Resende93 Publicado 13 Fevereiro 2015 (editado) Era da Católica de Lisboa. Eu comecei aí também. Está visto porque não pensaste em doutrina, se tivesses estudado na clássica, vinha-te logo á cabeça os Paulos Oteros, Menezes Cordeiros, Paes de Vasconcelos e afins :p Eu acho que uma diferença prática da Clássica/Católica é que a minha faculdade por ter muito doutrinador importante(ou que se acha importante) dão demasiada relevância á doutrina. Editado 13 Fevereiro 2015 por ascom Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 13 Fevereiro 2015 (editado) O que queres ser quando fores grande? É que sem isso não te consido dizer que saída podes ou não ter. Uma coisa te digo, estive a ver o plano e achei fraco. É algo que não te vai trazer uma mais-valia quando futuramente entrares no mercado de trabalho. E discordo completamente que os grandes escritórios de advogados estejam interessados em alguém com essa formação. Antes pelo contrário. Eu quero ser independente. Pode parecer estranho, sei lá. Mas não tenho uma vocação em mente, o que ambiciono é poder viver por mim mesmo, pelo fruto do meu trabalho. Sendo assim, queria encontrar algo que me permitisse entrar no mercado de trabalho com relativa facilidade e ir-me safando. Ter alguma estabilidade laboral. E este CET parecia-me ser algo que me levaria a esses fins. Arranjar um emprego estável e ser independente. Mas obrigado pelo conselho, sempre é uma informação que precisava que me fosse facultada! Editado 13 Fevereiro 2015 por Doce Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 13 Fevereiro 2015 Também não me parece nada de especial, Doce. E Domi, se precisares de algo, também é só me mandares mp, embora o w0 já se tenha disponibilizado :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Dominator Publicado 13 Fevereiro 2015 Posso enviar-te a notificação se quiseres ver :mrgreen: Mas sim o w0 está a ser impecável ;) Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 13 Fevereiro 2015 Estou a ultimar a dita :) Daqui por uns 30mins já tenho isso a bombar (depois até deixo ai sem refs. pessoais, para o caso de mais alguém ter uma situação destas) Compartilhar este post Link para o post
Red Publicado 13 Fevereiro 2015 Está a ultima a dita... a dita cuja. Cheira-me que o Domi vai ter dick in a box. Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 13 Fevereiro 2015 Já enviada. Para quem quiser/vier a precisar, pode ficar aqui com uma ideia. Atenção que devem sempre atender as especificidades do vosso caso. Quem tiver curiosidade em ver, também pode espreitar, não faz mal a ninguém. Quem for de Direito, até podemos discutir, para ver o que acham da abordagem. https://891kal.s.cld.pt Compartilhar este post Link para o post
depina Publicado 14 Fevereiro 2015 grande w0 ! w0 atenção que no ficheiro que partilhaste vem a matricula + processo do domi. Compartilhar este post Link para o post
Guest trz Publicado 14 Fevereiro 2015 w0 :compinchas: És enorme, grande atitude. Compartilhar este post Link para o post
Dominator Publicado 14 Fevereiro 2015 :heart: Obrigado w0. Amanhã discuto tudo com a minha mãe e a advogada que ela contactou (que é cunhada dela) também sabe da história. A ver vamos! Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 14 Fevereiro 2015 Para além do Koper quem é que aqui é de Direito? Doce, sinceramente não. Quanto muito as grandes sociedades de advogados vão querer alguém com essa formação mas será sempre pouca gente. Lembrei-me duma coisa doida que podes invocar! Não sei se onde tu estacionaste a mota é usual muita gente estacionar ao ponto de tu veres aquele lugar como um sítio para estacionar, mas se sim, podes invocar costume contra legem. É arriscado e precisas de um advogado que perceba de doutrina, mas se sim os pressupostos que referi estiverem atendidos e seja assim uma pratica social reiterada com convicção de vinculatividade então podes nem sequer pagar nada. Eu. Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 14 Fevereiro 2015 :heart: Obrigado w0. Amanhã discuto tudo com a minha mãe e a advogada que ela contactou (que é cunhada dela) também sabe da história. A ver vamos! Tranquilo. Foi por isto que decidi que queria ser advogado, para também ajudar os meus amigos/e-amigos. Depois diz-me como correu e qual é a opinião da outra advogada. -- Se alguém precisar de alguma coisa digam. Sempre que tiver tempo darei uma ajuda :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 14 Fevereiro 2015 W0, Koper, só para encerrar a questão tenho que colocar uma última. Achei isto noutro site Acham que qualquer um destes pontos tem carência de profissionais de tal forma a recrutar malta dos cursos técnicos? Compartilhar este post Link para o post
Montero Publicado 14 Fevereiro 2015 Aqui está mais um aprendiz de Direito mas anda num curso mais ao lado, Solicitadoria! Doce, vê Solicitadoria pode ser mais útil que Serviços Juridicos. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 14 Fevereiro 2015 (editado) Por questões financeiras e também pessoais não me é possível tirar licenciaturas, não posso estar muito mais tempo a ser uma despesa. Custa aos meus pais, ao Estado e principalmente a mim, pois sinto uma obrigação de começar a retribuir. Daí achar um CET algo de positivo. Tem curta direcção, é vocacionado para o mercado de trabalho e sai mais barato. Editado 14 Fevereiro 2015 por Doce Compartilhar este post Link para o post
Teddy Westside Publicado 14 Fevereiro 2015 Por questões financeiras e também pessoais não me é possível tirar licenciaturas, não posso estar muito mais tempo a ser uma despesa. Custa aos meus pais, ao Estado e principalmente a mim, pois sinto uma obrigação de começar a retribuir. Daí achar um CET algo de positivo. Tem curta direcção, é vocacionado para o mercado de trabalho e sai mais barato. Se tiveres dificuldades financeiras candidatas-te a bolsa de estudo no ensino superior, só tendo de pagar as propinas após o resultado da tua candidatura e recebes um valor bem acima do que necessitas para pagar as propinas. Não é por falta de condições económicas que hoje em dia não se entre no ensino superior. Falando por mim, claro. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 14 Fevereiro 2015 Daí ele não ter referido apenas essa razão. Compartilhar este post Link para o post
Teddy Westside Publicado 14 Fevereiro 2015 Daí ele não ter referido apenas essa razão. Sim, eu percebi. Mas como tambem referiu as questões financeiras, apenas frisei que isso é um não problema, até porque por exemplo eu antes de entrar na fac não tinha consciência dos valores da bolsa de estudo. Pensei que fosse sempre só uma pequena ajuda. Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 15 Fevereiro 2015 (editado) Se tiveres dificuldades financeiras candidatas-te a bolsa de estudo no ensino superior, só tendo de pagar as propinas após o resultado da tua candidatura e recebes um valor bem acima do que necessitas para pagar as propinas. Não é por falta de condições económicas que hoje em dia não se entre no ensino superior. Falando por mim, claro. Sim, eu percebi. Mas como tambem referiu as questões financeiras, apenas frisei que isso é um não problema, até porque por exemplo eu antes de entrar na fac não tinha consciência dos valores da bolsa de estudo. Pensei que fosse sempre só uma pequena ajuda. não sei que bolsa tens mas gostava de saber..a minha cobre so as proprinas e o complemento da residencia e os meus pais não ganham muito e tenho dificuldades em estar no ensino superior Editado 15 Fevereiro 2015 por lordbifana Compartilhar este post Link para o post
Teddy Westside Publicado 15 Fevereiro 2015 (editado) não sei que bolsa tens mas gostava de saber..a minha cobre so as proprinas e o complemento da residencia e os meus pais não ganham muito e tenho dificuldades em estar no ensino superior Eu tambem não tenho muito, confesso. Chega para as propinas. Até porque há pessoal com mais dificuldades do que eu. Mas conheço pessoal que gasta uns 15€ de passe, não mora longe da fac e recebe para cima de 2000/3000 por ano. Editado 15 Fevereiro 2015 por Teddy Westside Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 15 Fevereiro 2015 (editado) Por questões financeiras e também pessoais não me é possível tirar licenciaturas, não posso estar muito mais tempo a ser uma despesa. Custa aos meus pais, ao Estado e principalmente a mim, pois sinto uma obrigação de começar a retribuir. Daí achar um CET algo de positivo. Tem curta direcção, é vocacionado para o mercado de trabalho e sai mais barato. será que sai? por norma, tirar um cet é bem caro. Editado 15 Fevereiro 2015 por lolitos Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 15 Fevereiro 2015 Se estiver à volta de 1K, 1.5K, é um investimento que recuperas nos primeiros meses de trabalho, isto tendo em conta se receberes o salário mínimo quando fores empregado. E só despendes de um ano, és logo lançado no mercado de trabalho e começas a ganhar experiência no ramo. Isto vendo o lado bom da coisa. Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 15 Fevereiro 2015 w0, Koper, só para encerrar a questão tenho que colocar uma última. Achei isto noutro site Acham que qualquer um destes pontos tem carência de profissionais de tal forma a recrutar malta dos cursos técnicos? Essas são as saídas profissionais hipotéticas. - Tribunais (funcionário judicial) até acho que seja possível, contudo parece-me que cada vez contratam menos e julgo que é tudo por concurso. Ou seja, podes correr o risco de ficar "pendurado" não sei quanto tempo à espera, sendo a tua prioridade começar a trabalhar asap. - Cartórios e Conservatórias, só mesmo para o trabalho de apoio/administrativo. Não conheço bem esta realidade, mas não me parece um mercado em expansão. - Escritórios de Advogados, não tens hipótese. Os grandes escritórios só escolhem bons licenciados em direito, de boas faculdades (3-4) e com boas médias. Os médios, escolhem licenciados de 5-6 faculdades e de médias inferiores. Os pequenos, escolhem o que sobra e pagam mal/não pagam. Não sobra espaço para quem não é licenciado. - Gabinetes Jurídicos de Empresas, de empresas grandes/boas, funcionam como os escritórios grandes de advogados. Empresas menores raramente têm um dpt. jurídico e quando têm geralmente apostam em advogados ou juristas (licenciados em direito sem terem feito a Ordem dos Advogados). Não vejo que seja uma verdadeira saída profissional. - Gab. Jur. Adm. Pública, não vejo que seja uma verdadeira saída profissional. Contratam advogados/juristas, ou seja, só licenciados em Direito. - Outros organismos pub/privados...seja lá o que isto quer dizer em concreto, a lógica é sempre a que referi acima. O problema do CET (este em particular) é o facto de existirem 18474930 licenciados em Direito por ano. Desses todos, 10% saem de faculdades com muito mercado (2-3 faculdades, Católica/Clássica e depois Coimbra/Nova), outros 10%-15% saem dessas faculdades mas com médias menos apelativas, 50% saem de faculdades 'sem grande tradição' que o mercado não absorve tão bem e os restantes é "refugo", médias muito baixas e acabam a trabalhar em tudo e mais qualquer coisa. Resultado, todas as profissões relacionadas com Direito podem ser preenchidas pelos muitos licenciados em Direito. Por questões financeiras e também pessoais não me é possível tirar licenciaturas, não posso estar muito mais tempo a ser uma despesa. Custa aos meus pais, ao Estado e principalmente a mim, pois sinto uma obrigação de começar a retribuir. Daí achar um CET algo de positivo. Tem curta direcção, é vocacionado para o mercado de trabalho e sai mais barato. Sempre tive ideia de que eras de Lisboa (corrige-me se estiver errado), pq não aproveitas para tirar a licenciatura à noite na Clássica? Assim sempre podes trabalhar durante o dia e retribuir. Se efectivamente gostas de direito aposta numa licenciatura em Direito numa daquelas 4 faculdades que referi. Honestamente acho que o CET é demasiado redutor e não te vai abrir grandes portas. Se tiveres alguma dúvida apita :) Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 15 Fevereiro 2015 W0 já agora, que média na clássica achas que é preciso para ir para um grande escritório de advogados. 14/15? e para um medio? 12/13? Eu vou-me inscrever num daqueles programas pro bono, em que licenciados trabalham em casos com pessoal de escritórios e n sei quê mais, não achas que é algo que valoriza bastante o currículo, uma vez que Direito envolve muita prática? Compartilhar este post Link para o post