capazes de dizer a toda a gente que não faço nada. Também vejo se o que ganho é justo, porque sei quanto pagam noutras empresas hmm, então não há certezas de nada. Amanhã entra um colaborador novo para as mesmas funções e que pediu mais 500€ daquilo que achas que é o tecto, o teu patrão está a precisar mesmo de pessoal e contrata na mesma. Ficas na ignorancia a pensar que o teu ordenado é justo, certo? Compartilhar este post Link para o post