Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Tó_Madeira

[FC Porto - 15/16] Rumores & Transferências

Publicações recomendadas

O Osvaldo e o Tello hoje, lol, se não assinaram a sua sentença, mal vai o Porto...

Se fossem só esses 2... Não me lembro de um jogador que tenha sido o 'menos mau'. Tem que se levar isto como um abre-olhos, pelo menos quero acreditar que o tenha sido. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

E o Imbula? fds coitado, o Marselha enganou-nos bem :lol:

Enganou bem ,enganou é só o vosso melhor médio e a esta hora estava no Inter a partir tudo com o Kondogbia, não fosse a Doyen.

A minha opinião neste caso é muito simples, o jogador não quer cá estar e a única coisa que o faria ainda render um pouco seria um treinador a sério. Dá para ver que só está a contar os dias para se pôr no crl de Portugal, o que também se pode ser dito do Brahimi...

Compartilhar este post

Link para o post

Ao Imbula não ajudou nada ter começado o jogo como médio mais ofensivo do triângulo. É de génio começar com Danilo - Ruben e Imbula quando se tem o André, o Sérgio e o Bueno para jogar. O homem (lopetegui) não dá mesmo para mais

Compartilhar este post

Link para o post

O Osvaldo e o Tello hoje, lol, se não assinaram a sua sentença, mal vai o Porto...

Até metem nojo em campo.

Compartilhar este post

Link para o post

Enganou bem ,enganou é só o vosso melhor médio e a esta hora estava no Inter a partir tudo com o Kondogbia, não fosse a Doyen.

A minha opinião neste caso é muito simples, o jogador não quer cá estar e a única coisa que o faria ainda render um pouco seria um treinador a sério. Dá para ver que só está a contar os dias para se pôr no crl de Portugal, o que também se pode ser dito do Brahimi...

Com estas atitudes não vão é sair de Portugal tão cedo, pelo menos para um grande europeu.

Na minha opinião o Imbula acaba por ser vitima da forma como o Lopetegui monta a equipa. Ontem ele era o homem mais adiantado do meio campo. Ele é um 8 "box-to-box" não é um criativo. No sábado, por exemplo, a trinco fez um jogo bastante bom.

Compartilhar este post

Link para o post

marcano

também gostei, centralão

E o Imbula? fds coitado, o Marselha enganou-nos bem :lol:

não vale aquele dinheiro todo como é óbvio, mas é bom jogador. é dos jogadores que está a ser mais prejudicado pelo treinador.

Enganou bem ,enganou é só o vosso melhor médio

o rúben neves é melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Só pela estupidez do penalty cometido, percebe-se a displicência com que jogou.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não viste o Imbula a jogar a sério...

Até parece que é o maior portento futebolístico que anda neste Mundo. Nem 8 nem 80, gente. É bom jogador e tem algum potencial, não vale os 20 M € mas também não é a m*rda que estão a querer fazer dele.

Compartilhar este post

Link para o post

O Imbula está a ser mal aproveitado pelo treinador. Há ali muita qualidade

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que o Imbula tem muito potencial, vê-se que tem técnica, bom remate é um gajo que defende bem e tem bom físico. Falta-lhe alguma maturidade e perceber quando tem de largar a bola ou galgar metros. Nunca pode ser o elemento mais avançado do meio-campo. Acho que Rúben a trinco com o Imbula e o André a interiores era o nosso melhor meio-campo. Isto também ajudava se o Aboubakar não fosse uma ilha lá na frente e o Brahimi não tivesse de andar sempre colado à linha, isso é que me mete impressão. Um gajo com a qualidade do Brahimi em espaços curtos e anda perdido colado à linha para depois vir para dentro, quando devia andar entre-linhas para desequilibrar e deixar a profundidade para o Layun.

Compartilhar este post

Link para o post

Todos os nossos médios estão em subrendimento, talvez à excepção do André. Mesmo o Rúben não joga tudo o que sabe, já que frequentemente o treinador faz questão de o colocar fora de posição.

Compartilhar este post

Link para o post

Todos os nossos médios estão em subrendimento, talvez à excepção do André. Mesmo o Rúben não joga tudo o que sabe, já que frequentemente o treinador faz questão de o colocar fora de posição.

Acho que nem é tanto a posição.. Mais o sistema. Não o beneficia nem a ele nem ao Danilo.. Penso que são os dois melhores a jogarem sozinhos à frente da defesa. E o Rúben principalmente a ser a principal referência na primeira fase de construção.

Compartilhar este post

Link para o post

Lá vem a malta com a história da vontade e da atitude. O rapaz não rende porque o treinador não pesca ponta disto, simples. De resto, eu vejo 90% dos jogos do Porto, e nunca lhe vi falta de vontade ou coisa parecida. Como não vi em nenhum outro jogador, diga-se de passagem.

De qualquer forma, é uma questão complicada. Ele custou o que custou e tem muita qualidade, mas por outro lado, onde ele mais rende é precisamente onde joga a galinha dos ovos de ouro deste Porto, que é o Rúben. Talvez a melhor solução fosse um duplo-pivot, com o Rúben mais posicional e o Imbula mais solto, e com um criativo puro/desequilibrador à frente deles (Brahimi ou Bueno). Mas não vai acontecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que onde o Imbula pode render mais, numa equipa com 3 médios, é como 8. Não o 8 que mais me agrada, é certo, mas um 8 que se destaque mais pela condução e pela forma como consegue entrar com a bola controlada dentro do bloco e depois combinar. Acho que está longe de ter a cultura posicional necessária para jogar a 6, e mesmo para jogar a 8 precisaria de bastante trabalho. Trabalho esse que seria o papel de um treinador decente, mas pronto, isso é outra questão...

Isto com o Neves atrás, claro. Pegando no exemplo do MC do Nápoles(que me parece encaixar bem no que estou a dizer), o Neves seria o Jorginho e o Imbula o Allan. O terceiro médio tinha de ser alguém extremamente criativo e forte em espaços curtos. Podia ser o Evandro, o Bueno ou até o Brahimi, apesar de os dois últimos não serem médios.

Ou, então, num modelo como o do JJ. Tenho a certeza que ele até se torcia tudo para ter um Imbula, é mesmo o estilo de médio dele.

Editado por AndreSCP7

Compartilhar este post

Link para o post

O Imbula tem potencial e qualidade, mas quando se torra 20M num jogador na nossa liga tem que ser para ser o claro MvP da equipa e isso o Imbula raramente será neste Porto... e é fácil ver que foi dinheiro a mais gasto num médio quando por bem menos foram buscar um gajo bem mais capaz de fazer a diferença como o André André.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que onde o Imbula pode render mais, numa equipa com 3 médios, é como 8. Não o 8 que mais me agrada, é certo, mas um 8 que se destaque mais pela condução e pela forma como consegue entrar com a bola controlada dentro do bloco e depois combinar. Acho que está longe de ter a cultura posicional necessária para jogar a 6, e mesmo para jogar a 8 precisaria de bastante trabalho. Trabalho esse que seria o papel de um treinador decente, mas pronto, isso é outra questão...

Isto com o Neves atrás, claro. Pegando no exemplo do MC do Nápoles(que me parece encaixar bem no que estou a dizer), o Neves seria o Jorginho e o Imbula o Allan. O terceiro médio tinha de ser alguém extremamente criativo e forte em espaços curtos. Podia ser o Evandro, o Bueno ou até o Brahimi, apesar de os dois últimos não serem médios.

Ou, então, num modelo como o do JJ. Tenho a certeza que ele até se torcia tudo para ter um Imbula, é mesmo o estilo de médio dele.

Se ele se torceu todo pelo Danilo, pelo Imbula até pagava do bolso dele.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Lotterer.

O Imbula vale todos os euros, é um jogador do crl. Simplesmente não pode ser o jogador mais avançado do triangulo, a funcionar quase como médio ofensivo, o gajo é um 8 de galgar terreno. é um desperdicio colocar o Imbula a médio mais ofensivo ou a 6

Compartilhar este post

Link para o post

O meio campo que mais gostava de ver no Porto vai ao encontro dos últimos post's: Rúben, Imbula e Bueno. Descarto o Brahimi no meio, não de todo, mas porque acho que ele renderá melhor partindo de uma ala (obviamente que não é para estar colado à linha os 90'm) e fazendo depois diagonais para o centro e aparecer entre-linhas. Uma espécie de James do 4x3x3 do Vítor Pereira.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Lotterer.

Por acaso, o que sinto falta nesta equipa do Porto, é talvez o aspecto mais gritante que aponto, é a falta de um criativo ali no meio, não sei se o Brahimi ali encostado na linha dá para fazer essa função continuando na linha.

Mas isso deixo para os entendidos na materia Poeira, André e afins :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Achei o Brahimi algo displicente no jogo com o Estoril quando jogou no meio campo. Dá criatividade à equipa, é um facto, mas dadas as características dele vejo-o mais como "falso" extremo. No meio gostava de ver mais o Bueno, por exemplo. O Evandro também seria interessante, mas noto dificuldades quando joga no último terço.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso, o que sinto falta nesta equipa do Porto, é talvez o aspecto mais gritante que aponto, é a falta de um criativo ali no meio, não sei se o Brahimi ali encostado na linha dá para fazer essa função continuando na linha.

Eu acho que, muito mais que um jogador criativo(que também falta, atenção), falta a própria equipa ser criativa. Não individual, mas coletivamente. O Lopetegui quer ter bola, ok, é muito bonito e eu gosto disso. Mas não é uma posse para desequilibrar, é uma posse para fugir ao risco. A obsessão dele pelos corredores laterais a atacar deve-se a ser menos arriscado perder a bola aí, a vontade em ter médios mais abnegados que talentosos e que joguem de forma algo linear(André André como exemplo maior disto, a meu ver, e já sei que muitos não vão concordar) deve-se a diminuir o risco de eventuais erros e a aumentar a eficiência da pressão, entre outros aspetos.

Isto faz com que o Porto jogue de forma linear, sem conseguir utilizar a bola para desequilibrar blocos compactos. Para isso era necessário ter mais gente dentro do bloco, e, acima de tudo, dar liberdade aos jogadores para procurarem soluções diferentes. Focar-se mais na posse como meio para entrar dentro do bloco e criar boas oportunidades(sempre com critério, claro) e não na posse como meio de... ter posse e não sofrer muito em caso de perda.

Li há uns tempos alguém dizer que ele era um treinador que tinha captado as grandes ideias da escola espanhola(posse, circular com paciência, etc), mas que não percebe as suas implicações. E acho que é muito por aí.

Editado por AndreSCP7

Compartilhar este post

Link para o post

Defendo isso desde que o Lopetegui chegou a Portugal, e desde que vi os primeiros 3/4 jogos deste Porto.

Vou na linha do post do André. O problema não se resolve somente colocando ali um criativo na zona central. É preciso que a equipa em si tenha essa liberdade criativa. Que não se limite aos corredores laterais, quando por vezes tem possibilidades de atacar pelo corredor central. Que não esteja, enquanto ataca, a pensar já no que tem de fazer quando perder a bola. É preciso soltar um pouco a equipa, libertá-la destas amarras estruturais a que se prende do início ao fim do jogo. Esta equipa do Porto, ofensivamente, não tem nenhum tipo de dinâmica colectiva, porque tem claramente medo de se desorganizar, e depois sofrer com isso quando perde a bola. Vive da dinâmica individual de alguns jogadores para criar no ataque. Principalmente, do envolvimento ofensivo dos laterais (que são os melhores em Portugal) e da capacidade de desequilíbrio dos extremos. Mas depois, quando esses jogadores assumem o risco, o resto da equipa não os apoia nessa decisão. Pelo contrário, resguarda-se em termos posicionais, organizando-se sempre em função duma eventual perda de bola, quando devia organizar-se em função daquilo que se passa no jogo naquele momento.

O Paco Jémez (treinador do Rayo, e um dos treinadores que mais percebe do aspecto ofensivo do jogo em Espanha e, diria, na Europa) dizia há uns tempos, numa entrevista, várias coisas que resumem na perfeição aquilo que falta a este Porto para atingir uma qualidade ofensiva de grande nível. Mas acho que este parágrafo foca o mais importante de tudo:

"Cuando tu equipo tiene el balón debes hacer todo lo que puedas para que te lo den a ti. Cuanto más te muevas más posibilidades le darás al compañero y más posibilidades tendrás de que te den el pase. Pero ese movimiento genera necesariamente un desorden. Estoy harto de oír que todos los entrenadores quieren orden. Equipos ordenados. Orden para acá, orden para allá… Yo creo que un equipo tiene que desordenarse. ¿Dónde está el quid de la cuestión? En que tiene que estar desordenándose y ordenándose continuamente. El mejor es el que se desordena y es capaz de ordenarse para que el contrario no aproveche ese desorden. Porque si todo es orden, orden, orden… ¿Cómo sorprendemos? Con el talento individual, vale. Pero tu capacidad como equipo se ve mermada."

Desorganização. Dinâmica. Mobilidade. Liberdade. Criatividade. Se uma equipa é privada destes aspectos, como é que pode criar oportunidades para chegar à baliza adversária e marcar golos? Não pode. Ou então chega lá pelo talento individual, como ele depois refere. Só que, quando o talento individual não aparece, a equipa revela-se uma mão cheia de nada, e as limitações aparecem todas.

Esse último parágrafo do post do André resume perfeitamente o Lopetegui. Ele sabe os meios que tem de utilizar para jogar da forma que joga, mas não percebe como é que esses meios podem resultar num bom produto final.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...