Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Visitante

Há advogados no fórum?

Publicações recomendadas

Chegou a minha vez de postar aqui, nada de grave, mas quero ter a certeza que os meus pais não estão a ser enganados

Em casa deles há 4 câmeras a cobrir a casa, uma delas está apontada à entrada principal e por consequência apanha a rua(que é uma estrada nacional e apanha uns edifícios e um café).

Há uns dias receberam uma carta registada desta entidade https://www.cnpd.pt/

O conteúdo da carta é muito oficial e diz que eles tem fotografias e testemunhas da existência da câmera que mencionei em cima e deram 10 dias para os meus pais a meterem abaixo sem mencionar quais são as consequências do incumprimento.

Portanto, isto é legítimo?

A câmera não é usada para espiar ninguém e já deu jeito imensas vezes, como por exemplo quando a minha cadela fugiu ou quando um negócio em frente foi assalto.

Os meus pais gostariam de continuar a filmar a frente da casa... é realmente proibido fazê-lo?

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho quase a certeza que para a via pública não podes ter. Um amigo meu tem na janela de casa para filmar a mota e diz que teve que a esconder num vaso para camuflar 😂

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o @kareca está certo.

Citação

Pode um cidadão instalar câmaras de vigilância em redor da sua residência?

Sim, mas as câmaras deverão ser colocadas de forma a garantir a protecção da privacidade de outros cidadãos.

Envolvendo a videovigilância intrusão ou restrições na área dos direitos, liberdades e garantias — por exemplo, os direitos à imagem, à liberdade de movimentos e à reserva da vida privada e familiar —, cabe à lei decidir em que medida estes sistemas podem ser utilizados e, em especial, assegurar que as restrições se limitam ao necessário para salvaguardar outros interesses fundamentais.

Assim, a colocação das câmaras de vigilância deve ser feita de forma a que estas apenas abranjam a sua propriedade, o que exclui a captação de imagens da via pública, de propriedades de terceiros ou caminhos de uso comum (e.g., servidões de passagem).

Para além disso, a videovigilância efectuada por recurso às referidas câmaras deve realizar‑se segundo determinadas condições técnicas, o que implica a contratação de profissionais ou empresas de segurança privada, munidos de licença e alvará válidos, os quais podem então montar o sistema.

https://www.direitosedeveres.pt/q/o-cidadao-o-estado-e-as-instituicoes-internacionais/seguranca/pode-um-cidadao-instalar-camaras-de-vigilancia-em-redor-da-sua-residencia

Além disso, lembro-me que, há uns tempos, o tema da videovigilância nas cidades deu grande celeuma, e acho que carecia de autorização da Comissão Nacional de Protecção de Dados, precisamente a entidade que enviou essa carta.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

sim @a.lopes a nossa CNPD é das mais restritivas da Europa, até por obrigação constitucional, portanto diria que ou tê de retirar, ou de justificar pq têm essa câmara que aponte para a via pública. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, Agora:

Malta, a minha namorada está a trabalhar com um contrato de termo incerto em regime de part-time, tendo começado dia 1 de Janeiro de 2020 e quer termina-lo agora porque entretanto foi chamada para ir trabalhar para um Hospital. Recebeu a comunicação ontem e tem de começar já na segunda-feira. Já nos fartamos de procurar pela internet mas não conseguimos achar nada acerca do prazo de aviso para contratos deste tipo. Alguém me consegue ajudar? Obrigado.

Fica aqui também.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 47 minutos:

Fica aqui também.

São 15 dias para contratos com menos de 6 meses.

art. 400.º do Código do Trabalho

Editado por trz
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 5 minutos:

Entretanto dei com isso, é o ponto 4 que remete para o anterior, certo? Obrigado @trz!

Sim 🙂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 2 horas:

Fica aqui também.

É o que o trz disse. Com contratos de trabalho a termo incerto, conta-se o período que já passou - neste caso inferior a 6 meses - e adapta-se ao que está escrito sobre os de termo certo. 

Mas diz a ela para falar com o empregador, pode ser que tendo em conta a conjuntura ele facilite a saída. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Koper, há 20 minutos:

Mas diz a ela para falar com o empregador, pode ser que tendo em conta a conjuntura ele facilite a saída. 

Foi o que lhe disse para fazer, sim. Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Algum advogado que entenda de divórcios? Agora que as conservatórias abriram vou iniciar o processo de divórcio mas tenho algumas dúvidas. Se houver alguém entendido mp please 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 3 horas:

Qual é a quantia máxima que pode ser oferecida sem causar problemas com as finanças ou com os bancos e sem estar sujeita a impostos? Por exemplo, se os maus pais me oferecessem 50 mil euros a partir da conta estrangeira deles, ia haver algum problema?

Em termos de impostos, se é o que perguntas, não sei. Mas transferências acima de 15 mil euros podem levar os bancos a reportar as mesmas para investigação.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 9 horas:

Qual é a quantia máxima que pode ser oferecida sem causar problemas com as finanças ou com os bancos e sem estar sujeita a impostos? Por exemplo, se os maus pais me oferecessem 50 mil euros a partir da conta estrangeira deles, ia haver algum problema?

Não é uma questão de problema, os teus pais podem perfeitamente efectuar a transferência, podem é questionar-te a origem dos fundos, por parte do compliance e numa base de protecção contra o branqueamento de capitais.

mas a nível de finanças não vejo porque haveriam de te questionar algo 

Compartilhar este post

Link para o post

https://www.deco.proteste.pt/dinheiro/impostos/noticias/prendas-ou-donativos-tambem-sao-taxados-pelo-fisco

A lei obriga quem recebe o donativo ou a prenda – no nosso exemplo, o irmão que se vai casar – a apresentar uma declaração às finanças, o modelo 1 do imposto de selo. Estão isentos aqueles casos em que a doação é feita entre o casal, pais e filhos e avós e netos. Mas estes, mesmo estando isentos, têm de comunicar as ofertas ao Fisco, através da mesma declaração. Por isso, se receber, independentemente da forma (cheque, transferência bancária, dinheiro), um montante superior a € 500, é obrigado por lei a dirigir-se ao serviço de finanças a informar do sucedido.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, em março, deixei a minha antiga casa para voltar à casa de meus pais e terminei o contrato que tinha com a minha antiga casa. O problema é que o senhorio, há uns dias atrás me enviou um e-mail com fotos do colchão sujo e me disse para pagar 200 € por um colchão novo, hoje ele enviou outro e-mail insistindo em pagar o colchão novo e ele ameaçou me que se eu não pagar em 8 dias, ele vai entregar o caso ao advogado para fazer cobrança coercitiva.

Quais são os meus direitos? Eu tenho aqui o papel da rescisão do contrato e no papel diz que o apartamento foi entregue limpo e em boas condições e tá assinado pelo senhorio... e além disso apesar de ele dizer que o colchão foi danificado tá claramente a aproveitar seimage.png.aaa27cd438054b33ce40a1faec7b4d6d.png disso para pôr mais algum no bolso dele quando dava perfeitamente para limpar com lixívia.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que ninguém vai meter o caso num advogado por 200€.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 20 minutos:

Acho que ninguém vai meter o caso num advogado por 200€.

Isto. Acho que é só a táctica tradicional para tentar assustar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pablo Escobar, há 20 horas:

Então, em março, deixei a minha antiga casa para voltar à casa de meus pais e terminei o contrato que tinha com a minha antiga casa. O problema é que o senhorio, há uns dias atrás me enviou um e-mail com fotos do colchão sujo e me disse para pagar 200 € por um colchão novo, hoje ele enviou outro e-mail insistindo em pagar o colchão novo e ele ameaçou me que se eu não pagar em 8 dias, ele vai entregar o caso ao advogado para fazer cobrança coercitiva.

Quais são os meus direitos? Eu tenho aqui o papel da rescisão do contrato e no papel diz que o apartamento foi entregue limpo e em boas condições e tá assinado pelo senhorio... e além disso apesar de ele dizer que o colchão foi danificado tá claramente a aproveitar seimage.png.aaa27cd438054b33ce40a1faec7b4d6d.png disso para pôr mais algum no bolso dele quando dava perfeitamente para limpar com lixívia.

se tens essa declaração, o senhorio bem pode se retorcer. e nao me parece que ng vá accionar a justiça por um colchão. o juiz até corria com as partes à paulada na sessão de julgamento, por irem para lá chateá-lo com isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pablo Escobar, Em 03/07/2020 at 20:49:

Essa declaração parece-me claramente uma arma para te deixar descansado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 6 horas:

Essa declaração parece-me claramente uma arma para te deixar descansado.

Citação de IlidioMA, Em 04/07/2020 at 17:49:

se tens essa declaração, o senhorio bem pode se retorcer. e nao me parece que ng vá accionar a justiça por um colchão. o juiz até corria com as partes à paulada na sessão de julgamento, por irem para lá chateá-lo com isso.

Vocês tem a certeza?

Pk tipo era o que me faltava ter que me meter em tribunais e pagar balurdios a advogados só por causa dum colchão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pablo Escobar, há 13 minutos:

Vocês tem a certeza?

Pk tipo era o que me faltava ter que me meter em tribunais e pagar balurdios a advogados só por causa dum colchão.

Ele recebeu o apartamento, declarou que foi entregue em boas condições. Manda-o para o crl que o f*da mais as técnicas baratas que ele vê no Suits. 

EDIT: Responde remetendo, apenas, para a dita declaração. Já agora, coloca aqui o texto.

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...