Bumba Publicado 7 Outubro 2019 (editado) É desta que os ciganos vão ser civilizados Demasiado cedo? Editado 7 Outubro 2019 por Catota Compartilhar este post Link para o post
O Pastel Publicado 7 Outubro 2019 Citação de Lebohang, há 9 minutos: Dado importante que me lembrei agora: Ventura será candidato às Presidenciais de 2021. Ele disse isso há uns meses atrás numa convenção do Chega. Nessa altura também falou em reunir-se com o líder do VOX. Compartilhar este post Link para o post
Genzo Publicado 7 Outubro 2019 O PS elegeu uma deputada que mente não só na idade como no currículo? É uma begonha. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 7 Outubro 2019 Citação de O Pastel, Agora: Nessa altura também falou em reunir-se com o líder do VOX. E também com o Salvini, líder da Liga. São todos "amigos" e curiosamente todos com a mesma pessoa por trás... Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 7 Outubro 2019 Citação de Genzo, há 2 minutos: O PS elegeu uma deputada que mente não só na idade como no currículo? É uma begonha. O PAN elegeu uma deputada que não conhece o programa do partido. 95% dos eleitores não sabe quem são os deputados em que estão a votar, muito menos conhecem o programa do partido em que estão a votar. Não há novidade nenhuma aqui. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 7 Outubro 2019 Citação de IlidioMA, há 35 minutos: eu não fico surpreendido com a eleição do Ventura. E por outro lado tb não fico preocupado. Também poucos se preocuparam quando Trump se candidatou. Ou o Bolsonaro Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 7 Outubro 2019 Citação Demografia Nos concelhos onde o Chega teve melhor resultado, a percentagem de população com mais de 65 anos é praticamente idêntica à da média nacional, sendo de 21,52%, quando a média nacional é de 21,67%. Já na percentagem de população com menos de 15 anos, a média nacional é de 13,77% e o terço onde o Chega tem melhor comportamento eleitoral é de 14,78%. O número de divórcios em cada 100 casamentos é superior ao da média nacional, sendo de 71,27 nos concelhos com melhor performance do Chega, o que compara com 64,06 a nível nacional. A nível de nascimentos fora do casamento, o valor é superior em 13,6%, correspondentes a 63,45% no terço onde o Chega teve melhores resultados, e 55,87% a nível nacional. A população estrangeira residente corresponde a 6,83% do total onde o Chega obteve melhores resultados, ao passo que corresponde a 4,64% em termos nacionais. Economia Nos concelhos onde o Chega obteve melhor resultado, o poder de compra 'per capita' (por pessoa) é inferior em 0,9% à média nacional (número índice de 99,30 face a 100,22 a nível nacional). O volume de negócios de empresas do setor secundário e terciário é inferior à média nacional (em 31,9% e 13,1% respetivamente) onde o Chega obteve melhores resultados, mas as empresas do setor primário têm um volume de negócios superior à média nacional em 25,2%. O Chega tem também melhores resultados onde o número de desempregados inscritos é menor (4,66%). A média do número de empresas com atividades de saúde humana e apoio social por 1.000 habitantes é menor nos concelhos onde o Chega teve melhor resultado, sendo de 8,33 nesses concelhos e 9,21 na média nacional. Educação A taxa de retenção no ensino básico (6,22%) é superior à média nacional (5,10%) nos concelhos onde o Chega teve melhor performance. Por outro lado, a percentagem de população com mais de 15 anos que tem o ensino secundário é superior em 19,9% à média nacional nos concelhos onde o Chega tem o melhor resultado (33,55% face a 30,53%). Esta tendência é repetida também na percentagem de empregadores com pelo menos o ensino secundário, já que a média nacional é de 50%, mas de 52,82% nos concelhos onde o Chega obtém melhor resultado. O Chega tem ainda melhores resultados onde o número de escolas secundárias por 10 mil habitantes é menor face à média nacional (0,75 para 0,94), o mesmo sucedendo com as escolas básicas (6,02 para 6,66) e com as creches (5,17 para 5,67). Sociedade O número de hospitais (públicos ou privados) é menor nos locais onde o Chega obteve melhores resultados nas eleições de domingo, sendo de 1,53 nesses concelhos e a média nacional de 2,19. A saúde é um fator determinante ainda no número de médicos por 1.000 habitantes, que é de 3,65 onde o partido liderado por André Ventura obteve melhores resultados e de 5,22 a nível nacional, em média. A percentagem de beneficiários de Rendimento Social de Inserção é menor em 17,1% nos concelhos onde o Chega teve melhor resultado, já que é de 2,65% nestes casos e de 3,20% a nível nacional. O crime é também menor onde o Chega tem melhores resultados, já que os delitos criminais registados na Polícia Judiciária (PJ) por 10.000 habitantes são, em média, de 15,36 nestes concelhos e 18,81 a nível nacional. O mesmo sucede com os crimes registados por todas as forças policiais por 10 mil habitantes, sendo de 317,07 onde o Chega tem mais apoio e de 321,58 na média nacional. A despesa em cultura e desporto é também menor onde o Chega tem melhores resultados (9,56%) do que a nível nacional (10,26%). https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/chega-de-andre-ventura-melhor-onde-ha-menos-poder-de-compra-servicos-de-saude-e-crime Dá para perceber uma certa tendência. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 7 Outubro 2019 Citação de JohnyM, há 11 minutos: Também poucos se preocuparam quando Trump se candidatou. Ou o Bolsonaro O Ventura é mais novo. Tem mais anos de política pela frente. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 7 Outubro 2019 Citação de Ghelthon, há 36 minutos: 95% dos eleitores não sabe quem são os deputados em que estão a votar, muito menos conhecem o programa do partido em que estão a votar. Não há novidade nenhuma aqui. Ou seja, eu tenho razão. Nada vai mudar, porque a população continua a fazer o mesmo, que é seguir cegamente o que a media lhes alimenta. E quem vai para lá 'governar' continua a fazer o que faz, e ainda recebe aplausos, porque isto tá muita bom. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 7 Outubro 2019 Citação de Catota, há 9 minutos: Ou seja, eu tenho razão. Nada vai mudar, porque a população continua a fazer o mesmo, que é seguir cegamente o que a media lhes alimenta. E quem vai para lá 'governar' continua a fazer o que faz, e ainda recebe aplausos, porque isto tá muita bom. Estás enganado. Eu acho que as nossas gerações mais jovens, pelo menos aquelas nos 20-40 anos, são mais informadas e preocupadas com a política do que eram as anteriores. Talvez 95% seja exagerado, na verdade. Mas acho sinceramente que as coisas vão mudar no futuro, no sentido de haver uma maior preocupação e interesse nos assuntos políticos, apesar de isso não ser corroborado pelos números crescentes da abstenção. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 7 Outubro 2019 Citação de Ghelthon, há 10 minutos: Mas acho sinceramente que as coisas vão mudar no futuro, no sentido de haver uma maior preocupação e interesse nos assuntos políticos, apesar de isso não ser corroborado pelos números crescentes da abstenção. Ficamos em quê? A preocupação e o interesse geraram abstenções cada vez maiores, será porque começam a perceber que não faz diferença? Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 7 Outubro 2019 @Catota juro que não estou a tentar ter piada ou a ser agressivo, mas: se não te interessa a política, porque participas neste tópico? Eu não me interesso por carros, não participo no tópico dos carros; não me interessa o rugby ou o futebol americano, não participo nesses tópicos; por aí fora. Vir aqui e dizer "a política é uma m*rda", é a mesma coisa que tirares um papelzinho num daqueles anúncios que alguém coloca num café a dizer que dá aulas de piano só para ligares para essa pessoa e dizeres "eu não gosto de piano!" 5 Compartilhar este post Link para o post
Genzo Publicado 7 Outubro 2019 Citação de Ghelthon, há 1 hora: O PAN elegeu uma deputada que não conhece o programa do partido. 95% dos eleitores não sabe quem são os deputados em que estão a votar, muito menos conhecem o programa do partido em que estão a votar. Não há novidade nenhuma aqui. Mas tem nome o qual dá para fazer trocadilho tipo a "vergonha" da Begonha? É que eu também poderia pegar na lista de candidatos da Iniciativa Liberal, um dos mais audíveis aquando a polémica dos cargos do governo dados a familiares. Para alguém que era contra isso, ter lá 5 ou 6 pares de nomes de "família" semelhantes é obra. Quanto ao conhecer o programa. É desta que Tancos vai ser escolhido como Aeroporto Complementar de Lisboa? É que todos os santos dias da campanha só falavam de Tancos, Tancos, Tancos.. Até parecia que era um partido novo lol. De resto, falaram mais dos programas? Bom, fiquei foi sem saber qual era o programa do Partido vencedor das eleições (abstenção) mas até compreendo os números. Não vou ao radical do "tão se a marimbar, preferem ir para a praia" porque por exemplo os meus avós não foram votar (infelizmente não estão capacitados para tal) e como eles há muitos mais incapazes de se deslocar a uma secção de voto ou que estão internados nos mais variados hospitais. Ou até mesmo os jovens que foram lá para fora, alguns não sabem que estão habilitados a votar. Mais me preocupa é a malta que vota no Ventura sem saber a peça que ele é, e ontem cruzei me com alguns. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 7 Outubro 2019 Muito boa a análise dos resultados eleitorais do Eixo do Mal, basicamente para fazer um resumo compararam o CDS/PP a um saco pequeno com uma data de gatos diferentes lá dentro (ultra-conservadores, direita, liberais e até de "esquerda") e que agora a chave do futuro do partido é saber se lutam com o IL ou o Chega para não acabarem. Também falaram que a tentativa do Costa em elogiar o LIVRE é tentar "absorve-los" (basicamente os seus "Os Verdes"), que o IL vai ser uma incógnita completa devido ao seu programa eleitoral radical e que o Chega chegou para ficar porque a sua mensagem por norma é daquelas que se expandem e não se contraem. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 7 Outubro 2019 Citação de IlidioMA, há 13 minutos: @Catota juro que não estou a tentar ter piada ou a ser agressivo, mas: se não te interessa a política, porque participas neste tópico? Eu não me interesso por carros, não participo no tópico dos carros; não me interessa o rugby ou o futebol americano, não participo nesses tópicos; por aí fora. Vir aqui e dizer "a política é uma m*rda", é a mesma coisa que tirares um papelzinho num daqueles anúncios que alguém coloca num café a dizer que dá aulas de piano só para ligares para essa pessoa e dizeres "eu não gosto de piano!" Mas quem disse que não me interessa? Interessa-me tanto que tenho o meu ponto de vista bem vincado. E chamar ao que se faz por cá Política é uma bela ofensa, mas pronto.. Eu vou a qualquer tópico, porque faz parte da liberdade do fórum, gostem ou não. Compartilhar este post Link para o post
Lestonks Publicado 7 Outubro 2019 E há quem ande no fórum que nunca jogou FM! Isto vejam lá, anda tudo doido. 1 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 7 Outubro 2019 Citação 8. Iniciativa Liberal mais popular onde há mais empresas Os concelhos onde o Iniciativa Liberal (IL) obteve resultados melhores apresentam um volume de negócios na indústria e no comércio que ultrapassa a média nacional. No caso da indústria, o volume de negócios registado nos concelhos onde o partido fundado há dois anos por Carlos Guimarães obteve mais votos é 17,7% superior àquele que é registado na média nacional, e no caso das empresas de comercio e serviços essa diferença chega aos 24,5%. Já as empresas do sector primário (agricultura, pescas e pecuária) apresentam um volume de negócios inferior à média nacional de 22,9%. De acordo com os dados recolhidos no site EyeData há menos trabalhadores da administração local nestes concelhos face à média nacional e o número de desempregados inscritos nos centros de emprego também é menor. O ganho médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem é de 1171,65 euros (a média do país é de 1108,56 euros). Chocante. Já agora algo falado por aqui: Citação Os concelhos onde o Chega teve uma percentagem de votação mais elevada coincidem com alguns em que a CDU obteve resultados em 2015 acima da sua média nacional. Com cerca de 66.400 votos a nível nacional, e uma percentagem de 1,30%, os concelhos onde o partido de André Ventura conseguiu ter uma maior proporção dos votos (com mais de 4%), foi em concelhos onde a CDU tem bons resultados. É o caso de Moura, onde o Chega teve 4,68%, conseguindo 245 votos, ou de Elvas, com 4,52% e 381 votos. Houve percentagens de votação mais expressivas, caso de Alvito (4,76%) ou Monforte (4,6%), mas que significaram, respectivamente, 47 e 65 boletins de voto. Fonte: https://www.publico.pt/2019/10/07/politica/noticia/caracteristicas-curiosidades-concelhos-elegeram-deputados-partido-1889118 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 7 Outubro 2019 (editado) A abstenção é fruto de pensar na democracia como um dado adquirido. São cada vez menos os que a valorizam, especialmente por não terem vivido doutra forma, portanto o valor vai tender a crescer. O discurso das forças políticas também é sempre o mesmo, portanto acaba por ser completamente banalizado. Eu só consigo ver a tendência a inverter-se quando os valores fundamentais da democracia estiverem em risco. Ter o PR a apelar ao voto é o mesmo que a minha mãe me dizer para fazer a minha viagem devagar porque está mau tempo: fica bem, faz sentido, é sentido, mas não mudará a minha postura. Editado 7 Outubro 2019 por Mica Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 7 Outubro 2019 Ao contrário de muitos acho que há imenso potencial para Livre, Chega e IL crescerem a sua base de voto (todos até aos 3%), claro que não serão todos de uma vez e ao mesmo tempo. Isto será um paraíso para eles, tirando o PAN (que também cresceu) são os únicos partidos que nunca governaram ou apoiaram um governo. A margem de manobra para criticarem e não serem criticados é muito maior. Não têm passado. É por isso que a IL ou o Chega pode criticar o PS à vontade e ninguém lhes vai atirar à cara... Mas os senhores fizeram isto ou aquilo quando lá estavam, como poderiam fazer à Cristas ou ao Santana. Isto explica a força de uns e a fraqueza de outros. Acho que quase ninguém está a ver bem o cenário. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 7 Outubro 2019 Citação de Lebohang, há 1 hora: Demografia Nos concelhos onde o Chega teve melhor resultado, a percentagem de população com mais de 65 anos é praticamente idêntica à da média nacional, sendo de 21,52%, quando a média nacional é de 21,67%. Já na percentagem de população com menos de 15 anos, a média nacional é de 13,77% e o terço onde o Chega tem melhor comportamento eleitoral é de 14,78%. O número de divórcios em cada 100 casamentos é superior ao da média nacional, sendo de 71,27 nos concelhos com melhor performance do Chega, o que compara com 64,06 a nível nacional. A nível de nascimentos fora do casamento, o valor é superior em 13,6%, correspondentes a 63,45% no terço onde o Chega teve melhores resultados, e 55,87% a nível nacional. A população estrangeira residente corresponde a 6,83% do total onde o Chega obteve melhores resultados, ao passo que corresponde a 4,64% em termos nacionais. Economia Nos concelhos onde o Chega obteve melhor resultado, o poder de compra 'per capita' (por pessoa) é inferior em 0,9% à média nacional (número índice de 99,30 face a 100,22 a nível nacional). O volume de negócios de empresas do setor secundário e terciário é inferior à média nacional (em 31,9% e 13,1% respetivamente) onde o Chega obteve melhores resultados, mas as empresas do setor primário têm um volume de negócios superior à média nacional em 25,2%. O Chega tem também melhores resultados onde o número de desempregados inscritos é menor (4,66%). A média do número de empresas com atividades de saúde humana e apoio social por 1.000 habitantes é menor nos concelhos onde o Chega teve melhor resultado, sendo de 8,33 nesses concelhos e 9,21 na média nacional. Educação A taxa de retenção no ensino básico (6,22%) é superior à média nacional (5,10%) nos concelhos onde o Chega teve melhor performance. Por outro lado, a percentagem de população com mais de 15 anos que tem o ensino secundário é superior em 19,9% à média nacional nos concelhos onde o Chega tem o melhor resultado (33,55% face a 30,53%). Esta tendência é repetida também na percentagem de empregadores com pelo menos o ensino secundário, já que a média nacional é de 50%, mas de 52,82% nos concelhos onde o Chega obtém melhor resultado. O Chega tem ainda melhores resultados onde o número de escolas secundárias por 10 mil habitantes é menor face à média nacional (0,75 para 0,94), o mesmo sucedendo com as escolas básicas (6,02 para 6,66) e com as creches (5,17 para 5,67). Sociedade O número de hospitais (públicos ou privados) é menor nos locais onde o Chega obteve melhores resultados nas eleições de domingo, sendo de 1,53 nesses concelhos e a média nacional de 2,19. A saúde é um fator determinante ainda no número de médicos por 1.000 habitantes, que é de 3,65 onde o partido liderado por André Ventura obteve melhores resultados e de 5,22 a nível nacional, em média. A percentagem de beneficiários de Rendimento Social de Inserção é menor em 17,1% nos concelhos onde o Chega teve melhor resultado, já que é de 2,65% nestes casos e de 3,20% a nível nacional. O crime é também menor onde o Chega tem melhores resultados, já que os delitos criminais registados na Polícia Judiciária (PJ) por 10.000 habitantes são, em média, de 15,36 nestes concelhos e 18,81 a nível nacional. O mesmo sucede com os crimes registados por todas as forças policiais por 10 mil habitantes, sendo de 317,07 onde o Chega tem mais apoio e de 321,58 na média nacional. A despesa em cultura e desporto é também menor onde o Chega tem melhores resultados (9,56%) do que a nível nacional (10,26%). https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/chega-de-andre-ventura-melhor-onde-ha-menos-poder-de-compra-servicos-de-saude-e-crime desculpa Lebo, não é nada contra ti, mas deixa-me pegar nisto para dizer: what a load of bollocks. Eu nem sei que é o jornalista capaz de assinar uma peça assim, nem quem é o editor capaz de encomendá-la. É que isso é basicamente uma colecção de patranhas, de onde não se aproveita nada, pois nada, absolutamente nada, é verdade. Nenhum desses "dados", são dados aproveitáveis para o "estudo", e nenhuma das conclusões que insinuam são retiráveis dos dados. Começo por realçar que, quando estamos a falar de freguesias onde o Chega teve melhor resultados, estamos a falar sempre abaixo de 5%. Geralmente 3%. Ora 3% de uma freguesia, 3% de uma realidade dificilmente chega para definir o todo. É absolutamente bárbaro sequer sugerir. Este artigo só faria sentido se houvesse freguesias em que o Chega tivesse supera os 25%. Isso já seria um numero que diria alguam coisa sobre esse povoado, ainda que fosse apenas 1/4 dele. Ademais, todas essas freguesias cobertas pelo "estudo", são freguesias onde o PS geralmente ganhou, com mais de 40% em muitos casos, em que o BE ficou com mais de 10%, enfim, hardly podem ser retratadas como "as freguesias Chega". Ora se ele não ganhou em lado nenhum, e nem sequer passou o 5% em lado nenhum, porque razão (alarmismo?) é que se produz uma peça jornalistica destas, querem implicar um certo tipo de pessoas com o Ventura, sendo que essas mesmas pessoas, nos mesmo sitios, votaram de modo muito mais significativo noutras forças. What a load of crap. Citação de Catota, há 32 minutos: Eu vou a qualquer tópico, porque faz parte da liberdade do fórum, gostem ou não. escusas de trazer À baila o argumento infantil de "eu faço o que me apetece, não mandas em mim" porque não foi isso que eu te tinha dito. Eu até começara por destacar isso mesmo. Mas estou a ver que a mensagem não passou. Vai na volta é por isso que não votas. Tens alguma dificuldade em captar as mensagens dos partidos. 2 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 7 Outubro 2019 Citação de Ticampos, há 13 horas: A CDU também perdeu indiretamente votos para o Chega. Sobretudo no Sul alentejano (é assim em muitos países, ex. Itália, França etc... Partidos de extrema direita a ganharem onde os comunistas tinham força histórica) . Descobrimos o homem por detrás da conta @Ticampos 1 Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 7 Outubro 2019 Citação de IlidioMA, há 3 minutos: escusas de trazer À baila o argumento infantil de "eu faço o que me apetece, não mandas em mim" porque não foi isso que eu te tinha dito. Eu até começara por destacar isso mesmo. Mas estou a ver que a mensagem não passou. Vai na volta é por isso que não votas. Tens alguma dificuldade em captar as mensagens dos partidos. Mas faço, não mandas. lmao Eu se quiser opinar, assim o farei, internet police. Compartilhar este post Link para o post