Tio Hans Publicado 19 Setembro 2022 Citação de Castor, Em 18/09/2022 at 11:40: Como não? Eu fixei a taxa em Março (taxa fixa a 30 anos) a 0.588% + Spread e infelizmente fui burro e não fixei em 2021 quando tive oportunidade de o fazer a 0.1% + Spread. Concordo que fixar a taxa neste momento não faz muito sentido. Consegues garantir-me que daqui a 5 anos a Euribor está acima desses 0,588? E daqui a 10? E daqui a 15? Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 19 Setembro 2022 Citação de Tio Hans, há 2 horas: Consegues garantir-me que daqui a 5 anos a Euribor está acima desses 0,588? E daqui a 10? E daqui a 15? E tu consegues garantir que está abaixo? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 19 Setembro 2022 Citação de NIkeL, há 18 minutos: E tu consegues garantir que está abaixo? Não, mas achas que os bancos estão a dormir e não têm acesso a informação que eu e tu não temos? Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 19 Setembro 2022 Citação de Tio Hans, há 6 minutos: Não, mas achas que os bancos estão a dormir e não têm acesso a informação que eu e tu não temos? Tendo em conta o talento natural que a maior parte dos bancos tem para fazer negócios ruinosos, não sei até que ponto esse é um argumento merecedor de grande crédito (hah!). Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 19 Setembro 2022 Dado que neste momento as taxas praticadas para quase exatamente os mesmos 30 anos que ele fixou, estão muitíssimo mais caras, parece-me óbvio que a análise de risco dos bancos mudou dramaticamente neste período de tempo e que ele "ganhou" ao banco. Claro que não consegues *garantir* que vai ganhar dinheiro, mas basta 2 anos com taxas a 2%, que ele já poupou dinheiro para pagar 6 ou 7 anos mesmo que os tempos de taxas baixíssimas voltem rápido (e isto parece muito difícil de vislumbrar num futuro próximo porque macroeconomicamente não faz sentido). É preciso um misto de saber ler as coisas e de sorte de timing, mas é eventualmente possível. Opa pagar taxa fixa é comprar um seguro. Teres um seguro só compensa se houver mesmo um terramoto ou um incêndio. O que aconteceu é que realmente tá a haver um incêndio. 1 Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 19 Setembro 2022 Citação de Tio Hans, há 16 minutos: Não, mas achas que os bancos estão a dormir e não têm acesso a informação que eu e tu não temos? Tudo bem, mas não é assim tão linear como dizer "um é sempre mais vantajoso que o outro". Imagina que alguém fixou nos tais 0.588 o ano passado e agora andamos 10 anos acima disso. Mesmo que depois desça dos 0.588, nesses 10 anos já deu para amortizar muito mais do que alguém que tinha taxa variável, que vai afetar imenso o valor ao qual é aplicada a taxa daqui a 10 anos. Além disso existe sempre o factor segurança. A analogia que fizeram do seguro faz algum sentido. O que não falta é gente que prefere saber que vai pagar sempre 500 do que não saber se para o ano vai pagar 300 ou 700. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 19 Setembro 2022 É mesmo triste ser financeiramente iliterado. Estou com ideias de construir casa mas não faço puto ideia se devia escolher taxa fixa ou variável (nem sequer sei se existe a opção no caso de construção). É triste. Compartilhar este post Link para o post
Vision Publicado 19 Setembro 2022 Citação de Ghelthon, há 2 minutos: É mesmo triste ser financeiramente iliterado. Estou com ideias de construir casa mas não faço puto ideia se devia escolher taxa fixa ou variável (nem sequer sei se existe a opção no caso de construção). É triste. Claro que sim, mas vai ao banco e faz simulações. Há, mas é bom que tenhas tempo, paciência, e um grande pé de meia 😁 1 Compartilhar este post Link para o post
Mwangaza Publicado 19 Setembro 2022 Citação de Ghelthon, há 18 minutos: É mesmo triste ser financeiramente iliterado. Estou com ideias de construir casa mas não faço puto ideia se devia escolher taxa fixa ou variável (nem sequer sei se existe a opção no caso de construção). É triste. É questão de começar a ler e fazeres perguntas quando ha dúvidas. Vais ver que rapidamente entras na onda. 1 Compartilhar este post Link para o post
Castor Publicado 19 Setembro 2022 Citação de Tio Hans, há 7 horas: Consegues garantir-me que daqui a 5 anos a Euribor está acima desses 0,588? E daqui a 10? E daqui a 15? Eu acho muito difícil que a média da Euribor nos próximos trinta anos ser inferior a 0.588%. Corro o risco de poder perder essa vantagem se nos primeiros anos for mais alta, mas na altura que mudei achei que estava a correr poucos riscos em relação a isso. E a proposta melhor que tive em mãos foi, como já disse em 2021, 0,1% em cima do spread. Infelizmente na altura deixei-me estar exactamente por ter pensado que não valia o aumento da prestação na altura. Mas olhando para trás não há qualquer razão para não o ter feito. A diferença era de -0.5% (Euribor) para 0,1%. Do ponto de vista financeiro acho que saía a ganhar e mesmo que por acaso isso não acontecesse o “prémio” que pagava era muito baixo. Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 19 Setembro 2022 Citação de Ghelthon, há 1 hora: É mesmo triste ser financeiramente iliterado. Estou com ideias de construir casa mas não faço puto ideia se devia escolher taxa fixa ou variável (nem sequer sei se existe a opção no caso de construção). É triste. No que toca a bancos também não percebo puto do assunto. Mas percebo um pouco de construir casas lol. É um processo bastante demorado, e se tiveres que pagar prestações ao banco a partir do momento em que compras o terreno mentaliza-te que podes estar a pagá-lo na boa uns 3 anos até que ponhas o pé dentro de casa. Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 19 Setembro 2022 Citação de Ghelthon, há 1 hora: É mesmo triste ser financeiramente iliterado. Estou com ideias de construir casa mas não faço puto ideia se devia escolher taxa fixa ou variável (nem sequer sei se existe a opção no caso de construção). É triste. Contacta o Doutor Finanças que dão-te uma grande ajuda (não pagas nada, eles ganham uma percentagem do crédito se for aprovado). Troquei o meu Crédito Habitação com eles e foram sempre impecáveis, acompanharam em todas as etapas. Compartilhar este post Link para o post
Casual 1904 Publicado 19 Setembro 2022 Eu tenho taxa variável, mas pedi pouco de empréstimo. Neste momento pago cerca de 200€ mensais. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 19 Setembro 2022 Citação de Ghelthon, há 1 hora: É mesmo triste ser financeiramente iliterado. Estou com ideias de construir casa mas não faço puto ideia se devia escolher taxa fixa ou variável (nem sequer sei se existe a opção no caso de construção). É triste. A fixa é como um seguro. Pagas mais a maior parte do tempo para não viveres com a incerteza e não passares a pagar mais certos anos (como começou a acontecer agora). No entanto como seguro que é, pagas um prémio por isso. A taxa de juro é mais elevada, a taxa de abater parte do crédito também, ou seja a longo prazo é esperado que pagues mais do que pagarias sendo variável. Olhando para os últimos 22 anos a maior parte dos anos a taxa de juro esteve abaixo dos 2% (desde 2009 sempre abaixo). Fonte Não existe uma escolha certa entre os dois, existe a escolha certa dependendo das circunstâncias das pessoas. Se 100€ de aumento inesperado na prestação ao final do mês tiver impacto na tua vida, se calhar compensa ter a fixa. Se fores alguém que costuma juntar algum, não investes e queres ir abatendo o crédito, se calhar compensa variável. O que me surpreendeu foi ver nas notícias que 93% dos créditos habitação em 2021 foram taxa variável. Sempre pensei que a maior parte da malta fosse para fixa. 2 Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 19 Setembro 2022 Citação de Ghelthon, há 2 horas: É mesmo triste ser financeiramente iliterado. Estou com ideias de construir casa mas não faço puto ideia se devia escolher taxa fixa ou variável (nem sequer sei se existe a opção no caso de construção). É triste. Estou contigo. Não é a minha área nem nunca tive interesse. Até querer comprar casa... Ainda tenho tempo para me informar porque a coisa não estará para breve, mas é frustrante não entender um pincel sobre isto... Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 19 Setembro 2022 Citação de Duda34, há 57 minutos: Estou contigo. Não é a minha área nem nunca tive interesse. Até querer comprar casa... Ainda tenho tempo para me informar porque a coisa não estará para breve, mas é frustrante não entender um pincel sobre isto... Não perdes nada em já te ires vagamente interessando e te informando aos poucos. Eu sei que é desmotivante pa crl quando um gajo ta a começar e não consegue sequer vislumbrar a luzinha ao fundo do túnel. Mas a vida dá muitas voltas.. Se tiveres um plano a longo prazo e fores estando atento às oportunidades, nunca se sabe E hoje em dia há internet tens informação para aprenderes sobre o que quiseres Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 19 Setembro 2022 Como referiram aí, podes confiar no Doutor Finanças. Eles ganham uma comissão, mas é o banco a pagar. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 20 Setembro 2022 Também tive uma experiência muito boa com o Doutor Finanças. Sobre a "iliteracia", não é nada que não se resolva com 1h/dia durante 1 semana a ler as entradas da primeira página do Google e a perguntar a quem já passou pelo mesmo. Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 20 Setembro 2022 Alguém embutiu os cortinados num teto com pladur? é fácil de se fazer? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 20 Setembro 2022 https://valueofstocks.com/2022/09/16/the-biggest-housing-bubble-in-europe-is-about-to-burst/ Leiam, amiguinhos. 2 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 20 Setembro 2022 Citação de Tio Hans, há 3 minutos: https://valueofstocks.com/2022/09/16/the-biggest-housing-bubble-in-europe-is-about-to-burst/ Leiam, amiguinhos. 730 e 750 mil casas vazias em Portugal, que barbaridade (em termos de valor, não estou a por em causa que seja factual) Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 20 Setembro 2022 Citação de HappyKing, há 1 minuto: 730 e 750 mil casas vazias em Portugal, que barbaridade (em termos de valor, não estou a por em causa que seja factual) Sim, viste os motivos? Também é preciso ver onde estão localizadas essas casas. Se estiverem em Montalegre, com todo o respeito, mas não ajudam muito. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 20 Setembro 2022 Citação de Tio Hans, há 1 minuto: Sim, viste os motivos? Sim, embora não concordando com um ou outro. Era interessante ver onde estão e a quem pertencem: se a pessoas individuais ou coletivas/grupos económicos. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 20 Setembro 2022 Citação de Bashir, há 9 horas: Como referiram aí, podes confiar no Doutor Finanças. Eles ganham uma comissão, mas é o banco a pagar. Eu fiz o crédito todo pelo Doutor Finanças, as propostas que apresentaram como intermediário eram geralmente melhores do que quando fui sozinho a bancos. Até os seguros de vida e multiriscos fiz por la em separado. Foi um serviço excelente e com abordagens proativas (por exemplo antes da escritura mandaram os detalhes do que levar, ter em conta que tinha de pagar, etc). Paga o banco ao Doutor Finanças 1% do total do crédito garantido, sendo o intermediário do crédito. Nós não temos custos. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 20 Setembro 2022 Citação de HappyKing, há 2 minutos: Sim, embora não concordando com um ou outro. Era interessante ver onde estão e a quem pertencem: se a pessoas individuais ou coletivas/grupos económicos. Eu acho que a maioria pertence a grupos de pessoas. A sensação que tenho é que a maioria das casas vazias estão-no devido a morte dos donos e heranças. Compartilhar este post Link para o post