Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

«Gostava muito de poder jogar no Sporting» - Ricardo Costa

Publicações recomendadas

Eu acho que os vossos pontos de vista são tão válidos quanto ingénuos. É claro que tudo o que é ideal pode acontecer e eles crescerem todos juntos e sem problemas a ganhar jogos sem fim. Mas eu acho que é um mundo de sonho. Num mundo normal, em que os balneários têm nacionalidades que muitas vezes se transformam em grupos, em que os jogadores falam uns com os outros e têm opiniões sobre o valor dos demais, em que os jogadores são pessoas num grupo de trabalho, há sempre risco de haver m*rda. E figuras experientes, com jogos em Ligas dos Campeões e grandes ligas mundiais são, habitualmente, bons sujeitos para amenizar o ambiente quando as coisas correm menos bem.

Claro, eu falo daquilo que joguei futebol e daquilo que as equipas onde estive inserido sentiam.

Onde a referência do balneário era o seu treinador. Claro que existia um ou outro jogador que se destacava mais mas era pela sua atitude e não pelo facto de ser mais ou menos velho.

Agora o Ricardo Costa será essa pessoa ? Não sei, e no meu pensamento não lhe reconheço muita qualidade para isso, mas se vier que seja para me calar e para arrumar com o Maurício.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda não percebi bem a história da voz de comando, porque o que não falta no Sporting são vozes de comando no balneário, se somarmos os de Sporting que o Patrício, Cédric, André Martins, William, João Mário, Adrien e Mané têm, já sem entrar com o Nani... Que é o Nani, temos uns 80 anos de Sporting, o que temos é vozes com autoridade sportinguista a mais para falar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sei como é que o Ricardo Costa está e, decerto, não está na sua melhor fase da carreira, mas o melhor Ricardo Costa seria titular em qualquer um dos 3 grandes, nem é pela qualidade, é pela falta dela, porque o Indi, o Luisão e o Paulo Oliveira estão muito mal servidinhos. Agora não sei até que ponto regrediu nos últimos tempos.

E a opção Ricardo Costa nem é algo que eu deteste, mas porque é que tens tanta certeza que o Ricardo Costa seria uma voz de comando no balneário e uma espécie de treinador em campo? E não estou a dizer que não seria, até porque capitão no Valência, mas o Ricardo Costa é um líder?

Porque concordo contigo, faz falta uma referência e não me parece que o Nani ou o Rui Patrício sejam essas referências, alguém que faça a ligação entre treinador e balneário, uma extensão do treinador em campo que fosse simultaneamente um líder para os demais, acho que era importante um jogador assim numa equipa como o Sporting, mas o Ricardo Costa seria automaticamente esse elemento?

EDIT: Ah, e a idade pouco importa, sobretudo numa equipa tão jovem como a do Sporting.

Editado por Carlos Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post

É uma bola de neve.

Como é que podes afirmar isso? Qual era a diferença que ele iria fazer, concretamente?

Em que parte mesmo é que o Ricardo Costa ganhou todas estas qualidades que lhe têm sido apontadas neste tópico e nos últimos tempos, em geral? É que, quando ele foi apontado ao Boavista, eu achei natural. Central em final de carreira, formado no clube (salvo erro), para uma equipa que precisava de jogadores que sabem minimamente o que fazem. Fazia sentido, e seria um upgrade de grande qualidade. Agora, para o Sporting? Não, de todo.

É o gajo que tem experiência e que lhe dá o puxão de orelhas que ele precisava.

Tem-nas há muito, por onde passou desde o Porto (inclusive) que é tido como um elemento importante no balneário. É visível, até quando esteve na selecção, é um gajo que dá a cara e lá dentro puxa pelos outros e percebe o jogo, que é meio caminho andado para os ajudar dentro e fora de campo. Tem limitações, mas nada que atrapalhe na liga portuguesa, volto a dizer. De resto isto é discutir o sexo dos anjos, eu acho que ele é assim e tu se calhar não, eu acho que o Sporting não tem ninguém com estas características (pelo menos tão vincadas) no balneário, tu se calhar não. Mas isso é irrelevante, parte de "achares", do que parece e transparece a cada um.

O que está realmente em causa é o facto de eu achar que isto (vulgo, as características concretas de que falo, a voz, a experiência) é essencial num balneário e tu pelos vistos não. E eu aqui aponto como argumento as puras relações de trabalho, em que tu te apoias sempre mais em alguém, em que há gajos de quem não gostas, em que duvidas da capacidade de outros, que são questões que se podem acumular e que não aparecem se tudo estiver bem mas que em momentos piores podem criar cisões. E além do patrão (aqui na figura do treinador), eu acho que é essencial que haja um ou mais pares que saibam pegar em toda a gente e pagar uma jantarada ou passar conselhos que se ganham com essa experiência.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sei como é que o Ricardo Costa está e, decerto, não está na sua melhor fase da carreira, mas o melhor Ricardo Costa seria titular em qualquer um dos 3 grandes, nem é pela qualidade, é pela falta dela, porque o Indi, o Luisão e o Paulo Oliveira estão muito mal servidinhos. Agora não sei até que ponto regrediu nos últimos tempos.

E a opção Ricardo Costa nem é algo que eu deteste, mas porque é que tens tanta certeza que o Ricardo Costa seria uma voz de comando no balneário e uma espécie de treinador em campo? E não estou a dizer que não seria, até porque capitão no Valência, mas o Ricardo Costa é um líder?

Porque concordo contigo, faz falta uma referência e não me parece que o Nani ou o Rui Patrício sejam essas referências, alguém que faça a ligação entre treinador e balneário, uma extensão do treinador em campo que fosse simultaneamente um líder para os demais, acho que era importante um jogador assim numa equipa como o Sporting, mas o Ricardo Costa seria automaticamente esse elemento?

EDIT: Ah, e a idade pouco importa, sobretudo numa equipa tão jovem como a do Sporting.

Se calhar sou eu mas nunca vi um ricardo costa superior ao actual marcano.

Compartilhar este post

Link para o post

Ricardo Costa é bom central. Ia ser um claro upgrade. Quanto a mim, acho que o pessoal tem muito má imagem do Ricardo Costa e nunca o viram a jogar sem ser na selecção do Queiroz em que ele o punha a defesa direito. É um central mais que competente para o Sporting.

Compartilhar este post

Link para o post

a cena é que o Ricardo Costa sempre foi um central qb, e agora é um central qb com 33 anos sem competição há uns bons meses. Para titular dum grande é muito curto e só se equaciona isto porque o Sporting joga com a anta do Mauricio.

Compartilhar este post

Link para o post

A melhor dupla da liga é claramente Josué e João Afonso. :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda não percebi bem a história da voz de comando, porque o que não falta no Sporting são vozes de comando no balneário, se somarmos os de Sporting que o Patrício, Cédric, André Martins, William, João Mário, Adrien e Mané têm, já sem entrar com o Nani... Que é o Nani, temos uns 80 anos de Sporting, o que temos é vozes com autoridade sportinguista a mais para falar.

Isso dos anos de clube por vezes é relativo, porque o que não falta são jogadores com vários anos de casa, que não têm esse perfil e, em algumas situações, até são os primeiros a minar o balneário à primeira contrariedade.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha base é que a maioria das pessoas (eu inclusivé) acha que o Porto joga melhor que o Sporting. O Sporting está no seu melhor momento e esses números comprovam-no, mas o Porto também está e não é muito difícil reconhecer que tem mostrado mais futebol. Em termos estatísticos o Porto também está por cima, nos últimos 10 jogos perdeu 1 contra o Benfica e empatou outro com o Shakhtar, os restantes 8 foram vitórias, 6 das quais com pelo menos 3 golos de diferença. Não vás por aí.

A diferença é mínima. Faz-se pela superior qualidade individual do Porto. Porque de resto, nenhuma das equipas joga grande coisa.

O Marcano mete o melhor Ricardo Costa no bolso e sai a jogar. E só não vou buscar o Lichnovsky para a conversa porque percebo que praticamente ninguém daqui o tenha visto fazer mais que um par de jogos. No Benfica, também não trocava Jardel ou Lisandro pelo Ricardo Costa.

É o gajo que tem experiência e que lhe dá o puxão de orelhas que ele precisava.

Tem-nas há muito, por onde passou desde o Porto (inclusive) que é tido como um elemento importante no balneário. É visível, até quando esteve na selecção, é um gajo que dá a cara e lá dentro puxa pelos outros e percebe o jogo, que é meio caminho andado para os ajudar dentro e fora de campo. Tem limitações, mas nada que atrapalhe na liga portuguesa, volto a dizer. De resto isto é discutir o sexo dos anjos, eu acho que ele é assim e tu se calhar não, eu acho que o Sporting não tem ninguém com estas características (pelo menos tão vincadas) no balneário, tu se calhar não. Mas isso é irrelevante, parte de "achares", do que parece e transparece a cada um.

O que está realmente em causa é o facto de eu achar que isto (vulgo, as características concretas de que falo, a voz, a experiência) é essencial num balneário e tu pelos vistos não. E eu aqui aponto como argumento as puras relações de trabalho, em que tu te apoias sempre mais em alguém, em que há gajos de quem não gostas, em que duvidas da capacidade de outros, que são questões que se podem acumular e que não aparecem se tudo estiver bem mas que em momentos piores podem criar cisões. E além do patrão (aqui na figura do treinador), eu acho que é essencial que haja um ou mais pares que saibam pegar em toda a gente e pagar uma jantarada ou passar conselhos que se ganham com essa experiência.

E era isso que iria mudar o panorama das coisas?

Eu acho que se está a sobrevalorizar imenso o Ricardo Costa, sobretudo nesse seu papel fora das quatro linhas (e um pouco como jogador, também). E não é a questão de achar que é ou não essencial. É a questão de não ver no Ricardo Costa, que tem 33 anos e que já não joga futebol a sério desde o Mundial (no mínimo...), esse guru de experiência, esse líder que falta à defesa do Sporting. É que nem de perto. Antes dele ainda colocava o Bruno Alves (de quem também já se falou). E mesmo assim, também não queria o Bruno Alves por cá neste momento.

Compartilhar este post

Link para o post

Dado que o William não é idiota, acho que sim.

Não é um guru, é um gajo igual a outros que existem nessa onda. Eu não vejo é nenhum no Sporting e acho que faz muita falta.

Compartilhar este post

Link para o post

O Porto também não tem um no eixo defensivo e não é por aí que se dá mal. O importante é que ambos os centrais tenham qualidade. O resto vem com o jogo e com o tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

A diferença é mínima. Faz-se pela superior qualidade individual do Porto. Porque de resto, nenhuma das equipas joga grande coisa.

O Porto ultimamente tem jogado bem (apesar de este não ser o trending cá no CMPT) e em muitos casos dá-se ao privilégio de jogar a velocidade de cruzeiro e mesmo assim dominar jogos (como aconteceu contra o Belenenses), a cena é que toda a gente sabe que esta equipa ainda pode fazer melhor. Jogar melhor e ter melhores soluções no plantel não garante que acabe à frente do Sporting mas é um passo importante nesse sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

O Porto ultimamente tem jogado bem (apesar de este não ser o trending cá no CMPT) e em muitos casos dá-se ao privilégio de jogar a velocidade de cruzeiro e mesmo assim dominar jogos (como aconteceu contra o Belenenses), a cena é que toda a gente sabe que esta equipa ainda pode fazer melhor. Jogar melhor e ter melhores soluções no plantel não garante que acabe à frente do Sporting mas é um passo importante nesse sentido.

Mas eu não contesto a superioridade do plantel do Porto ou até a probabilidade de acabarem à frente do Sporting, que é bastante elevada. O Sporting tem o 3º melhor plantel em Portugal, apesar de ter o melhor jogador. Portanto, é natural que acabe em 3º. Agora, em termos qualitativos, não há grandes diferenças. Há sim uma diferença considerável de ambas as equipas para o Benfica.

Compartilhar este post

Link para o post

Não concordo mas respeito. Para mim a maior diferença a nível qualitativo é do Sporting para o Porto e Benfica e não do Benfica para o Sporting e o Porto.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não é só entre ele. Qualquer coisa é melhor que o Maurício. O Tobias é superior ao Maurício. O Rosell a central é superior ao Maurício. O próprio Nuno Reis, se tivesse oportunidade, mostrava que é superior ao Maurício.

A questão aqui não é arranjar alguém melhor que o Maurício. Isso é facílimo e nem precisamos de gastar dinheiro. A questão aqui é arranjar um central de verdadeira qualidade. Alguém com um nível semelhante ao do Paulo, no mínimo. Alguém que envolve investimento, ou então uma boa oportunidade de negócio (o empréstimo de um central de algum clube das principais ligas europeias que queira jogar mais, por exemplo). Fora esse tipo de jogadores, não vale a pena irmos ao mercado. Porque jogadores medianos ou fracos já nós cá temos bastantes.

Quando é que viste o Rosell a jogar a central?

Compartilhar este post

Link para o post

Quando é que viste o Rosell a jogar a central?

Não vi. É pelas características que ele possui, que acho que pode dar um excelente central, e que pode render bem mais do que como médio defensivo. Está lá tudo. Faltam as rotinas.

Compartilhar este post

Link para o post

Não concordo mas respeito. Para mim a maior diferença a nível qualitativo é do Sporting para o Porto e Benfica e não do Benfica para o Sporting e o Porto.

Eu sinceramente, do que tenho visto (e ultimamente tenho visto algumas partes dos jogos dos dois rivais), acho é que jogam os três uma bela m*rda comparativamente àquilo que podiam atingir tendo em conta os jogadores que têm.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso as melhores exibições que eu vi esta época foram do Sporting, mas curiosamente as piores também foram do Sporting, o mal do Sporting é esse, tem potencial para mais do que evidencia mas também tem lacunas que nunca foram corrigidas e que colocam o Sporting por vezes numa sensação de inferioridade em relação ao Porto e ao Benfica.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o teu conceito de m*rda for como o meu, discordo. m*rda para mim era o que aquilo que o Porto fazia no ano passado e o que o Sporting fazia em 12/13, que tendo em conta os seus planteis poderiam jogar muito mas muito melhor, pior é que não sei. Agora, que sei que todos podem dar mais, isso é verdade. Mas muitas vezes é impossível avaliar o futebol dos três grandes porque a jogarem o suficiente cá dentro, ganham. Basta ver o jogo do Porto contra o Belenenses: muitos falaram mal da maneira como o Porto jogou mas eu não sei como podem avaliar uma equipa que jogou sozinha.

Compartilhar este post

Link para o post

Só é possível olhar para o Ricardo Costa como uma boa contratação se olharmos para os nossos centrais, não passava de 4º\5º central no Porto e não era titular no Benfica, por isso é preferível canalizar o dinheiro para um central melhor se não houver oportunidade de negócio então arranja-se oportunidade para o Tobias, pior que o Ricardo Costa não deve fazer, embora eu preferisse uma solução melhor.

O Ricardo Costa era titular fácil no Benfica. No Porto, com o potencial que lá há talvez não entrasse no 11. Talvez fosse preferível pôr um gajo como o Reyes ou como o Lichnovsky a crescer e a ter jogos e o Marcano com eles. Mas podia perfeitamente ser titular no Porto.

O Ricardo Costa é muito mal visto por cá. Eu não sou o maior fã dele e no contexto seleção nacional aos anos que já não o convocava provavelmente, mas no contexto da nossa liga e ainda para mais este ano, é de caretas um dos 4 ou 5 melhores da liga a vir.

Compartilhar este post

Link para o post

Não vi. É pelas características que ele possui, que acho que pode dar um excelente central, e que pode render bem mais do que como médio defensivo. Está lá tudo. Faltam as rotinas.

Pode dar mas não fazes ideia do que ele rendia lá hoje para dizeres que é superior ao Maurício. Se o AM tem desculpa para tudo e mais alguma coisa por supostamente jogar uns metros deslocado...

Eu sinceramente, do que tenho visto (e ultimamente tenho visto algumas partes dos jogos dos dois rivais), acho é que jogam os três uma bela m*rda comparativamente àquilo que podiam atingir tendo em conta os jogadores que têm.

Se tivesses visto os dois últimos jogos do Benfica acho que já não dizias isso. De qualquer das formas, na época passada até ao inicio de Janeiro o Benfica não jogava um crl, depois foi o que se viu.

O Ricardo Costa era titular fácil no Benfica. No Porto, com o potencial que lá há talvez não entrasse no 11. Talvez fosse preferível pôr um gajo como o Reyes ou como o Lichnovsky a crescer e a ter jogos e o Marcano com eles. Mas podia perfeitamente ser titular no Porto.

O Ricardo Costa é muito mal visto por cá. Eu não sou o maior fã dele e no contexto seleção nacional aos anos que já não o convocava provavelmente, mas no contexto da nossa liga e ainda para mais este ano, é de caretas um dos 4 ou 5 melhores da liga a vir.

Era capaz de ser o 2º melhor central, mas titular tenho dúvidas. Não ficava uma dupla muito lenta com ele e Luisão?

Compartilhar este post

Link para o post

É superior ao Maurício por uma razão muito simples: entre os dois, só um deles é que é jogador de futebol. O outro chegou até aqui por engano.

Há características em que o Rosell é razoável/bom e em que o Maurício é péssimo, horrendo, que automaticamente fazem com que o espanhol, em condições normais, seja superior ao brasileiro em qualquer posição do campo. Até porque não vejo assim tantas coisas que o Maurício faça e que o Rosell não consiga fazer melhor. E refiro-me mesmo a todos os aspectos, mesmo nas coisas mais pequeninas. É uma diferença enorme de qualidade.

O André tem desculpa porque não tem as características principais para jogar ali. Tem meia dúzia delas. E roda tudo à volta disso, no fundo: características. As posições em que qualquer jogador pode jogar dentro do terreno de jogo são definidas pelas características do próprio jogador.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode dar mas não fazes ideia do que ele rendia lá hoje para dizeres que é superior ao Maurício. Se o AM tem desculpa para tudo e mais alguma coisa por supostamente jogar uns metros deslocado...

Se tivesses visto os dois últimos jogos do Benfica acho que já não dizias isso. De qualquer das formas, na época passada até ao inicio de Janeiro o Benfica não jogava um crl, depois foi o que se viu.

Era capaz de ser o 2º melhor central, mas titular tenho dúvidas. Não ficava uma dupla muito lenta com ele e Luisão?

Não creio que fosse um problema.

Para já porque o Benfica controla muito bem a profundidade, por vezes até em detrimento do espaço à frente da defesa, já para proteger uma dupla que é lenta por natureza (Luisão; Jardel). E embora o Jardel até me parece um gajo que se já for largado até é rápido, não acredito que a diferença para o Ricardo Costa seja grande, porque o Ricardo Costa não é lesma nenhuma. E depois o Ricardo Costa é capaz de ser melhor em para aí 90% das coisas relativamente ao Jardel e no fim do dia conta mais a inteligência que a velocidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...