Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

No shit. Eu só digo é para não se fazer o pivot para a ansiedade económica e ignorar o óbvio. Façam as análises que quiserem, com certeza que não foram 60 milhões de racistas a votar no homem, mas se ele não tivesse conseguido a quase totalidade do voto dos brancos racistas nunca lá chegava...

Justifiquem e enquadrem tudo, desde que falem do elefante no quarto por mim tudo tranquilo...

Como é óbvio. Até no Passos Coelho...

Portanto achas inconcebível votar no Trump porque goza com deficientes mas votavas sem problemas numa mulher que sabendo que o um tipo violou uma mulher, ajudou a elibá-lo á mesma E RIU-SE DA VITIMA. Isto só uma gota no histórico dessa mulher. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Chegou o diado, tarde mas chegou. Rui Rio vai começar a sua caminhada contra Passos Coelho. Tem como seu melhor aliado David Dinis e as suas sementes.

Só estou curioso para saber se antes ou depois das eleições. O resto parece-me um caminho muito fácil para ele.

Editado por Woyzeck

Compartilhar este post

Link para o post

Tens aí o número concreto de brancos racistas que votaram no Trump?

Ou são racistas por serem brancos?

Ou são racistas por terem votado no Trump?

Não maninho, quase ninguém responde que é racista numa sondagem.

Não e não. São racistas, porque são racistas. Achas que 62% dos apoiantes do homem pensam que o Obama é muçulmano porquê?

Se fores ver polls que perguntam não directamente sobre racismo, mas com perguntas tipo essa do Obama nem há dúvidas...

Isto é tão estúpido que nem te vou dar mais trela neste assunto...

Votar num tipo que goza com deficientes, impensável. Mas numa das grandes responsáveis por dezenas de mortes e pela destruição do país africano com o melhor padrão de vida, aí tudo bem.

Tudo bem? LOL....

Mas achas que alguma vez votava na Clinton, não fosse o Trump ou um Republicano lunático o adversário? O votar na mulher era coisa para me fazer sentir fisicamente mal, mas fds que remédio...

O Trump se tivesse tido responsabilidades, também tinha feito m*rda. Se tivesse à espera que o Trump viesse a ser mais pacifista, era capaz de votar em branco, mas penso exactamente o contrário...

Portanto achas inconcebível votar no Trump porque goza com deficientes mas votavas sem problemas numa mulher que sabendo que o um tipo violou uma mulher, ajudou a elibá-lo á mesma E RIU-SE DA VITIMA. Isto só uma gota no histórico dessa mulher. :lol:

Já ouvi essa gravação e ela não se riu da vítima. E acho inconcebível votar no Trump por tudo e mais alguma coisa...

Compartilhar este post

Link para o post

Já ouvi essa gravação e ela não se riu da vítima. E acho inconcebível votar no Trump por tudo e mais alguma coisa...

Mas estás a brincar ou quê?? A gaja ri-se da vitima e ainda se ri de ter posto o violador a passar um teste de polígrafo o que fez com que ela "nunca mais tivesse fé nesses testes".

Dizes que não és capaz de respeitar quem vota no Trump por gozar com deficientes mas votavas numa gaja que faz isto, que bela lógica. E repito, uma gota no historial dela.

Editado por DS7

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo não vou ver 10 min de Fox News.

Eu ouvi uma gravação e ela não se riu da vítima. Não é por a fox dizer que aconteceu, que aconteceu. Se aconteceu, mete isso aí com timestamps.

Do que me lembro ela riu-se foi da imprecisão do teste do polígrafo. Se interpretas isso como rir-se da vítima, menos sparring é capaz de não ser má ideia... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Um artigo porreiro para quem quiser se borrar todo:

History tells us what may happen next with Brexit and Trump

E um guia de sobrevivência para uma potencial (estou convencido que não é só potencial, é mais que provável) lenta degradação do sistema democrático Americano até se tornar numa ditadura:

Autocracy: Rules for Survival

Eu acho que a sociedade tá absurdamente complacente e não compreende a magnitude do passo no abismo que foi dado terça-feira. Pode ser um passo do qual não consigamos voltar. É arriscar um equilíbrio de forças que mantém o Ocidente estável, pacífico e próspero há décadas.

Compartilhar este post

Link para o post

History tells us what may happen next with Brexit & Trump

Só que não.

Compartilhar este post

Link para o post

What may happen não é what will happen.

De qualquer maneira tás à vontade para dizer porque haveremos de estar optimistas. Sinceramente, gostava que alguém me convencesse.

Compartilhar este post

Link para o post

Podes ser reticente sem achar que o mundo vai acabar. É uma das alternativas ao discurso apocalíptico.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que disseram bem é que o problema nem é tanto o Trump mas as pessoas que trouxe e as pessoas que ele despoletou:

Os republicanos racista que agora acham que é bom andar a meter swastikas em todo o lado e cujos casos já se falou aqui, que acham que ele estar a presidente justifica os preconceitos que tem (que eu nem sei se foram mais campanha do Trump do que ser algo que ele acredita, tendo em conta o actor que ele é). Só o facto de o KKK o ter suportado dá-me arrepios, que coisa nojenta.

Deste lado temos intolerância, ignorância, sexismo e racismo. Estou a separar intolerância de racismo e sexismo, nestas duas situações. Intolerância mais pelo facto de não ouvirem outras opiniões.

Nem vale a pena referir o porquê de cada porque vocês sabem. Nem devia ter sequer chegado ao poder mas chegou, e agora é demasiado tarde para fazer alguma coisa, a não ser que revertam as eleições que nem sei se é algo que está estipulado ou previsto na constituição americana.

_

E quem está a protestar, sejam democratas ou outro partido. Estou a favor dos protestos mas não podem parar cidades inteiras. Vi um post do facebook de uma mulher que em Portland, conseguiram fechar uma auto-estrada bem como outros serviços. Pelos vistos, trabalhadores dos hospitais (foi o que ela deu mais destaque), tiveram a vida completamente f*dida nesse dia porque eles não se souberam organizar, fora as outras pessoas. Percebo que queiram causar um impacto mas haveria outra maneira de certeza

Temos intolerância até certo ponto (não suportam outras opiniões, já houve gente a agredir outras só porque outras votaram no Trump) Um pouco de racismo/sexismo (obviamente não tão grave nem como o é nos moldes dos republicanos mas para alguns os males do país/mundo é de todos os homens brancos). A isto tudo junta-se alguma hipocrisia (visto que também fazem até certo ponto o que criticam aos outros).

Isto tudo dá argumentos aos republicanos para conseguirem ainda mais votos e mais apoio, lembrem-se que um caralhão de gente não votou.

Editado por Arnold

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não estou optimista, mas não é o passado que te vai dizer o que vai acontecer a seguir, é só isso. E muito provavelmente qualquer bom historiador com bom senso te diz isso.

Compartilhar este post

Link para o post

What may happen não é what will happen.

De qualquer maneira tás à vontade para dizer porque haveremos de estar optimistas. Sinceramente, gostava que alguém me convencesse.

Acho que seja o povo americano que votou contra ele sejam os outros partidos, se chegar a tal situação, vão fazer os possíveis para o parar se virem as coisas vão dar para o torto. Mas nem acho que chegue a esse ponto, ele nem quer fazer nada fora da América (se isso é bom ou mau não sei).

E pessoalmente devias-te preocupar menos. Eu percebo. Também estou preocupado com as ramificações disso mas não vou estar a dizer que vai acabar o mundo ou a ser um profeta da desgraça. Concentro-me principalmente e essencialmente nas coisas que posso mudar para mim e para os outros para melhor.

Votasse eu x, y ou z, não tinha influência nenhuma no voto na América.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não estou optimista, mas não é o passado que te vai dizer o que vai acontecer a seguir, é só isso. E muito provavelmente qualquer bom historiador com bom senso te diz isso.

Não sei se leste o artigo, mas ele não diz que as coisas vão acontecer de forma exactamente igual. Apenas que estamos a entrar num período de instabilidade com paralelos marcantes ao período antecessor da 1ª guerra mundial e ao período antecessor da 2ª guerra mundial.

Qualquer bom historiador com bom senso te vai dizer que a razão pela qual estudamos a história é para aprendermos com ela, para identificar quais as razões que levaram a que coisas más acontecessem no passado, e evitar que se repitam no futuro. A tese deste autor é que apesar de tudo o que sabemos sobre história, a nossa perspectiva para além das gerações mais recentes se perde, pelo menos para a pessoa comum que não tem interesse por história propriamente dita. E assim, deixamos que estes padrões se repitam.

O objectivo de eu partilhar este artigo é para tentar ao máximo possível alertar as pessoas para a necessidade de termos isso em conta.

Acho que seja o povo americano que votou contra ele sejam os outros partidos, se chegar a tal situação, vão fazer os possíveis para o parar se virem as coisas vão dar para o torto. Mas nem acho que chegue a esse ponto, ele nem quer fazer nada fora da América (se isso é bom ou mau não sei).

É precisamente por "não querer fazer nada fora da América" que o Trump é tão perigoso. Ou pelo menos uma das principais razões. Uma NATO com uma América menos interventiva, menos interessada em defender os outros membros, como o Trump prometeu, pode ser o suficiente para desbalancear o equilíbrio de poder internacional com efeitos imprevisíveis. É que este é o equilíbrio de poder que permite que o Ocidente se mantenha pacífico desde 1945.

"Os possíveis para o parar" pode ou pode não ser suficiente. Trump modela-se a si próprio em Putin, conforme ele já disse várias vezes. Putin transformou a Rússia aos poucos de uma democracia pós União Soviética (admitidamente algo precária e não completamente comparável aos Estados Unidos actuais) numa ditadura. As tácticas dele são bastante comparáveis a todas as tácticas de campanha de Trump: desinformação constante e ataque cerrado aos média mais críticos, proliferação de teorias da conspiração, gradual e muito lenta normalização de pontos de vista que não seriam aceitáveis previamente. Basicamente é uma constante lavagem de cérebro ao ciclo de apoiantes que vai aumentando ao longo do tempo, enquanto vai diminuindo gradualmente o espaço para a imprensa o criticar e apresentar pontos de vista alternativos. Não esquecer o acesso que ele irá ter à enorme máquina de vigilância online que os Estados Unidos construiram ao longo dos últimos anos.

Basta ver que na campanha, Trump falou em "prender Hillary" (directamente, sem vaga menção sequer do sistema judicial independente), em "processar a comunicação social" que o criticou, fez "piadas" sobre assassinar Hillary ou sobre os seus apoiantes se insurgirem violentamente. Tudo isto indica um líder que pretende aumentar a sua àrea de poder autoritariamente, à imagem de tantos outros líderes mundiais que já vimos ao longo do tempo em tanto país diferente. Até mesmo hoje em dia. Putin, Erdogan, Maduro, Duterte, Mugabe?

É certamente mais reconfortante pensar que absolutamente tudo o que ele disse durante a campanha foi puramente retórica. Certamente é impossível ele por em prática tudo o que prometeu, até porque algumas das propostas simplesmente não fazem sentido financeiro ou lógico algum. Mas seria criminosamente complacente assumir que tudo irá ser deitado fora, e ignorar todos os sinais negativos. Trump revela todos os sinais clássicos de um sociopata narcisista que irá usar todos os meios possíveis à sua disposição para aumentar e perpetuar o seu poder. Esperar que magicamente se transforme num político convencional é puro wishful thinking e irracional.

A minha maior esperança é que o próprio Partido Republicano tenha anti-corpos e se rebele, até porque o Presidente dos Estados Unidos não tem poder absoluto, depende em imensas áreas dos outros órgãos de soberania. Mas o Partido Republicano, para além de já estar doente há muito tempo com uma ala de gente que pensa de uma forma francamente aterradora, sabe que o seu eleitorado neste momento está refém de Trump, e portanto tem muito pouco crédito popular para resistir. Trump pode fazer chantagem contra a resistência interna do Partido Republicano através dos seus poderes e através do seu discurso e do seu eleitorado.

E pessoalmente devias-te preocupar menos. Eu percebo. Também estou preocupado com as ramificações disso mas não vou estar a dizer que vai acabar o mundo ou a ser um profeta da desgraça. Concentro-me principalmente e essencialmente nas coisas que posso mudar para mim e para os outros para melhor.

Votasse eu x, y ou z, não tinha influência nenhuma no voto na América.

É verdade. Nos preocuparmos com aquilo que não conseguimos mudar não é produtivo. Sinceramente isto tem me afectado mais estes dias do que deveria.

Apenas não consigo cruzar os braços e não resistir quando vejo uma ameaça séria no futuro próximo à sobrevivência do pensamento crítico e liberal no Ocidente. Quer esta ameaça de facto se concretize ou não.

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post

Olha que há muitos historiadores que acreditam que a história é cíclica. Se tiveres curiosidade vê isto:

Social Cycle Theory Kondratiev Wave.

Há mesmo uma série de teorias económicas que falam em ciclos que vão até 50 anos, se não estou enganado. O estudo do passado muitas vezes pode dizer-nos como será o futuro, na minha opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se leste o artigo, mas ele não diz que as coisas vão acontecer de forma exactamente igual. Apenas que estamos a entrar num período de instabilidade com paralelos marcantes ao período antecessor da 1ª guerra mundial e ao período antecessor da 2ª guerra mundial.

Qualquer bom historiador com bom senso te vai dizer que a razão pela qual estudamos a história é para aprendermos com ela, para identificar quais as razões que levaram a que coisas más acontecessem no passado, e evitar que se repitam no futuro. A tese deste autor é que apesar de tudo o que sabemos sobre história, a nossa perspectiva para além das gerações mais recentes se perde, pelo menos para a pessoa comum que não tem interesse por história propriamente dita. E assim, deixamos que estes padrões se repitam.

O objectivo de eu partilhar este artigo é para tentar ao máximo possível alertar as pessoas para a necessidade de termos isso em conta.

Olha que há muitos historiadores que acreditam que a história é cíclica. Se tiveres curiosidade vê isto:

Social Cycle Theory Kondratiev Wave.

Há mesmo uma série de teorias económicas que falam em ciclos que vão até 50 anos, se não estou enganado. O estudo do passado muitas vezes pode dizer-nos como será o futuro, na minha opinião.

Mas reparem eu estudo o passado, assim como o Puro e outros por aqui e quase que aposto que eles podem ter uma opinião, como eu tenho como é obvio, no entanto acho que assim como eu sabem que não é possível prever nada, olhar agora para o passado e ver os sinais é fácil, é como contar uma historia e saber o final.

O que se está a passar agora o presente e o futuro é e será algo novo, não estamos inseridos num ciclo vicioso.

Em relação ao Bold, eu leio, lido, falo diariamente com os melhores e a historia não é isso.

Editado por Magno

Compartilhar este post

Link para o post

Mas reparem eu estudo o passado, assim como o Puro e outros por aqui e quase que aposto que eles podem ter uma opinião, como eu tenho como é obvio, no entanto acho que assim como eu sabem que não é possível prever nada, olhar agora para o passado e ver os sinais é fácil, é como contar uma historia e saber o final.

O que se está a passar agora o presente e o futuro é e será algo novo, não estamos inseridos num ciclo vicioso.

Em relação ao Bold, eu leio, lido, falo diariamente com os melhores e a historia não é isso.

Não é para te criticar nem nada disso, mas essa frase parece saída directamente de um discurso do Trump :mrgreen:

Editado por BSD<

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ouvi uma gravação e ela não se riu da vítima. Não é por a fox dizer que aconteceu, que aconteceu. Se aconteceu, mete isso aí com timestamps.

Do que me lembro ela riu-se foi da imprecisão do teste do polígrafo. Se interpretas isso como rir-se da vítima, menos sparring é capaz de não ser má ideia... :mrgreen:

Vê o video...

Compartilhar este post

Link para o post

Não é para te criticar nem nada disso, mas essa frase parece saída directamente de um discurso do Trump :mrgreen:

Quando andei na faculdade tive aulas, seminários, visitas de estudo e longas conversas com alguns dos melhores historiadores de várias áreas da História (e em alguns casos considerados as grandes referências de forma consensual), por isso ele não estará a exagerar. O mundo da História é um meio pequeno, todos se conhecem e estão praticamente todos ligados ao Ensino, não é difícil teres acesso às grandes referências da área.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando andei na faculdade tive aulas, seminários, visitas de estudo e longas conversas com alguns dos melhores historiadores de várias áreas da História (e em alguns casos considerados as grandes referências de forma consensual), por isso ele não estará a exagerar. O mundo da História é um meio pequeno, todos se conhecem e estão praticamente todos ligados ao Ensino, não é difícil teres acesso às grandes referências da área.

Andaste em que faculdade, já agora?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas isso é porque é muito difícil arrajar emprego

Compartilhar este post

Link para o post

Vê o video...

Ela passa os 10 min a rir-se da vitima? Mete o timestamp, qd isso acontece...

Não vou ver um video que abre com a Ann Coulter, qd já ouvi a gravação e não a ouvi a rir-se da vitima....

Compartilhar este post

Link para o post

Curiosamente, é de longe o canal americano que mais vejo em direto. Como diz o Michael Moore, é a melhor forma de saber como eles pensam e manipulam para depois os poder desmontar.

Se tivermos atenção é muito fácil apanhar as edições de vídeo e de imagem e as falácias dos seus argumentos.

Voltando ao restante assunto, nomeadamente aos artigos que foram aqui postados sobre a América Branca, é uma verdade indiscutível que aquela gente se sente abandonada e provavelmente tem razões para tal. Aludi e referi isso no texto que fiz no "day after".

Discordo no entanto das partes referentes às constantes acusações dos ultra conservadores de que os liberais impõem a "white guilt". Talvez concorde mais com o contrário, que sejam os media conservadores a criarem essa ilusão.

É um facto real e indesmentível que os conglomerados da media americana tentam transmitir uma mensagem de liberalismo e diversidade. Custa-me é a aceitar que essa mensagem seja assim tão negativa.

Pode até mesmo ser contra producente tentar impor uma mensagem politicamente correta mas as mudanças têm de vir de algum lado e claramente nos USA os media têm sido uma das principais forças motrizes das evoluções sociais.

E não, nem toda a gente que votou em Trump é um racista xenófobo da categoria do KKK. Uma parte dos seus votantes está apenas descontente e quis chocar o sistema.

Eu não consigo é entender como alguém se consegue sentir bem consigo mesmo fazendo um choque no sistema dando voto a uma retórica que se calhar até vai contra o seu próprio sistema de crenças sabendo que está a se por em perigo a sua própria pessoa e as que o rodeiam.

É desespero, acredito. Quem não tem nada a perder arrisca tudo mas acho aflitivo a forma como o ser humano deixa a racionalidade e lógica na gaveta num "Hail Mary" que pode prejudicar até as liberdades dos seus filhos.

No entanto, são esses dez ou quinze por cento que os liberais têm de recuperar. São eles que elegeram o Obama, o Clinton e quase levaram o Al Gore à presidência.

Agora não me lixem, grande percentagem (ou maioria) dos votantes do Trump são de facto um grupo de racistas xenófobos e religiosos radicais.

Quem acha que a America vale mais do que isso e que essas pessoas são apenas residuais na sociedade americana conhece pouco a mesma.

Não quero de todo passar por especialista de uma coisa que não sou mas já vi e li muitas coisas sobre a América profunda para saber que em mais nenhum pais ocidental se encontra um tão grande numero de cultos religiosos, grupos racistas\xenófobos, loucos das conspirações e revisionistas da história.

A América é de facto a terra das oportunidades e é um pais onde encontramos algumas das mais brilhantes e progressistas mentes do mundo mas também as mais tacanhas, preconceituosas e fanáticas e em mais nenhum pais do mundo é tão fácil ganhar dinheiro dando alimento mental a estes grupos.

Aqui o que é preciso é claramente apostar na educação que tem sido, essa sim, a grande falha dos governos americanos, em especial os democratas. Um povo sem educação toma piores decisões, é mais supersticioso e influenciável. Pode ser até favorável a alguns poderes instalados que a coisa seja assim mas acaba sempre por dar em asneira até para os que apostam neste tipo de controlo.

De resto, alguns apontamentos sobre três temas que foram aqui falados:

1) Sobre o legado do Obama, não creio de todo que a nível histórico saia debilitado. Kennedy e LBJ não saíram beliscados por Nixon, Clinton não saiu beliscado por Bush e Buchanan não saiu engrandecido por Lincoln. Cada presidente é avaliado pelo seu próprio trabalho. Também é de apontar que a popularidade do Obama demonstra que as eleições não foram perdidas por ele, foram pelo partido e pela Hillary.

2) É perfeitamente natural manifestar-se contra o resultado de uma eleição democrática. Não é de todo partir para a violência e fazer asneiras. Não só ajuda à narrativa do oponente como é anti-democrático.

São tão deploráveis as ações de quem perdeu as eleições como as dos apoiantes do Trump.

Mas (sim há um mas) numa campanha onde um dos candidatos atacou todos os grupos existentes e mais alguns, o resultado tenderia a ser este porque infelizmente o ser humano facilmente deixa a racionalidade em casa, como alias se viu no resultado de 3ª feira.

3)

Este discurso do Trump... Que vigarista :lol:

Os seus apoiantes que se preparem para a surpresa.

Já começa. Estou é para ver as reações da base dele.

E finalmente:

É eles nos USA continuarem a lutar pelos avanços sociais e ambientais e nos na Europa a fazermos o mesmo.

Até lá, e como costuma dizer o Fusion e o Peplin neste tipo de coisas, estas eleições ao menos foram perfeitas para tirar a pinta a algumas pessoas. Assim é mais facil saber com o que contar.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso é que não critiquei, exactamente por não conhecer o meio. Estava só a dizer que o que ele disse parecia muito aquela do 'I know all the best words, I have all the best people' do Trump :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

O Trump não vos parece um puto a falar? As maneiras do gajo se expressar às vezes são tão limitadas :lol:

Editado por Jamarcus

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...