Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Visitante

Eu acho que isso das viagens e basicamente pelo facto dos nossos deputados ganharem uma miseria...3800 euros brutos por mes (ja incluindo subsidios), estao a espera de pessoas muito competentes e serias?

Para a politica tirando no PC e no Bloco so vao incompetentes e carreiristas interesseiros

O contrário também seria igualmente o problemático.

Antes de haver algum tipo de foco nas condições dadas aos deputados, a prioridade até deveria ser criar e forçar o cumprimento de determinadas regras que facilitassem o escrutínio do trabalho feito na AR, e aumentassem a transparência no que toca a conflitos de interesses. Logo aí acabavam as relações de promiscuidade entre escritórios de advogados e grandes empresas. E depois aí sim, valeria a pena avaliar as melhores formas sobre como atrair os melhores quadros para a política. Mas antes de chegar ao Parlamento, teria de haver muito trabalho de limpeza a nível partidário, antes de mais nada. É lá que está a maior parte do bolor, sobretudo PS e PSD. E se a mediocridade não for combatida a nível partidário, não vale a pena achar que se pode fazer qualquer coisa a jusante.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu já o condenava antes :mrgreen:

Este é daquelas personagens que não pode voltar a tocar em poderes públicos, seja como for. Tudo em que ele tocou está manchado por jogadas, subornos, golpes... representa tudo o que há de mau na classe política. Ele é daqueles em que vale quase tudo para mandá-lo para um buraco bem fundo.

Primeiro convém indignarmos-nos com o proteccionismo que existe na comunicação social, com a lavagem cerebral para ocultar certos podres e certas jogadas, com o destaque abusivo a assuntos que só servem mesmo para distrair o povinho e pelo fraco interesse em fazer jornalismo. Depois aí sim, haverá lugar para a indignação quanto a cenas como estas (que são lamentáveis). Porque também não nos podemos esquecer de como estava bem oleada a máquina no tempo do Sócrates, como o jornalismo fechou os olhos a tudo e deixou o país chegar ao estado que chegou.

Condenava-lo com base em quê? Sei que vivemos num mundo onde a condenação na praça pública vale mais e é mais eficaz do que a condenação da justiça, mas condenar alguém pelo carácter deixa-me nervoso. Ler que vale tudo para mandá-lo para um buraco bem fundo deixa-me com o vómito a bater na goela.

E não é o Sócrates que eu estou a defender, é sim a existência do estado de direito (para todos, criminosos ou não) e do funcionamento normal da justiça. O que aconteceu e o que tu propões não é nem uma coisa nem outra.

Sim, prioridades. Porque eu sou um símio e não conseguir indignar-me com as duas situações. Quando estou perante uma tenho que me indignar com a outro primeiro. Primeiro o que tu queres e depois o que tu não queres. 🙈

O Sócrates bem tentou controlar a Comunicação Social, mas nunca o conseguiu.

Compartilhar este post

Link para o post

O contrário também seria igualmente o problemático.

Antes de haver algum tipo de foco nas condições dadas aos deputados, a prioridade até deveria ser criar e forçar o cumprimento de determinadas regras que facilitassem o escrutínio do trabalho feito na AR, e aumentassem a transparência no que toca a conflitos de interesses. Logo aí acabavam as relações de promiscuidade entre escritórios de advogados e grandes empresas. E depois aí sim, valeria a pena avaliar as melhores formas sobre como atrair os melhores quadros para a política. Mas antes de chegar ao Parlamento, teria de haver muito trabalho de limpeza a nível partidário, antes de mais nada. É lá que está a maior parte do bolor, sobretudo PS e PSD. E se a mediocridade não for combatida a nível partidário, não vale a pena achar que se pode fazer qualquer coisa a jusante.

Alguns politicos nem querem ganhar mais nessa função, porque se ganharem mais deixam de poder acumular funções e é nesse acumular de funções que acontece os tais conflitos de interesses que dão tanto a ganhar por fora, isto é, na outra função. Olha o Montenegro, bazou com o bolso cheio e não foi o ordenado que o encheu.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

A reportagem da SIC mostra que existe provas que senão mais que evidentes. Entao um gajo que tem -12000 euros no banco vai comprar uma moradia de 900000 euros?

O incrível foi ver a quantidade absurda que gastava face ao que ganhava. Como é que um gajo destes consegue governar o país?

Tira um zero a esses 900 mil e é a história de vida de mais de metade da população portuguesa.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Alguns politicos nem querem ganhar mais nessa função, porque se ganharem mais deixam de poder acumular funções e é nesse acumular de funções que acontece os tais conflitos de interesses que dão tanto a ganhar por fora, isto é, na outra função. Olha o Montenegro, bazou com o bolso cheio e não foi o ordenado que o encheu.

Ora... cortando esse foco de interesses, metade dos interessados deixam de o estar. Depois era preciso cortar aqueles que estão lá por vaidade, como diz o Sócrates :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Começa uma nova era em Cuba. Primeira geração pós-Revolução na presidência do governo.

Compartilhar este post

Link para o post

Condenava-lo com base em quê? Sei que vivemos num mundo onde a condenação na praça pública vale mais e é mais eficaz do que a condenação da justiça, mas condenar alguém pelo carácter deixa-me nervoso. Ler que vale tudo para mandá-lo para um buraco bem fundo deixa-me com o vómito a bater na goela.

E não é o Sócrates que eu estou a defender, é sim a existência do estado de direito (para todos, criminosos ou não) e do funcionamento normal da justiça. O que aconteceu e o que tu propões não é nem uma coisa nem outra.

Sim, prioridades. Porque eu sou um símio e não conseguir indignar-me com as duas situações. Quando estou perante uma tenho que me indignar com a outro primeiro. Primeiro o que tu queres e depois o que tu não queres. 🙈

O Sócrates bem tentou controlar a Comunicação Social, mas nunca o conseguiu.

Condeno-o pessoalmente, não vou bater no homem nem linchá-lo. E tendo em conta o tipo de cargos em que ele circula, o carácter é das características mais importantes. Não é razão para uma pessoa ir presa mas é razão para se tornar politicamente inválida. E o buraco bem fundo é a nível político, das suas possíveis futuras ambições.

E eu também defendo o normal funcionamento da justiça. Não é correto o modo como hoje em dia tudo é culpado à partida. Mas ao mesmo tempo é preciso saber ver que a justiça muitas vezes não tem esse funcionamento normal, que o Sócrates não é uma pessoa qualquer, e que é claramente uma pessoa que lesou gravemente o país (haverá alguma decisão dele que não tivesse como fim beneficiar algum compadrio?) e é complicado não sentir um misto de satisfação/asco ao vê-lo nesta situação.

Apenas falaste de uma situação e eu referi outra, que penso que tem ainda maior importância. Mas pelos vistos assumiste logo a tal incapacidade.

E o Sócrates controlou a seu belo prazer a comunicação social. Quantos noticias por dia existiam a enaltecê-lo? Era um autentico bombardeamento.Por cada coisa má que saía, arranjavam 10 boas para abafar. Por alguma razão o povo tem ou tinha tão boa impressão dele. O homem até calou a Moura Guedes (que também não ficava bem na fotografia) e até existiram algumas danças curiosas de comentadores à custa dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Todos os governos têm essa relação com a CS. Hoje dá-me uma boa noticia e eu fico-te a dever uma em primeira mão. Isso não significa controlar a CS, muito menos quando comparado com o que ele tentou fazer com a TVI e a Moura Guedes.

Compartilhar este post

Link para o post

Possível tentativa de golpe de estado na Arábia Saudita.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei quem são os golpistas, mas isso era das melhores coisas que podia acontecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei quem são os golpistas, mas isso era das melhores coisas que podia acontecer.

Porquê? Penso exatamente o contrário

Edit: aparentemente foi apenas um drone de brincar que se chegou demasiado perto do palácio real e foi abatido

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post

Eu penso que se têm o apoio dos EUA e constituem um aliado seu então é porque são um país democrático. Caso contrário teriam a oposição do regime americano, como se vê em casos como a Venezuela, Cuba e Madeira.

Compartilhar este post

Link para o post

Li uma peça num jornal a falar no novo principe herdeiro mas fiquei sem perceber quem é que manda naquilo. Ainda é o mais velho, mas o herdeiro já vai fazendo algumas coisas é isso? Pelo que estava escrito até pareceu que estava a querer romper um pouco com o fanatismo religioso que fez o país regredir nos últimos 50 anos, no entanto a guerra com o Yemen parece que tem muito dedo dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Por pior que isso seja, que o é, cito sempre o RAP nestas situações: "Eu sou contra isso mas, uma vez cá fora, não vou fingir que isso não existe."

Assim sendo, vi e é interessante perceber como o Sócrates usa sempre a mesma estratégia, seja na justiça, seja na TV: "Como é que você tem a coragem de dizer isso/de me acusar disso?". A oratória é boa, e tenta sempre safar-se.

De resto, é curioso ver a forma como fala com os procuradores e o inspector. Fosse um Zé Manel qualquer e apanhava logo cadeia.

O socrates é um deus da retórica e do contorcionismo, e se lhe dão espaço, dá as voltas que quiser à conversa. Tem sido sempre assim.

Editado por lastdance

Compartilhar este post

Link para o post

Este Eixo do Mal foi tenso :lol:

Para mim (vou falar de comentadores não políticos porque esses têm sempre uma agenda e uma limitação) há dois comentadores interessantes de ouvir: Pedro Mexia e Pedro Marques Lopes. Às vezes o Daniel Oliveira e o José Eduardo Martins.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Acho que a única coisa que o Pedro Marques Lopes tem de especial é parecer um gajo porreiro e não levar aquilo tanto a sério como o Daniel Oliveira ou a Clara Ferreira Alves. Isto porque, se formos a ver, quase sempre ele mais não faz do que constatar o óbvio, e o facto de não levantar ondas em geral (acho que só se picou uma vez com o João Miguel Tavares) passa muito por aí.

Compartilhar este post

Link para o post

O governo apresentou um programa de habitação chamado “Nova Geração de Políticas de Habitação” e que será implementado até 2024. Algumas medida:

— Apoio financeiro para arrendamento a famílias com rendimentos até 1700 euros líquidos.

— Os agregados familiares só podem candidatar-se a uma casa cujo valor de renda não represente um esforço superior a 27% do seu rendimento líquido.

— Apoio financeiro para associações de moradores e cooperativas de habitação.

— Apoio financeiro para famílias de classe média incapazes de suportar rendas aos valores de mercado, mas cujos rendimentos são demasiado altos para poderem beneficiar de arrendamento apoiado.

— Os senhorios que aplicarem rendas abaixo do valor de mercado (sendo 20% o desconto mínimo), de duração nunca inferior a 5 anos, terão redução de IMI de 50%.

— A taxa liberatória do IRS baixa dos actuais 28% para 14% nos contratos de duração igual ou superior a 10 anos, e para 10% nos de duração igual ou superior a 20 anos.

— Os senhorios vão beneficiar de um seguro de renda que os compensará de incumprimento do inquilino.

— Os contratos de duração igual ou superior a 20 anos terão isenção total de IMI.

— Os inquilinos com 65 anos ou mais anos de idade, e também os deficientes, têm os contratos automaticamente renovados.

— Às famílias que pretendam mudar a residência permanente da cidade para o campo, o Estado subarrenda a casa desocupada “a preço justo”.

— O INE já começou a publicar os valores de renda praticados em cada freguesia.

Win Win para os senhorios que nunca ficam a perder pois mesmo que aluguem abaixo dos preços absurdos de mercado têm redução de IMI e regalias em IRS.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre avançou a medida que expropria habitações devolutas?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...