Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

[EMEM] Lower League Management

Publicações recomendadas

Esta é demasiado importante para não destacar. Primeiro jogo entre Belenenses e Belenenses SAD:

e8672adcd62969daa8edd752f261f5a6.png

Não tapei os nomes dos meus jogadores porque são todos regens.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Que massacre! Se isso um dia acontecer vai ser mesmo estranho.

Compartilhar este post

Link para o post

Adorava ver, para ser sincero 😄 Pena haver a tal restrição de ambos não poderem estar nos campeonatos profissionais, na realidade.

Criei uma nova táctica que tem tudo para ser um passador, mas que está a funcionar às mil maravilhas. Acho que a AI ainda não percebeu bem como lidar com ela, para meu bem. Depois deste massacre dei 4-1 ao Sporting 😮 

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não atualizei para o novo patch e nem planeio fazê-lo enquanto estiver a fazer o save. Quem atualizou, notou muita diferença?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ultra, há 2 horas:

Ainda não atualizei para o novo patch e nem planeio fazê-lo enquanto estiver a fazer o save. Quem atualizou, notou muita diferença?

Por acaso também ainda não o fiz.

Entretanto a AI já começou a apanhar o jeito da minha táctica, cheira-me. Mesmo fazendo alguns ajustes aqui e ali, os resultados estão a piorar. Foi bom enquanto durou 😄

Compartilhar este post

Link para o post

Final da primeira volta (kinda):

f8d94c2c287568c9bf31d36b4cf02929.png

Como contei há uns posts atrás, fiz uma revolução na minha táctica, e dei-me bastante bem inicialmente. Depois parece que os outros treinadores me começaram a topar, e desde então já tenho sofrido muitos golos e marcado menos. O campeonato está a correr muito bem, nunca pensei estar tão acima nesta altura, mas o Sporting e o Porto já estão a carburar, portanto vai ser complicado conseguir ficar acima destes. No lado positivo, vai ser difícil falhar a Europa 😄 

Compartilhar este post

Link para o post

Voltei a pegar nisto e como estou farto de Inglaterra resolvi pegar nas distritais portuguesas. Comecei no fundo do fundo , ultima divisão (7ºescalão). Escolhi o Macieira , pelo equipamento.  Subi no primeiro ano com relativa facilidade. A questão é que no segundo nenhum jogador se está a oferecer ao clube, ao contrário do que acontecia na primeira época que era aos 5 e 6 por semana (todos muito fracos) .

Já fiz 5 jogos para o campeonato e só contratei 1 jogador esta época, que nem é titular. Tenho 14 jogadores no plantel neste momento porque não consigo arranjar mais ninguem que valha a pena sequer dar contrato amador. Não sei se isto vai ser sempre assim ou muda.

Quanto a cursos, tem sido sempre a aviar. Ja vou no 4º, tem sido sempre aceite pela direcção.Gostava de levar o clube até la acima, mas isto parece que não evolui nada em termos de reputação do clube e consequente captação de jogadores...

Compartilhar este post

Link para o post

Época de estreia no principal escalão. A minha melhor época de estreia de sempre.

2023/24 - Belenenses

Campeonato

Pré-época tranquila, bem ao meu gosto. Com espaço para uma goleada no último teste da nova táctica, num jogo em que acabámos a jogar contra 7.

A primeira volta foi de sonho. Tipo, de sonho, mesmo. Acabar a primeira volta no primeiro lugar era algo inimaginável, ainda para mais tendo em conta que éramos apontados à metade inferior da tabela. No entanto, como disse na altura, muito dificilmente aguentaríamos aquela posição. Definimos como objectivo o top 4, já que bater pé aos grandes seria uma tarefa bastante complicada, mas a verdade é que o conseguimos.

6179029e59d58c01902d1bf14915b286.png

Graças a um choke monumental do Porto, que nos últimos 9 jogos fez 3-2-4, conseguimos terminar num fenomenal terceiro lugar, que nos permite disputar o apuramento para a Champions! E não conseguimos o segundo porque já bem perto do fim, tivemos o jogo que mais me irritou na história do FM. Juro. Apeteceu-me partir o PC. Teria sido fantástico conseguir entrar directamente na fase de grupos, mas ir ao playoff também o é.

Ah, e o Belenenses SAD safou-se porque vencemos o Boavista na última jornada e eles venceram o Braga com um golo aos 95'. Por um lado ainda bem, o salto dos jogos com eles foi de 11-0, e não os ter por cá não seria a mesma coisa.

Taça de Portugal

db83faa051b6b5c20a0e5420bbe1c411.png

O primeiro grande troféu. E foi inteiramente merecido, tal foi a complexidade da nossa campanha. Caiu-me tudo quando o Benfica empata no Restelo aos 90', nunca pensei que conseguisse ir buscar o resultado à Luz. Muito bom.

Taça da Liga

256bc83f18e3480438a77453fca117df.png

Finalmente conseguimos vingar-nos da nossa besta negra, o Penafiel. Que nos fizeram suar mais do que esperávamos, apenas conseguimos a vitória nos últimos minutos. Na fase de grupos fomos a única equipa a fazer 9 pontos, mas nas meias finais encontrámos um Porto motivado, com um Sterling endiabrado, que nos atropelou.

Estatísticas

432913cea6346f7f99b75ceb4fe05767.png

Carregados às costas por aqueles 3 da frente. Bestas, especialmente o extremo direito, que é o nosso melhor jogador e, tal como os outros, tem meio mundo atrás dele. Ao contrário das outras épocas, não há laterais nesta estatística, pois joguei a época praticamente toda num sistema com 3 centrais, por falta de laterais decentes.

249968cdb0ca96b45bc1a8a53c117b52.png

Como já vem sendo habitual, muita posse de bola, muitos golos, e muita porrada. Bem ao meu estilo. Individualmente, tivemos o melhor marcador, 2 dos 4 empatados com mais assistências e o jogador com melhor classificação média. Ai do Leonardo Jardim que não os leve ao Euro.

Transferências

7663c02f204ca682bd9b4ebfaf927b21.jpg

Resumo: €€€€€€

Abri um pouco mais as restrições, comecei também a contratar estrangeiros, e contratei dois acima dos 25 anos. Eram oportunidades demasiado boas para deixar escapar. Já as vendas a dinheiro foram fundamentais para alavancar as finanças, como verão a seguir.

Finanças

6716f02488baaa39fe5d8870e62b5445.png

Aquela queda a pique foi a melhoria na Academia, que nos custou 4.4M. Doeu. Mas as tais vendas ajudaram a recuperar depressa, e, como se pode ver, todos os meses tivemos bom lucro. Assim dá gosto.

A direcção já disse que nos dava 1M para transferências (lol) e um pequeno aumento no orçamento salarial. Obrigado, Presidente.

Fantástica época, estou curioso para ver qual o calibre dos jogadores que conseguirei atrair, ainda para mais com um orçamento ainda curto.

Citação

Historial

25/06/2018 - 30/06/2019 - Belenenses (Portugal - 6º escalão) - /16 - 1ª Divisão da AF Lisboa + Promoção

01/07/2019 - 30/06/2020 - Belenenses (Portugal - 5º escalão) - /16 - Divisão de Honra da AF Lisboa + Promoção

01/07/2020 - 30/06/2021 - Belenenses (Portugal - 4º escalão) - /16 - Pró-Nacional da AF Lisboa + Promoção

01/07/2021 - 30/06/2022 - Belenenses (Portugal - 3º escalão) - /18 - Vice-Campeoão Campeonato de Portugal Prio + Promoção

01/07/2022 - 30/06/2023 - Belenenses (Portugal - 2º escalão) - /18 - Segunda Liga + Promoção

01/07/2023 - ? - Belenenses (Portugal - 1º escalão) - /18 - Taça de Portugal

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Que época incrível! E esse jogo é mesmo à FM, dá cá uma pilha de nervos 😛 Salientar a conquista da Taça de Portugal, um grande marco na história que estás a fazer no clube. Agora é conseguir entrar na fase de grupos da Champions, carrega nisso!

Compartilhar este post

Link para o post

Citação de FabioK, há 2 horas:

Esses três da frente....fdc. Belos números.

Completamente. Mas se vires os perfis, logo entendes:

Extremo direito

Extremo esquerdo

Ponta de Lança

O extremo esquerdo foi um dos reforços da época, veio a custo 0 do Torreense. Os outros dois são prata da casa, e já por várias vezes ficaram insatisfeitos por eu não abrir mão deles. Como poderia? 😄 

Esqueci-me de dizer, ao longo da época a direcção aceitou automaticamente três propostas, mas eu entrei por ali dentro e barafustei tanto que eles acabaram por aceitar as minhas exigências e rejeitaram as propostas que tinham aceite. As finanças não estavam más e andávamos a lucrar todos os meses, não achei necessário, e sei que nunca conseguiria substitutos que estivessem sequer perto do nível deles.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Fim da 2ª época no Macieira. Fraquinho 2º lugar, deu para a subida. Quanto a taça AF. Porto, chegamos até a final onde perdemos com o mais poderoso Valadares (onde está o ex jogador da primeira liga Jorge Gonçalves, entre outros).  Na meia final demos 4-0 ao Lordelo, as casas de apostas davam-nos 8 de odd. Já não foi mau chegar À final.

Entretanto recusei uma proposta do Caldas que está no CP. Já tinha recusado o Sertanense na 1ª época.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui também já me começaram a fazer propostas. No inicio da época passada tive o Sassuolo e o Empoli, ambos geridos por portugueses, atrás de mim. Já neste verão tive o Braga e o Porto.

Compartilhar este post

Link para o post

Bela época doom. O clube já evoluiu de uma maneira fantástica e a conquista da Taça de Portugal é prova disso.

El_Barto, qual o objectivo do teu save? Save carreira?

Compartilhar este post

Link para o post

@Fajo finalmente comecei a jogar FM19 😄 E, como não podia deixar de ser, arranquei com o perfil mais inexperiente e sem clube. Fui contratado pelo Torslanda IK se a memória não me falha (só que acabei por começar o jogo em 2017 porque selecionei não sei quantas ligas e comecei na data mais "antiga" possível). Reparei, agora de cabeça, que acho que não joguei a Taça da Suécia. Será bug? Ou sou eu que já estou velho e não me lembro?

Tenho mesmo poucos jogadores, não tinha olheiros e fiquei com 3-4 miúdos dos testes. Tacticamente alterno entre o mítico 4-3-3 extremos invertidos a cortar para dentro e um 4-4-2 (com uma variante de 4-1-3-2). Estou a gostar da dinamica de 2 avançados neste FM.

Estou quase a acabar a primeira época (faltam-me 2 jogos). Mais logo deixo aqui as primeiras impressões, mas colei mesmo 😄 

EDIT: E a meio da época decidi que não ficaria, qualquer que fosse o resultado alcançado. A ponta final está a ser dura. No jogo anterior ao jogo do título, acabei por ceder um empate ridículo (a ganhar 2-0, deixei-me empatar aos 80 e 82). Depois consegui perder contra o 2º classificado (que passou para primeiro com +3 pontos. Aliás, perdi os 2 jogos contra eles). E no jogo seguinte voltei a empatar, caindo para terceiro. Faltam-me 2 jogos para fechar a época, preciso de ganhar 2 e esperar que o 2º empate pelo menos um para ir ao Play-off de subida. Mas subindo, ou não, vou procurar um clube novo.

Citação de Fajo, Em 28/01/2019 at 19:25:

Pois é minha gente, o bichinho do LLM está de volta (e o tempo claro!) e como é costume ... olá conferencias!!!

Toda a gente sabe que sou um aficionado por esta forma de jogar, mas é algo que exige tempo e dedicação e nos dias que correm é cada vez mais complicado. Mas hoje estou igualmente nostálgico, e tenho de recordar neste tópicos alguns míticos users que marcaram ao longo dos últimos anos os tópicos LLM. Ah e a verdade é que algumas equipas ainda hoje são um cartaz desses users, e como começa a aparecer uma nova geração de users acho que faz sentido esta partilha. Vamos então brincar um bocado com estes clássicos intemporais: 😛 :

@kewl Lenda do EMEM, um jogador incrível de FM, tem uma histórica fantástica de LLM com o seu AFC Wimbledon (FM 2008)

@w0 Um purista de LLM, e grande impulsionador deste tópicos de LLM desde o inicio, tem um passado fantástico com os seus Blyth Spartans (se a memória não me falha FM 2011)

@famaboys Nortenho já velhote nestas andanças, já correu várias equipas de LLM alcançando o sucesso - Thurrock, Maidenhead e FC United (o Thurrock de 2012 era incrível)

@WormboY mister algarvio com cabelos brancos de FM, marcou uma era com o seu Chelmsford (epa acho que chegaste sempre ao topo no FM 2011 e 2012 eheh)

@Tio Hans outro amante de LLM, tinha sempre uma ideia: pegar na equipa das conferencias apontada ao último lugar!

Para além deste tipo de LLM´s, existem outros com grandes campanhas saltitando de uma equipa para a outra sem medo de novos desafios. O meu companheiro @JonasThern é um deles! Outro artista que tem uma grande capacidade e persistência é o @Roma, que já deve ter dado a volta ao mundo nestes FM´s eheh. 

Isto foi um bocado para fazer um refresh e com esta nova ferramenta do CMPT chamar um bocadinho este pessoal que tanto deu ás secções, em particular noutras edições. A verdade é que quem gosta deste simulador tem sempre o prazer de partilhar as histórias nesta comunidade, e criam-se ligações engraçadas a clubes/jogadores entre outros.

Falando por mim, vou começar no Nuneaton. Sabem porque? Foi o meu 1º clube de sempre num FM a jogar em LLM. Um facto curioso, e é uma maneira de regressar ao passado. Estou a ficar velhote? Talvez, mas isto é como o vinho do Porto! 

Já agora, malta que tem jogado bastante este FM 2019, como tem sido com os olheiros para obter novos jogadores?

Eish, bateu a saudade agora dos míticos Blyth Spartans. Até hoje continuo a acompanhar a equipa na vida real. Porra...bateu mesmo forte. E sempre no estado mais puro do LLM! 

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JonasThern, há 5 horas:

Bela época doom. O clube já evoluiu de uma maneira fantástica e a conquista da Taça de Portugal é prova disso.

El_Barto, qual o objectivo do teu save? Save carreira?

O objectivo era levar este clube la acima, mas estou a ver isto mal parado. Vou na 3ª época e o plantel é o mesmo da 1ª, não consigo ir buscar mais ninguem. Ja me estou a ver aflito este ano para subir. Mesmo que suba, para o ano é impossivel com este plantel. Ja me arrependi de não ter ido para o Caldas. Vou ver como corre o resto da época e depois tomo uma decisão.

No meu perfil tenho gestão de finanças a 10%, sendo que nunca paguei  salarios ou transferencias,  tenho o balanço a 32.000 positivos e nunca estive no vermelho. Este jogo tem coisas bem parvas.

Editado por El_Barto

Compartilhar este post

Link para o post

@w0Finalmente regressas-te ao vício, estava a ver que não 😛 

Hum não me lembro de treinar na Suécia nos últimos anos, mas não deve ser nada fácil. Saindo daí, tens preferência por alguns país ou nem por isso?

Sobre os treinos spartans, já irei falar mais à frente! Mas foram grandes tempos de LLM há uns anos atrás.

Bem falando de mim, esse post foi feito no final de Janeiro e só agora terminei a 1ª época ao serviço do Nuneaton. Tive uns contratempos e também de férias, daí isto ter demorado demasiado. Mas vamos ao que interessa, no próximo post vem tudo relativamente a este ano de estreia!

Compartilhar este post

Link para o post

Season 1 - 2018/2019

Equipa: Torslanda IK

Liga: Divison 2 Norra Gotaland

Previsão da Imprensa: 7.º Lugar

Expectativas da Direcção: Fugir à despromoção

Orçamento p/ Transferências: 0€ (In: 8 Jogadores / Out: 1 Jogador 0€)

Orçamento p/ Salários: 7.6m€

Detentores de Bilhete de Época: 40 (46.89€ preço médio por bilhete)

Pré-época: Fruto de ter iniciado a época em dezembro de 2017 (comecei cedo porque estava desempregado e precisava de encontrar um clube), acabei por ter tempo para fazer duas pré-épocas. Deve ter sido, desde que me lembro, a pré-época mais longa que fiz (16 jogos). Aproveitei para ficar a conhecer (bem) os jogadores que tinha e, ainda, para ir testando alguns jogadores que me eram recomendados em reuniões com a equipa técnica. Comecei a pré-época num 4-3-3, pois tinha três opções válidas para o meio-campo, mas rapidamente fui percebendo que, fisicamente, iam dar o estoiro, passando a jogar mais vezes em 4-4-2 ou na sua variante de 4-1-3-2. O facto de ter três avançados de raiz (dois muito agradáveis) e ter encontrado dois jovens que faziam as faixas e a posição de segundo avançado, permitiu-me jogar, ao longo da época, 70% dos jogos com 2 avançados. Curiosamente, foi uma pré-época sem empates (10V e 6D, 37GM/21GS/+16GM). O facto de marcar muitos golos pareceu-me promissor. Porém, só consegui manter a baliza inviolada em 4 jogos.

Divison 2 Norra Gotaland: 2/14 (26J | 17V | 3E | 4D |

Arranquei bastante forte, com uma sequência de 8 jogos sem conhecer o sabor da derrota (6V e 2E). O arranque em 4-3-3 permitiu-me começar com 4 vitórias consecutivas e com um 14 golos marcados, mais de 3 golos/jogo. Na defesa as coisas pareciam mais tremidas, pois sofremos sempre 1 golo em todos esses jogos. A sequência de jogos sem perder seria interrompida por duas derrotas consecutivas, 0-1 aos pés do Vanersborgs (com quem voltaria a perder para 'o jogo do título') e 3-2 com o FC Trollhattan (com quem acabaria por empatar 1-1 na segunda volta, num jogo que me poderia ter deixado no 2º lugar em caso de vitória).

De resto, a mudança para o 4-4-2 acabou por coincidir com uma série de 11 jogos sem perder (travada pela tal derrota frente ao Vanersborgs). Entrámos para esse jogo bastante pressionados, pois na jornada anterior havíamos concedido um empate (depois de estar a vencer por 2-0) que nos deixava em igualdade pontual. Para aumentar os índices de pressão, jogaria na jornada seguinte com a equipa que seguida em 4.º lugar (a apenas 3 pontos). Infelizmente claudicamos em ambos os jogos e acabámos por baixar para o 3.º posto (derrota frente ao Vanersborgs e empate em casa com o Trollhattan).

Faltavam, então, 3 jornadas para o fim. Cumprimos frente ao último classificado, o Karlstad, sempre com olhos postos no Gauthiod (que entrou para as duas últimas jornadas em primeiro depois de ir vencer ao terreno do Vanersborgs). À entrada para as duas derradeiras jornadas a tabela classificativa encontrava-se arrumada da seguinte forma:

• 1º Lugar - IK Gauthiod [54 pts]
    • vs. FBK Karlstad (C) último classificado
    • vs. Skoftebyns (F) 9º classificado
  • 2º Lugar - Vanersborgs FK [53 pts]
    • vs. Nordvärmlands FF 11º classificado
    • vs. Karlstad BK (C) 4º classificado
  • 3º Lugar - Torslanda IK [51 pts]
    • vs. Skoftebyns (C) 9º classificado
    • vs. Vårgårda IK (F) 13º classificado

Sabia que tinha de fazer um bom resultado em casa. Na penúltima jornada não acreditava que algum dos meus adversários escorregasse e eu tinha um jogo relativamente fácil. Contudo, fruto da agressividade de alguns jogadores, tinha alguns elementos fundamentais fora de combate. Tive de utilizar soluções de recurso a meio-campo e, na primeira parte, os jogadores mostraram-se nervosos. Com o placard a marcar 0-0 em nossa casa e com o Vanerborgs a perder 1-0 fora, sabia que tínhamos de colocar a carne toda no assador. Fomos para a segunda parte jogar em 4-2-4. Aos 60' tudo igual. O Gauthiod ganhava, o Vanerborgs já tinha dado a volta mas acabaria por sofrer o 2-2. Só nós é que não estávamos a cumprir.

Mudei novamente o esquema táctico. Dois avançados em cunha, dois extremos bem abertos, laterais subidos e uma linha de 3 centrais. Golo! Aos 77 minutos um auto-golo catapultou-nos para o 2º lugar. Era tempo de fechar a porta e re-ajustar a equipa. Mas aos 81 minutos, o balde de água fria. O Vanerborgs virava, novamente e fazia o resultado final, 2-3. Ia tudo na mesma para a última jornada.

Sabia que tinha de marcar cedo na negra para pressionar os meus adversários. As oportunidades sucediam-se, mas a bola teimava em não entrar. Aos 30 minutos, foi o central, que acabou por disparar do meio da rua e adiantar-nos no marcador. O jogo seria agora jogado em três campos, sempre atento ao que os adversários faziam. À chegada ao intervalo os da casa ficariam reduzidos a 10 e o Vanersborgs FK perdia em casa frente ao Karlstad BK. À passgem do minuto 70, faziamos o 0-2 e o Gauthiod fazia o 0-1, resultado que os deixava a 20 minutos de celebrar o título e que, fruto da derrota por 0-1 do Vanerborgs, nos deixava a 20 minutos do play-off. A 5 minutos do final Karlstad BK fazia o 0-2 e acabavamos por garantir o 2º lugar e o acesso ao play-off.

Acabei por fechar a época (época regular) com duas vitórias batendo o recorde do número de vitórias numa só época - 17.

Nunca tinha jogado um play-off na Suécia. Basicamente a equipa é colocada num grupo de 3 equipas, onde as equipas jogam entre elas 1 vez, com 48h de descanso. Apesar de começar em casa frente ao IFK Malmo ia abordar o jogo com algumas cautelas. Tinha alguns jogadores em má forma física e, de forma a deixar tudo em aberto para o 2º jogo, acabei por fazer algumas mexidas no XI inicial. O jogo começou bastante mal, e apanhei-me a perder 0-1 cedo. Consegui empatar ainda na primeira parte e, no segundo tempo, lancei dois jogadores habitualmente titulares. Conseguimos dar a volta e acabamos por ceder o empate após um erro do meu defesa esquerdo. Voltei a ir ao banco para colocar o meu avançado goleador (21 golos na fase 'regular') que acabaria por fazer o 3-2 final.

Na segunda "jornada", deslocamo-nos ao terreno do Nasjo FF. Tentamos, desde início, controlar o jogo, pois trazíamos uma vitória no bolso. O empate poderia ser suficiente para as contas do grupo. Acabamos por montar uma equipa mais na expectativa e tivemos a sorte de fazer um golo na primeira oportunidade. Depois foi gerir, defender (bem) e esperar pelo contra-ataque. O segundo acabou por chegar dessa forma e estavamos, agora, na fase final do play-off de promoção.

Posteriormente, há um sorteio dos dois representantes da Div 2 para jogarem contra os 2 menos maus da Div 1. Calhou-nos em sorte o Husqvarna FF (clube que terminou em 13º da Division 1 Sodra). Esta fase joga-se a duas mãos...uma vez mais com 48h de intervalo entre os jogos. Outra das novidades desta fase é poder levar-se apenas 5 jogadores para o banco (contrariamente aos 7 que levávamos no campeonato).

Apesar de começarmos em casa, entrámos bastante mal, praticamente a perder. Empatamos pouco depois, mas viríamos a sofrer o 1-2. Acabaríamos por falhar o empate numa grande penalidade desperdiçada ainda na primeira parte. No segundo tempo foi tudo ao lado. Ainda que estivéssemos mais fortes fisicamente, a equipa jogava sobre brasas. Falhámos um golo isolados e, minutos depois sofreríamos o 1-3. Com a ânsia de tentarmos chegar ao 2-3, acabámos por sofrer o 1-4. A segunda mão serviria, apenas, para cumprir calendário. Tentámos atacar desde o primeiro minuto, mas acabamos por sofrer um golo que deixava tudo arrumado. Ainda assim, por orgulho, fomos com tudo para cima deles, mas foi insuficiente. O resultado da segunda mão fixou-se em 3-2 (no total 7-3). Uma forma triste de me despedir do meu primeiro clube.

Fiquei com pena de não deixar este clube uma divisão acima. Acho que merecíamos ter tido melhor sorte, mas não conseguimos vencer o nosso grande rival no campeonato (2 derrotas), pelo que restava-nos o play-off, onde fizemos os dois piores jogos da época.

Conforme tinha anunciado, ainda a época ia a meio e já tinha decidido procurar outras paragens.

Notas finais:

• Um plantel super curto, a privilegiar o controlo financeiro;
  • Um plantel jovem (demasiado por vezes), onde muitos jogadores tinham índices físicos bastante baixos;
  • Nestas divisões inferiores joga-se de 7 em 7 dias, o que facilita, e muito, a recuperação física dos jogadores (julgo que um plantel tão curto como o meu teria ficado a meio da tabela num campeonato mais longo e com jogos em períodos temporais menores);
  • Descobri dois bons talentos que, dependendo de onde vá aterrar, poderão acompanhar-me;
  • Liga com muitas disparidades. Bastante competitiva no top6, equipas do meio/fundo da tabela dão pouca luta;
  • Formato de play-off interessante e competitivo (ainda que tenha ficado 20 dias entre a fase de grupos e a fase final!);
  • Consegui implementar um futebol positivo, ofensivo e de posse:
    • Bastantes golos marcados (fase regular: 58 GM - equipa com mais golos)
    • Melhor marcador - 20 GM (fase regular)
    • 5º melhor marcador - 13 GM (fase regular)
    • Rei das assistências - 12 (fase regular)
    • 17 jogos seguidos a marcar (apenas não marcamos num jogo)
  • Defensivamente, a coisa foi menos boa:
    • Apenas a 4ª melhor defesa - 27 GS (fase regular)
    • Senti, demasiadas vezes, que o meu guarda-redes foi decisivo (alguns problemas em defender a profundidade/espaço nas costas dos centrais, algo a melhorar nas próximas aventuras).

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, há 9 horas:

Season 1 - 2018/2019

Equipa: Torslanda IK

Liga: Divison 2 Norra Gotaland

Previsão da Imprensa: 7.º Lugar

Expectativas da Direcção: Fugir à despromoção

Orçamento p/ Transferências: 0€ (In: 8 Jogadores / Out: 1 Jogador 0€)

Orçamento p/ Salários: 7.6m€

Detentores de Bilhete de Época: 40 (46.89€ preço médio por bilhete)

Pré-época: Fruto de ter iniciado a época em dezembro de 2017 (comecei cedo porque estava desempregado e precisava de encontrar um clube), acabei por ter tempo para fazer duas pré-épocas. Deve ter sido, desde que me lembro, a pré-época mais longa que fiz (16 jogos). Aproveitei para ficar a conhecer (bem) os jogadores que tinha e, ainda, para ir testando alguns jogadores que me eram recomendados em reuniões com a equipa técnica. Comecei a pré-época num 4-3-3, pois tinha três opções válidas para o meio-campo, mas rapidamente fui percebendo que, fisicamente, iam dar o estoiro, passando a jogar mais vezes em 4-4-2 ou na sua variante de 4-1-3-2. O facto de ter três avançados de raiz (dois muito agradáveis) e ter encontrado dois jovens que faziam as faixas e a posição de segundo avançado, permitiu-me jogar, ao longo da época, 70% dos jogos com 2 avançados. Curiosamente, foi uma pré-época sem empates (10V e 6D, 37GM/21GS/+16GM). O facto de marcar muitos golos pareceu-me promissor. Porém, só consegui manter a baliza inviolada em 4 jogos.

Divison 2 Norra Gotaland: 2/14 (26J | 17V | 3E | 4D |

Arranquei bastante forte, com uma sequência de 8 jogos sem conhecer o sabor da derrota (6V e 2E). O arranque em 4-3-3 permitiu-me começar com 4 vitórias consecutivas e com um 14 golos marcados, mais de 3 golos/jogo. Na defesa as coisas pareciam mais tremidas, pois sofremos sempre 1 golo em todos esses jogos. A sequência de jogos sem perder seria interrompida por duas derrotas consecutivas, 0-1 aos pés do Vanersborgs (com quem voltaria a perder para 'o jogo do título') e 3-2 com o FC Trollhattan (com quem acabaria por empatar 1-1 na segunda volta, num jogo que me poderia ter deixado no 2º lugar em caso de vitória).

De resto, a mudança para o 4-4-2 acabou por coincidir com uma série de 11 jogos sem perder (travada pela tal derrota frente ao Vanersborgs). Entrámos para esse jogo bastante pressionados, pois na jornada anterior havíamos concedido um empate (depois de estar a vencer por 2-0) que nos deixava em igualdade pontual. Para aumentar os índices de pressão, jogaria na jornada seguinte com a equipa que seguida em 4.º lugar (a apenas 3 pontos). Infelizmente claudicamos em ambos os jogos e acabámos por baixar para o 3.º posto (derrota frente ao Vanersborgs e empate em casa com o Trollhattan).

Faltavam, então, 3 jornadas para o fim. Cumprimos frente ao último classificado, o Karlstad, sempre com olhos postos no Gauthiod (que entrou para as duas últimas jornadas em primeiro depois de ir vencer ao terreno do Vanersborgs). À entrada para as duas derradeiras jornadas a tabela classificativa encontrava-se arrumada da seguinte forma:

• 1º Lugar - IK Gauthiod [54 pts]
    • vs. FBK Karlstad (C) último classificado
    • vs. Skoftebyns (F) 9º classificado
  • 2º Lugar - Vanersborgs FK [53 pts]
    • vs. Nordvärmlands FF 11º classificado
    • vs. Karlstad BK (C) 4º classificado
  • 3º Lugar - Torslanda IK [51 pts]
    • vs. Skoftebyns (C) 9º classificado
    • vs. Vårgårda IK (F) 13º classificado

Sabia que tinha de fazer um bom resultado em casa. Na penúltima jornada não acreditava que algum dos meus adversários escorregasse e eu tinha um jogo relativamente fácil. Contudo, fruto da agressividade de alguns jogadores, tinha alguns elementos fundamentais fora de combate. Tive de utilizar soluções de recurso a meio-campo e, na primeira parte, os jogadores mostraram-se nervosos. Com o placard a marcar 0-0 em nossa casa e com o Vanerborgs a perder 1-0 fora, sabia que tínhamos de colocar a carne toda no assador. Fomos para a segunda parte jogar em 4-2-4. Aos 60' tudo igual. O Gauthiod ganhava, o Vanerborgs já tinha dado a volta mas acabaria por sofrer o 2-2. Só nós é que não estávamos a cumprir.

Mudei novamente o esquema táctico. Dois avançados em cunha, dois extremos bem abertos, laterais subidos e uma linha de 3 centrais. Golo! Aos 77 minutos um auto-golo catapultou-nos para o 2º lugar. Era tempo de fechar a porta e re-ajustar a equipa. Mas aos 81 minutos, o balde de água fria. O Vanerborgs virava, novamente e fazia o resultado final, 2-3. Ia tudo na mesma para a última jornada.

Sabia que tinha de marcar cedo na negra para pressionar os meus adversários. As oportunidades sucediam-se, mas a bola teimava em não entrar. Aos 30 minutos, foi o central, que acabou por disparar do meio da rua e adiantar-nos no marcador. O jogo seria agora jogado em três campos, sempre atento ao que os adversários faziam. À chegada ao intervalo os da casa ficariam reduzidos a 10 e o Vanersborgs FK perdia em casa frente ao Karlstad BK. À passgem do minuto 70, faziamos o 0-2 e o Gauthiod fazia o 0-1, resultado que os deixava a 20 minutos de celebrar o título e que, fruto da derrota por 0-1 do Vanerborgs, nos deixava a 20 minutos do play-off. A 5 minutos do final Karlstad BK fazia o 0-2 e acabavamos por garantir o 2º lugar e o acesso ao play-off.

Acabei por fechar a época (época regular) com duas vitórias batendo o recorde do número de vitórias numa só época - 17.

Nunca tinha jogado um play-off na Suécia. Basicamente a equipa é colocada num grupo de 3 equipas, onde as equipas jogam entre elas 1 vez, com 48h de descanso. Apesar de começar em casa frente ao IFK Malmo ia abordar o jogo com algumas cautelas. Tinha alguns jogadores em má forma física e, de forma a deixar tudo em aberto para o 2º jogo, acabei por fazer algumas mexidas no XI inicial. O jogo começou bastante mal, e apanhei-me a perder 0-1 cedo. Consegui empatar ainda na primeira parte e, no segundo tempo, lancei dois jogadores habitualmente titulares. Conseguimos dar a volta e acabamos por ceder o empate após um erro do meu defesa esquerdo. Voltei a ir ao banco para colocar o meu avançado goleador (21 golos na fase 'regular') que acabaria por fazer o 3-2 final.

Na segunda "jornada", deslocamo-nos ao terreno do Nasjo FF. Tentamos, desde início, controlar o jogo, pois trazíamos uma vitória no bolso. O empate poderia ser suficiente para as contas do grupo. Acabamos por montar uma equipa mais na expectativa e tivemos a sorte de fazer um golo na primeira oportunidade. Depois foi gerir, defender (bem) e esperar pelo contra-ataque. O segundo acabou por chegar dessa forma e estavamos, agora, na fase final do play-off de promoção.

Posteriormente, há um sorteio dos dois representantes da Div 2 para jogarem contra os 2 menos maus da Div 1. Calhou-nos em sorte o Husqvarna FF (clube que terminou em 13º da Division 1 Sodra). Esta fase joga-se a duas mãos...uma vez mais com 48h de intervalo entre os jogos. Outra das novidades desta fase é poder levar-se apenas 5 jogadores para o banco (contrariamente aos 7 que levávamos no campeonato).

Apesar de começarmos em casa, entrámos bastante mal, praticamente a perder. Empatamos pouco depois, mas viríamos a sofrer o 1-2. Acabaríamos por falhar o empate numa grande penalidade desperdiçada ainda na primeira parte. No segundo tempo foi tudo ao lado. Ainda que estivéssemos mais fortes fisicamente, a equipa jogava sobre brasas. Falhámos um golo isolados e, minutos depois sofreríamos o 1-3. Com a ânsia de tentarmos chegar ao 2-3, acabámos por sofrer o 1-4. A segunda mão serviria, apenas, para cumprir calendário. Tentámos atacar desde o primeiro minuto, mas acabamos por sofrer um golo que deixava tudo arrumado. Ainda assim, por orgulho, fomos com tudo para cima deles, mas foi insuficiente. O resultado da segunda mão fixou-se em 3-2 (no total 7-3). Uma forma triste de me despedir do meu primeiro clube.

Fiquei com pena de não deixar este clube uma divisão acima. Acho que merecíamos ter tido melhor sorte, mas não conseguimos vencer o nosso grande rival no campeonato (2 derrotas), pelo que restava-nos o play-off, onde fizemos os dois piores jogos da época.

Conforme tinha anunciado, ainda a época ia a meio e já tinha decidido procurar outras paragens.

Notas finais:

• Um plantel super curto, a privilegiar o controlo financeiro;
  • Um plantel jovem (demasiado por vezes), onde muitos jogadores tinham índices físicos bastante baixos;
  • Nestas divisões inferiores joga-se de 7 em 7 dias, o que facilita, e muito, a recuperação física dos jogadores (julgo que um plantel tão curto como o meu teria ficado a meio da tabela num campeonato mais longo e com jogos em períodos temporais menores);
  • Descobri dois bons talentos que, dependendo de onde vá aterrar, poderão acompanhar-me;
  • Liga com muitas disparidades. Bastante competitiva no top6, equipas do meio/fundo da tabela dão pouca luta;
  • Formato de play-off interessante e competitivo (ainda que tenha ficado 20 dias entre a fase de grupos e a fase final!);
  • Consegui implementar um futebol positivo, ofensivo e de posse:
    • Bastantes golos marcados (fase regular: 58 GM - equipa com mais golos)
    • Melhor marcador - 20 GM (fase regular)
    • 5º melhor marcador - 13 GM (fase regular)
    • Rei das assistências - 12 (fase regular)
    • 17 jogos seguidos a marcar (apenas não marcamos num jogo)
  • Defensivamente, a coisa foi menos boa:
    • Apenas a 4ª melhor defesa - 27 GS (fase regular)
    • Senti, demasiadas vezes, que o meu guarda-redes foi decisivo (alguns problemas em defender a profundidade/espaço nas costas dos centrais, algo a melhorar nas próximas aventuras).

Grande época w0, essas equipas das divisões inferiores da Suécia, são más que doem.

O sistema de playoff acaba por ser um pouco injusto para quem quer subir.

E cursos?

Citação de Fajo, há 9 horas:

Época 2018/2019

Clube: Nuneaton Town

Expectativas da Direção:

Campeonato: Terminar na metade superior

Taça de Inglaterra: Alcançar 4.ª Fase de Qualificação

Troféu FA : Alcançar 1.ª eliminatória

Estádio: Liberty Way (condições de treino básicas; academia de jovens básica)

Detentores de Bilhete de Época: 75

Pré-Época: A pré-época foi dura, não tendo alterado nenhum dos jogos programados.. Sem grandes expectativas relativamente a reforços, limitei-me a testar os jogadores que tinha à disposição e alguns que iam assinando à experiência. Com este sistema de olheiros, parece-me a opção mais válida numa fase inicial (tal como a malta foi referindo ao longo do tópico). Os resultados foram razoáveis, mas inconsistentes. Em 7 jogos fiz 19 golos e sofri 16 golos, o que foi o prenuncio da época oficial. Ah, 4 vitórias e 3 derrotas ,não há cá empates para ninguém! Alguns opositores de relevo, como o Aberdeen ou o Man United sub-23.

Transferências: O orçamento para transferências era de 0€ e para salários de 28.5m€. Contudo, o orçamento para salários já se encontrava muito perto do tecto.A verdade é que o plantel inicial não era muito mau, mas com pouca profundidade. Assim, era necessário compor isto da melhor forma, mas não foi tarefa fácil. Lá meti anuncio para olheiros, e mais tarde director desportivo para ser se conseguiam trazer malta de jeito. Não queria contratar por contratar. Acabaram por vir 10 jogadores, mas foi demasiado. Isto porque 2 deles pensei que fossem jogadores chave, mas durante a época não ser mais valias e ainda por cima tinham um elevado ordenado. De resto, dos restantes 8 boa parte deles acabou por ter muitos minutos, o que até foi positivo. Portanto em termos de plantel não estava mau num panorama geral, restava conseguir encaixar aquela malta toda.

Tática: Ora bem, inicialmente pensei logo no tradicional 4-4-2 das conferencias a explorar os flancos de forma mais direta e tentar partido dos avançados. Com aqueles resultados meio irregulares na pré-época fui tentando um 4-3-3 mais conservador, mas nunca cheguei a um equilíbrio ao longo da parte inicial da época. Assim, foi jogar praticamente com o 4-4-2 na época de forma o mais atacante possível. Aliás, sim praticamente “partia” a equipa no momento defensivo e atacante, e como podem imaginar os meus jogos foram muito animados!

Época:

Campeonato: 6/22 (atingir os PO e atingi a final, perdendo a mesma frente ao Blyth Spartans do amigo Wo)

Taça de Inglaterra: Eliminado na 4ªfase de Qualificação (2-0 com o Harrogate)

Troféu FA : Eliminado na 3ª fase de Qualificação (2-0 com Darlington)

Resumo de época:

Em época de estreia as expectativas da direcção eram equilibradas, colocar a equipa na metade superior. O arranque foi meio estranho, com vitórias de qualidade seguido de derrotas inexplicáveis. Irregular é o adjectivo desta equipa, mesmo ao longo de toda a época. Nunca consegui manter uma grande senda de vitórias, o que foi pena porque tive alturas onde poderia ter alcançado o 1º lugar mas a meio percebi que era impossível. Como nunca consegui ter uma equipa dinâmica na vertente defensiva/ofensiva, lá parti a equipa e tentar arrancar marcando mais golos com o adversário mesmo sem tanta preocupação com a malta lá de trás. Ora isto fez com que terminasse o campeonato com 79 golos marcados e 68 servidos. Um vendaval em cada jogo! Terminei a época com a equipa num grande momento, para isso ajudou não ter lesões e a malta da frente com grande poder de fogo. Na 1ª eliminatória do PO ganhei 2 a 1 ao Leamington, equipa chata mas que tinha ganho os dois jogos no campeonato (um por 3 a 0 e outro por 3 a 2, jogaço!); Na meia-final jogo impróprio para cardíacos com o Darlington! Perdi com eles ao longo da época (2x no campeonato sem espinhas, e fui eliminado também no FA Trophy), portanto era uma tarefa difícil até pela questão mental. Estou a ganhar 2 a 0, contudo sofro na segunda parte 2 golos e vou para prolongamento. Que azia! Nessa altura, lancei um ponta de lança fresco que acabou por fazer a diferença. Alcançava a final dos PO. O adversário foi os Blyth Spartans, equipa que andou na frente a maior parte do campeonato mas que depois perdeu o comboio com um super Boston. Perdi 3 a 0, num grande jogo taco a taco em que a eficácia ditou a eliminação (tenho de colocar amanhã SS deste jogo para vocês verem).

Finanças:

O controlo das finanças foi sempre uma das minhas principais preocupações. Os reforços não tinham um salário muito elevado, à exceção de 2 ou 3 como referi anteriormente. O pior é que acabaram por não ser uma mais valia, o que foi pena e subiu um pouco do teto salarial. Além disso, fui preparando a época seguinte renovando com os melhores, pelo que acabou por condicionar mais reforços, mas não quis arriscar tudo. Assim, tenho a coisa equilibrada para a próxima época, e quem vier será para acrescentar mais valor.  

Pessoalmente:

Pessoalmente foi um bom ano no regresso ás conferencias. Com mais calma e alguma preparação acho que tinha dado para lutar pelo titulo, porque nos PO é sempre duro. Mas está tudo tranquilo, penso que a próxima época tem tudo para correr bem (disse aos jogadores no final do PO que ia lutar pelo titulo, apesar de ser contrário aos objetivos da direcção. Mas eles gostaram da ideia, carga nisso), sendo também a altura para lançar alguns gajos da formação. Essa é uma aposta minha neste save, ter sempre malta da formação e conseguir chegar com alguns destes à EPL. Seria incrível!

Fajo, depois de ler o post do w0, o teu fez-me doer a vista. Que raio de cor de letras!

Boa época, o Nuneaton na vida real está prestes a descer de divisão e numa profunda crise financeira!

Acabas por fazer uma época bastante positiva, alcancaste os play off e só foi pena teres perdido na final.

Acredito agora na 2 época que possas montar um plantel mais ao teu gosto e lutar pelo título. 

Cursos, nada?

E parabéns aos 2! Acho que também vou adoptar este estilo, pois o tempo é pouco. 

Compartilhar este post

Link para o post

Grande época Fajo! Morreste ali na praia mas para o ano vais rebentar com tudo! E essa ideia de ir com malta da formação até à PL é bem interessante.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, há 13 horas:

@w0Finalmente regressas-te ao vício, estava a ver que não 😛 

Hum não me lembro de treinar na Suécia nos últimos anos, mas não deve ser nada fácil. Saindo daí, tens preferência por alguns país ou nem por isso?

Sobre os treinos spartans, já irei falar mais à frente! Mas foram grandes tempos de LLM há uns anos atrás.

Bem falando de mim, esse post foi feito no final de Janeiro e só agora terminei a 1ª época ao serviço do Nuneaton. Tive uns contratempos e também de férias, daí isto ter demorado demasiado. Mas vamos ao que interessa, no próximo post vem tudo relativamente a este ano de estreia!

Estava muito complicado, mas agora consigo dedicar uma horita ou outra por dia. O bichinho sempre esteve cá, custou foi não conseguir jogar. 

Eu também não me lembrava bem de ter treinado na Suécia (ainda que acho que já o tivesse feito), mas fiquei...mixed feelings. Como o @JonasThern diz, o sistema de play-offs é tremendamente injusto. Eles tinham 10x mais ritmo, 100x mais físico e não havia nada que eu pudesse fazer. Adicionalmente, acho a liga competitiva q.b., com poucos jogos, o que acaba por ser dificil de 'gerir', em especial quando queremos ir lançando jovens. Fazer uma carreira num clube sueco e leva-lo ao topo do mundo é um desafio, mas perde-se um pouco da vontade de, eventualmente, dominar tudo facilmente a nível interno e jogar, apenas, para os 12 jogos Europeus. 

Mas como primeira escola neste FM19, não me pareceu mau de todo. Como disse, mesmo que tivesse subido, já tinha decidido mudar de ares. Desde que rescindi o contrato que se falou em 1 ou 2 clubes suecos, mas acabei por nem as considerar. 

A época esta a chegar a finais de Novembro de 2018 e há sempre danças das cadeiras. Fui a 2 ou 3 entrevistas para as conferências, mas não fiquei, queria impor mais jovens jogadores. Reparei que os Spartans estão no último lugar acima da linha de água. Pode ser que surja o desafio, mas não vou forçar.

Estou à procura de clube. Ponto. Sejam os Spartans ou outros. Daria prevalência a campeonatos europeus, em especial aos do Reino-Unido, mas vejo que há muita oferta na Ásia (Malásia, Singapura, etc.). Queria, ao máximo, evitar outros Nórdicos (há umas quantas equipas sem treinador na Finlândia e Noruega). Mas também já decidi que, der por onde der, estarei a trabalhar a 1 de janeiro de 2019.

Quanto a cursos @JonasThern, nada, nem cheirar. Vamos lá ver se o próximo clube o proporciona. Seria bom para a minha carreira. Efetivamente é como dizes, há aqui equipas muito más mesmo. A maior diferença que notei, face a outras experiências nas divisões inferiores, são os atributos físicos. Estes jogadores não fariam dois jogos seguidos em Inglaterra 😄 Agora é ver o que o futuro próximo me trás.

--

@Fajo e essa cor de letra 😄 ? Tive de selecionar o texto para conseguir ler! Dividiste-me o coração! Tenho pena que não tenhas subido, pois tantas foram as vezes que ambos já passamos por finais de PO falhadas! Mas...contra os meus Spartans, levo uma pequena vitória haha. Eles ai estão bastante fortes. 

Estou certo que, na próxima época, vences o título. Com a embalagem com que vais, fazes 6º na época de estreia e chegar à final do PO, parece-me evidente que, se conseguires manter os jogadores nucleares (sempre complicado) estarás muito forte na próxima época. O Boston esteve assim tão forte?

Edit: mete no imgur (acho). E para o ano deves vender uns +125 bilhetes. Como vai ser a pré-época? Equipas fáceis para dar moral ou equipas maiores para tentar fazer dinheiro?

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...