Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Visitante

Há advogados no fórum?

Publicações recomendadas

O que precisas é de uma declaração que atesta que não recebeste subsídio de doença (?) durante esse período. (Desde a data do sinistro)

Se está disponível no site, podes usar.

Mas tinha ideia que não estava.

Compartilhar este post

Link para o post

O que precisas é de uma declaração que atesta que não recebeste subsídio de doença (?) durante esse período. (Desde a data do sinistro)

Se está disponível no site, podes usar.

Mas tinha ideia que não estava.

Pede apenas para verificar assinatura digital, já o fiz e imprimi, acho que deve ser sem stress nao ?

Compartilhar este post

Link para o post

É possível doar uma casa (de 1ª habitação) que tenha hipotecas associadas a créditos vencidos? Sendo possível (aparentemente foi, já que este exemplo corresponde a algo que foi feito em 2010 ou 2011), o "doado" fica apenas com o bem ou pode também ser responsabilizado pelos créditos vencidos? Ou existem várias "tipologias" de doação?

No caso de a referida casa ser vendida amanhã, por um preço inferior ao da soma dos saldos em dívida, quem é que fica "agarrado" com o remanescente? O doador (que continua hoje a ser o titular das dívidas) ou o doado (que será o proprietário do imóvel até ao momento da venda)?

A doação poderia hoje ser revertida pelos indivíduos em causa ou "anulada" pelas finanças ou por um dos bancos onde existam hipotecas?

Sendo o doador familiar direto e representante legal do doado, fazendo com que o segundo não tenha acesso a eventual correspondência de bancos, tribunais ou finanças, onde é que o doado se pode dirigir para esclarecer na totalidade a situação? Deve falar diretamente com um advogado, ou ir primeiro a finanças/conservatórias/etc. recolher informação antes de falar com um advogado?

Os únicos dados que o doado sabe é aquilo que pode ser consultado no site das Finanças: não tem dívidas ao Fisco, não tem o nome da Central de Responsbilidades do Banco de Portugal, nem tem contas bancárias partilhadas com o doador.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, Em 27/10/2018 at 11:07:

É possível doar uma casa (de 1ª habitação) que tenha hipotecas associadas a créditos vencidos? Sendo possível (aparentemente foi, já que este exemplo corresponde a algo que foi feito em 2010 ou 2011), o "doado" fica apenas com o bem ou pode também ser responsabilizado pelos créditos vencidos? Ou existem várias "tipologias" de doação?

No caso de a referida casa ser vendida amanhã, por um preço inferior ao da soma dos saldos em dívida, quem é que fica "agarrado" com o remanescente? O doador (que continua hoje a ser o titular das dívidas) ou o doado (que será o proprietário do imóvel até ao momento da venda)?

A doação poderia hoje ser revertida pelos indivíduos em causa ou "anulada" pelas finanças ou por um dos bancos onde existam hipotecas?

Sendo o doador familiar direto e representante legal do doado, fazendo com que o segundo não tenha acesso a eventual correspondência de bancos, tribunais ou finanças, onde é que o doado se pode dirigir para esclarecer na totalidade a situação? Deve falar diretamente com um advogado, ou ir primeiro a finanças/conservatórias/etc. recolher informação antes de falar com um advogado?

Os únicos dados que o doado sabe é aquilo que pode ser consultado no site das Finanças: não tem dívidas ao Fisco, não tem o nome da Central de Responsbilidades do Banco de Portugal, nem tem contas bancárias partilhadas com o doador.

Obrigado.

Boa Noite, 

Essa é uma situação complexa e para te ajudar mais preciso que me dês mais informação. Contudo, consigo desde já te esclarecer algumas dúvidas.

Respostas às perguntas
1ª: Sim.

2ª O doado fica apenas com o bem. Os créditos continuam no nome da pessoa que se contratualizou com o mesmo.

3ª Quem fica sempre responsável pelo crédito é a pessoal titular do mesmo, caso não tenha havido nenhuma alteração, claro está.

4ª Há um prazo, 5 anos, para alguém intentar uma ação pauliana para a anulação da doação. Isto acontece muito com os bancos, quando um sujeito doa imóvel com hipoteca a outro e depois deixa de pagar as prestações. Essa ação é um meio que o credor têm de reaver o dinheiro. Atenção que após 2 anos perde alguma força e o banco nunca intenta ação quando estão em causa menores, inválidos ou reformados.

5ª Questão muito complexa, às vezes é melhor estar quieto e depois se defender do que se meter na boca do lobo.

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu tiver um terreno meu fechado com um cão solto e alguém entrar aí sem autorização e o cão lhe ferrar uma dentada, qual é o enquadramento legal da coisa? Suponhamos que a pessoa morre, posso ser acusado de homicídio? Asking for a friend...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 9 minutos:

Se eu tiver um terreno meu fechado com um cão solto e alguém entrar aí sem autorização e o cão lhe ferrar uma dentada, qual é o enquadramento legal da coisa? Suponhamos que a pessoa morre, posso ser acusado de homicídio? Asking for a friend...

Em princípio podes. Essa coisa do stand your ground é mais no Alabama do que cá. Mas claro, um caso desses tem demasiadas nuances para ter uma resposta assim tão directa, para sim ou para não.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, ontem aconteceu me algo surreal, fui ao multibanco com um cartão neteller que para quem não sabe é uma carteira virtual e levantei 400 euros, fui a aplicação e tinha 400 euros de saldo negativo porque não tinha saldo ao que parece, o que pode acontecer agora? Aproveitar um erro da empresa é algum tipo de crime?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de LDC92, há 18 horas:

Boas, ontem aconteceu me algo surreal, fui ao multibanco com um cartão neteller que para quem não sabe é uma carteira virtual e levantei 400 euros, fui a aplicação e tinha 400 euros de saldo negativo porque não tinha saldo ao que parece, o que pode acontecer agora? Aproveitar um erro da empresa é algum tipo de crime?

Eles não se vão chatear por 400€ e meter-te processos. Não vais é conseguir usar Neteller e deves receber uns emails ou chamadas a chatear-te, talvez.

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que eu posso consultar o histórico dum imóvel de forma online?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 14 horas:

Como é que eu posso consultar o histórico dum imóvel de forma online?

Através de uma certidão permanente predial, que pode ser obtida online em www.predialonline.pt.

Tem o custo de 15€ se pedido online.

Podes sempre ir a uma Conservatória do Registo Predial e obtê-la imediatamente mediante o custo de 20€.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia, se alguém puder ajudar, ficava agradecido, a situação é a seguinte:

Um familiar meu vendeu um terreno e na altura foi necessário fazer um levantamento do terreno, porque a área não coincidia com o que estava no local (terreno). Foi corrigido nas finanças e Câmara Municipal, devido ao terreno estar como rústico e ser obrigado a passar para urbano para que os compradores pudessem construir. Um amigo do meu familiar aceitou fazer o serviço e enviou uma pessoa que fez o serviço de medir o local. Esse amigo da família preencheu a papelada e foi entregue na repartição. O problema foi que o comprador verificou agora que a área real é inferior à que fora medida (a pessoa que mediu fê-lo a incluir o terreno do vizinho). O amigo da família diz que se responsabiliza pelo erro, mas como na altura fez como um favor ao meu familiar e não foi passada factura, acaba por complicar a situação. Sabem se havera outra forma sem ser voltar a comprar essa parte do terreno?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, Em 20/03/2019 at 10:39:

Através de uma certidão permanente predial, que pode ser obtida online em www.predialonline.pt.

Tem o custo de 15€ se pedido online.

Podes sempre ir a uma Conservatória do Registo Predial e obtê-la imediatamente mediante o custo de 20€.

se é só para efeitos de consulta, pode pedir uma cópia não certificada, que é 1€

@Che

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Koper, Em 13/03/2019 at 09:45:

Eles não se vão chatear por 400€ e meter-te processos. Não vais é conseguir usar Neteller e deves receber uns emails ou chamadas a chatear-te, talvez.

Mandaram para uma empresa de cobrança de dívidas ou lá o que é, devem me contactar em breve, como devo proceder?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de LDC92, há 5 minutos:

Mandaram para uma empresa de cobrança de dívidas ou lá o que é, devem me contactar em breve, como devo proceder?

Que tal, na loucura, devolver os 400€ que levantaste indevidamente?

• Like 6
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

E quem são vocês para julgar quem quer que seja sem saber qualquer razão para o sucedido? 

Editado por LDC92

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de LDC92, há 5 minutos:

E quem são vocês para julgar quem quer que seja sem saber qualquer razão para o sucedido? 

Não somos ninguém, mas parece ser uma solução muito razoável. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tu disseste a razão aí em cima, aproveitaste-te dum erro da empresa para tirares 400€.

Provavelmente é o que te disse: vão-te chatear até pagares. Se tens o dinheiro, devolve e acaba a situação. Escusas de te meter em chatices. 

Compartilhar este post

Link para o post

Então que não cometessem o erro, também já me enganei a apostar e não me devolveram o dinheiro, não na neteller claro, cometem os erros, então assumam os prejuízos, esta é a lógica, mas nem é por aí, não quero o dinheiro deles, apenas tive uma situação urgente, e agora só queria saber se há possibilidade de negociar um tempo de pagamento com estas "empresas" 

Compartilhar este post

Link para o post

Parece a lógica do encontrar um telemóvel e querer ficar com ele porque "não o perdessem". É ilegal na mesma, mas... lol

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de LDC92, há 3 minutos:

Então que não cometessem o erro, também já me enganei a apostar e não me devolveram o dinheiro, não na neteller claro, cometem os erros, então assumam os prejuízos, esta é a lógica, mas nem é por aí, não quero o dinheiro deles, apenas tive uma situação urgente, e agora só queria saber se há possibilidade de negociar um tempo de pagamento com estas "empresas" 

Onde é que uma coisa está relacionada com outra? Há uma coisa que normalmente se chama termos e condições, aconselhava-te a ir ler.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de LDC92, há 6 minutos:

Então que não cometessem o erro

É como aquelas gajas que andam de perna à mostra, estavam a pedi-las

• Like 7

Compartilhar este post

Link para o post

Ahahah, vocês têm razão e tenciono devolver, só quero saber se é possível negociar o tempo, tipo nos próximos meses, porque como já disse tive um imprevisto e precisei de recorrer aquele dinheiro

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...