Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

«Gostava muito de poder jogar no Sporting» - Ricardo Costa

Publicações recomendadas

O que se passa fora de campo tem uma influência brutal no que se passa dentro de campo. Qualquer clube precisa de referências para ter sucesso. E pela carreira e voz que tem, o Ricardo Costa é uma referência em qualquer balneário em Portugal.

Tenho muitas dúvidas do bold. Sendo que vozes de comando =/= jogadores bem vistos por todos. O Nani, p.ex, será bem visto por todos porque tem grande qualidade mas não o vejo a ser uma voz de comando. E as vitórias dependem, entre outros factores, de um balneário saudável.

Não disse que não.

E um balneário saudável só se constrói com vitórias. E actualmente, o balneário do Sporting é bem saudável. Não houve um único problema com o grupo este ano. E porque razão não pode o Nani ser uma voz de comando? Pela carreira que tem, pelo nível que atingiu, ele sim, é uma referência para qualquer jogador. Aliás, não tenho dúvidas nenhumas de que o rendimento do Carrillo este ano também se deve, em parte, à presença do Nani no plantel, por exemplo.

O Sarr tem 20 anos. Nunca vai ser top, mas pode ser melhor do que é neste momento e pode dar um central razoável, tem de aprender a posicionar-se, e a saber ler melhor o jogo. Eu acho que ainda vai a tempo de o fazer, provavelmente precisa de jogar numa equipa de primeira liga onde seja posto à prova mais vezes e possa assim continuar a errar e a ser corrigido, de forma a evoluir. A verdade é que para o Sporting neste momento não dá mesmo visto que se pede que defenda mais alto e com menos apoio. E também quero lembrar uma coisa. O Sarr foi formado numa boa equipa, mas a experiência sénior dele resume-se a alguns jogos dos sub-20 da França e alguns jogos nas reservas do Lyon. Só tem a ganhar se for emprestado e continuar a jogar com regularidade.

m regularidade.

Mas um central razoável não interessa para nada ao Sporting.

Para se resolver casos destes de forma simples, basta responder a uma pergunta: acredita-se que o jogador, na melhor das expectativas, vá atingir um nível qualitativo suficiente para vir a ser uma opção válida para um Sporting de qualidade? Um Sporting dominador, com muita bola, a jogar em bloco médio-alto e que, antes de centrais ou laterais, jogue com 11 jogadores de futebol de qualidade. Vê-se o jogador a ser uma opção válida nesse contexto?

Se a resposta for não, então mais vale cortar já o mal pela raiz. E isto serve para o Sarr e para qualquer outro jogador.

Não vejo o problema de contratar um elemento mediano e sem potencial de retorno financeira no futuro, para dar experiência e estabilidade a um sector bastante fragilizado, se for uma excepção pontual à política de contratações.

O Ricardo Costa não é nada de especial, mas se o contratarem, continua a haver 10 outros lugares no 11 que podem ser usados para dar lugar aos jovens para os valorizar, e para se tornarem nas tais referências de balneário que neste momento não existem.

Se não é nada de especial, vamos gastar dinheiro em salários nele para quê?

Eu até compreendia os vossos argumentos se estivéssemos a falar de um central de verdadeira qualidade. Daqueles que chegava cá e ensinava umas coisas ao Paulo por exemplo, dentro das quatro linhas. Daqueles que vinha para disputar directamente e facilmente o posto de melhor central do campeonato com o Luisão. Se fosse um central desse nível, eu estava-me a marimbar para o aspecto financeiro. Mas não estamos. Estamos a falar do...Ricardo Costa.

Mas não é uma voz de balneário que o pessoal está a falar, é uma voz na defesa. Alguém capaz de a organizar, de motivar os colegas, corrigir posições, perceber o espaço, estancar o jogo quando o ritmo estiver desfavorável, etc. Um pouco como o Luisão é no Benfica. Como o Puyol era no Barça. Como o Terry é e foi no Chelsea ;)

E como o Ricardo Costa seria no Sporting? Há aqui um aspecto que não bate certo entre esses exemplos e este.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

E como o Ricardo Costa seria no Sporting? Há aqui um aspecto que não bate certo entre esses exemplos e este.

Mas eu não estou a defender a contratação do Ricardo Costa. Estou a dizer que entre ele e o Mauricio, não é uma escolha muito dificil. Se o Sporting encontrar alguém que faça esse trabalho melhor do que o Ricardo, porreiro. Mas neste momento confesso que não estou a ver nenhuma alternativa. E tenho as minhas dúvidas que uma dupla PO - TF seja assim tão forte a curto prazo.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu não estou a defender a contratação do Ricardo Costa. Estou a dizer que entre ele e o Mauricio, não é uma escolha muito dificil. Se o Sporting encontrar alguém que faça esse trabalho melhor do que o Ricardo, porreiro. Mas neste momento confesso que não estou a ver nenhuma alternativa. E tenho as minhas dúvidas que uma dupla PO - TF seja assim tão forte a curto prazo.

Mais forte que a dupla PO - Maurício não é nada difícil, pelo menos para o curto prazo.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não é só entre ele. Qualquer coisa é melhor que o Maurício. O Tobias é superior ao Maurício. O Rosell a central é superior ao Maurício. O próprio Nuno Reis, se tivesse oportunidade, mostrava que é superior ao Maurício.

A questão aqui não é arranjar alguém melhor que o Maurício. Isso é facílimo e nem precisamos de gastar dinheiro. A questão aqui é arranjar um central de verdadeira qualidade. Alguém com um nível semelhante ao do Paulo, no mínimo. Alguém que envolve investimento, ou então uma boa oportunidade de negócio (o empréstimo de um central de algum clube das principais ligas europeias que queira jogar mais, por exemplo). Fora esse tipo de jogadores, não vale a pena irmos ao mercado. Porque jogadores medianos ou fracos já nós cá temos bastantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Fds o Rosell nao tem uma única característica de central. Se é porque passa bem a bola, ponham lá o Gauld, o Joao Mario ou o Montero...

Não queria o Ricardo, mas só para contrariar a malta daqui ate o podiam ir buscar. Acredito que iria ser uma agradavel surpresa.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com tudo o que o perep tem dito btw.

Não é o meu central preferido mas poderia ser uma mais-valia para cobrir uma falha evidente a curto-prazo. O problema pode ser a folha salarial.

Compartilhar este post

Link para o post

Que se canalize masé o dinheiro de uma hipotética vinda do Ricardo Costa para a renovação do Carrillo. Isso é que me interessa agora.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gosto mais do facto do pessoal que está de fora do balneário assumir que não existem referências ou vozes de comando no balneário ou que o Ricardo Costa viria e tornar-se-ia uma delas automaticamente.

Eu quero acreditar que a referencia naquele balneário é o treinador e não um jogador especifico.

A referência num grupo de trabalho, para mim, tem de ser sempre o seu treinador. É o responsável máximo da sua tripulação e aquele cujas ideias devem ser seguidas como ponto principal. Claro que uma ponte (jogador) dentro de campo sempre pronto a transmitir as suas ideias dá sempre jeito, mas não é a idade ou experiência de outros campeonatos que o torna nisso mesmo.

A maturidade é o ponto mais importante dentro de um campo de futebol, e tão depressa podes ser um líder com 20 anos ou com 30. Interessa aquilo que fazes, a forma como te comportas e acima de tudo a forma como os outros olham para ti e tão depressa isso pode acontecer com um Tobias Figueiredo lá dentro como com um Ricardo Costa.

Só quem está lá dentro é que sabe se existe alguém que tenha perfil de ser líder e uma referência porque é algo que se observa acima de tudo durante as horas de trabalho que possuem todos juntos.

Eu acho que os vossos pontos de vista são tão válidos quanto ingénuos. É claro que tudo o que é ideal pode acontecer e eles crescerem todos juntos e sem problemas a ganhar jogos sem fim. Mas eu acho que é um mundo de sonho. Num mundo normal, em que os balneários têm nacionalidades que muitas vezes se transformam em grupos, em que os jogadores falam uns com os outros e têm opiniões sobre o valor dos demais, em que os jogadores são pessoas num grupo de trabalho, há sempre risco de haver m*rda. E figuras experientes, com jogos em Ligas dos Campeões e grandes ligas mundiais são, habitualmente, bons sujeitos para amenizar o ambiente quando as coisas correm menos bem.

Não disse que não.

E um balneário saudável só se constrói com vitórias. E actualmente, o balneário do Sporting é bem saudável. Não houve um único problema com o grupo este ano. E porque razão não pode o Nani ser uma voz de comando? Pela carreira que tem, pelo nível que atingiu, ele sim, é uma referência para qualquer jogador. Aliás, não tenho dúvidas nenhumas de que o rendimento do Carrillo este ano também se deve, em parte, à presença do Nani no plantel, por exemplo.

E as vitórias dificilmente se conseguem sem um balneário saudável. Já tinhas dito isso e eu já tinha adicionado o que disse agora.

Não sei se é. Parece. Mas também te digo, como exemplo que apontei, que com um gajo como o Ricardo Costa o William não tinha andado tanto tempo em baixo rendimento.

É uma referência dentro de campo, um ídolo para alguns, de resto nunca pareceu um gajo particularmente vocal para liderar um grupo. Parecido com o Ronaldo até há 1/2 anos. Por aí também podias falar do Patrício e também já te disse que nunca pareceu essa voz de comando.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que com o Tobias devia ser a aposta mas concordo tb com o Perep

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com tudo o que o perep tem dito btw.

Não é o meu central preferido mas poderia ser uma mais-valia para cobrir uma falha evidente a curto-prazo. O problema pode ser a folha salarial.

Tenho muitas dúvidas que venha para cá com salários do género 800mil/época, não creio que o Sporting caísse numa dessas assim facilmente.

Também acho que deveriam ponderar mesmo esta questão, tudo bem que o Sporting até tem encarrilado agora mas estão pela 1ª vez no 3º lugar, e com tudo o que isso quer dizer...

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho muitas dúvidas que venha para cá com salários do género 800mil/época, não creio que o Sporting caísse numa dessas assim facilmente.

Também acho que deveriam ponderar mesmo esta questão, tudo bem que o Sporting até tem encarrilado agora mas estão pela 1ª vez no 3º lugar, e com tudo o que isso quer dizer...

O 2º está já ali, e ainda com meio campeonato para disputar.

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente preferia a aposta noutra pessoa, seja o Tobias ou outra contratação, mais barata e mais nova, com margem de progressão. A verdade é que o Sporting pouco vai conseguir este ano, seja com o R.Costa ou sem ele.

Compartilhar este post

Link para o post

E as vitórias dificilmente se conseguem sem um balneário saudável. Já tinhas dito isso e eu já tinha adicionado o que disse agora.

Não sei se é. Parece. Mas também te digo, como exemplo que apontei, que com um gajo como o Ricardo Costa o William não tinha andado tanto tempo em baixo rendimento.

É uma referência dentro de campo, um ídolo para alguns, de resto nunca pareceu um gajo particularmente vocal para liderar um grupo. Parecido com o Ronaldo até há 1/2 anos. Por aí também podias falar do Patrício e também já te disse que nunca pareceu essa voz de comando.

É uma bola de neve.

Como é que podes afirmar isso? Qual era a diferença que ele iria fazer, concretamente?

Em que parte mesmo é que o Ricardo Costa ganhou todas estas qualidades que lhe têm sido apontadas neste tópico e nos últimos tempos, em geral? É que, quando ele foi apontado ao Boavista, eu achei natural. Central em final de carreira, formado no clube (salvo erro), para uma equipa que precisava de jogadores que sabem minimamente o que fazem. Fazia sentido, e seria um upgrade de grande qualidade. Agora, para o Sporting? Não, de todo.

Compartilhar este post

Link para o post

O 2º está já ali, e ainda com meio campeonato para disputar.

Não é bem assim, eu diria que tendo em conta o rendimento atual das duas equipas a tendência é para a distância aumentar.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é bem assim, eu diria que tendo em conta o rendimento atual das duas equipas a tendência é para a distância aumentar.

Dizes isso com base em quê? É que o rendimento actual do Sporting está a traduzir-se em 7 vitórias consecutivas, e há quase 600 minutos sem sofrer golos.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha base é que a maioria das pessoas (eu inclusivé) acha que o Porto joga melhor que o Sporting. O Sporting está no seu melhor momento e esses números comprovam-no, mas o Porto também está e não é muito difícil reconhecer que tem mostrado mais futebol. Em termos estatísticos o Porto também está por cima, nos últimos 10 jogos perdeu 1 contra o Benfica e empatou outro com o Shakhtar, os restantes 8 foram vitórias, 6 das quais com pelo menos 3 golos de diferença. Não vás por aí.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha base é que a maioria das pessoas (eu inclusivé) acha que o Porto joga melhor que o Sporting. O Sporting está no seu melhor momento e esses números comprovam-no, mas o Porto também está e não é muito difícil reconhecer que tem mostrado mais futebol. Em termos estatísticos o Porto também está por cima, nos últimos 10 jogos perdeu 1 contra o Benfica e empatou outro com o Shakhtar, os restantes 8 foram vitórias, 6 das quais com pelo menos 3 golos de diferença. Não vás por aí.

Eu não fui por lado nenhum, tu é que foste ao dizeres que a tendência seria a distância aumentar, quando não tens ao dia de hoje nenhum elemento para sustentar isso, pois estão ambas as equipas a atravessar a melhor fase da época (quem joga melhor ou não, já foi provado várias vezes que não é o factor mais decisivo, porque ambas já perderam pontos a jogar melhor que os adversários). Inclusivé, nos próximos 3 jogos, quem tem o calendário mais acessível é o Sporting, que joga duas vezes em casa.

Não vás por aí.

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente preferia a aposta noutra pessoa, seja o Tobias ou outra contratação, mais barata e mais nova, com margem de progressão. A verdade é que o Sporting pouco vai conseguir este ano, seja com o R.Costa ou sem ele.

Não é bem assim... tens 4 competições em disputa, das quais ele poderia jogar em 3. Em duas delas temos ambições de vitória e numa delas, a mais importante, a esperança ainda não se foi. Posto isto, um acréscimo de qualidade é sempre bem vindo, mesmo que não seja o Nesta. Se o Ricardo Costa poderá ser um acréscimo de qualidade ou não já é outro assunto. Eu acredito que é bem melhor que Maurício e Sarr, como toda a gente que aqui tem comentado, e de resto concordo com o que disse o perep. Não lhe pagaria é mais de 40k.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok meu, deu para perceber o que quis dizer (que o futebol do Porto dá mais garantias), mas tens a tua razão. Só não te iludas com a questão do 2º lugar estar já ali porque apanhar o Porto na tabela classificativa é bem diferente do que apanhar o Vitória.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok meu, deu para perceber o que quis dizer (que o futebol do Porto dá mais garantias), mas tens a tua razão. Só não te iludas com a questão do 2º lugar estar já ali porque apanhar o Porto na tabela classificativa é bem diferente do que apanhar o Vitória.

Mentalizem-se que todos vão perder pontos, e nenhum dos três grandes é excepção. Veremos é quem escorrega mais, e em que alturas o faz.

Compartilhar este post

Link para o post

Mentalizem-se que todos vão perder pontos, e nenhum dos três grandes é excepção. Veremos é quem escorrega mais, e em que alturas o faz.

Certo, mas não se pode ignorar que algumas equipas são mais propensas do que outras a isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto, duas equipas que nos últimos 7 jogos ganharam sempre e a tendência é a distância aumentar ?

Não vás por aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Quero acreditar que o Sporting já teve a sua dose de escorregadelas estúpidas.

...voltando ao assunto do tópico, é mais fácil voltar a elas com alguns dos centrais ridículos que lá têm do que com um Ricardo Costa, que não sendo um central top seria um bom complemento para a defesa. Algumas patetices como auto-golos ridículos e paragens cerebrais reduziriam para metade, talvez. E mesmo que queiram a dupla P.Oliveira+Tobias, é sempre bom saber que caso um tenha de sair não tenha de ser o Sarr ou o Maurício a entrar.,

Compartilhar este post

Link para o post

Só é possível olhar para o Ricardo Costa como uma boa contratação se olharmos para os nossos centrais, não passava de 4º\5º central no Porto e não era titular no Benfica, por isso é preferível canalizar o dinheiro para um central melhor se não houver oportunidade de negócio então arranja-se oportunidade para o Tobias, pior que o Ricardo Costa não deve fazer, embora eu preferisse uma solução melhor.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...