Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Visitante

Há advogados no fórum?

Publicações recomendadas

Mas não fiques. Funciona mal mas é melhor que a Nova.

A sério ?

É que existem dias em que penso se tomei a melhor decisão, então esta Secretaria... Pqp, que atraso de vida.

Compartilhar este post

Link para o post

A sério ?

É que existem dias em que penso se tomei a melhor decisão, então esta Secretaria... Pqp, que atraso de vida.

E não é só a secretaria, as rga's também xD Ontem houve porrada lá lol

Compartilhar este post

Link para o post

E não é só a secretaria, as rga's também xD Ontem houve porrada lá lol

A sério ? Não soube de nada.

Esta semana ainda não pus os pés lá na fac, praticamente só há teóricas e como o pessoal mais próximo de mim ainda está de férias, são do ISCTE, tenho aproveitado os últimos cartuchos.

Compartilhar este post

Link para o post

A sério ? Não soube de nada.

Esta semana ainda não pus os pés lá na fac, praticamente só há teóricas e como o pessoal mais próximo de mim ainda está de férias, são do ISCTE, tenho aproveitado os últimos cartuchos.

same here

Compartilhar este post

Link para o post

Boas.

Este ano espero acabar o curso na Clássica e queria perguntar umas coisas à malta advogada daqui:

Quanto ao mestrado: não tenho dinheiro para tirar na Católica. É melhor tirar na Clássica do que na Nova, certo? Falo dos mestrados profissionalizantes (em princípio, termino com média de 13).

É boa ideia estagiar e tirar o mestrado ao mesmo tempo?

Com média de 13 (e um currículo pouco preenchido), que sociedades boas, em Lisboa, podem vir a ter-me em consideração (sem cunhas)?

É aconselhável enviar carta de apresentação em conjunto com o currículo, ou há tendência para as sociedades acharem que isso é só chouriçada?

Um currículo deve ser apresentado de que forma (extenso/curto, pormenorizado/simples)?

Mestrado de ciências jurídico-empresariais na Clássica é bom? Tendo em conta que um na Católica está fora do meu alcance financeiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou tentar responder ao que sei duda visto que também estudo na clássica, mas há aí gente que deve saber melhor do que eu:

1-Sempre ouvi que os mestrados profissionalizantes da clássica são fracotes comparados com a Católica. Se não podes tirar na Católica, acho melhor tirares na NOVA, dependendo da área.

2-Eu acho que é bastante exigente mas conheço gente que o faz. O pior é que algumas destas pessoas depois concentraram-se só no trabalho e não tiraram mestrado. Se o vais fazer esquece a tua vida extra direito

3-Acho que sim, 13 não é uma média extraordinária mas não é uma má média na clássica que toda a gente sabe que é bastante exigente. Eu fui visitar alguns escritórios de advogados grandes (Abreu e VdA) e especialmente nesta última conheci algumas pessoas com 13. A questão é que provavelmente devem ter feito alguma coisa mais que lhes valorizasse o curriculum.

4- No idea, mas o gabinete de saídas profissionais da Clássica ajuda-te.

5- Exatamente a mesma cena, devias ir lá que eles esclarecem todas as dúvidas, aliás recebi um mail de lá hoje sobe um evento que é um pequeno almoço com empregadores onde te podem ajudar nisso, se quiseres reecaminho-te o mail ;)

6- Para esse mestrado não precisas de média de 14? Btw, se gostas dessa área, a NOVA é o mais indicado penso eu.

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post

Boas.

Este ano espero acabar o curso na Clássica e queria perguntar umas coisas à malta advogada daqui:

Quanto ao mestrado: não tenho dinheiro para tirar na Católica. É melhor tirar na Clássica do que na Nova, certo? Falo dos mestrados profissionalizantes (em princípio, termino com média de 13). Os melhores mestrados são, sem dúvida, os da Católica. Em alternativa, talvez os da Nova, mas encontram-se a uma distância considerável.

É boa ideia estagiar e tirar o mestrado ao mesmo tempo? Não vejo que seja factor impeditivo. Conheci muita gente que foi estagiar e estava no mestrado. Contudo, podes sempre fazer a parte curricular (e não estagiar) e depois quando for a parte da tese começas a estagiar. Mas pergunto-te: pq mestrado?

Com média de 13 (e um currículo pouco preenchido), que sociedades boas, em Lisboa, podem vir a ter-me em consideração (sem cunhas)? Vê o comentário que fiz anteriormente. Contudo, apesar da média ser o cartão de visita, não te esqueças que eles tb olham para outras coisas (diria que numa primeira chamada é 80%-20% ou 90%-10%, mas ainda assim podes apanhar alguém que, numa primeira analise (raro), não se fique só pela média).

É aconselhável enviar carta de apresentação em conjunto com o currículo, ou há tendência para as sociedades acharem que isso é só chouriçada? Eu envio sempre uma cover letter.

Um currículo deve ser apresentado de que forma (extenso/curto, pormenorizado/simples)? Deve conter a info essencial e algo que te torne diferente face aos outros candidatos.

Mestrado de ciências jurídico-empresariais na Clássica é bom? Tendo em conta que um na Católica está fora do meu alcance financeiro. Não conheço o da Clássica (no detalhe), mas pelo que leio/dizem está longe da qualidade da Católica.

Vou tentar responder ao que sei duda visto que também estudo na clássica, mas há aí gente que deve saber melhor do que eu:

1-Sempre ouvi que os mestrados profissionalizantes da clássica são fracotes comparados com a Católica. Se não podes tirar na Católica, acho melhor tirares na NOVA, dependendo da área.

2-Eu acho que é bastante exigente mas conheço gente que o faz. O pior é que algumas destas pessoas depois concentraram-se só no trabalho e não tiraram mestrado. Se o vais fazer esquece a tua vida extra direito

3-Acho que sim, 13 não é uma média extraordinária mas não é uma má média na clássica que toda a gente sabe que é bastante exigente. Eu fui visitar alguns escritórios de advogados grandes (Abreu e VdA) e especialmente nesta última conheci algumas pessoas com 13. A questão é que provavelmente devem ter feito alguma coisa mais que lhes valorizasse o curriculum.

4- No idea, mas o gabinete de saídas profissionais da Clássica ajuda-te.

5- Exatamente a mesma cena, devias ir lá que eles esclarecem todas as dúvidas, aliás recebi um mail de lá hoje sobe um evento que é um pequeno almoço com empregadores onde te podem ajudar nisso, se quiseres reecaminho-te o mail ;)

6- Para esse mestrado não precisas de média de 14? Btw, se gostas dessa área, a NOVA é o mais indicado penso eu.

(VdA) Raras e por circunstâncias muito especificas.

Compartilhar este post

Link para o post

Não vejo que seja factor impeditivo. Conheci muita gente que foi estagiar e estava no mestrado. Contudo, podes sempre fazer a parte curricular (e não estagiar) e depois quando for a parte da tese começas a estagiar. Mas pergunto-te: pq mestrado?

Não percebi bem... O que sugeres é fazer o primeiro ano de mestrado e, só depois, no segundo ano, começo o estágio?

Pq mestrado? Não é esse o rumo natural das coisas, hoje em dia (licenciatura - mestrado)?

Compartilhar este post

Link para o post

Pq mestrado? Não é esse o rumo natural das coisas, hoje em dia (licenciatura - mestrado)?

Não conhecendo a fundo a vossa área, diria que esta linha de raciocínio é perigosa e muito persistente em algumas áreas. Há demasiada gente a ir para mestrados porque sim, porque os outros vão, ou por outras palavras, porque não fazem a mais pálida ideia do que fazer à vida depois da licenciatura.

Compartilhar este post

Link para o post

Não conhecendo a fundo a vossa área, diria que esta linha de raciocínio é perigosa e muito persistente em algumas áreas. Há demasiada gente a ir para mestrados porque sim, porque os outros vão, ou por outras palavras, porque não fazem a mais pálida ideia do que fazer à vida depois da licenciatura.

Quem não tem prespectiva de emprego/não sabe para que raio vai concorrer, sente essa necessidade..

Eu senti isso, fui logo para mestrado e tive sorte porque acabei por dar-me muito bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Conhecimento nunca é a mais. Qual é o mal de uma pessoa ir para mestrados, mesmo que a sua utlidade no presente seja 0? Quanto mais não seja vai estar a aprender, a manter os estudos em linha, e enquanto isso tudo pode estar a trabalhar. Nunca se sabe quando se pode perder um emprego e quando isso acontece ter um mestrado será uma coisa que irá diferenciar relativamente à malta nova que vai saindo da licenciatura, além da experiência já adquirida.

Implicam com cada coisa. Que mentalidades retrógradas. Até pode vir querer a tirar um Doutoramente e ser professor universitário, por exemplo. É sempre melhor ter a mais do que não ter, permite manter mais portas abertas. É inegável.

Editado por Harvey Specter

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém aqui se mostrou contra, apenas disseram que, em certas áreas, podem não ser necessários para a entrada no mercado de trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém aqui se mostrou contra, apenas disseram que, em certas áreas, podem não ser necessários para a entrada no mercado de trabalho.

E que tem? E se ele quiser evoluir nos estudos para tirar mestrado e doutoramento? Nunca se sabe quando pode ser preciso. Hoje pode tirar a licenciatura e arranjar um emprego random daqueles já destinados a recém licenciados e daqui a uns anos pode estar sem emprego. E aí vai ter muitas mais portas abertas e caminhos a seguir porque vai ter mais formação com ele. Até pode seguir a via do ensino universitário e dar aulas.

Compartilhar este post

Link para o post

E que tem? E se ele quiser evoluir nos estudos para tirar mestrado e doutoramento? Nunca se sabe quando pode ser preciso. Hoje pode tirar a licenciatura e arranjar um emprego random daqueles já destinados a recém licenciados e daqui a uns anos pode estar sem emprego. E aí vai ter muitas mais portas abertas e caminhos a seguir porque vai ter mais formação com ele. Até pode seguir a via do ensino universitário e dar aulas.

Não estás a perceber. :lol:

Ninguém aqui sequer aconselhou ninguém a não fazer mestrado. Cada um faz o que quer, óbvio. Apenas se disse que pode não ser necessário. Claro que, por norma, quanto mais formação, melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Não estás a perceber. :lol:

Ninguém aqui sequer aconselhou ninguém a não fazer mestrado. Cada um faz o que quer, óbvio. Apenas se disse que pode não ser necessário. Claro que, por norma, quanto mais formação, melhor.

Um colete salva vidas no mar pode não ser necessário. Mas é melhor ter do que não ter. É a tal coisa. Olhas para o comentário do Chandler e ele fala de um mestrado como se fosse um workshop acessário de tirar cafés, quando é sempre algo que te dará mais formação e nunca te tirará nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebi bem... O que sugeres é fazer o primeiro ano de mestrado e, só depois, no segundo ano, começo o estágio?

Muita gente fez isso: no primeiro ano de mestrado limitaram-se a estudar (pq a carga ainda é pesada) e depois começaram o estágio enquanto escreviam/defendiam a tese.

O rumo natural +/-. Isto é, em direito quanto mais rapidamente entrares no mercado de trabalho melhor. No nosso curso a experiência e o fazer, fazer e fazer mais é muito mais útil do que qualquer mestrado. A faculdade dá-te as bases, o raciocinio jurídico, etc. mas é a vida de escritório que te torna um verdadeiro advogado. Ou seja, o que aprendes na licenciatura é uma boa base. No mestrado acrescentas-lhe mais qualquer coisa, mas não é por aí. Eu não fiz um mestrado na área de Direito e não sinto falta disso. E se soubesse que queria ser advogado tinha entrado mais cedo no mercado de trabalho. Portanto pensa bem. Se tens mercado, go for it, se não, formação é sempre uma opção.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...