Lebohang Publicado 7 Outubro 2019 Citação de Ticampos, há 4 minutos: Roubaram em relação à 4 anos, era isso que o Blackhawk quereria dizer. Mas esse eleitorado "roubado" era deles, nas Europeias 2014 fizeram um resultado semelhante mas perderam-no todo para outros partidos de esquerda um ano depois. Eu percebo aquilo que vocês estão a dizer mas estão incorretos, o LIVRE não ganhou eleitorado, reteve-o e isso permitiu um lugar no Parlamento, algo que "transitou" em relação às Europeias. Quem ganhou verdadeiramente eleitorado aqui foi o IL e o Chega. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 7 Outubro 2019 (editado) Citação de Cannonball, há 1 hora: O mapa do chega aí em cima mostra que foi buscar os votos da direita nas zonas em que o pessoal de direita não tem já partido definido. Vai ver o mapa de Itália Salvini e França Le Pen, depois vê onde é que são mais fortes. Em França a Le Pen disputa eleitorado com o Melenchon. Em Itália o que ficou do legado do partido comunista transmutou-se em montes de votos em Salvini. O Chega mais que à direita foi buscar à abstenção e ao PNR (faria uns 0.6% não tenho dúvidas). Editado 7 Outubro 2019 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 7 Outubro 2019 Consegue ser pior isto do que a eleição do Ventura, é que pelo menos o segundo não disfarça e sempre foi 1ºCL o que dava oportunidade às pessoas de não votarem nele, ao passo que meteram esta Begonha discretamente em 3º. Maria Begonha foi eleita por Braga from r/portugal Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 7 Outubro 2019 Citação de Lebohang, há 1 hora: Boa parte do programa do Ventura é praticamente consistente com o do CDS: não igualdade de género, defesa da família, homossexualidade, eutanásia, aborto, despesas do Estado na saúde e educação, etc. A diferença é que em determinados assuntos vai muito mais além das linhas defendidas pelo CDS, aí sim imiscuindo-se na extrema-direita. eu tb estou convencido que o Chega cresceu à conta do CDS. Levou para si eleitorado daquela direita pouco civilizada que andava, por falta de escolha, a votar CDS. Agora com o Chega, votam na mesma coisa em muitas matérias, com o brinde de se votar também num partido anti sistema. é que o CDS de hoje, não tem nada a ver com o CDS de há 15, 20, 25 anos. O CDS dessa altura era euroceptico, com um hint de xenofobia, de populismo, que depois, quando foram para o Governo perderam, que nem uma cobra que larga uma pela e assume outra. MAs muito eleitorado dessa altura ficou. Até hoje. E no fundo é pena, pois o CDS era hoje dos melhores partidos nacionais. Tinha uma série de bons quadros, rapaziada nova, que foram atraindo desde o inicio do milénio, tinham bons deputados, com iniciativa, com genica, com ideias, era um partido muito melhor que o PSD, que é um saco de gatos, amorfo, sem genica para nada, sem iniciativa para nada. Tenho pena que a fava, na direita, tenha calhado ao CDS. Faz mais falta o país que -este- PSD. Citação de Plagio o Original, há 1 hora: um neoliberal com tantas medidas de proteccionismo não me entra na cabeça tem total razão caro plágio. Ele é neo-liberal no que toca apenas e só à taxação. Pouca, baixa, e quanto menos atingir os ricos melhor. De resto a sua mundivisão mais apropriada ao século XVII do que ao século XX, na querela entre mercantilismo e proteccionismo (que eu cuidava que tinha ficado resolvida nesse século, com a intervenção de Hugo Grócio), revela que ele é tudo menos liberal. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 7 Outubro 2019 Citação de F_Tex, há 2 horas: acordei com aquela micose que por mais que coce não passa, acho que é por causa do ventura. quero acreditar que somos aquele país calmo de brandos costumes e que não nos vamos deixar ir na cantiga, mas já se viu de tudo... o crescimento do populismo de direita está ligado à insegurança. Enquanto Portugal não se tornar um faroeste a coisa cresce pouco, mas não deixa de ser interessante como, em pouco tempo, o Chega fez o que o PNR não conseguiu. Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 7 Outubro 2019 Eu tb acho que um CDS mais forte, mais conservador, mas de "direita" vai roubar bastantes votos ao Ventura, também porque acredito que não vai ter uma presença muito notória no parlamento. Sozinho, sem mais nenhum partido a querer tocar nele nem com uma vara longa, e ainda aposto que vai aparecer algumas coisas estranhas no financiamento dele. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 7 Outubro 2019 Citação de IlidioMA, há 6 minutos: eu tb estou convencido que o Chega cresceu à conta do CDS. Levou para si eleitorado daquela direita pouco civilizada que andava, por falta de escolha, a votar CDS. Agora com o Chega, votam na mesma coisa em muitas matérias, com o brinde de se votar também num partido anti sistema. é que o CDS de hoje, não tem nada a ver com o CDS de há 15, 20, 25 anos. O CDS dessa altura era euroceptico, com um hint de xenofobia, de populismo, que depois, quando foram para o Governo perderam, que nem uma cobra que larga uma pela e assume outra. MAs muito eleitorado dessa altura ficou. Até hoje. E no fundo é pena, pois o CDS era hoje dos melhores partidos nacionais. Tinha uma série de bons quadros, rapaziada nova, que foram atraindo desde o inicio do milénio, tinham bons deputados, com iniciativa, com genica, com ideias, era um partido muito melhor que o PSD, que é um saco de gatos, amorfo, sem genica para nada, sem iniciativa para nada. Tenho pena que a fava, na direita, tenha calhado ao CDS. Faz mais falta o país que -este- PSD. Se as coisas continuarem como estão a tendência no futuro será o Chega e o IL fortalecerem-se com um CDS e PSD fracos, respetivamente. Assim como está a acontecer com o BE/CDU. Assim como o eleitorado jovem de esquerda está a transitar na teoria da CDU para o BE vejo o de direita a transitar para IL. Chega continuará a crescer, não duvido, alimentado pelo eleitorado urbano descontente com o sistema (Lisboa/Setúbal) e rural (Alentejo). Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 7 Outubro 2019 Citação de Plagio o Original, há 2 horas: um neoliberal com tantas medidas de proteccionismo não me entra na cabeça todos defendem o liberalismo e o mercado livre até que os bolsos comecem a ficar mais vazios. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 7 Outubro 2019 Citação de Puto Perdiz, há 3 minutos: o crescimento do populismo de direita está ligado à insegurança. Enquanto Portugal não se tornar um faroeste a coisa cresce pouco, mas não deixa de ser interessante como, em pouco tempo, o Chega fez o que o PNR não conseguiu. Bastou ter uma figura popular. O Pinto Coelho é absolutamente irrelevante para 99% dos portugueses. Se o Ventura se candidatasse pelo PNR provavelmente ia parar à AR na mesma. A maioria das pessoas nem conhece o PNR, incluindo muitos que dizem que no tempo do Salazar havia mais respeito. Compartilhar este post Link para o post
D'artagnaN Publicado 7 Outubro 2019 Eu desconfio que muitos dos votos do Chega tem que ver também com a seu clube de futebol..Se fosse um Zé do braga tenho a certeza que não elegia.Mas enfim é o país que temos. Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 7 Outubro 2019 Sabe-se algum do pensamento político do Ventura antes da candidatura a Loures? Continuo a achar que ele tem esta retórica por puro oportunismo. Criou o partido porque viu uma oportunidade de cavalgar nesta onda do nacionalismo/etc. O que não o desculpa das alarvidades que defende. Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 7 Outubro 2019 Citação de Sumudica by Night, há 1 minuto: Sabe-se algum do pensamento político do Ventura antes da candidatura a Loures? Continuo a achar que ele tem esta retórica por puro oportunismo. Criou o partido porque viu uma oportunidade de cavalgar nesta onda do nacionalismo/etc. O que não o desculpa das alarvidades que defende. Ya, democrata cristão. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 7 Outubro 2019 Citação de Cannonball, há 5 minutos: Eu tb acho que um CDS mais forte, mais conservador, mas de "direita" vai roubar bastantes votos ao Ventura, também porque acredito que não vai ter uma presença muito notória no parlamento. Sozinho, sem mais nenhum partido a querer tocar nele nem com uma vara longa, e ainda aposto que vai aparecer algumas coisas estranhas no financiamento dele. Eu acho que "ostracizar" por completo e em público o Ventura foi um erro tático democrático do Costa ontem, dizer "acordos nunca" e "parar de votar na extrema-direita" em plenos pulmões só terá como consequência atirar mais descontentes anti-sistema e abstencionistas para os braços dele. Deviam tê-lo ignorado e passado os próximos 4 anos a dar-lhe desprezo de forma discreta na AR. Mas isto é problema que basicamente criaram, agora resolvê-lo e tirá-lo de lá do poleiro será muito mais complicado. Não esquecer que agora, além da exposição mediática, terá direito a debates individuais nas próximas legislativas... 1 Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 7 Outubro 2019 btw, já vi isto num episódio de Years and Years. 1 Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 7 Outubro 2019 eu ainda não consegui foi lidar com a tal Maria Castello Branco do IL... 1 Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 7 Outubro 2019 Citação de Lebohang, há 3 minutos: Eu acho que "ostracizar" por completo e em público o Ventura foi um erro tático democrático do Costa ontem, dizer "acordos nunca" e "parar de votar na extrema-direita" em plenos pulmões só terá como consequência atirar mais descontentes anti-sistema e abstencionistas para os braços dele. Deviam tê-lo ignorado e passado os próximos 4 anos a dar-lhe desprezo de forma discreta na AR. Mas isto é problema que basicamente criaram, agora resolvê-lo e tirá-lo de lá do poleiro será muito mais complicado. Não esquecer que agora, além da exposição mediática, terá direito a debates individuais nas próximas legislativas... Aqui sim, é que sinto que ele provavelmente conquistará bastantes votos. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 7 Outubro 2019 Citação de Lebohang, há 3 minutos: Eu acho que "ostracizar" por completo e em público o Ventura foi um erro tático democrático do Costa ontem, dizer "acordos nunca" e "parar de votar na extrema-direita" em plenos pulmões só terá como consequência atirar mais descontentes anti-sistema e abstencionistas para os braços dele. Deviam tê-lo ignorado e passado os próximos 4 anos a dar-lhe desprezo de forma discreta na AR. Mas isto é problema que basicamente criaram, agora resolvê-lo e tirá-lo de lá do poleiro será muito mais complicado. Não esquecer que agora, além da exposição mediática, terá direito a debates individuais nas próximas legislativas... Mais o orçamento de campanha muito superior... E as polémicas que vão criar similares ao que o PAN fez com as touradas nestas legislativas. Com ciganos e imigrantes neste caso particular. Acredito mais em termos grupo parlamentar chega daqui a 4 anos do que na saída do Ventura. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 7 Outubro 2019 O debate das próximas legislativas de ventura x joacine vai ser puro entretenimento Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 7 Outubro 2019 Acho que foi o Antifa que falou lá atrás, agora vai estar tudo à procura de podres do Ventura. Aliás, até acho que já andavam à procura quando foi a questão de Loures. Se não o queimarem, nestes 4 anos, o Chega tem tudo para subir devido à influência que uma crise económica terá no mercado de trabalho e possível insegurança de emprego e social Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 7 Outubro 2019 Citação de Plagio o Original, há 2 minutos: O debate das próximas legislativas de ventura x joacine vai ser puro entretenimento Infelizmente ele ganharia... Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 7 Outubro 2019 então se for um debate à antiga de resposta e contra-resposta a falarem uns por cima dos outros o Ventura não dá hipótese. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 7 Outubro 2019 Já agora para quem fala dos "dinheiros" do Ventura o VOX deu apoio público ao gajo no último comício da campanha em Cascais e se calhar até já deram os parabéns em privado a ele pela eleição. Não duvidem que a massa dele vem daí, VOX espanhol, União (ex-Frente) Nacional francesa, um ou outro partido populista europeu e quiçá o Steve Bannon. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 7 Outubro 2019 eu não fico surpreendido com a eleição do Ventura. E por outro lado tb não fico preocupado. Passo a explicar. Quem vive em zonas urbanas ouve esta conversa que o Chega adoptou desde sempre "estas pretalhada pá". Como é obvio havia, sempre houve e sempre haverá um eleitorado para as ideias do Chega. O Chega é a conversa de café elevada a partido político. Há e sempre haverá quem diga "esta ciganada/pretalhada/bandidagem/p*tedo". e quem leve isso até ao voto. Até hj nunca anconteceu porque nenhum partido com relevo (o PNR nunca o teve) tentou captar esse voto, por pudor, nem que seja, até aparecer este sem-vergonha que pede abertamente esse voto. Mas também não acho que tenha muito potencial para crescer. As pessoas vão ver que ele é um vazio. Não vai conseguir cumprir nada do que promete, porque é só um deputado, num parlamento praí com 65% de deputados de esquerda. O que é o fascista lá ao fundo pode influenciar, mudar, votar, propor, que vá para a frente? Nem com o resto da direita a respaldar, por hipótese, o Ventura poderá aprovar uma única medida do programa. Ora os eleitores vão cobrar. Porque o PAN cresce porque os eleitores animalistas/ambientalistas perceberam que vale a pena votar no PAN, o PAN tem relevâncai no parlamento e quase todas as suas propostas foram avante (criminalização dos maus tratos aos animais, fim do abate nos canis, alteração do estatuto juridico do animal, etc). Porque o PS e o PSD se apropriaram desse programa, fizeram passar essas propostas e o PAN saiu em ombros, como o partido que conseguiu mudança. 4 anos depois, o eleitores que não tivessem votado no PAN, mas que tivessem afinidade com ele, julgam e concluem que vale a pena dar confiança e força ao PAN, o PAN cumpre. Daqui a 4 anos, o Ventura vai ser julgado pelos eleitores e as suas propostas vão redundar em nada. Se for bem ostracizado pelas demais forças parlamentares, nem sequer se vai dar por ele lá. Vai ser o facho isolado. Caramba em 18975 tivemos um deputado comunista, maiosta da facção albanesa (sim, sim) e não é por causa disso que o país virou maiosta. Lá está, era só m maluquinho isolado na AR. 3 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 7 Outubro 2019 Dado importante que me lembrei agora: Ventura será candidato às Presidenciais de 2021. Ele disse isso há uns meses atrás numa convenção do Chega. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 7 Outubro 2019 (editado) Citação de IlidioMA, há 11 minutos: eu não fico surpreendido com a eleição do Ventura. E por outro lado tb não fico preocupado. Passo a explicar. Quem vive em zonas urbanas ouve esta conversa que o Chega adoptou desde sempre "estas pretalhada pá". Como é obvio havia, sempre houve e sempre haverá um eleitorado para as ideias do Chega. O Chega é a conversa de café elevada a partido político. Há e sempre haverá quem diga "esta ciganada/pretalhada/bandidagem/p*tedo". e quem leve isso até ao voto. Até hj nunca anconteceu porque nenhum partido com relevo (o PNR nunca o teve) tentou captar esse voto, por pudor, nem que seja, até aparecer este sem-vergonha que pede abertamente esse voto. Mas também não acho que tenha muito potencial para crescer. As pessoas vão ver que ele é um vazio. Não vai conseguir cumprir nada do que promete, porque é só um deputado, num parlamento praí com 65% de deputados de esquerda. O que é o fascista lá ao fundo pode influenciar, mudar, votar, propor, que vá para a frente? Nem com o resto da direita a respaldar, por hipótese, o Ventura poderá aprovar uma única medida do programa. Ora os eleitores vão cobrar. Porque o PAN cresce porque os eleitores animalistas/ambientalistas perceberam que vale a pena votar no PAN, o PAN tem relevâncai no parlamento e quase todas as suas propostas foram avante (criminalização dos maus tratos aos animais, fim do abate nos canis, alteração do estatuto juridico do animal, etc). Porque o PS e o PSD se apropriaram desse programa, fizeram passar essas propostas e o PAN saiu em ombros, como o partido que conseguiu mudança. 4 anos depois, o eleitores que não tivessem votado no PAN, mas que tivessem afinidade com ele, julgam e concluem que vale a pena dar confiança e força ao PAN, o PAN cumpre. Daqui a 4 anos, o Ventura vai ser julgado pelos eleitores e as suas propostas vão redundar em nada. Se for bem ostracizado pelas demais forças parlamentares, nem sequer se vai dar por ele lá. Vai ser o facho isolado. Caramba em 18975 tivemos um deputado comunista, maiosta da facção albanesa (sim, sim) e não é por causa disso que o país virou maiosta. Lá está, era só m maluquinho isolado na AR. Concordo na maioria das coisas que disseste, ele poderá muito bem ser o facho isolado se as coisas correrem mal a ele. Mas penso que tenha potencial para crescer para os 3% e fazer um grupo parlamentar de 2 ou 3 deputados. O que não faltam aí são abstencionistas. Mas nunca passará dos 3%. Editado 7 Outubro 2019 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post