Chandler Publicado 6 Outubro 2017 Muito obrigado, era mesmo isso! Eu ainda não decidi como vou gerir isto, eticamente parece-me errado da parte dele, mas se eu por acaso resolver simplesmente não pagar, que meios legais terá ele para exigir o pagamento? Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 6 Outubro 2017 Muito obrigado, era mesmo isso! Eu ainda não decidi como vou gerir isto, eticamente parece-me errado da parte dele, mas se eu por acaso resolver simplesmente não pagar, que meios legais terá ele para exigir o pagamento? Caso não pagues. não tens medo de outras consequências não legais? :medinho: O senhor frequenta(va) o teu local de trabalho, deve saber onde vives e às tantas pode ter amigos que te podem prejudicar profissionalmente ou fisicamente :medinho: Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 6 Outubro 2017 Mudei de cidade no verão, ele que venha. :lol: Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 6 Outubro 2017 Medo? Então o jagunço usa uma máscara de amigo durante o processo e depois faz-lhe isto? Qualquer pessoa de cabeça quente, ao receber uma carta destas, ia disparado aos cornos desse zé. Compartilhar este post Link para o post
Keyser Publicado 6 Outubro 2017 Foi grande CABR*O esse gajo. Fez-se de teu amiguinho e tal, sem nunca dar a entender que tinhas que pagar...eu mandava-o à m*rda. Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 6 Outubro 2017 Se calhar o gajo que foi la ao tribunal n curtiu receber 0€. Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 6 Outubro 2017 (editado) Eu não percebo nada do assunto mas enquanto cidadão faz-me confusão que um advogado te possa exigir o que quer seja sem que tenha havido a celebração de um contrato a especificar os termos dos serviços prestados e os valores pré-estabelecidos. Mas se calhar o acordo verbal chega, não faço ideia. Eu também entro num táxi e usufruo e pago de um serviço sem estabelecer qualquer tipo de contrato por escrito mas não sei se tem alguma coisa a ver com a natureza do serviço prestado. Editado 6 Outubro 2017 por UnReal Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 6 Outubro 2017 Só completando o que o Duda disse, há quanto tempo foi o caso? Disseste que passou 1 ano e tal e o prazo para a prescrição dos honorários do pagamento a um advogado é de 2 anos. Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 6 Outubro 2017 Muito obrigado, era mesmo isso! Eu ainda não decidi como vou gerir isto, eticamente parece-me errado da parte dele, mas se eu por acaso resolver simplesmente não pagar, que meios legais terá ele para exigir o pagamento? Há sempre a possibilidade de ele meter uma ação em tribunal para cobrança de honorários devidos. Para além de que pode sempre solicitar um laudo à Ordem dos Advogados. Um laudo é, digamos, um parecer dado pela Ordem sobre que montante é aceitável o Advogado receber a título de honorários, depois de discriminadas as diligências que levou a cabo. E sim, o Koper complementou bem. :) Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 6 Outubro 2017 Já me assustaram agora. :medinho: Devo ter falado com ele há ano e meio, que foi quando a carta do tribunal me chegou a casa. Ou seja, não passaram dois anos de momento nenhum. A última coisa que quero são mais chatices legais por causa disto. No entanto, reafirmo que nunca foram referidos valores, e muito menos paguei esse valor de provisão. Quais seriam as chances de ele se safar caso entrasse com a acção? Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 6 Outubro 2017 Pregava-lhe um tiro. :lol: que malandro esse gajo Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 6 Outubro 2017 Na verdade, perguntei uma ou duas vezes no começo e ele respondeu-me sempre meio a brincar, desviando o assunto, como se não fosse importante ou como se ele estivesse só a ajudar-me. A minha dúvida é mesmo caso ele tenha, de facto, prescindido da parte dos honorários dele, como diz, qual é o sentido de cobrar para os outros dois associados dele? É assim o funcionamento das coisas? É que acho mesmo que ele, passados estes meses (!) se apercebeu que o dinheiro lhe fazia falta e quer tê-lo sem beliscar muito a imagem de benemérito e "amigo" que foi construindo. A história dos associados é uma tanga que ele inventou para legitimar isso. Isso já muda o caso de figura. Pelo menos, terá sido uma sacanice por parte dele. Eu acho é que se tu estiveres com vontade, devias ir fazer queixa dele à Ordem. Quanto mais não seja para ele perceber que não achaste piada nenhuma à brincadeira e que não és nenhum Zé a quem ele pode passar a perna. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 6 Outubro 2017 Eu não percebo nada do assunto mas enquanto cidadão faz-me confusão que um advogado te possa exigir o que quer seja sem que tenha havido a celebração de um contrato a especificar os termos dos serviços prestados e os valores pré-estabelecidos. Mas se calhar o acordo verbal chega, não faço ideia. Eu também entro num táxi e usufruo e pago de um serviço sem estabelecer qualquer tipo de contrato por escrito mas não sei se tem alguma coisa a ver com a natureza do serviço prestado. Acordo verbal chega. Se estiver estipulado um preço. Tal como acontece com o táxi. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 7 Outubro 2017 O problema é que esse preço nunca esteve em lado nenhum, apareceu agora. Mas para efeitos legais isso de pouco conta, ele pode perfeitamente dizer que me avisou atempadamente dos valores, ou não? Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 7 Outubro 2017 Mas, também para efeitos legais, não é a tua palavra contra a dele? É por isso que me faz confusão. :lol: Tu vais lá dizer uma coisa e ele o oposto. E agora? Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 7 Outubro 2017 Não faço a menor ideia. No entanto, se ele disser que me apresentou uma tabela qualquer, a versão dele soa um tanto ou quanto mais verosímil que a minha. 8-[ Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 7 Outubro 2017 Ele não te apresentou um preço. Mas também não te disse que ia trabalhar pro-bono. Tu deixaste andar e permitiste que ele te representasse sem esclarecer devidamente a questão dos honorários. Presumo que não tenhas testemunhas das vossas "negociações". Assim é a palavra de um contra a palavra do outro. Mas tu estás fragilizado porque aceitaste sem reservas a sua representação. Acho que não te deves conseguir livrar ao pagamento. Mas se calhar não perdes nada em dar-lhe a entender que não ficaste satisfeito com a situação e que estás a ponderar uma queixa na Ordem. Ele é capaz de baixar um bocadinho o preço para não arranjar chatices... Compartilhar este post Link para o post
Casual 1904 Publicado 7 Outubro 2017 Chandler, o que tens a fazer é uma queixa na Ordem dos Advogados. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 5 Novembro 2017 Passou um mês. Antes mesmo de expor o assunto aqui enviei um e-mail em que explorava uma das opções que ele tinha oferecido, a do pagamento a prestações. Quando vos perguntei o que poderia fazer esperava uma resposta dele, mas não chegou nenhuma. Nem sobre formas de pagamento, nem sobre nada... como ele ignorou as minhas questões, também não fiz mais nada. Aguardei. Podia até ser que tivesse caído nele mesmo e desistido da ideia. Recebi hoje mesmo (domingo) este e-mail: Caro (nome), Boa tarde. Já passou mais um mês e não fizeste qualquer pagamento parcial, por conta da dívida. As minhas sócias não aguentam mais a situação e vão partir para a cobrança coerciva / judicial. Lamento profundamente este caminho; jamais pude imaginar esta situação mas a culpa é objectivamente da tua inacção e alheamento ... Fiquei mal colocado perante as minhas sócias e lamento ter de passar por esta ingrata e injusta situação. Repara na ironia do caso: Consegui que tivesses todo o apoio jurídico em condições de excepção, ou seja, sem teres de adiantar ( provisionar ) um euro; conseguimos 100% de êxito no teu processo e agora a sociedade de advogados vai ter de recorrer a tribunal para cobrar os honorários que bem merece É, no mínimo, uma grande ironia !! Atento e só dispor, (nome) Bem, vou fazer de caras uma queixa à Ordem, vou-lhe também dizer que ele não me respondeu ao e-mail nem me deu qualquer forma de fazer qualquer tipo de pagamento. Mas ameaço-o com a Ordem? Não poderá ser pior? Estou mesmo perdido neste assunto. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 5 Novembro 2017 http://www.oa.pt/Conteudos/Artigos/detalhe_artigo.aspx?idsc=25368&ida=27713 1 - A conta de honorários deve ser apresentada ao cliente por escrito, mencionar o IVA que for devido e ser assinada pelo advogado ou por ordem e responsabilidade do advogado ou da sociedade de advogados. 2 - Os honorários devem ser fixados em euros, sem prejuízo da indicação da sua correspondência com qualquer outra moeda. 3 - A conta deve enumerar e discriminar os serviços prestados. 4 - Os honorários devem ser separados das despesas e encargos, sendo todos os valores especificados e datados. 5 - A conta deve mencionar todas as provisões recebidas. (...) 2 - Presume-se a existência de divergência se a conta não estiver paga pelo constituinte ou consulente três meses após a sua remessa. Isto não vai contra tudo o que se está a passar? Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 5 Novembro 2017 Acho que o ponto 1 diz quase tudo, ele não te apresentou nada por escrito que faça prevalecer a "razão" dele. Os outros também acho que vão ao teu encontro. Deixa ver o que diz a malta entendida na matéria. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 5 Novembro 2017 Nem sequer me apresentou dados para pagar. Falou do assunto, eu quando expus isto aqui explorei uma das hipóteses que ele me deu, que era a de pagar a prestações, e passou um mês de silêncio. Como raio alega agora que vai avançar para a cobrança judicial? Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 5 Novembro 2017 Acho que uma coisa que tens a teu favor são os emails onde lhe propões o pagamento a prestações. Mostra que tentaste encontrar uma solução para pagar e foste ignorado. Será que só isto não dá para negar essa cobrança judicial? Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 5 Novembro 2017 (editado) Ele pode avançar e tu tens direito à contestação, depois na contestação é só juntares o email sem resposta, dizeres que não te forneceu qualquer dado de pagamento (que ele não vai ter como provar pois não forneceu), mas acho que isso só adiaria a coisa, pois o pagamento é inevitável. Se tivesses algo por escrito quando perguntaste pelos pagamentos e ele deu a entender que não era nada, ainda te podias safar, mas tendo sido verbalmente seria a tua palavra contra a dele. E aqui há a prestação do serviço, que lhe é favorável. Eu enviava um email a remeter para o outro que ele não respondeu e pedia a conta discriminada e uma factura. Editado 5 Novembro 2017 por Enzo Dios Perez Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 5 Novembro 2017 Gajos desses devem ter muita experiência nesses esquemas. Não sei até que ponto consultar um colega de profissão pode ajudar. Compartilhar este post Link para o post