Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Gavazzo

[Arrendar] Casas/Apartamentos/Quartos

Publicações recomendadas

Até que ponto é legal tornar um apartamento alugado num airBnB ou sub-alugar a estudantes por exemplo?

Basta declarar os rendimentos e ter a autorização do proprietário para o fazer?

Pergunto isto porque a minha a minha avó quer sair do seu apartamento em Lisboa, onde paga uma renda de 800 ou 900e. Vai largar esse apartamento e uma casa em Sintra, onde já passava a maior parte do tempo, e trocar por um apartamento com jardim também em Lisboa. Já era para lhe ter sugerido sub-alugar aquilo, já que no Verão só passava uns 4 ou 5 dias por mês em Lisboa. Mas o mais provável era que me mandasse dar uma curva e para não me meter na vida dela :lol:

Entretanto agora vai mesmo sair do apartamento em que está, na Almirante Reis, a 2min a pé dos metros da Alameda e Arroios. A casa está em bom estado e apesar dela viver lá sozinha, aquilo tem uma cozinha porreira, uma casa de banho, outra de serviço só com sanita e lavatório, que acho que está a ser usada como dispensa e cinco divisões, todas elas viradas para o exterior. Dessas cinco, três têm uma varanda privada e outra uma varanda comum à cozinha.

Ou seja, 800 ou 900e por uma casa onde dá perfeitamente para ter 4 quartos porreiros e uma sala espaçosa.

Originalmente estava a pensar em mudar-me da minha casa (800e a dividir por 3, entre a Estefânia e Mártires da Pátria), para baixar a renda e ter um quarto um pouco maior, mas agora ando a pensar em propor-lhe que sub-alugue aquilo, que eu trato de arranjar inquilinos. Estou a sonhar um pouco ou nem por isso?

Joe, se por acaso seguires com isso, depois avisa que estou bastante interessado. Está complicado arranjar quarto.

Editado por Luis Enrique

Compartilhar este post

Link para o post

Joe, não entendi. A tua avó é arrendatária ou proprietária desses apartamentos? Se for arrendatária (que me parece pela que dizes), deverá confirmar no contrato. Tenho sérias dúvidas que o contrato o autorize. Por normas o subarrendamento encontra-se vedado.

Compartilhar este post

Link para o post

Joe, não entendi. A tua avó é arrendatária ou proprietária desses apartamentos? Se for arrendatária (que me parece pela que dizes), deverá confirmar no contrato. Tenho sérias dúvidas que o contrato o autorize. Por normas o subarrendamento encontra-se vedado.

É arrendatária sim. E se o contrato não especificar nada sobre subarrendamento, como é? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

É arrendatária sim. E se o contrato não especificar nada sobre subarrendamento, como é? :mrgreen:

É o que diz a lei. E a lei diz que não o pode fazer a menos que tenha autorização, a qual, julgo, deve ser dada por escrito. A coisa só corre bem - no caso de não ser autorizada -, quando o senhorio aceita o subarrendatário, mesmo que tacitamente, por exemplo, sabendo o que se passa e aceitando o pagamento à mesma.

não percebo grande cena de arrendamento, mas acho que não estou a dizer nenhuma asneira x)

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, tenho contrato de arrendamento de um ano na casa onde estou a viver. É possivel deixar a casa antes, desde que dê 30 dias ao senhorio, certo? Tenho a caução paga de 1 mês, os 30 dias que teria de dar eram pagos por esse dinheiro não é?

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, tenho contrato de arrendamento de um ano na casa onde estou a viver. É possivel deixar a casa antes, desde que dê 30 dias ao senhorio, certo? Tenho a caução paga de 1 mês, os 30 dias que teria de dar eram pagos por esse dinheiro não é?

Sim, normalmente é assim que funciona. Faço sempre essa pergunta quando vou arrendar uma casa. Mas olha que deve também depender dos senhorios. Se o teu for um daqueles lixados vai fazer de tudo para ficares o ano inteiro do contrato. Mas é melhor informares-te em termos legais, porque creio que é possível saíres antes se avisares com antecedência de um mês.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe de quartos na zona da baixa/chiado/caís/santos? ou algum sítio não muito longe desses também.

vivo com tanta gente que isto tá a ficar intolerável e queria mudar o mais rápido possível

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe algum site para encontrar apartamentos para arrendar em espanha?

Estou a viver nas Astúrias e apenas tenho pesquisado no idealista por não saber mais nenhum

Obrigado :)

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe algum site para encontrar apartamentos para arrendar em espanha?

Estou a viver nas Astúrias e apenas tenho pesquisado no idealista por não saber mais nenhum

Obrigado :)

fotocasa, easypiso

Compartilhar este post

Link para o post

Bolha ou não o que é certo é que ainda tem muito por onde crescer e quando rebentar quem investiu vai continuar com os ativos e quem precisa de casa para viver continua sem ter meios para comprar uma habitação em Lisboa autonomamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando rebentar será quando finalmente ponderarei a sério comprar uma :mrgreen:

Como as coisas estão neste momento estou quietinho.

Editado por Ego Sum

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda é possível arrendar casas a preços “normais” em Lisboa. Eles encontraram-nas

“Demorei um ano e meio até encontrar casa, procurei em todas as plataformas que possa imaginar. A mais barata que vi foi um T0 de 25 metros quadrados perto da Ajuda”, recorda ao Observador. A renda era de 400 euros. Detalhe: a casa, um rés do chão com sala e kitchenette, não tinha base de duche, só um orifício no chão de cimento irregular a fazer as vezes de ralo, nem sanita. “No anúncio dizia que a pessoa que fosse para lá é que tinha de a instalar. 400 euros por aquela porcaria, imagine!”

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Quando rebentar será quando finalmente ponderarei a sério comprar uma :mrgreen

Como as coisas estão neste momento estou quietinho.

A questão é que o valor das casas em Lisboa estava manifestamente abaixo da realidade de uma capital europeia com este potencial turístico. O difícil é saber a fronteira entre o que é a correção normal de preços depois da crise e a especulação.

Acredito que daqui a uns anos, quando começarem a entrar no mercado os prédios todos que estão a ser construídos para alojamento local, os valores do arrendamento saiam desta espiral de loucura, agora quanto ao preço das casas duvido muito que isto volte a baixar independentemente de uma crise a uma escala muito maior.

Compartilhar este post

Link para o post

"a casa, um rés do chão com sala e kitchenette, não tinha base de duche, só um orifício no chão de cimento irregular a fazer as vezes de ralo"

alguém nunca foi a casa da avó.

lembro-me bastante bem da minha ter precisamente isto, achava bastante piada.

Compartilhar este post

Link para o post

"a casa, um rés do chão com sala e kitchenette, não tinha base de duche, só um orifício no chão de cimento irregular a fazer as vezes de ralo"

alguém nunca foi a casa da avó.

lembro-me bastante bem da minha ter precisamente isto, achava bastante piada.

estava na altura da tua avó mudar de casa então...ou fazer obras

Compartilhar este post

Link para o post

alguém sabe de um quarto em oeiras ou próximo que pudesse arrendar durante 2/3 semanas provavelmente a partir de dia 22?

Editado por lordbifana

Compartilhar este post

Link para o post

Há cinco anos, quando me mudei para Braga, arranjei um T0 bastante moderno por 280€, mesmo junto à UMinho, sendo que por 300€ se encontrava T1 e alguns T2 aceitáveis. Hoje, numa pesquisa rápida, já não se encontra nada de jeito abaixo dos 400€. Fica muito difícil.

Hoje, por exemplo, estou em Chaves e pago 240€ por um T1. Bem bom, tendo em conta a realidade nacional. Ainda assim, tenho o objetivo de voltar a Braga ou então ir para Coimbra ou Aveiro, por aí, e os preços das casas assustam.

Compartilhar este post

Link para o post

Na Maia T1 é de 550€ para cima.

Só se não souber procurar porra.

A minha namorada mora em Matosinhos, em frente ao Hospital da CUF e paga 450€. E é grande.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...