Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Visitante

Há advogados no fórum?

Publicações recomendadas

A média é assim tão valorizada? É que na minha área sinto que me servi dela para entrar no mestrado e foi só.

Compartilhar este post

Link para o post

w0 já agora, que média na clássica achas que é preciso para ir para um grande escritório de advogados. 14/15?

e para um medio? 12/13?

Eu vou-me inscrever num daqueles programas pro bono, em que licenciados trabalham em casos com pessoal de escritórios e n sei quê mais, não achas que é algo que valoriza bastante o currículo, uma vez que Direito envolve muita prática?

Vamos chamar os bois pelos nomes.

(sem qualquer ordem, top do top) VdA, MLGTS, Uria, Garrigues, PLMJ, Sérvulo, Cuatrecasas, Linklaters (posso ter-me esquecido de alguma)

15/16+

(bom menos) SRS, Abreu, Miranda, Serra Lopes, F. Castelo Branco, ABBC e outras semelhantes (são ainda mais algumas, estas foram as primeiras que me vieram à cabeça)

13/14+

Sociedades médias

(12+)

Coisas pequenas/resto

10-12

Na Católica tínhamos, a partir do 3.º ano, uma "cadeira" que se chamava: Clinicas Legais. Era tipo isso, íamos para um escritório 2 dias por semana. Recomendo vivamente. Alguns colegas meus acabaram por ficar depois a estagiar nesses escritórios (Abreu e Serra Lopes se bem me lembro).

A média é assim tão valorizada? É que na minha área sinto que me servi dela para entrar no mestrado e foi só.

A média é um cartão de visita. É o que te faz chegar à entrevista. Isso ou conheceres alguém que te recomende. Sem isso, esquece. Nunca um aluno com 12 vai conseguir uma entrevista numa VdA sem ter alguém a metê-lo nessa entrevista. Ou seja é o que te garante chegar à porta. Depois é conseguir mostrar que serás uma mais valia para o escritorio.

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha área, pelo menos, há mínimos relevantes (o 14 é aquele ponto de referência informal - e em alguns casos formalizado até - que todas as boas empresas para trabalhar por norma têm, se bem que há exceções). Contudo, é óbvio que alguém com 14 e uma carrada de trabalhos relevantes em organizações/associações do mais variado tipo, perfil de liderança, etc, poderá perfeitamente ser preferível - e isto na minha área apenas, não sei quanto a outras mais técnicas e menos abstratas do que a área abrangente de Business Management - a alguém que tenha média de 16 e que tenha feito apenas isso durante os 5 anos de formação académica que teve. Isto quer na perspetiva de entrada em Mestrados quer na perspetiva de entrada no mercado de trabalho.

E o importante é o que permite a alguém entrar na primeira porta (seja para entrevista, assessment center, testes, whatever). A partir daí, a pessoa tem que fazer a magia por si, independentemente das médias que ficaram para trás. E contra mim falo até, claro.

Compartilhar este post

Link para o post

Na nossa área, dá-se muito valor à média. Agora, também é como o w0 fala, há umas 3 ou 4 faculdades de direito de topo e depois há as restantes. Acredito que quem sai com um 10 na clássica ou católica de média valha mais do que um 15 numa Autónoma e Lusíada da vida.

Btw ascom, ainda estou para pagar a quota, mas também estou na pro bono.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha área, pelo menos, há mínimos relevantes (o 14 é aquele ponto de referência informal - e em alguns casos formalizado até - que todas as boas empresas para trabalhar por norma têm, se bem que há exceções). Contudo, é óbvio que alguém com 14 e uma carrada de trabalhos relevantes em organizações/associações do mais variado tipo, perfil de liderança, etc, poderá perfeitamente ser preferível - e isto na minha área apenas, não sei quanto a outras mais técnicas e menos abstratas do que a área abrangente de Business Management - a alguém que tenha média de 16 e que tenha feito apenas isso durante os 5 anos de formação académica que teve. Isto quer na perspetiva de entrada em Mestrados quer na perspetiva de entrada no mercado de trabalho.

E o importante é o que permite a alguém entrar na primeira porta (seja para entrevista, assessment center, testes, whatever). A partir daí, a pessoa tem que fazer a magia por si, independentemente das médias que ficaram para trás. E contra mim falo até, claro.

Vuk, já que falaste no assunto, e se não te importares de responder, fizeste parte de algum organismo da FEP(AE e as outras associações)? E na mesma linha, que currículo é que tinhas pra apresentar quando te candidataste ao mestrado, além da boa média?

Se preferires responde por MP :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Vuk, já que falaste no assunto, e se não te importares de responder, fizeste parte de algum organismo da FEP(AE e as outras associações)? E na mesma linha, que currículo é que tinhas pra apresentar quando te candidataste ao mestrado, além da boa média?

Se preferires responde por MP :compinchas:

Fiz parte da comissão de 1º ano (só me meteram lá mesmo por ter sido a melhor média a entrar naquele ano, porque eram 12 gajos que se tinham conhecido na praxe e depois eu que só conhecia um deles quando fui convidado lol) e isso facilitou-me muito a vida nesse aspeto e agradeço bastante por isso. A partir daí fui coordenador de departamento da comissão de 2º ano e no 3º fiz parte da AEFEP, num dos melhores anos da história da AE. Para a Nova, foi a média, a nota de secundário talvez tenha tido algum peso também, talvez ter alguma experiência de voluntariado (se bem que eles não ligam muito a isso) e ter ganho a Pool de Talentos da FEP, para além do CPE (isto dá bastante jeito).

Mas se quiseres fazer Mestrado na FEP muito dificilmente não entras, basta teres uma média de 13 para cima e teres alguma presença em organismos, ou então teres média de 14 para cima e praticamente mais nada. Se fizeres parte da FJC ou FICT então... ainda mais fácil é. Se quiseres vir, por exemplo, para a Nova, vindo da FEP, é teres uma média de 15 para cima (conheço quem tenha entrado com 14, contudo, mas foi à rasca segundo consta) e teres facilidade comprovada a Inglês. Não me parece que eles liguem assim tanto ao resto, honestamente, apesar de dizerem que sim.

Tu estás no 1º ou no 2º ano? Desculpa não me lembrar, é só para perceber se estás mais ou menos perto de chegar a Mestrado. :fixe:

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz parte da comissão de 1º ano (só me meteram lá mesmo por ter sido a melhor média a entrar naquele ano, porque eram 12 gajos que se tinham conhecido na praxe e depois eu que só conhecia um deles quando fui convidado lol) e isso facilitou-me muito a vida nesse aspeto e agradeço bastante por isso. A partir daí fui coordenador de departamento da comissão de 2º ano e no 3º fiz parte da AEFEP, num dos melhores anos da história da AE. Para a Nova, foi a média, a nota de secundário talvez tenha tido algum peso também, talvez ter alguma experiência de voluntariado (se bem que eles não ligam muito a isso) e ter ganho a Pool de Talentos da FEP, para além do CPE (isto dá bastante jeito).

Mas se quiseres fazer Mestrado na FEP muito dificilmente não entras, basta teres uma média de 13 para cima e teres alguma presença em organismos, ou então teres média de 14 para cima e praticamente mais nada. Se fizeres parte da FJC ou FICT então... ainda mais fácil é. Se quiseres vir, por exemplo, para a Nova, vindo da FEP, é teres uma média de 15 para cima (conheço quem tenha entrado com 14, contudo, mas foi à rasca segundo consta) e teres facilidade comprovada a Inglês. Não me parece que eles liguem assim tanto ao resto, honestamente, apesar de dizerem que sim.

Tu estás no 1º ou no 2º ano? Desculpa não me lembrar, é só para perceber se estás mais ou menos perto de chegar a Mestrado. :fixe:

1º ano ainda, mas convém ir tendo alguma noção daquilo que vai contar mais à frente. Candidatei-me à FJC e cheguei à última fase mas acabei por não entrar, agora no 2º semestre acho que a FEP First Connection e AIESEC vão abrir recrutamento e estou a pensar se tento a minha sorte. Deves conhecer melhor que eu, achas que vale a pena ou é um bocado encher chouriços?

Quanto ao inglês, tive A no CAE(que dá equivalência ao C2, creio) e fiquei por aí, por achar ser suficiente, mas talvez no futuro deva investir nisso, se bem que não sei até que ponto o francês(sei 0, tive espanhol no básico) ou mesmo o alemão não serão melhores apostas, no sentido de abranger outras línguas

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é a maioridade penal em Portugal? Sei que eram 16 anos, mas não sei se sempre mudou para os 18.

Compartilhar este post

Link para o post

O CAE dá C1, não C2.

Acho que ter A no CAE dá equivalência ao C2, por acaso.

Compartilhar este post

Link para o post

O escritório do Serra Lopes não é dos de topo?

Eu tinha um cliente no mesmo prédio e, pelo menos as gajas eram escolhidas a dedo. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O CAE dá C1, não C2.

Acho que ter A no CAE dá equivalência ao C2, por acaso.

O CAE por si só é C1, mas tendo A dá equivalência a C2

Compartilhar este post

Link para o post

Depende das áreas.

Por exemplo, em Psicologia, além de contar a média do curso (licenciatura e mestrado) também é importante teres feito alguns estágios, bem como teres algumas publicações.

Compartilhar este post

Link para o post

Já disse isto algumas vezes, mas no meu caso a última vez que me perguntaram pela média ainda estava na universidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha área, a média conta na mesma medida que o w0 referiu. A partir do momento em que se arranja emprego, de pouco vale.

Um exemplo, houve uma big 4 que nunca me chamou para recrutamento, porque eu não atingia os míticos 14 de média. Como entrei na mesma área, numa empresa mais pequena, já me contactaram duas ou três vezes para ver se eu queria ir para lá.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha área, a média conta na mesma medida que o w0 referiu. A partir do momento em que se arranja emprego, de pouco vale.

Um exemplo, houve uma big 4 que nunca me chamou para recrutamento, porque eu não atingia os míticos 14 de média. Como entrei na mesma área, numa empresa mais pequena, já me contactaram duas ou três vezes para ver se eu queria ir para lá.

Exactamente, depois de se ter experiência já pouca gente quer saber que notas é que tiveste com 19 anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas, no caso do Alex, penso que a questão dele se referia ao pessoal que sai da Universidade e não ao que já está inserido no mercado de trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Entrei no recrutamento da McKinsey com menos do que esses míticos 14. Acho que a média é importante no primeiro emprego, sobretudo para essas multinacionais, mas mais importante que isso é também ter actividades extra-curriculares relevantes :)

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

A média não me diz nada, e em cadeiras de encher chouriços não me preocupo em tirar mais do que o 10. E não vai ser por isso que me vão deixar de contratar, porque nas cadeiras que realmente interessam e me servem como curriculum tenho boas notas.

Compartilhar este post

Link para o post

A média não me diz nada, e em cadeiras de encher chouriços não me preocupo em tirar mais do que o 10. E não vai ser por isso que me vão deixar de contratar, porque nas cadeiras que realmente interessam e me servem como curriculum tenho boas notas.

Em que curso estás? E, já agora, em que faculdade?

EDIT: wait? Boo?

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post

Em que curso estás? E, já agora, em que faculdade?

EDIT: wait? Boo?

Não, mas realmente confundem-se. O Boo é o Boo Riquelme, agora.

Compartilhar este post

Link para o post

Na PwC pelo menos conheço gente que entrou com média de 12.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos chamar os bois pelos nomes.

(sem qualquer ordem, top do top) VdA, MLGTS, Uria, Garrigues, PLMJ, Sérvulo, Cuatrecasas, Linklaters (posso ter-me esquecido de alguma)

15/16+

(bom menos) SRS, Abreu, Miranda, Serra Lopes, F. Castelo Branco, ABBC e outras semelhantes (são ainda mais algumas, estas foram as primeiras que me vieram à cabeça)

13/14+

Sociedades médias

(12+)

Coisas pequenas/resto

10-12

Na Católica tínhamos, a partir do 3.º ano, uma "cadeira" que se chamava: Clinicas Legais. Era tipo isso, íamos para um escritório 2 dias por semana. Recomendo vivamente. Alguns colegas meus acabaram por ficar depois a estagiar nesses escritórios (Abreu e Serra Lopes se bem me lembro).

A média é um cartão de visita. É o que te faz chegar à entrevista. Isso ou conheceres alguém que te recomende. Sem isso, esquece. Nunca um aluno com 12 vai conseguir uma entrevista numa VdA sem ter alguém a metê-lo nessa entrevista. Ou seja é o que te garante chegar à porta. Depois é conseguir mostrar que serás uma mais valia para o escritorio.

16 na Clássica é mais que f*dido.

A Clássica tem bom prestígio mas funciona tão mal pqp.

Até fiquei com pena de a ter preferido em vez da Nova.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...