Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

«Gostava muito de poder jogar no Sporting» - Ricardo Costa

Publicações recomendadas

adoro como subestimas o Porto, bela lógica essa

Subestimo?

O Sporting joga melhor futebol que o Porto. E os jogos entre os dois ainda não me provaram em contrário, por exemplo...

Compartilhar este post

Link para o post

o Porto até podia ganhar o resto dos jogos da liga 10-0 que continuava a jogar mal. Não vale a pena.

Editado por Phil

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o Porto devia contratar o Roman Reigns para quarterback para ganhar tudo por 10-0

8-)

Compartilhar este post

Link para o post

não dúvido que tenha mais jeito para o futebol do que para o wrestling DWImp.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Subestimo?

O Sporting joga melhor futebol que o Porto. E os jogos entre os dois ainda não me provaram em contrário, por exemplo...

e estão em 3º lugar...imagino se jogassem pior

o Porto em Alvalade só não ganhou porque o Tello tem o QI de uma galinha.

no Dragão foi Yolo Lopetegui a fazer experiências, não tenho dúvidas que o 10 normal do Porto ganharia o jogo e vais ver isso agora na 2ª volta

Compartilhar este post

Link para o post

e estão em 3º lugar...imagino se jogassem pior

o Porto em Alvalade só não ganhou porque o Tello tem o QI de uma galinha.

no Dragão foi Yolo Lopetegui a fazer experiências, não tenho dúvidas que o 10 normal do Porto ganharia o jogo e vais ver isso agora na 2ª volta

Sporting vai ganhar ao Dragão, leste aqui primeiro. 8)

Btw, o Tobias este Domingo trata já de mostrar a toda a gente que não é preciso ir buscar ninguém.

Compartilhar este post

Link para o post

Yolo Lopetegui, gostei :lol:

O Porto não joga nada de mais mas nenhuma equipa portuguesa tem moral para falar disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Está na organização, mas também está nos executantes... Toda a defesa e meio campo defensivo, à excepção se calhar do Paulo Oliveira, é um fartote de más decisões, má leitura do jogo e do espaço, etc... E muitas vezes é deles. É o jogador que não percebe essas coisas. Mas sim, dá para proteger isto com uma forma menos complexa de defender. O Sporting é muito exigente na sua forma de defender para os executantes que tem...

Também. Ainda assim, o primeiro passo é corrigir os erros defensivos decorrentes da própria organização. Os executantes a seu tempo aparecerão.

Compartilhar este post

Link para o post

E isso consegue-se com maior qualidade em termos ofensivos. Coisa que tem faltado, sobretudo em termos colectivos. As ideias são escassas, limitadas e pobres, para todo o talento que temos aqui.

O Paulo Oliveira é superior, na boa.

Nem preciso de dizer que é muito superior a Maurício e Sarr, porque isso é senso comum. Seria titular (quer dizer, comigo não, mesmo que viesse, mas percebem o que quero dizer). Agora, se é uma contratação que faça sentido? Não, não é. Não encaixa nem deve encaixar na política de contratações do Sporting. Que é um clube que, mais do que nunca, tem de se preocupar, não só com aquilo que um potencial reforço pode dar em termos desportivos, como também com aquilo que poderá vir a dar em termos financeiros.

Acho que subvalorizas o factor experiência. Ainda para mais numa defesa. O Patrício ainda não é a voz que devia ser, do que me parece, e não sei se alguma vez o vai ser. Daí um gajo como o Costa poder ser uma boa contratação de inverno. É um gajo super experiente, com qualidade qb para a liga portuguesa e que pode ajudar os que estão à volta dele dentro e, talvez mais ainda, fora de campo. É o gajo que vai dar um calduço ao William a dizer "psht, puto, tem calma, tens tempo para sair, não te preocupes com isso que tens qualidade para o que quiseres" ou que vai dizer ao Jefferson para ter calma a sair disparado, por aí fora.

O Sporting já tem os activos, agora precisa de os potenciar com a vertente desportiva, e a experiência tem um papel importante no sucesso deste plano. Quem é que o Sporting tem para ocupar esse espaço?

Compartilhar este post

Link para o post

Parece-me que o Sporting estava mesmo convicto que o Rojo ficava e quando saiu ficaram dependentes de surpresas, no caso do Paulo Oliveira correu bem, os outros dois nem por isso. Agora rezarem que a solução esteja no Tobias também pode ser arriscado, pelo menos o Ricardo Costa, não sendo um central top, é alguém que sabemos que tem o mínimo de qualidade para arrumar de vez com Sarr e Maurício e/ou colmatar uma eventual ausência do P.Oliveira ou Tobias. E não creio que venha receber assim tanto para o Sporting.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que subvalorizas o factor experiência. Ainda para mais numa defesa. O Patrício ainda não é a voz que devia ser, do que me parece, e não sei se alguma vez o vai ser. Daí um gajo como o Costa poder ser uma boa contratação de inverno. É um gajo super experiente, com qualidade qb para a liga portuguesa e que pode ajudar os que estão à volta dele dentro e, talvez mais ainda, fora de campo. É o gajo que vai dar um calduço ao William a dizer "psht, puto, tem calma, tens tempo para sair, não te preocupes com isso que tens qualidade para o que quiseres" ou que vai dizer ao Jefferson para ter calma a sair disparado, por aí fora.

O Sporting já tem os activos, agora precisa de os potenciar com a vertente desportiva, e a experiência tem um papel importante no sucesso deste plano. Quem é que o Sporting tem para ocupar esse espaço?

A experiência de pouco vale se em termos qualitativos não vier acrescentar grande coisa. E a verdade é que não vem. Não vamos contratar alguém que seja "apenas" melhor que o Maurício e o Sarr, porque isso é a obrigação de qualquer central com um mínimo de qualidade.

Rosell. Sendo realista, e pensando naquilo que o Marco vai fazer, Tobias. E não desgosto. Não valorizo assim tanto o factor experiência. Valorizo a maturidade, isso sim. E aí, o Paulo Oliveira nem parece ter 23 anos. E acho que faria uma boa dupla com o Tobias. Ainda assim, preferia que se fosse buscar alguém. Mas não um Ricardo Costa. Alguém de qualidade, mas ainda com margem de progressão. A este plantel só falta mesmo um central. E portanto, ou se investe a sério nele, ou mais vale ficarmos com o que temos.

Compartilhar este post

Link para o post

bom post. não só a defesa ficava a ganhar

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Alguém com margem de progressão... têm o Paulo Oliveira, o Tobias e o Sarr com margem de progressão. E ainda querem ir buscar outro com margem de progressão. Alguém acaba entalado nessa história.

Acho que o mais acertado seria vender o Mauricio enquanto ainda é mais ou menos titular, e comprar uma voz para a defesa. Não sei se o Ricardo Costa é capaz de comandar uma defesa, mas é melhor que o Maurício, e poderá ajudar tanto o Paulo como o Tobias a evoluir, logo aí já terá um impacto financeiro significativo, mesmo que o próprio RC não venha a render nenhuma transferência milionária.

Compartilhar este post

Link para o post

A experiência de pouco vale se em termos qualitativos não vier acrescentar grande coisa. E a verdade é que não vem. Não vamos contratar alguém que seja "apenas" melhor que o Maurício e o Sarr, porque isso é a obrigação de qualquer central com um mínimo de qualidade.

Rosell. Sendo realista, e pensando naquilo que o Marco vai fazer, Tobias. E não desgosto. Não valorizo assim tanto o factor experiência. Valorizo a maturidade, isso sim. E aí, o Paulo Oliveira nem parece ter 23 anos. E acho que faria uma boa dupla com o Tobias. Ainda assim, preferia que se fosse buscar alguém. Mas não um Ricardo Costa. Alguém de qualidade, mas ainda com margem de progressão. A este plantel só falta mesmo um central. E portanto, ou se investe a sério nele, ou mais vale ficarmos com o que temos.

A nível de qualidade é um central mais que suficiente para a liga portuguesa. De resto tem algo que nenhum outro central tem, e maturidade e experiência são coisas diferentes que não se substituem. Lá está, a maturidade do Paulo dá-lhe outro nível dentro de campo. Mas ele não tem experiência para estar a dar sermões ao resto da malta nem eles lhe reconhecem isso.

Para não valorizares a experiência terás de ter um entendimento diferente do meu no que diz respeito à dinâmica de grupo. O balneário de um clube é um mundo muito particular, os jogadores de futebol (em grandes ainda mais) são ultra-competitivos e jogadores experientes e vozes de comando são muito importantes como elemento aglutinador.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

sarr com margem de progressão como pedreiro, eventualmente. ou a mudar lâmpadas, que o gajo é grande

O Sarr é, essencialmente, burro. Portanto se for jogando e for bem acompanhado, pode muito bem evoluir, Não é por ser um cepo neste momento que vai sê-lo para o resto da carreira.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém com margem de progressão... têm o Paulo Oliveira, o Tobias e o Sarr com margem de progressão. E ainda querem ir buscar outro com margem de progressão. Alguém acaba entalado nessa história.

Acho que o mais acertado seria vender o Mauricio enquanto ainda é mais ou menos titular, e comprar uma voz para a defesa. Não sei se o Ricardo Costa é capaz de comandar uma defesa, mas é melhor que o Maurício, e poderá ajudar tanto o Paulo como o Tobias a evoluir, logo aí já terá um impacto financeiro significativo, mesmo que o próprio RC não venha a render nenhuma transferência milionária.

Sim, alguém com margem de progressão. O Paulo Oliveira é um bom central actualmente, mas ainda tem uma grande margem de progressão. A ideia, a investir no mercado, é contratar alguém desse género. Arranjar outro Paulo Oliveira. De resto, o Tobias ainda é um miúdo e pode perfeitamente ser o 4º central, continuando a jogar na B e jogando aqui e ali na A, sempre que a oportunidade surgir, e o Sarr é bom, mas é para o basket.

O Maurício parece estar na calha para sair, sim. E ainda bem. Temos de aproveitar enquanto ainda podemos enganar alguém e sacar 2/3M€ por ele. A voz já lá está. É o Paulo. De resto, a menos que arranjemos uma oportunidade de negócio brutal, a ideia tem sempre de ser comprar um central com qualidade e com potencial para ainda crescer bastante.

A nível de qualidade é um central mais que suficiente para a liga portuguesa. De resto tem algo que nenhum outro central tem, e maturidade e experiência são coisas diferentes que não se substituem. Lá está, a maturidade do Paulo dá-lhe outro nível dentro de campo. Mas ele não tem experiência para estar a dar sermões ao resto da malta nem eles lhe reconhecem isso.

Para não valorizares a experiência terás de ter um entendimento diferente do meu no que diz respeito à dinâmica de grupo. O balneário de um clube é um mundo muito particular, os jogadores de futebol (em grandes ainda mais) são ultra-competitivos e jogadores experientes e vozes de comando são muito importantes como elemento aglutinador.

E é dentro de campo que me interessa. O Sporting não precisa de referências no balneário nesta altura. Até porque essas referências, a menos que sejam mesmo fortes (e o Costa não o é, de todo), não se compram, constroem-se.

As vozes de comando, aqueles jogadores que são bem vistos por todo o grupo, já estão lá. E para um balneário respirar bem, a receita é simples: vitórias. Até pode haver excepções, mas na grande maioria dos casos, as vitórias constroem um bom balneário. Porque toda a gente gosta de ganhar.

O Sarr é, essencialmente, burro. Portanto se for jogando e for bem acompanhado, pode muito bem evoluir, Não é por ser um cepo neste momento que vai sê-lo para o resto da carreira.

A burrice é só um dos aspectos mais difíceis de corrigir num jogador. Se é burro, dificilmente interessa.

Compartilhar este post

Link para o post

E é dentro de campo que me interessa. O Sporting não precisa de referências no balneário nesta altura. Até porque essas referências, a menos que sejam mesmo fortes (e o Costa não o é, de todo), não se compram, constroem-se.

As vozes de comando, aqueles jogadores que são bem vistos por todo o grupo, já estão lá. E para um balneário respirar bem, a receita é simples: vitórias. Até pode haver excepções, mas na grande maioria dos casos, as vitórias constroem um bom balneário. Porque toda a gente gosta de ganhar.

O que se passa fora de campo tem uma influência brutal no que se passa dentro de campo. Qualquer clube precisa de referências para ter sucesso. E pela carreira e voz que tem, o Ricardo Costa é uma referência em qualquer balneário em Portugal.

Tenho muitas dúvidas do bold. Sendo que vozes de comando =/= jogadores bem vistos por todos. O Nani, p.ex, será bem visto por todos porque tem grande qualidade mas não o vejo a ser uma voz de comando. E as vitórias dependem, entre outros factores, de um balneário saudável.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

A burrice é só um dos aspectos mais difíceis de corrigir num jogador. Se é burro, dificilmente interessa.

O Sarr tem 20 anos. Nunca vai ser top, mas pode ser melhor do que é neste momento e pode dar um central razoável, tem de aprender a posicionar-se, e a saber ler melhor o jogo. Eu acho que ainda vai a tempo de o fazer, provavelmente precisa de jogar numa equipa de primeira liga onde seja posto à prova mais vezes e possa assim continuar a errar e a ser corrigido, de forma a evoluir. A verdade é que para o Sporting neste momento não dá mesmo visto que se pede que defenda mais alto e com menos apoio. E também quero lembrar uma coisa. O Sarr foi formado numa boa equipa, mas a experiência sénior dele resume-se a alguns jogos dos sub-20 da França e alguns jogos nas reservas do Lyon. Só tem a ganhar se for emprestado e continuar a jogar com regularidade.

m regularidade.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Não vejo o problema de contratar um elemento mediano e sem potencial de retorno financeira no futuro, para dar experiência e estabilidade a um sector bastante fragilizado, se for uma excepção pontual à política de contratações.

O Ricardo Costa não é nada de especial, mas se o contratarem, continua a haver 10 outros lugares no 11 que podem ser usados para dar lugar aos jovens para os valorizar, e para se tornarem nas tais referências de balneário que neste momento não existem.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gosto mais do facto do pessoal que está de fora do balneário assumir que não existem referências ou vozes de comando no balneário ou que o Ricardo Costa viria e tornar-se-ia uma delas automaticamente.

Eu quero acreditar que a referencia naquele balneário é o treinador e não um jogador especifico.

A referência num grupo de trabalho, para mim, tem de ser sempre o seu treinador. É o responsável máximo da sua tripulação e aquele cujas ideias devem ser seguidas como ponto principal. Claro que uma ponte (jogador) dentro de campo sempre pronto a transmitir as suas ideias dá sempre jeito, mas não é a idade ou experiência de outros campeonatos que o torna nisso mesmo.

A maturidade é o ponto mais importante dentro de um campo de futebol, e tão depressa podes ser um líder com 20 anos ou com 30. Interessa aquilo que fazes, a forma como te comportas e acima de tudo a forma como os outros olham para ti e tão depressa isso pode acontecer com um Tobias Figueiredo lá dentro como com um Ricardo Costa.

Só quem está lá dentro é que sabe se existe alguém que tenha perfil de ser líder e uma referência porque é algo que se observa acima de tudo durante as horas de trabalho que possuem todos juntos.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Mas não é uma voz de balneário que o pessoal está a falar, é uma voz na defesa. Alguém capaz de a organizar, de motivar os colegas, corrigir posições, perceber o espaço, estancar o jogo quando o ritmo estiver desfavorável, etc. Um pouco como o Luisão é no Benfica. Como o Puyol era no Barça. Como o Terry é e foi no Chelsea ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não é uma voz de balneário que o pessoal está a falar, é uma voz na defesa. Alguém capaz de a organizar, de motivar os colegas, corrigir posições, perceber o espaço, estancar o jogo quando o ritmo estiver desfavorável, etc. Um pouco como o Luisão é no Benfica. Como o Puyol era no Barça. Como o Terry é e foi no Chelsea ;)

E isso tanto um miúdo de 20 anos pode sê-lo como um gajo de 30.

Porque perceber os vários ritmos de jogo trata-se acima de tudo de inteligência e percepção do jogo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...