Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 4 horas:

Aproveita e leva o @Catota.

Mas eu não quero ir, para já.

Citação de Syn, há 3 horas:

De feias no PS, a única que me provoca isso é a Ana Catarina Mendes

Isso explica muita coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

acordei com aquela micose que por mais que coce não passa, acho que é por causa do ventura. quero acreditar que somos aquele país calmo de brandos costumes e que não nos vamos deixar ir na cantiga, mas já se viu de tudo...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F_Tex, há 2 minutos:

acordei com aquela micose que por mais que coce não passa, acho que é por causa do ventura. quero acreditar que somos aquele país calmo de brandos costumes e que não nos vamos deixar ir na cantiga, mas já se viu de tudo...

O crescimento do popularismo é uma inevitabilidade. A única forma de desaparecer sem dar m*rda aqui é dar m*rda noutro país qualquer

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F_Tex, há 10 minutos:

O André Ventura é só um palhaço.

O único perigo dele é que abre portas para um encantador de serpentes que decida aparecer e realmente atrair a malta de forma perigosa. É que os eleitores já perderam a vergonha de votar ou defender estes gajos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ascom, há 8 horas:

Vamos ver como se vão desenrolar os moldes deste novo acordo político. Mas quando estamos a falar de partidos pequenos que na minha convicção são partidos de causas e portanto facilmente controláveis o PS tem pouco a perder se os decide incluir e algo a ganhar que é pressionar o BE para que chegue a acordo, porque numa negociação com 3/4 partidos, ninguém quer ficar com o ónus da responsabilidade de falhar na negociação.

O PS vai usar muito o Livre nesta legislatura para tentar pressionar o BE.

Sim, mas as principais e primeiras negociações devem ser com a CDU/BE, imagino eu.

Citação de F_Tex, há 10 minutos:

É como diz o @Mica, não me parece que seja vento de passagem, infelizmente. Não me parece também que ele vá reduzir o tom do populismo, o que fará com que muitos que estão no armário estejam preparados para se assumir.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pan, há 4 minutos:

O André Ventura é só um palhaço.

O único perigo dele é que abre portas para um encantador de serpentes que decida aparecer e realmente atrair a malta de forma perigosa. É que os eleitores já perderam a vergonha de votar ou defender estes gajos.

é um palhaço como o trump é um palhaço e o bolsonaro é um palhaço. como os 60k que votaram nele são uns palhaços e os XXXX k que se abstiveram são uns palhaços. aí é que está o perigo...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F_Tex, há 4 minutos:

é um palhaço como o trump é um palhaço e o bolsonaro é um palhaço. como os 60k que votaram nele são uns palhaços e os XXXX k que se abstiveram são uns palhaços. aí é que está o perigo...

Não. O Trump é um neo-liberal, mal-educado, mas um neo-liberal e não um fascista como o acusam.

O Bolsonaro é um fascista, evangélico e muito perigoso.

O Ventura é nenhum dos dois...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pan, Agora:

Não. O Trump é um neo-liberal, mal-educado, mas um neo-liberal e não um fascista como o acusam.

É tudo igual para eles, iluminados.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pan, há 1 minuto:

dude são todos populistas. cada um à sua maneira (esta estirpe faz as suas adaptações culturais), mas no fundo ganham votos da mesmíssima maneira. duvido que o ventura seja burro, e tem claramente um plano de ataque. não é qualquer gajo que em meses de existência põe um partido com representação parlamentar.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa parte do programa do Ventura é praticamente consistente com o do CDS: não igualdade de género, defesa da família, homossexualidade, eutanásia, aborto, despesas do Estado na saúde e educação, etc. A diferença é que em determinados assuntos vai muito mais além das linhas defendidas pelo CDS, aí sim imiscuindo-se na extrema-direita.

E claro, aqueles chavões de anti-sistema, subvenções e corrupção caem bem naqueles que estão fartos da política tradicional.

Compartilhar este post

Link para o post

O Chega com meses de existência consegue lugar parlamentar, o PNR em anos de existência não passa daquilo que é, um partido de mongos nacionalistas. 

Compartilhar este post

Link para o post

O mapa do chega aí em cima mostra que foi buscar os votos da direita nas zonas em que o pessoal de direita não tem já partido definido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F_Tex, há 14 minutos:

dude são todos populistas. cada um à sua maneira (esta estirpe faz as suas adaptações culturais), mas no fundo ganham votos da mesmíssima maneira. duvido que o ventura seja burro, e tem claramente um plano de ataque. não é qualquer gajo que em meses de existência põe um partido com representação parlamentar.

Qual é o político que não é populista? 

O André Ventura tem o mesmo discurso do PNR e chegou lá porque é comentador do SLB na TV e porque a direita está mais balcanizada que os Balcãs nos anos 90, enquanto que os outros são uma fantochada.

Além disso, ganhou votos em locais onde os problemas sociais são grandes (a malta esquece-se deles, exatamente com o Trump com os estados interiores dos US) ou no interior puro onde não há representação porque sentem que o Parlamento se esquece deles (o que acaba por ser verdade, porque com o êxodo rural são menos representados). A regionalização provavelmente resolveria muitos destes problemas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pan, há 20 minutos:

um neoliberal com tantas medidas de proteccionismo não me entra na cabeça

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 4 minutos:

um neoliberal com tantas medidas de proteccionismo não me entra na cabeça

Porque não? Tem tudo a ver com o que tu defines como o teu mercado livre...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pan, há 5 minutos:

A regionalização provavelmente resolveria muitos destes problemas.

Duvido sequer que a regionalização passe num referendo, o Norte continua a ser muito de direita.

Aquilo que talvez pudesse fazer sentido seria a fusão de círculos eleitorais, Vila Real/Bragança, Castelo Branco/Guarda e Portalegre/Beja/Évora. Passaríamos a ter círculos que em vez de elegerem 2/3 deputados passariam para 5/6, aumentando o poder de voto dos eleitores.

Mas o PS e PSD nunca permitiriam isso, infelizmente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pan, há 6 minutos:

Porque não? Tem tudo a ver com o que tu defines como o teu mercado livre...

sinto que é contra a troca livre. isso para mim não é mercado livre, é mercado livre apenas quando as empresas do teu país tem vantagens sobre os outros, é tudo menos liberalismo economico

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 16 minutos:

Duvido sequer que a regionalização passe num referendo, o Norte continua a ser muito de direita.

Aquilo que talvez pudesse fazer sentido seria a fusão de círculos eleitorais, Vila Real/Bragança, Castelo Branco/Guarda e Portalegre/Beja/Évora. Passaríamos a ter círculos que em vez de elegerem 2/3 deputados passariam para 5/6, aumentando o poder de voto dos eleitores.

Mas o PS e PSD nunca permitiriam isso, infelizmente.

Discordo. A solução seria desenvolver esses lugares, para que as pessoas vão para lá morar e, como tal, aumentar o poder de decisão dos distritos.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a ver mais pormenorizadamente os resultados em Lisboa e agora que fechou tudo IL (por larga margem) e LIVRE (por +/-100 votos) superaram o registo do PAN em 2015, quando elegeram o André Silva. O Chega, que por acaso até andou durante toda a noite a rodar em valores superiores, fica a +/- 500 votos.

No concelho de Lisboa propriamente dito o LIVRE até perde em relação às Europeias (+/- 200 votos) e o IL rebenta tudo com mais 7.000 votos, a apenas 9 do PAN(!) que perde 3.000 em relação a Maio. O Chega ganha cerca de 1.000 votos exatos, entre 400 em relação às Europeias e cerca de 600 do PPM, que bazou para concorrer a solo. Diferença aqui entre LIVRE e Chega dilatou  +/- 200 votos em relação aos resultados obtidos nas Europeias.

No distrito propriamente dito, em relação às Europeias, o IL ganhou mais 23.000 votos (o estilo de campanha, com os outdoors arrojados, explica isso), o LIVRE ganha os 1.200 que já falei e o Chega os 8.000. Basicamente a chave do sucesso do LIVRE foi a defesa dos votos que tiveram nas Europeias, coisa que não tiveram em 14/15. Em termos de distâncias o IL passa de 7.000 negativos (Chega) e 12.000 (Livre) para praticamente 5.000 positivos para os dois, uma evolução notável no espaço de apenas 6 meses. Distância entre LIVRE e Chega caiu de +/- 5.000 para apenas +/- 800 votos.

Compartilhar este post

Link para o post

Ticampos, tu és mesmo f*dido.

Estou satisfeito com os resultados de ontem, no cômputo geral. É pena o André Ventura estar lá mas não lhe antevejo influência por lá, vai ser um meme que cairá no ridículo com o tempo. Não sou muito fã do IL mas pelo menos está lá o Livre, embora gostasse que tivessem eleito alguém com melhor capacidade comunicativa. De resto, acredito que eventualmente o Bloco se junte ao PS, o que me agrada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 2 horas:

Não roubaram o eleitorado a ninguém, tiveram em Lisboa (no círculo que verdadeiramente importava) 21.666 votos nas Europeias em Maio e agora tiveram 22.807 em Outubro. É uma variação de 1.200 +/-, podemos até considerá-la nula porque em ambos os resultados elegeriam um deputado para a AR.

As verdadeiras subidas foram do IL e do Chega que aumentaram 16.000 e 8.000 votos em Lisboa (não esquecer que o Chega perdeu o PPM aqui, portanto ao invés de 16.000 votos das Europeias partia com 14.000).

Roubaram em relação à 4 anos, era isso que o Blackhawk quereria dizer. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...